Os 27 melhores jogos RPG para PC em 2021!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Quem é fã de RPG sabe como é bom explorar mundos abertos, customizar personagens e aproveitar os enredos ricos em detalhes. Com tantos títulos de peso no mercado, fica difícil selecionar apenas alguns, mas reunimos abaixo uma lista com os 27 melhores jogos RPG para PC. Tentamos deixar a lista a mais variada possível em termos de temática, mas sem deixar de lado os grandes nomes. Aproveite!

1. World of Warcraft

Meljores jogos RPG para PC

Ainda hoje, nenhum RPG de PC ofereceu o que World of Warcraft oferece. O jogo estabeleceu um novo parâmetro no gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) e reuniu uma legião de fãs ao redor do mundo. Apesar de ter caído bastante em popularidade ao longo dos anos e contar com gráficos 3D ultrapassados em comparação a novos títulos, o jogo era famoso por sugar a alma dos seus jogadores com o seu conteúdo inigualável. É impossível ficar entediado jogando WoW com suas INFINITAS quests, dungeons, raids, conquistas, diversos modos de PvP (Player vs Player), profissões, eventos, TUDO.

World of Warcraft é tão bom que recebeu uma nova versão chamada “Classic”, na qual, em vez de inserir novidades ao jogo, retornou à sua versão original com muito menos conteúdo, exclusivamente pela nostalgia. Um luxo que poucos jogos podem ser dar. Sem dúvidas o maior RPG online de todos os tempos.

2. The Witcher 3

Melhores jogos RPG para PC

Outro jogo que, a essa altura do campeonato, dispensa apresentações. The Witcher 3 é o terceiro título de uma série inspirada em uma sequência de livros e que recebeu sua própria série na Netflix. A história gira em torno de Geralt, um bruxo geneticamente modificado e super treinado para lidar com monstros.

O jogo é um RPG de ação em mundo aberto maior do que Skyrim ou GTA V, o que por si só já é um destaque admirável. Estima-se que o gameplay completo leve cerca de 200 horas caso você decida fazer todas as missões principais e secundárias. Outro grande diferencial do jogo é a inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico em que dia e noite passam de forma muito realista.

3. The Elder Scrolls V: Skyrim

Melhores jogos RPG para PC

Mais um jogo famosíssimo. Skyrim, que assim como The Witcher 3 também recebeu diversos prêmios na época do seu lançamento, é um dos melhores RPGs offline que existem. Com um enorme mundo aberto, estima-se que o tempo de gameplay completo do jogo é de 300 horas. No entanto, a possibilidade de instalar mods com novas campanhas torna esse número muito maior.

Ainda com relação ao conteúdo, Skyrim apresenta diversas localidades com características próprias como economia, tradições, idiomas e etc. Além disso, além das habilidades principais de batalha, aqui você pode aprender inúmeras outras como cozinhar, forjar, abrir fechaduras etc. Todas elas podem desbloquear novas missões secundárias que deixam o jogo ainda maior.

4. Monster Hunter: World

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Monster Hunter: World é um dos RPG que mais vem ganhando popularidade nos últimos tempos, principalmente após o lançamento da expansão Iceborne. Com gráficos incríveis e combates muito dinâmicos e cheios de ação, o jogo tem um foco muito grande no grind de monstros e quase todas as missões são relacionadas a derrotar ou lootear criaturas mortas.

Monster Hunter: World não possui um modo PVP, mas seu modo multiplayer funciona como um sistema de raids em que jogadores aleatórios podem se juntar para derrotar um só monstro. Outro ponto de destaque é que o jogo possui suporte para a utilização de mods, o que sempre mobiliza muito a comunidade e confere ao game muitos mais ferramentas.

5. Horizon Zero Dawn

Melhores jogos RPG para PC

Embora tenha sido lançado em 2017, Horizon Zero Dawn ganhou um boost de popularidade ao ser lançado para PC em 2020. Visualmente o jogo se assemelha muito a títulos como The Witcher e Skyrim, já que é um RPG em mundo aberto e em 3ª pessoa, mas com gráficos bem mais avançados. A temática também é um diferencial: a história se passa em um mundo pós-apocalíptico dominado por dinossauros tecnológicos. Isso faz com que o gameplay seja recheado de elementos medievais misturados com outros futuristas, oferecendo uma experiência inovadora do gênero. Assim como na maioria dos RPGs atuais, existe a campanha principal, quests secundárias e muitas outras atividades extras para você passar o tempo no jogo.

6. Genshin Impact

Melhores jogos RPG para PC

Genshin Impact é um RPG de ação diretamente inspirado em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, não só na identidade visual (que é idêntica) mas também nas mecânicas. Apesar de parecer um MMORPG, não é, já que você só pode jogar com outras pessoas por um determinado tempo ao se juntar aos seus mundos. Mesmo assim, Genshin Impact é um RPG single-player de primeira qualidade e que segue mecânicas de jogos gacha, em que você desbloqueia novos conteúdos através de sorteios.

