Os 15 melhores jogos de estratégia disponíveis para Android


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Engana-se quem pensa que os melhores jogos de estratégia estão no PC ou nos consoles. Os smartphones com sistema operacional Android também contam com títulos de qualidade nesse gênero. Alguns são pagos, porém a maioria está disponível gratuitamente na Google Play. É baixar, instalar e se divertir.

Se você não conhece quais são esses jogos e está procurando dicas de games de estratégia mobile, está no lugar certo. Abaixo saberá quais são os 15 melhores jogos de estratégia para Android. Há nomes famosos, como Hearthstone e Elder Scrolls Legends, assim como outros menos em alta, mas tão bons quanto.

1. Clash of Clans

Clash of Clans

DOWNLOAD

Dentre os jogos de estratégia disponíveis para Android, Clash of Clans é um dos mais queridos pelos jogadores. No Brasil faz muito sucesso por ser um título de jogabilidade simples e por trazer uma fórmula imbatível: você deve construir uma vila, preparar exércitos e defender seu clã dos ataques de outros jogadores.

Ações como coleta de recursos, remoção de obstáculos e construção de edifícios são a base do jogo. É preciso resguardar sua vila com edificações de defesa, como as torres e as muralhas. Além disso, preparar suas unidades ofensivas é imprescindível. Só assim é capaz de sobreviver aos adversários, além de poder atacá-los para evoluir seu clã.

Clash of Clans permite que os clãs entrem em guerra uns contra os outros, como em todos os jogos do gênero. Mas o ponto mais divertido é que membros do mesmo clã podem entrar em combate. Essa tentativa de explorar as rivalidades internas é um ponto bastante positivo do jogo.

Estão disponíveis várias unidades de batalha, como gigantes, goblins, arqueiros e bárbaros. Há também os heróis, que são aquelas personagens mais poderosas. Elas não podem ser mortas, contudo ficam inconscientes nas batalhas se tomarem muito dano. Cada unidade especial dessas possui ainda habilidades únicas, que auxiliam as demais unidades aliadas em campo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser uma experiência bastante semelhante a Command & Conquer e a outros jogos nessa pegada.
  • Desejar a possibilidade de entrar em guerra com aliados

Veja dicas para mandar bem em Clash of Clans.

2. Lords Mobile: Battle of Empires

Lords Mobile: Battle of Empires

DOWNLOAD

Lords Mobile está entre os jogos mais baixados da Google Play. É considerado um jogo de estratégia, contudo é essencialmente uma mistura de várias mecânicas. Há elementos de RPG, assim como de estratégia em tempo real e de construção de edifícios. Conta com vários modos de jogo, sendo a maioria focada em batalhas Player vs. Player, ou PvP.

O modo mais comum consiste em algo parecido com o que Clash of Clans propõe. É construir uma base, coletar recursos, montar suas defesas e preparar seus ataques. Habitualmente apenas os players do seu reino podem ser atacados. Em eventos específicos, no entanto, todos os servidores são liberados, o que cria uma grande guerra online.

Como todo bom jogo de estratégia com elementos de RPG, Lords Mobile tem também seus heróis. São mais de 45 personagens que podem ser adquiridas. Os heróis mais raros podem ser comprados em packs ou bundles dentro do jogo. Já os mais simples, são obtidos jogando os Hero Stages, que são fases em que é preciso derrotar criaturas controladas pelo jogo.

Outro modo interessante, também Player vs. Environment, é o Labyrinth. Nele você enfrenta monstros especiais e poderosos, com o auxilio das Holy Stars. Com muita sorte é possível obter um jackpot milionário de gemas nesse modo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser um jogo de estratégia mobile com fortes elementos de RPG
  • Estiver à procura de um jogo voltado também para boas experiências offline.

Saiba como ser um pró em Lords Mobile.

3. Last Shelter: Survival

Last Shelter: Survival

DOWNLOAD

Last Shelter: Survival já diz tudo só no nome: o objetivo é construir um abrigo e sobreviver. Sua missão, portanto, é assumir o controle de um herói militar que precisa construir um acampamento ou base. Seus inimigos não são só outros jogadores, mas também zumbis, que dominam uma Terra pós-apocalíptica.

Mas não se engane: o foco de Last Shelter: Survival não é os zumbis. Seus inimigos verdadeiros são os outros players, que farão de tudo para destruir sua base e roubar seus recursos. Portanto é preciso preparar suas defesas, treinar suas tropas, plantar comida e recrutar heróis. Esse jogo ainda estimula o trabalho em equipe, visto que é possível fazer alianças com jogadores do seu servidor para pedir ajudar dentro do seu território.

