30 melhores jogos de estratégia de guerra para PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Jogos de estratégia são ótimos, mas quando trazem o tema da guerra são ainda mais divertidos! Por isso veja 30 jogos de estratégia focados nos mais diversos tipos de conflitos bélicos! Dos romanos ao espaço sideral, conheça títulos que passam pela Guerra Civil dos EUA e a Segunda Guerra Mundial!

1. Command & Conquer: Red Alert 2 (2000)

Command & Conquer: Red Alert 2

Command & Conquer: Red Alert 2 é um dos mais clássicos do gênero de estratégia com tema de guerra. Ele segue a campanha dos Aliados do primeiro jogo, colocando Aliados e Soviéticos para se enfrentarem. O fato de ter um final que depende das suas ações é inédito na franquia e é inovador para o gênero.

O game traz diversas cutscenes com atores reais, que emprestaram seus rostos e vozes a personagens do game. Mesmo 20 anos depois do seu lançamento ainda é um dos melhores do gênero, tendo sido base para outros games do estilo.

2. Company of Heroes 2: Ardennes Assault (2014)

Company of Heroes 2: Ardennes Assault

Company of Heroes 2: Ardennes Assault continua a campanha do primeiro jogo, mostrando o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. O jogo se passa na Batalha de Bulge, um dos conflitos mais sangrentos da WWII. Assuma o comando do exército americano e enfrente centenas e milhares de nazistas nesse game intenso, com belos gráficos e uma ambientação realista!

3. Warhammer 40,000: Dawn of War II (2009)

Warhammer 40,000: Dawn of War II

Warhammer 40,000: Dawn of War II é parecido com Company of Heroes em seu gameplay, mas a guerra aqui é interplanetária. O foco está em 3 pontos: construção de exércitos, criação de estratégias de defesa e combate corpo a corpo. Grande parte do jogo está em escolher as missões e os planetas que irá invadir, o que, por si só, já faz o game ser bastante divertido.

4. Total War: Shogun 2 (2011)

Total War: Shogun 2

Shogun 2 traz 8 facções do Japão feudal do século XVI. Você começa em um local do mapa e deve evoluir seu clã e dominar todos os demais. A ideia toda lembra jogos como Age of Empires, em que você deve supervisionar todos os aspectos da guerra, mas também da evolução da base. Algo legal é que as condições climáticas interferem nas batalhas!

5. Hearts of Iron IV (2016)

Hearts of Iron IV

Hearts of Iron IV permite que você controle qualquer nação que havia no mundo na época da Segunda Guerra Mundial, inclusive o Brasil comandado por Getúlio Vargas. O game leva a estratégia bélica a um nível quase profissional de tão realista, contando com detalhes únicos na forma como você se relaciona com os demais países e com a Guerra em si.

6. Steel Division 2 (2019)

Steel Division 2

O combate em Steel Division 2 é em tempo real, mas os outros aspectos do jogo são em turnos. Cada turno corresponde a meio dia. O divertido do jogo é que você pode controlar tanto os Aliados quanto o Eixo, sendo que cada lado da Segunda Guerra Mundial tem suas particularidades bem definidas.

7. Rome: Total War II (2013)

Rome: Total War II

Rome: Total War II é um dos melhores jogos de estratégia já criados. A liberdade de exploração, de criação e de evolução da sua República Romana é enorme. Todas as decisões afetam o seu desenvolvimento, o que significa que você pode chegar a ter um Império ou pode fracassar no caminho. E o mais legal é que não só a Europa está disponível, mas também Ásia!

8. World of Warships (2015)

World of Warships

O game World of Warships traz batalhas frenéticas e intensas pelo controle dos mares do mundo. Escolha seu lado da batalha, construa e evolua sua frota e ingresse em conflitos em turnos, que vão exigir o máximo da sua inteligência e raciocínio rápido. Uma batalha naval moderna e cheia de surpresas e modos de jogo diferentes.

