Os 20 melhores jogos para jogar sozinho no PC (2020)


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Na época em que os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço, os jogos para se jogar sozinho (jogos single-player) não ficam nenhum passo para trás. Com diversos títulos de altíssimo reconhecimento, esses jogos mantêm sua legião de fãs e continuam, a cada ano, oferecendo experiências inovadoras. Se você é daqueles que gosta de iniciar uma campanha solo e jogar por horas e horas, confira abaixo nossa lista dos 20 melhores jogos para se jogar sozinho em 2020!

1. The Witcher 3

Melhores jogos para jogar sozinho

A essa altura do campeonato, The Witcher 3 quase dispensa apresentações. O jogo é o terceiro título de uma série inspirada em uma sequência de livros e que recebeu sua própria série na Netflix. A história gira em torno de Geralt, um bruxo geneticamente modificado e super treinado para lidar com monstros.

Assim como Sekiro: Shadows Die Twice, The Witcher é um RPG de ação em um mundo aberto gigantesco. Estima-se que o gameplay completo leve cerca de 200 horas caso o jogador decida fazer todas as missões principais e secundárias.

Um dos grandes diferenciais de The Witcher 3 é a inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico em que dia e noite passam de forma muito realista, afetando o desempenho de alguns monstros no mapa.

2. Red Dead Redemption 2

Melhores jogos para jogar sozinho

Red Dead Redemption 2 conta com um mundo aberto tão grande quanto o de GTA V. O western mais querido dos videogames se estabeleceu rapidamente como um dos melhores jogos single-player da atualidade devido aos gráficos incríveis, fotografia e enredo apaixonantes, diversas mecânicas inovadoras e um charme cativante para qualquer fã de bang-bang.

3. Grand Theft Auto V

Melhores jogos para jogar sozinho

Uma obra-prima. GTA V elevou o nível de uma franquia que já era um imenso fenômeno. Com todos os elementos clássicos da série, o quinto título inovou trazendo 3 personagens jogáveis, cada um com sua própria história, habilidades e missões que se cruzam em uma história cheia de crimes, violência, traições e tudo o que se espera de GTA.

4. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Melhores jogos para jogar sozinho

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é mais uma obra-prima de Hideo Kojima. Dessa vez, o diferencial é a imensa liberdade com que os jogadores podem escolher como completar as missões. Contando com uma Inteligência Artificial incrivelmente avançada, o jogo permite que você seja muito criativo na hora de manipular os elementos do cenário, atrair inimigos para armadilhas, criar reações em cadeia, etc.

5. The Elder Scrolls V: Skyrim

Melhores jogos para jogar sozinho

Mais um jogo famosíssimo. Skyrim, que também recebeu diversos prêmios na época do seu lançamento, é um dos melhores RPGs single player offline que existem. Com um enorme mundo aberto, o jogo permite que você explore diversas localidades com características próprias como economia, tradições e etc.

Com relação ao personagem, Skyrim conta com um conteúdo absurdo a ser explorado. Além das habilidades principais, é possível aprender inúmeras outras como cozinhar, forjar, abrir fechaduras etc. Nenhuma delas é obrigatória, mas aprimorá-las poderá desbloquear várias missões secretas e recompensas inesperadas.

6. Sekiro: Shadows Die Twice

Melhores jogos para jogar sozinho

Outro título premiado no The Game Awards 2019, Sekiro: Shadows Die Twice levou o prêmio de Jogo do Ano e Melhor jogo de Ação e Aventura. O game lembra muito jogos como God of War ou Dark Souls, e coloca você no controle de um ninja badass chamado Wolf (Lobo) em busca de vingança.

Sekiro: Shadows Die Twice tem tudo o que um jogo de ação e aventura pode ter. Gráficos e ambientes de tirar o fôlego, combates eletrizantes cheios de efeitos especiais, monstros gigantescos, armas, movimentos ninjas, e muito mais.