Um ponto muito interessante do jogo é que a estratégia aqui não está só em se defender e atacar. A forma como você organiza a sua base, como distribui nela os edifícios é muito importante. Você verá que isso pode facilitar ou dificultar sua evolução no jogo. Podemos dizer que é um dos jogos mais realistas da lista, visto que até o cuidado com o gasto de combustível dos caminhões de construção é preciso ter.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Desejar um jogo de estratégia realista
  • Interessar-se por elementos de survival

Conheça os melhores caminhos para sobrevive em Last Shelter: Survival.

4. Game of Thrones: Conquest

Game of Thrones: Conquest

DOWNLOAD

Uma das mais famosas séries de televisão não poderia deixar de ter um jogo inspirado nela. Ainda mais que Game of Thrones: Conquest tenta reproduzir a atmosfera de intriga e de estratégias políticas do programa de TV. A ideia do jogo é que você se torne um Lorde de Westeros, criando e desenvolvendo sua cidade, suas tropas e mesmo um dragão para tomar o Trono de Ferro.

No início o jogo parece um pouco confuso e truncado. Demora alguns minutos para você se acostumar às várias informações na tela e aos vários menus. O tutorial inicial lhe permite entender como funciona o sistema de construção de edifícios e como pode montar suas tropas. Da mesma forma, você aprende a entender o mapa e a atacar inimigos.

Game of Thrones: Conquest é basicamente sobre administrar sua cidade e sobre evolui-la juntamente com seus heróis e unidades de combate. A dinâmica de jogo é a mesma de outros jogos de estratégia, visto que os combates PvP são o ponto alto do jogo. Todas as missões internas levam a se preparar para combates e para a criação de alianças com outros players.

Esse é um jogo bastante interessante para quem gosta de criar estratégias e principalmente para quem quer elementos de RPG. Poder criar o nome de sua Casa e também o seu brasão é uma das partes mais divertidas do jogo. Ver o mapa se expandindo e a influência de sua família em Westeros crescendo é uma das recompensas mais legais que Game of Thrones: Conquest pode oferecer.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Acompanha a série de TV ou leu os livros de Game of Thrones
  • Quer um jogo mobile de estratégia que seja mais complexo

5. Clash Royale

Clash Royale

DOWNLOAD

Não é porque Clash Royale se diferencia em termos de proposta e de jogabilidade dos demais jogos da lista que ele não merece estar aqui. Ele foi e ainda é um dos jogos mais revolucionários para smartphones. Combinando elementos de games MOBA, de cartas e de Tower Defense, esse jogo traz uma outra visão sobre a palavra estratégia.

Mas vamos primeiro ao gameplay. Como pode ver na foto acima, são dois lados de uma arena. O objetivo é destruir as torres inimigas dentro do tempo da partida. Caso não seja possível destruir todas, é preciso ter pelo menos uma torre a mais que o adversário. Em caso de empate, é dado mais um tempo para que a partida seja definida.

A estratégia aqui fica a cargo das cartas usadas. São algumas dezenas de opções de cartas de ataque, de defesa e de magia. Montar seu deck exige atenção, para que haja equilíbrio entre os cards que irá escolher.

Dentro da batalha também é necessário usar a cabeça para decidir qual é a melhor forma de agir. Simplesmente atacar, atacar e atacar nem sempre é a melhor solução. Deixar as suas próprias torres desprotegidas é um erro que pode custar bastante e levá-lo a uma derrota imediata.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser experimentar um Battle Royale diferente o que esse gênero é hoje
  • Gostar da mistura de card game com estratégia em tempo real

Descubra como quebrar tudo em Clash Royale.

6. Rise of Kingdoms: Lost Crusade

Rise of Kingdoms: Lost Crusade

DOWNLOAD

Rise of Kingdoms: Lost Crusade é um jogo mais próximo do que seria Age of Empires. Principalmente porque ele traz a possibilidade de os jogadores escolherem entre cerca de 11 civilizações reais. Podemos citar os Romanos, os Chineses, os Espanhóis e os Franceses, por exemplo. Entre todos esses povos, há mais de 30 heróis que podem ser utilizados em batalha.