7. Disco Elysium

Melhores jogos RPG para PC

Disco Elysium é um RPG totalmente diferente de todos os outros dessa lista. O jogo foi o grande vencedor do The game Awards em 2019, ganhando nas categorias de Melhor Narrativa, Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo RPG e Melhor Estreia Independente enquanto disputava com diversos nomes de peso. O jogo é um RPG em mundo aberto extremamente envolvente que mistura drama e comédia de uma forma genial. O game parece um livro interativo que você simplesmente não consegue parar de ler. Tanto os diálogos quanto os personagens são incrivelmente cativantes e faz você mergulhar fundo na história.

Disco Elysium também inova em muitos aspectos. Por exemplo, os combates não são o foco do jogo e acontecem na forma de árvores de diálogo nas quais o jogador precisa apenas escolher que ações tomar. Na verdade, tudo gira em torno das nossas escolhas, por menores que sejam. Em certos momentos, nós podemos até escolher entre ignorar um pensamento ou não, e até isso terá consequências.

8. Dark Souls III

Melhores jogos RPG para PC

Outro jogo que não podia faltar nessa lista. Dark Souls III está entre os principais RPGs de ação de todos os tempos. Com efeitos visuais de encher os olhos e combates eletrizantes, Dark Souls oferece uma experiência diferente dos demais jogos do gênero em termos de dificuldade. Seus bosses são verdadeiros desafios que tomam o tempo até mesmo de jogadores experientes.

O jogo se passa em um universo mitológico medieval em que o objetivo do jogador é impedir a chegada da Era das Trevas. Durante a missão o jogador precisará enfrentar todos os tipos de mortos-vivos, dos mais fáceis até os mais elaborados, dos menores até os absurdamente grandes. Para ajudar, o jogador tem acesso a um arsenal de itens, equipamentos e feitiços, como todo RPG de respeito.

9. Assassin's Creed Odyssey

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Considerado o melhor jogo da franquia Assassin's Creed, Odissey apresenta um mundo aberto extremamente detalhado e com gráficos muito acima da média. Dessa vez o cenário é a Grécia Antiga e a história é muito mais interativa do que em outros títulos da série. Aqui, suas decisões afetam muito o desenvolvimento da trama e até podem resultar na morte de alguns NPCs importantes.

Odissey também leva os combates para outros níveis de ação, já que você terá a chance de participar de guerras de grande escala entre Atenas e Esparta, estando bem no meio do campo de batalha. Você também precisará sobreviver a batalhas navais utilizando navios de guerra com todos os seus equipamentos e manobras disponíveis.

10. Stardew Valley

Melhores jogos RPG para PC

Stardew Valley merece um lugar nessa lista. É sério. O jogo é um RPG/simulador de agricultura com gráficos minimalistas, perfeito para PC fraco. À primeira vista o jogo pode parecer simples, mas a verdade é que ele conta com um conteúdo extremamente grande e, acima de tudo, cativante.

A história de Stardew Valley é bem simples: você precisa cuidar da fazenda que herdou do seu avô, e sua jornada inicia apenas com algumas ferramentas e poucas moedas. Ao longo do jogo, você se encontra em várias situações cotidianas simples que despertam muito o lado “simulador” do jogo. Com o tempo, você passa a conhecer melhor os vizinhos, criar laços e fortalecer os relacionamentos.

Além de elementos clássicos como farmar materiais, administrar recursos e construções, em Stardew Valley você precisa realmente prestar atenção aos diálogos para saber como lidar com cada NPC. Outra grande vantagem do game é a imensa biblioteca de mods disponíveis para download, tornando possível customizar o jogo de inúmeras formas.

11. Diablo III

Melhores jogos RPG para PC

O terceiro título de uma das séries de RPG mais conhecidas, Diablo 3 conta com uma narrativa digna de um jogo da Blizzard, mesma desenvolvedora de World of Warcraft. O jogo possui uma campanha solo muito envolvente, com dublagem, ambientação e trilha sonora impecáveis.

Além da campanha solo, o modo cooperativo oferece uma experiência ainda mais divertida. Poder enfrentar os monstros com amigos enquanto coordena ataques e estratégias é uma das melhores formas de se jogar Diablo 3.

12. Path of Exile

Melhores jogos RPG para PC

Path of Exile é um RPG que segue exatamente o mesmo de estilo de Diablo. Na verdade, os jogos são tão parecidos que muitos jogadores considerando Path of Exile um “Diablo 3 melhorado”.