O jogo também possui alguns elementos inovadores. Em vez de barras de HP, você precisa quebrar a postura dos inimigos para acertar um golpe fatal. Além disso, apesar de ser um RPG, você não passa de nível, apenas melhora seus equipamentos e sua árvore de habilidades.

7. Dark Souls III

Melhores jogos para jogar sozinho

Seguindo com os grandes nomes, Dark Souls III está entre os principais RPGs de ação de todos os tempos. Com uma jogabilidade marcada por um alto nível de dificuldade, o jogo possui combates intensos e bosses extremamente desafiadores até mesmo para jogadores experientes.

8. Disco Elysium

Melhores jogos para jogar sozinho

O grande vencedor do The game Awards 2019, Disco Elysium ganhou as categorias de Melhor Narrativa, Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo RPG e Melhor Estreia Independente. O game é um RPG em mundo aberto que acompanha a história de um detetive alcoólatra encarregado de investigar um assassinato.

O jogo também inova em muitos aspectos. Os combates não são o foco do jogo e são travados na forma de árvores de diálogo nas quais o jogador precisa apenas escolher que ações tomar. Os traços do seu personagem também possuem consequências muito interessantes. Por exemplo, se ele for muito dramático, ele poderá mentir com facilidade, mas também poderá se tornar paranóico.

Disco Elysium possui uma trama extremamente envolvente que mistura drama, comédia e tragédia de uma forma sem igual. Os diálogos são sempre muito cativantes, assim como todos os personagens.

9. Assassin’s Creed: Odyssey

Melhores jogos para jogar sozinho no PC

Assassin's Creed Odissey é considerado por muitos o melhor jogo da franquia. Retornando aos tempos da Grécia Antiga, o jogo conta com um mundo aberto de tirar o fôlego, com diversos cenários cheios de vida e detalhes para explorar. Com a possibilidade de jogar com um personagem homem ou mulher, a história pode ser afetada pelas suas escolhas, que podem tanto desbloquear quests secundárias quanto matar personagens importantes da trama, modificando assim o final do game.

10. Doom Eternal

Melhores jogos para jogar sozinho no PC

O título mais recente de uma das franquias mais diabólicas e violentas de todos os tempos, Doom Eternal continua oferecendo combates frenéticos cheios de sangue, demônios perturbadores e um arsenal de armas avassaladoras. Dessa vez, no entanto, o jogo insere um pouco mais de estratégia ao gameplay e exige que você pense um pouco mais nos próprios passos e observe mais o comportamento dos inimigos. O jogo também conta com algumas mecânicas interessantes que conferem mais rejogabilidade à campanha.

11. Resident Evil 2 (Remake)

Melhores jogos para jogar sozinho

O remake de um dos maiores jogos de horror de todos os tempos, Resident Evil 2 aprimorou a experiência oferecida pelo jogo original. A história ainda é exatamente a mesma, mas o novo título apostou em uma perspectiva em 3ª pessoa no estilo “acima do ombro”, em vez das câmera fixa de antigamente.

Os gráficos atuais também oferecem um ar muito mais sombrio e macabro do que o jogo antigo e, sem dúvidas, fazem parecer um jogo completamente diferente. Com relação a história, ainda podemos jogar tanto com Leon Kennnedy quanto com Claire Redfield, e só após terminarmos o jogo com ambos é que encontramos o verdadeiro final do jogo.

12. Resident Evil 3 (Remake)

Melhores jogos para jogar sozinho no PC

Não tem como sugerir Resident Evil 2 e não colocar o 3 junto. Mesmo com algumas mudanças pontuais nos cenários, jogabilidade e até alguns detalhes na história, Resident Evil 3 Remake ainda transmite o mesmo sentimento já conhecido pelos fãs do primeiro jogo. Com a tensão constante causada por Nemesis, os combates agora contam com gráficos de última geração que oferecem muito mais imersão ao jogo.