A proposta de Rise of Kingdoms é Real Time Strategy. Você pode entrar em conflito contra qualquer outro jogador no mapa a hora que quiser. Assim como pode abandonar as batalhas se achar que está em uma situação de derrota. Dá para enviar auxílios a aliados ou mandar tropas atacarem quem está atacando os membros da sua aliança.

O mapa é relativamente amplo e conta com vários pontos de interesse a serem explorados. No início, boa parte dele está coberto por uma névoa, já que você não explorou ainda essas regiões. É preciso enviar batedores, portanto, para que descubra novos locais com os quais interagir.

É possível, por exemplo, enviar um grupo de soldados para coletar madeira fora da sua base. No caminho, se quiser, pode fazer um desvio, a fim de atacar grupos de bárbaros ou outros players. Se tiver mais de um comandante, pode criar mais tropas, espalhando-as pelo mapa.

Das boas dezenas de heróis do jogo, muitos são figuras históricas importantes para suas civilizações, como Julio César. Esses heróis sobem de nível conforme vencem batalhas. Seu sistema de evolução traz um elemento de RPG, que é árvore de habilidades.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos mais históricos
  • Interessar-se por jogos com mecânica de jogo mais próxima de Age of Empires

Conheça 8 jogos parecidos com Age of Empires.

7. Plants vs. Zombies 2

Plants vs. Zombies 2

DOWNLOAD

Plants vs. Zombies 2 conseguiu ser uma sequência ainda melhor em relação ao primeiro título. Traz uma mecânica muito parecida com a de Clash Royale, já que a base do jogo é o sistema de Tower Defense. Dá para montar sua defesa com vários tipos de plantas, de modo que não perca seu território para os zumbis.

Nesse jogo, a trama foi modificada e está ainda mais interessante. Agora você irá viajar no tempo para várias localidades ou eras da humanidade. Há o Egito Antigo, os mares do Caribe e seus piratas, a Idade Média e outras. Dentro de cada fase há uma porção de missões e de Chefes que você precisa derrotar.

Cada era ou fase permite ao jogador ter acesso a um novo tipo de planta. Digamos que ela funcionem como as cartas de Clash Royale, tendo você que montar a sua defesa usando as habilidades únicas dessas plantas. Os zumbis também variam muito de fase para fase, o que torna o jogo nada monótono e bastante divertido.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Jogou o primeiro título da série e gostou
  • Quer um jogo de estratégia com uma temática bastante diferenciada

8. Final Fantasy XV: A New Empire

Final Fantasy XV: A New Empire

DOWNLOAD

Final Fantasy XV: A New Empire é uma versão um tanto diferente do jogo original. Ele é focado na construção de cidades, com elementos de estratégia. A premissa é a mesma de muitos outros games do gênero: montar uma base e evolui-la ao máximo, sempre minerando e coletando recursos, além de preparar tropas para defender sua propriedade.

O diferencial de Final Fantasy XV: A New Empire é a presença de personagens e referências à franquia FF. Mas isso é muito discreto. A maioria das críticas em relação ao jogo é justamente que esse game e aquele no qual foi baseado não tem muita coisa em comum além do nome.

A ideia de A New Empire é levar novos jogadores para a franquia, focando nos mobile gamers. Diferente de Game of Thrones: Conquest, esse jogo não aproveita o mundo no qual se baseia. Mas não é um desperdício de tempo. Apresenta boa jogabilidade, tendo bastante foco nas guildas e nas missões realizadas dentro delas.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Não for fã de Final Fantasy XV, porque se for ficará frustrado
  • Quiser um jogo de estratégia simples, genérico e sem muitos detalhes

9. Narcos: Cartel Wars

Narcos: Cartel Wars

DOWNLOAD

Esse jogo é inspirado diretamente na série Narcos, da Netflix, e retrata com fidelidade o mundo de crimes, intrigas e politicagem que o programa mostra. Em um jogo de estratégia, tudo isso é muito bem-vindo. Narcos: Cartel Wars transforma o jogador em um barão das drogas e do tráfico, com acesso a tudo que esse tipo de criminoso possui.

Por isso, seu papel é começar do zero um cartel. A forma de liderar está nas suas mãos: pode ser mais agressivo e vingativo ou pode ser mais paciente e diplomático. Deve erguer sua Hacienda, controlando os laboratórios onde as drogas são preparadas. Depois deve enviá-las em remessas para receber dinheiro.

Em meio a tudo isso, claro que terá que enfrentar inimigos. Os principais são os outros players, também donos de cartéis espalhados pelo mapa. Deve atacá-los para obter mais recursos, porém também deve se defender deles para não ficar no prejuízo. Livrar-se da polícia e de outros oponentes também é um problema com o qual terá que lidar.

