Como jogar Granny: 8 dicas para escapar com vida da casa!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Granny se tornou muito popular por ser um jogo simples e gratuito. Disponível para Android e para iOS, coloca o jogador na pele de uma pessoa que precisa escapar de uma casa. Nela há uma velha assassina, que dá nome ao título do game. Apesar da simplicidade do jogo, nem todos sabem como jogar Granny sem se frustrar.

Por isso neste artigo nós vamos lhe dar algumas dicas preciosas para enganar a velha, resolver os puzzles da casa e escapar com vida desse jogo de terror mobile!

1. Pegue apenas itens úteis

Itens Granny
Não perca tempo pegando todos os itens do jogo, senão nunca vai escapar

Desde jogos como Silent Hill e The Resident Evil a tendência dos jogadores é acumular itens desnecessários. Afinal, nunca se sabe quando serão úteis! No caso de Granny, há mais de uma dezena de objetos que você pode pegar, mas fato é que apenas 13 itens são úteis para vencer o jogo:

  • Chave de cadeado (Azul)
  • Martelo
  • Engrenagem
  • Alicate de corte
  • Manivela
  • Chave do teatro
  • Chave mestra (Vermelha)
  • Chave de fenda
  • Código de alarme
  • Chave segura (Ouro)
  • Chave de Armas (Feita de madeira)
  • Chave do carro (Amarela)
  • Melão
  • Espingarda

2. Use os itens desnecessários para enganar a velha

Digamos que você sem querer pegou um item que sabe que é mesmo inútil. Calma: guarde-o até achar uma janela ou passagem secreta em que possa entrar. Jogue o objeto no chão e escape, se escondendo antes que a Granny chegue a vê-lo.

Quando fizer isso, poderá investigar outras partes da casa para encontrar itens úteis para sua fuga. Entenda que a forma como você escapará dependerá dos objetos que ir encontrando e de sua habilidade em dar utilidade a eles.

O problema é que os itens podem aparecer aleatoriamente no mapa. E detalhe: em cada partida eles aparecem em locais diferentes da casa, por isso cada sessão de jogo será uma nova busca por esses objetos.

3. Foque em pegar o alicate cedo no jogo

O alicate de corte é o único objeto em Granny que pode ser usado mais de uma vez na mesma partida. Por isso mesmo ele é o primeiro item que você deve buscar. Claro que isso vai ser bem difícil, porém não é impossível.

Se achá-lo, ele tem 3 utilidades básicas:

  • Cortar a caixa de circuito no porão, destrancando uma das fechaduras da porta da frente
  • Desativar o alarme na porta
  • Desligar o ventilador no andar de cima, dando acesso a um item-chave

4. Lembre-se de onde largou os itens

Espingarda Granny
A 12" ou espingarda é a melhor arma de Granny

Pensando que você só pode segurar um item por vez, mas que há 13 itens-chave em Granny, como usar todos eles na sua fuga? Nosso conselho é que tente sempre largá-los em um lugar de fácil acesso ou que pelo menos se lembre como acessar. O melhor lugar, aliás, é uma porta que seja de alta segurança.

A chave de fenda é o único item que nunca muda de lugar. Ele sempre fica na estante na entrada da casa. Para ter acesso a ela, terá de usar a espingarda ou uma besta, a fim de que ela caia no chão.

Conforme você vai descobrindo novas salas na casa, poderá verificar que há alguns espaços em que pode esconder itens. Buracos na parede ou no chão são alguns desses exemplos.

Por fim, uma dica é anotar quais itens você já pegou, para não se esquecer e sair procurando-os novamente. Assim evitará perder tempo de forma desnecessária.

5. Esconda-se em passagens apertadas

A velha de Granny não consegue se abaixar e passar por espaços e passagens apertadas. Essa é sua desvantagem, já que ela é rápida e alcança você rapidinho. Por isso use todas as passagens que encontrar para se esconder por um tempo. A melhor passagem secreta é a que está na sala de costura, no andar de cima.

Não se assuste se a velha ficar olhando para você pela passagem. Para escapar, há uma porta atrás de você, que dará no banheiro. Seja rápido aqui, pois ela vai dar a volta no instante em que parar de vê-lo.

Alguns cantos mais escuros da casa são bons esconderijos também. Mas nem sempre! Às vezes a vovó passa reto, porém às vezes ela investiga e logo encontra você. Ficar atrás de portas abertas também pode ser uma ideia emergencial para quem não tem como se esconder propriamente.

6. Dê uma olhada em locais importantes sempre que possível

Garagem granny
A garagem é um dos mais importantes locais do jogo

Há alguns lugares na casa que são essenciais para você escapar. Nem sempre eles terão uma chave para uma porta, contudo é bem provável que um deles tenha um dos 13 itens necessários para a fuga:

  • Dentro do ventilador da cela: o alicate é necessário para desativar o ventilador, senão você perderá seus dedos
  • O cofre do porão: o cofre contém um item útil, mas é preciso desbloqueá-lo com uma chave
  • Máquina da casa de jogos: a máquina exige uma engrenagem para abrir
  • Porta-malas do carro: a garagem é local tenso, em que você pode acabar sendo encurralado. Com a chave do veículo pode abrir o porta-malas e mesmo se esconder no automóvel caso a velha surja.
  • Escadas do porão: ao lado das escadas do porão, há uma caixa que pode ser aberta com a chave de fenda

7. Use fones de ouvido

Granny não é um jogo para jogar sem som. Claro, muito disso porque os sustos são mais genuínos com fone de ouvido. Mas principalmente porque você consegue ouvir a maldita velha se aproximando. Ouvi-la falando coisas bizarras ou derrubando objetos vai lhe indicar que é hora de escapar.

E, reforçando, use fones de ouvido mesmo, não o speaker do seu celular. Eles não dão conta dos sons e dos efeitos sonoros mais específicos. Tais como o barulho das tábuas soltas do chão que a vovó macabra pisa de vez em quando.

Aliás, o recurso sonoro é ótimo para você mesmo se tocar quando fez um barulho que não devia. Quando isso ocorre, é hora de sair em busca de um refúgio.

8. Ataque a velha

Atacar a Granny
Enfrente a velha se for preciso!

Quem já morreu várias vezes tentando derrotar a velha sabe bem que ela é imortal. Ainda assim, dá para derrubá-la e deixá-la segundos ou minutos desorientada. É tempo suficiente para retomar o fôlego e continuar sua busca por escapar.

Para fazer isso, precisará da espingarda ou da besta. A besta está exatamente na sala ao lado da qual você começa o jogo. Mas claro que obtê-la é difícil: precisará derrubar caixas para encontrar a redoma em que ela está. Será necessária uma chave para abrir a redoma.

A besta conta com 3 dardos tranquilizantes. Ou seja: é 3 disparos e pronto, acabou. Quando não estiver usando essa arma, deixe-a em um local acessível e próxima de seus dardos.

A espingarda é bem mais difícil de encontrar. É preciso achar todas as suas peças pela casa, levá-las à garagem e lá construi~la.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.