9. Sudden Strike 4 (2017)

Sudden Strike 4

Mais um ótimo título de estratégia sobre a WWII. No caso você tem 3 campanhas diferentes: Aliados, Eixo e Soviéticos. Cada uma delas tem pelo menos 20 missões únicas, com a possibilidade de escolher comandantes famosos da Segunda Guerra para liderarem suas tropas.

10. World in Conflict (2007)

World in Conflict

World in Conflict se passa em 1989, durante a Guerra Fria. Aqui a União Soviética não se dissolve, partindo para um conflito armado que coloca o mundo todo em confronto. Você controla os Estados Unidos, e há muito mais elementos de ação do que propriamente de estratégia, o que torna o game mais dinâmico e intenso.

11. Steel Division: Normandy 44 (2017)

Steel Division Normandy 44

O primeiro Steel Division é tão bom quanto a sua sequência. Se passa na Batalha da Normandia, na França, em que os exércitos Aliados derrotam os nazistas e recuperam o território dos franceses das mãos dos alemães. A campanha single player se divide em 3 versões, enquanto o multiplayer traz batalhas de duas equipes 10v10.

12. Unity of Command II (2019)

unity of command

Nesse game você controla os Aliados, enquanto avança pela Europa controlando terrenos e territórios do Eixo. Da mesma forma você pode reconstruir a história da Segunda Guerra, conforme suas decisões na campanha. Existem diversos recursos que tornam a estratégia um ponto muito divertido do game, em que você deve controlar todos os aspectos do exército para ter sucesso.

13. Panzer Corps 2 (2020)

Panzer Corps 2

Panzer Corps 2 é visualmente semelhante ao jogo anterior. A campanha tem mais de 60 cenários, com um mapa enorme! A exploração é intuitiva, e o grau de dificuldade aumenta conforme você expande a conquista de territórios. Controle tanto os Aliados quanto o Eixo em batalhas intensas pelo controle da Europa.

14. Men of War: Assault Squad 2 (2014)

Men of War: Assault Squad 2

Men of War: Assault Squad 2 tem um gameplay até bastante variado, visto que você pode batalhar usando desde tanques de guerra a snipers. A estratégia adotada para vencer os inimigos dependerá totalmente do seu estilo de jogo, portanto essa é uma vantagem em relação a outros jogos do gênero.

15. Empire: Total War (2009)

Empire: Total War

Mais um game da série Total War, que se passa entre o século XVIII e o século XIV. A temática está nas conquistas, em que os países enfrentam os nativos das suas colônias para manterem seus domínios e expandirem território. São 8 facções, e uma partida pode durar até 100 turnos!

16. Theatre of War (2007)

Theatre of War

Mais um belo game que se passa na Segunda Guerra Mundial. São mais de 40 missões em que você pode controlar tanto Eixo quanto Aliados, além da União Soviética. Dá para controlar tanques, infantaria e diversas outras unidades, em batalhas campais de larga escala.

17. Blitzkrieg 3 (2017)

Blitzkrieg 3

Em relação à Segunda Guerra Mundial, Blitzkrieg 3 é um dos jogos mais fiéis ao conflito. São mais de 200 unidades que representam unidades militares da época, além de mais de 60 missões que retratam eventos históricos. O game é enorme, e conta com batalhas PvP, PvE e PvAI.

18. Broken Lines (2020)

Broken Lines

Um RPG tático, com fortes elementos narrativos, que guiam as ações do jogador. Ele acompanha 8 soldados controlados por você, que ficam presos atrás da linhas inimigas. Sua missão é salvá-los e levá-los de volta para casa vivos e em segurança, tendo de tomar decisões estratégicas.

19. UBOAT (2019)

UBOAT

UBOAT é um jogo super difícil. Você controla os tripulantes de um submarino de guerra alemão. Deve fazer com eles tenham sucesso em suas empreitadas na guerra, mas também cuidar para que tenham suas necessidades atendidas. Fome, sono, sede são alguns pontos dos quais não deve perder o foco.