Além da temática e da jogabilidade parecida, Path of Exile possui exatamente a perspectiva de câmera de Diablo 3. No entanto, PoE é conhecido por ser bem mais desafiador e contar com uma árvore de habilidades gigantesca que permite que você crie inúmeras builds para os seus personagens. Além disso, o jogot é totalmente gratuito!

13. Fallout 4

Melhores jogos RPG para PC

Um dos poucos RPGs dessa lista que não tem uma temática medieval. Fallout 4 também ocorre em um imenso mundo aberto, mas dessa vez o cenário é um mundo pós-apocalíptico devastad por uma guerra nuclear.

Fallout 4 foi um jogo altamente premiado e elogiado pela crítica. Entre os pontos de destaque estão a quantidade do conteúdo, a trilha sonora, o nível de liberdade do jogador e a profundidade do mundo aberto. Se você é fã de RPG e quer experimentar e quer combinar o gênero com elementos futuristas, Fallout 4 é o seu jogo.

14. Mass Effect 3

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Mass Effect 3 é o desfecho perfeito de uma das trilogias de RPG mais épicas que existe. O jogo conseguiu atender as expectativas dos jogadores e manteve diversas mecânicas intocadas, ao mesmo tempo que introdizou diversas novas sem afastar o game dos títulos anteriores. Com muita ação e aventura combinadas em uma história muito envolvente, Mass Effect 3 é o jogo perfeito para fãs de RPG e ficção científica.

Além das inúmeras possibilidades de builds e composições típicas do gênero RPG, Mass Effect 3 apresenta constantes escolhas que você deve tomar, e todas elas podem afetar o rumo do jogo e as suas interações com outros personagens.

15. Final Fantasy XIV Online

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Final Fantasy XIV Online é um MMRPG de uma das franquias de jogos mais consagradas de todos os tempos. O jogo tem absolutamente tudo o que você pode esperar: inúmeras opções de customização de personagem, gráficos incríveis, PVE, PVP, quests, sistema de crafts de itens, etc.

Além dessas mecânicas mais conhecidas, FFXIV conta com outras não tão comuns como, por exemplo, a possibilidade de você comprar um terreno só seu para ter uma casa, ou a possibilidade de tingir suas roupas e modificar a aparência dos seus equipamentos, etc. Outro grande diferencial é que a história principal do jogo possui centenas de quests que você precisa completar antes de ter mais liberdade no jogo.

16. Undertale

Melhores jogos RPG para PC

Sem dúvidas o jogo mais curioso dessa lista. Com gráficos dignos de Atari, Undertale é mais uma história interativa do que um jogo e também muito indicado para quem tem PC fraco. Aqui, você assume o comando de um humano em uma prisão para monstros localizada em um submundo. Seu objetivo é trilhar o caminho de volta enquanto toma decisões que afetarão a história de maneiras muito curiosas.

Uma das coisas mais interessantes de Undertale é como ele interage com o jogador, e não com o personagem. Uma mecânica extremamente interessante que demonstra isso é o fato de que o jogo memoriza as suas escolhas mesmo se você sair sem salvar o jogo, ou seja, nada é esquecido, e o jogo fará você lidar com as consequências das suas decisões.

17. Black Desert Online

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Black Desert Online é mais um MMORPG de destaque em 2020. Embora o jogo não inove em nenhum aspecto, ele consegue prender muitos os jogadores com alguns ajustes simples no sistema de níveis e com a utilização de pequenas atividades que mantém você preso. Por exemplo, aqui você pode pescar, cozinhar, farmar, caçar e muitas outras atividades, e todas elas são agradáveis e possui suas próprias recompensas.

Black Desert também surpreende com o fato de não possuir uma mecânica de fast travel. Isso, somado às diversas opções de atividades encorajam os jogadores a upar e explorar o mundo no seu próprio ritmo.

18. Star Wars: The Old Republic

Melhores Jogos RPG para PC 2020

O MMORPG de Star Wars ainda merece um lugar nessa lista. O jogo coloca você no centro do universo criado por George Lucas e permite que você escolha entre diversas raças e classes já bem conhecidas pelos fãs (e outras nem tanto). Da mesma forma, aqui você poderá vistar e explorar inúmeros cenários e planetas enquanto luta, encontra loots e participa de transações de mercadorias.

19. Mount & Blade II: Bannerlord

Jogos mais jogados do mundo (2020)

Mount & Blade II: Bannerlord é um RPG de ação que reúne vários elementos de estratégia, o diferenciando muito de outros jogos do gênero. Além de controlar e evoluir um personagem, em Bannerlord você precisa criar exércitos e administrá-los com um todo, completando tanto quests individuais do personagem quanto do batalhão inteiro. Antes das batalhas, você possui um tempo de preparação para administrar o posicionamento do exército e, quando as lutas começam, você pode então controlar o seu personagem no meio do caos.