13. Hollow Knight

Melhores jogos para jogar sozinho

Hollow Knight é um metroidvania que pode muito bem ser descrito como um Dark Souls 2D, já que possui a mesma ação e temática sombria. Outras similaridades são as mecânicas de combate, os bosses difíceis e o sistema de equipamentos e skills e o fato de haver as chamadas “souls”, que são guardadas em jarros.

Hollow Knight não segue de forma linear. O gigantesco mapa pode ser acessado na forma que você quiser, e isso afeta diretamente a ordem dos chefões que você encontra, os equipamentos e skills que você tem, os upgrades, etc.

O principal diferencial de Hollow Knight é o seu conteúdo. A campanha principal possui cerca de 30 horas de gameplay, o que é MUITO para um jogo independente. Esse valor aumenta muito, é claro, se você voltar para explorar todos os cenários disponíveis.

14. Need for Speed: Most Wanted

Melhores jogos para jogar sozinho

Most Wanted é um dos títulos mais bem-sucedidos da franquia Need for Speed. Inovando as corridas com perseguições policiais, o jogo permite que você escolha entre ser um piloto de corridas ilegais ou um policial. Não importa importa o lado que vocêescolha, cada um possui suas próprias missões que envolvem muita velocidade e adrenalina.

15. Cuphead

Melhores jogos para jogar sozinho

Cuphead é um jogo estilo run and gun todo desenhado à mão e inspirado nos desenhos animados da década de 30. Apesar do visual fofo, o jogo é EXTREMAMENTE difícil e, mesmo se limitando a mecânicas clássicas dos jogos de plataformas (pulo, corrida, tiro, etc), o jogo é voltado para um público mais hardcore que buscam fases e bosses que exigem muita habilidade e paciência.

16. Stardew Valley

Melhores jogos para jogar sozinho

Stardew Valley é um RPG/simulador de agricultura. Com gráficos minimalistas estilo Zelda do Nintendinho, o jogo oferece uma experiência muito cativante que o torna um dos jogos indies mais aclamados de todos os tempos. Além de cuidar de uma fazenda herdada do avô, grande parte do gameplay gira em torno de desenvolver seus relacionamentos com os NPCs vizinhos, seja fazendo amizades e conhecendo suas histórias ou mesmo arranjando pares românticos.

17. Batman: Arkham City

Melhores jogos para jogar sozinho

Batman: Arkham City foi um dos responsáveis por levar os jogos de super-heróis a um novo nível. Com um vasto mundo aberto e inúmeras missões que você pode completar de forma não linear, o jogo conta com um imenso conteúdo que explora muito bem o universo do Homem Morcego, seja incluindo famosos personagens ou localizações conhecidas de Gotham.

18. Terraria

Terraria

Terraria é famoso por ser uma espécie de Minecraft 2D. Mesmo sendo um jogo de plataforma, ele oferece um imenso cenário para explorar tanto acima quanto abaixo do chão. Com um conteúdo gigantesco, o jogo possui inúmeras opções de craft e de mobs para matar. Você também pode construir e expandir sua própria vila, atraindo diversos NPCs diferentes para ter acesso a mais e mais conteúdo.

19. Portal 2

Melhores jogos para jogar sozinho

Portal 2 é um jogo de puzzle em 1ª pessoa. Aqui você precisa utilizar uma arma de portais para resolver inúmeros quebra-cabeças e conseguir completar cada uma dos diversos níveis. O jogo exige muita noção espacial para que você possa posicionar cada portal do lugar certo e, assim, interagir com os elementos do cenário e encontrar as soluções. Além dos puzzles totalmente originais, o jogo também possui um enredo carismático que mantém a jogabilidade ainda mais divertida.

20. Undertale

Melhores jogos para jogar sozinho

Undertale merece um lugar nessa lista pela simplicidade e originalidade do gameplay. O jogo é um RPG no qual você não precisa matar ninguém se não quiser. Muitos jogadores o descrevem mais como uma história interativa na qual suas escolhas modificaram totalmente o rumo do jogo. O mais interessante de tudo é que tudo o que você faz e escolhe é irreversível, até mesmo se você sair sem salvar a partida.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.