20. This War of Mine (2014)

This War of Mine

This War of Mine é semelhante a UBOAT, mas aqui você deve sobreviver como civil à guerra em Sarajevo. Colete recursos, armamento e outros itens que lhe permitam sobreviver o máximo que puder, tentando chegar ao fim do conflito com vida e com a mente sã.

21. Ultimate General: Civil War (2017)

Ultimate General: Civil War

Ultimate General: Civil War traz a Guerra Civil americana, em uma perspectiva muito legal e aprofundada. É um dos melhores jogos sobre esse período, com mais de 50 batalhas, que podem durar minutos como dias! Escolha seu lado e prepare seu exército!

22. Command: Modern Air Naval Operations (2013)

Command: Modern Air Naval Operations

Command: Modern Air Naval Operations é bastante tático, o que pode não atrair alguns jogadores. Você comanda frotas inteiras de navios de uma sala de comando, usando um satélite. Apesar de ser visualmente simples, exige muita paciência para ser compreendido e muito raciocínio para que você consiga dominar toda a mecânica.

23. Wargame: AirLand Battle (2013)

Wargame: AirLand Battle

Wargame: AirLand Battle tem foco em batalhas com aviões, mas você também pode comandar infantaria e tanques de guerra. Esse game é massivo, trazendo batalhas em tempo real que podem ter centenas de unidades no mesmo espaço ao mesmo tempo. O legal é que pode ser jogado cooperativamente com um amigo.

24. Lock'n Load Tactical Digital (2020)

Lock'n Load Tactical Digital

Esse board game no PC é um sucesso porque é um dos que mais exige estratégia dos jogadores. Escolha seu lado na Segunda Guerra Mundial e vá coletando cartas de unidades e de ações para derrotar seus inimigos.

25. Close Combat (1996)

Close Combat

Apesar de antigo, Close Combat é um dos grandes títulos de guerra para PC. Com uma perspectiva Top Down 2D, você começa com uma pequena tropa e vai avançando no território, tomando de assalto prédios inimigos em tempo real.

26. Strategic Command WW2: World at War (2018)

strategic command

Um dos mais massivos jogos de guerra e de estratégia já feitos, você tem todo o planeta como mapa e todas as nações disponíveis para controlar e enfrentar. Não se deixe enganar pelos gráficos simples, pois o gameplay é fantástico, exigindo dos jogadores muita rapidez e tomada de decisão.

27. Command Ops 2 (2015)

Command Ops 2

Command Ops 2 coloca você como líder de uma corporação militar. Tome decisões táticas, operacionais e vá para a ação enfrentar inimigos. É um dos jogos de estratégia mais realistas, pois é em tempo real, e nenhuma ação pode ser desfeita, causando consequências únicas em seu gameplay.

28. Combat Mission: Final Blitzkrieg (2016)

Combat Mission: Final Blitzkrieg

Combat Mission: Final Blitzkrieg é focado em apenas um período da Segunda Guerra Mundial, a Batalha das Ardenas. O game tem gráficos modestos e uma mecânica de jogo que lembra um pouco os primeiros Medal of Honor, clássicos do PS1!

29. Gary Grigsby's War in the East (2010)

Gary Grigsby's War in the East

Gary Grigsby's War in the East é quase um jogo de tabuleiro da Segunda Guerra Mundial. O foco está na batalha pelo Leste, entre Alemanha e União Soviética. O mapa é enorme, e o game se passa em 5 anos do conflito. Escolha o seu lado e traga a vitória para casa!

30. Homeworld: Deserts of Kharak (2016)

Homeworld: Deserts of Kharak

Homeworld: Deserts of Kharak é um Command & Conquer evoluído, tanto em termos de gráfico quanto de mecânica. Tudo acontece em tempo real, com as unidades baseadas no solo. Ele foge bastante do tema da WWII, trazendo uma história que se passa no espaço.

Outras listas com jogos de estratégia:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.