Mount & Blade II: Bannerlord também possui um modo multiplayer permite que você dispute contra os exércitos de outros jogadores em diversos modos e mapas diferentes.

20. Borderlands 3

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Borderlands 3 é o terceiro título de uma franquia cheia de ação frenética e efeitos visuais chamativos. Com seus gráficos cartunescos e uma vibe "Mad Max", o jogo cativa automaticamente com seus personagens divertidos e um humor peculiar. Combinando dois gêneros aparentemente conflitantes, Borderlands oferece toda a adrenalina típica dos shooters e a imersão oferecida pelos RPGs.

O jogo oferece algumas opções de classes para você escolher, cada uma com habilidades e características próprias. Mesmo com combates tão divertidos, a exploração do mundo também é grande parte do gameplay, já que o jogo é recheado de easter eggs e itens colecionáveis escondidos por todo o lado.

21. Trials of Mana

Melhores Jogos RPG para PC 2020

Trials of Mana é a versão remodelada em 3D da sua versão antiga. Reproduzindo com total sucesso a sensação do jogo antigo, esse JRPG (RPG japonês) aposta em uma identidade visual extremamente colorida e efeitos sonoros retirados diretamente de um anime. Um deleite para quem é fã desse estilo.

Trials of Mana permite que você controle diversos personagens ao mesmo tempo. Você pode escolher qual controlar durante os combates para executar combos, curas ou outras manobras necessárias para derrotar os monstros e os diversos chefões do jogo.

22. Albion Online

Melhores Jogos RPG para PC 2020

À primeira vista, Albion Online pode parecer um jogo simples e sem nenhum grande atrativo. No entanto, basta poucos minutos de gameplay para você se surpreender com a quantidade de coisas que se tem para fazer e a complexidade das mecânicas. Aqui, as árvores de habilidades e a diversa de equipamentos é até intimidante.

O maior diferencial de Albion Online é que ele não possui um sistema de classes. Isso mesmo. As habilidades e características dos seus personagens dependem exclusivamente nos seus equipamentos. Assim, você pode escolher utilizar itens de tank, suporte e DPS da forma que quiser, o que aumenta muito as possibilidades de builds.

23. Yakuza: Like a Dragon

Melhores jogos RPG para PC

Yakuza: Like a Dragon é o oitavo título da franquia Yakuza. Embora a temática continue girando em torno da máfia japonesa, dessa vez o game apresenta um protagonista diferente e um novo sistema de combate por turnos, poucas vezes visto em um jogo com temática contemporânea, cheio de armas de fogo, veículos, etc. O jogo também conta com um sistema de “profissão” que funciona exatamente como classes em outros RPGs.

24. Cyberpunk

Melhores jogos RPG para PC

Ok, Cyberpunk não foi, nem de longe, o sucesso que se esperava depois de tantos anos. Mesmo assim, para quem é sortudo o suficiente de ter um PC capaz de tornar o game jogável, Cyberpunk merece um lugar nessa lista. Mesmo com tantas falhas de otimização e bugs, o jogo apresenta uma história muito bem trabalhada e mecânicas extremamente inovadoras que acabam dando ao jogo um nível de liberdade poucas vezes visto no gênero RPG. Com o tempo talvez o jogo se redima e consiga resolver os seus problemas. Se isso acontecer, sem dúvida ele merecerá uma posição melhor nessa e em muitas outras listas.

25. The Outer Worlds

Melhores jogos RPG para PC

The Outer Worlds é um RPG parecido com Fallout. Com uma temática futurista e espacial, o jogo se passa em 1ª pessoa e, apesar de parecer muito um shooter, é um RPG com todos os elementos clássicos do gênero. Grande parte da jogabilidade gira em torno de companheiros NPCs que se juntam ao personagem principal para ajudar nas missões e combates. Assim como o próprio protagonista, os companheiros também possuem habilidades e talentos próprios que podem ser evoluídos. O jogo também é cheio de momentos de decisão que afetam o andamento da história.

26. Divinity: Original Sin II

Melhores jogos RPG para PC

Divinity: Original Sin II é considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos, embora não seja um dos mais populares. O jogo conta com um nível de interatividade altíssimo e uma riqueza de conteúdo devido a riqueza de conteúdo digna dos mais bem-sucedidos jogos como World of Warcraft. Assim como em Diablo, é possível se juntar a até 3 jogadores para jogar de forma cooperativa, ou mesmo um contra o outro.

27. Rift

Melhores jogos RPG para PC

Pense em Rift como um belo concorrente de World of Warcraft, com uma ênfase maior na jogabilidade cooperativa em reides, instâncias e outros bosses. O jogo conta com gráficos muito avançados para a época do seu lançamento e oferece um nível de customização de personagem muito maior, com centenas de talentos e habilidades para criar builds muito únicas.

Agora veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.