Os 8 melhores jogos para jogar sozinho no PC (2020)


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Na época em que os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço, os jogos para se jogar sozinho (jogos single player) não ficam nenhum passo para trás. Com diversos títulos de altíssimo reconhecimento, esses jogos mantêm sua legião de fãs e continuam, a cada ano, oferecendo experiências inovadoras. Se você é daqueles que gosta de iniciar uma campanha solo e jogar por horas e horas, confira abaixo nossa lista dos 8 melhores jogos para se jogar sozinho em 2020!

1. Disco Elysium

Disco Elysium - Jogos para jogar sozinho

O grande vencedor do The game Awards 2019, Disco Elysium ganhou as categorias de Melhor Narrativa, Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo RPG e Melhor Estreia Independente. O game é um RPG em mundo aberto que acompanha a história de um detetive alcoólatra encarregado de investigar um assassinato.

O jogo também inova em muitos aspectos. Os combates não são o foco do jogo e são travados na forma de árvores de diálogo nas quais o jogador precisa apenas escolher que ações tomar. Os traços do seu personagem também possuem consequências muito interessantes. Por exemplo, se ele for muito dramático, ele poderá mentir com facilidade, mas também poderá se tornar paranóico.

Disco Elysium possui uma trama extremamente envolvente que mistura drama, comédia e tragédia de uma forma sem igual. Os diálogos são sempre muito cativantes, assim como todos os personagens.

2. Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice - Jogos para jogar sozinho

Outro título premiado no The Game Awards 2019, Sekiro: Shadows Die Twice levou o prêmio de Jogo do Ano e Melhor jogo de Ação e Aventura. O game lembra muito jogos como God of War ou Dark Souls, e coloca você no controle de um ninja badass chamado Wolf (Lobo) em busca de vingança.

Sekiro: Shadows Die Twice tem tudo o que um jogo de ação e aventura pode ter. Gráficos e ambientes de tirar o fôlego, combates eletrizantes cheios de efeitos especiais, monstros gigantescos, armas, movimentos ninjas, e muito mais.

O jogo também possui alguns elementos inovadores. Em vez de barras de HP, você precisa quebrar a postura dos inimigos para acertar um golpe fatal. Além disso, apesar de ser um RPG, você não passa de nível, apenas melhora seus equipamentos e sua árvore de habilidades.

3. The Witcher 3

The Witcher 3 - Jogos para jogar sozinho

A essa altura do campeonato, The Witcher 3 quase dispensa apresentações. O jogo é o terceiro título de uma série inspirada em uma sequência de livros e que recebeu sua própria série na Netflix. A história gira em torno de Geralt, um bruxo geneticamente modificado e super treinado para lidar com monstros.

Assim como Sekiro: Shadows Die Twice, The Witcher é um RPG de ação em um mundo aberto gigantesco. Estima-se que o gameplay completo leve cerca de 200 horas caso o jogador decida fazer todas as missões principais e secundárias.

Um dos grandes diferenciais de The Witcher 3 é a inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico em que dia e noite passam de forma muito realista, afetando o desempenho de alguns monstros no mapa.

4. The Elder Scrolls V: Skyrim

Skyrim - Jogos para jogar sozinho

Mais um jogo famosíssimo. Skyrim, que também recebeu diversos prêmios na época do seu lançamento, é um dos melhores RPGs single player offline que existem. Com um enorme mundo aberto, o jogo permite que você explore diversas localidades com características próprias como economia, tradições e etc.

Com relação ao personagem, Skyrim conta com um conteúdo absurdo a ser explorado. Além das habilidades principais, é possível aprender inúmeras outras como cozinhar, forjar, abrir fechaduras etc. Nenhuma delas é obrigatória, mas aprimorá-las poderá desbloquear várias missões secretas e recompensas inesperadas.

5. Doom

Doom - Jogos para jogar sozinho

Um clássico. Doom (lançado em 2016) ainda merece todo o destaque entre os melhores jogos para se jogar sozinho hoje em dia. Tido como um recomeço para a aclamada série de jogos de tiro, Doom conseguiu resgatar a magia dos seus clássicos e recuperou seu nome como um dos melhores jogos do gênero.

A história de Doom se passa em Marte, onde cientistas acabaram abrindo um portal para um inferno. Ao decorrer do jogo você precisará matar inúmeros demônios e chefes perturbadores utilizando um arsenal igualmente violento. A ação é frenética e o jogo mantém uma constante tensão que manterá você na ponta da cadeira.

6. Resident Evil 2 (Remake)

Resident Evil 2 - Jogos para jogar sozinho

O remake de um dos maiores jogos de horror de todos os tempos, Resident Evil 2 aprimorou a experiência oferecida pelo jogo original. A história ainda é exatamente a mesma, mas o novo título apostou em uma perspectiva em 3ª pessoa no estilo “acima do ombro”, em vez das câmera fixa de antigamente.

Os gráficos atuais também oferecem um ar muito mais sombrio e macabro do que o jogo antigo e, sem dúvidas, fazem parecer um jogo completamente diferente. Com relação a história, ainda podemos jogar tanto com Leon Kennnedy quanto com Claire Redfield, e só após terminarmos o jogo com ambos é que encontramos o verdadeiro final do jogo.

7. Hollow Knight

Hollow Knight - Jogos para jogar sozinho

Hollow Knight é um metroidvania que pode muito bem ser descrito como um Dark Souls 2D, já que possui a mesma ação e temática sombria. Outras similaridades são as mecânicas de combate, os bosses difíceis e o sistema de equipamentos e skills e o fato de haver as chamadas “souls”, que são guardadas em jarros.

Hollow Knight não segue de forma linear. O gigantesco mapa pode ser acessado na forma que você quiser, e isso afeta diretamente a ordem dos chefões que você encontra, os equipamentos e skills que você tem, os upgrades, etc.

O principal diferencial de Hollow Knight é o seu conteúdo. A campanha principal possui cerca de 30 horas de gameplay, o que é MUITO para um jogo independente. Esse valor aumenta muito, é claro, se você voltar para explorar todos os cenários disponíveis.

8. Unturned

Unturned - Jogos para jogar sozinho

Unturned é um jogo grátis com gráficos bem simples mas perfeito para quem quer jogar sozinho. O jogo possui vários modos diferentes, mas sempre voltados para o mesmo conceito: sobreviver ao ataque de zumbis. Além de se livrar dos monstros, é preciso administrar atributos como fome, sede, saúde e o nível de radiação.

Em termos visuais, Unturned parece Minecraft transformado em FPS, ainda mais porque o jogo possui diversos comandos (cheats) para você ter acesso a tudo no jogo, deixando a experiência ainda mais divertida.

Veja também os 15 melhores jogos grátis para PC de 2020!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.