O jogo ainda permite contratar sicários, capangas e mercenários. Alguns dos de alto nível aparecem na série Narcos, o que torna o objetivo de comprá-los ainda mais emocionante de alcançar.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostou da série de TV Narcos
  • Quer experimentar a vida gangster de um dono de cartel

10. Call of Duty: Global Operations

Call of Duty: Global Operations

DOWNLOAD

Call of Duty: Global Operations traz aos seus jogadores a oportunidade de participarem de uma guerra nuclear. Para isso, você já sabe: é montar sua base, erguer seus edifícios, montar suas defesas e preparar seus exércitos. Com tudo isso feito, pode partir em batalhas online contra jogadores de todo o mundo.

Esse jogo é super interessante porque traz ao mundo dos games de estratégia para mobile quase tudo que há na franquia Call of Duty. Personagens icônicas, armas poderosas e veículos velozes podem ser usados para invadir bases alheias. Você pode recrutar comandantes e heróis de guerra especiais. Nomes como Ghost, Price e Soap estão presentes no jogo.

Já que o mapa é um mapa que comporta todos os acontecimentos do jogo ao mesmo tempo, você pode visualizar todos os movimentos dos inimigos. A possibilidade de dar zoom facilita que você acesse todos os pontos de interesse rapidamente.

A construção da base é livre, da mesma forma que em Last Shelter: Survival. Além disso, há um sistema de pesquisa e evolução dos seus edifícios que permite escolher diversos caminhos de upgrade. É preciso, portanto, pensar em como quer que a sua base sirva aos seus propósitos. A estratégia em Call of Duty: Global Operations está presente logo nas primeiras escolhas.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta da franquia Call of Duty
  • Quer um jogo mais no estilo Command & Conquer, com guerra moderna

11. The Elder Scrolls: Legends

The Elder Scrolls: Legends

DOWNLOAD

O desenvolvimento de The Elder Scrolls: Legends tem muito a ver com trazer a famosa série da Bethesda para um segmento cada mais vais explorado: os jogos de cartas. A ideia é bastante simples: são dois adversários, cada um com um deck, que se enfrentam turno a turno pela vitória.

As cartas do jogo são, obviamente, inspiradas em criaturas, magias e personagens memoráveis dos mais variados jogos da franquia TES. O sistema de regras é fácil de ser entendido. No início de um jogo, cada jogador tem três cartas e uma magicka. Essa magicka é usada para ativar outras cartas. Quem não começa jogando tem a vantagem de receber uma poção que ativa o recebimento dessas cartas especiais durante três turnos.

O objetivo máximo do jogo é zerar os pontos de vida do seu oponente. Para isso, você tem criaturas dos mais diversos níveis de ataque, defesa e tipos. Além das cartas-criaturas, há cartas de apoio e cartas de ação. Combiná-las todas da melhor forma possível não é fácil, o que leva prática e muita perspicácia para montar um deck de qualidade.

O único porém desse jogo é que sua versão gratuita vai só até certo ponto. Infelizmente para liberar o acesso completo a todos os modos, missões e fases do jogo é preciso pagar. Ainda assim, dá para se divertir bastante apenas com a versão gratuita.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Está familiarizado com jogos e o contexto da franquia The Elder Scrolls
  • Gosta de jogos de cartas

12. Command & Conquer: Rivals

Command & Conquer: Rivals

DOWNLOAD

Já tínhamos mencionado a franquia na nossa lista, por isso nada mais justo que Command & Conquer: Rivals esteja presente nela. Para um jogo inteiramente gratuito e mobile, traz gráficos exemplares e uma jogabilidade fluida e fácil de ser dominada. Novamente temos um título da franquia focado em uma guerra futurista, com armas e veículos de alta capacidade de destruição.

Existem três facções nesse jogo: GDI, Brotherhood of Nod e Rivals. Cada uma traz um set de habilidades, unidades de ação, edifícios e linhas de evolução da base. Aliás, cada base está em torno de uma plataforma de lançamento de míssil. Se em um determinado espaço de tempo você controlar mais plataformas que os oponentes, você irá destruir as bases inimigas imediatamente.

Command & Conquer: Rivals é um jogo muito mais simples do que aqueles da franquia lançados para PC. Ele traz muito menos recursos e opções de modos de jogo, o que não é um problema. Para mobile é uma forma rápida, leve e gratuita de se divertir com um game da série.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Command & Conquer é o seu estilo de jogo de estratégia
  • Desejar um jogo rápido e fácil para mobile, com partidas rápidas

13. TerraGenesis

TerraGenesis

DOWNLOAD

Quer ser um colonizador do Espaço Sideral? Então baixe agora o TerraGenesis e comece a explorar o Universo. A ideia é justamente usar a tecnologia da NASA para explorar sistemas solares e encontrar planetas que possam ser povoados pelos seres humanos. É um jogo bastante diferente no gênero estratégia, que inicialmente é bem complexo, mas bastante interessante.

Os criadores colocaram em TerraGenesis planetas reais do nosso sistema solar, porém a maioria foi inventada. Cada planeta é, portanto, uma surpresa. Logo de início precisa decidir a qual facção irá se juntar, prestando atenção nas habilidades únicas de cada uma.

Assim que definir isso, deve procurar planetas vazios e explorá-los. São vários fatores a considerar e várias ações a tomar. Primeiro é preciso criar um habitat habitável. Modifique a atmosfera do planeta, além de elementos como quantidade de água, nível de oxigênio e pressão atmosférica. Só assim poderá levar humanos para colonizarem esse astro. Depois dá para acompanhar a evolução de seus colonizadores por meio de relatórios estatísticos.

TerraGenesis permite construir seu próprio ecossistema, com organismos vivos interativos. Pode criar filos, genes e misturar tudo a fim de que outros seres vivos comecem a nascer em sua colônia. É como brincar de ser um deus criador.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser aventurar-se como um colonizador espacial
  • Gostar de jogos de criação e manipulação de objetos, coisas e seres vivos

14. War Planet Online: Global Conquest

War Planet Online: Global Conquest

DOWNLOAD

Esse é um dos jogos de estratégia mais jogados no Android. Um dos principais motivos para isso é que ele realmente tenta propiciar aos jogadores uma guerra em escala global. O mapa, pelo menos, reproduz fielmente as regiões do mundo todo. Seu objetivo em War Planet Online é, portanto, ser o dono do mundo.

Para isso, o objetivo é o mesmo de outros jogos do gênero: montar uma base forte e estruturada. A partir dela você desenvolverá edifícios de ataque e de defesa, possibilitando a criação de grandes exércitos. Com esses exércitos você poderá abrir o mapa do mundo e ir avançando, território por território, em busca de conquistas épicas.

Há a possibilidade de fazer alianças com outros players, o que é sempre bem-vindo. As unidades de combate são variadas, mas todas com grande capacidade de ataque. Elas podem ser ser usadas tanto na invasão de territórios inimigos quanto na defesa de seu próprio território.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Desejar um jogo de combate em tempo real ambientado em um mapa que simula o planeta Terra
  • Quiser se comunicar por voz e por mensagem com jogadores de todo o mundo

15. Plague Inc.

Plague Inc.

DOWNLOAD

Por fim, Plague Inc., o jogo mais diferentão da lista. Aqui você assume o controle de uma praga. Isso mesmo: você pode ser um vírus, uma bactéria, uma doença cujo objetivo máximo é se espalhar por todo o mundo. A única forma de vencer é contaminando e matando todos os os seres humanos da Terra antes que eles encontrem uma cura para a praga que você criou.

No início do jogo você deve nomear sua praga e definir suas características. Após, escolha em qual país ela será lançada. Levar em consideração o clima desse país ou continente é muito importante. Locais mais frios e locais mais quentes reagem de forma diferente a sua doença.

Mas nada que importe muito com o passar do tempo. Isso porque você poderá adquirir pontos de evolução da praga conforme vai contaminando pessoas. É possível melhorar pontos como resistência ao frio, resistência ao calor e resistência a antibióticos. Também deve desenvolver melhorias de forma a aumentar as formas de transmissão desse problema.

Tudo isso exige análise, paciência e muito cuidado. Se a sua doença se espalha muito rápido pelo mundo, mas não é muito resistente a remédios, a tendência é que seja notada e logo se inicie a busca para curá-la. Da mesma forma, de nada adianta infectar todas as pessoas no mundo se sua praga não for mortal o suficiente.

Portanto, como pode notar, não é um jogo fácil, apesar de ser bem simples em sua jogabilidade. Exige muita estratégia por parte do jogador para que contamine e elimine toda a humanidade.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar da ideia de eliminar todos os seres humanos do mundo
  • Interessar-se por jogos mais simples
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.