Os 10 melhores jogos RPG para PC! (2020)


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Quem é fã de RPG sabe como é bom explorar mundos abertos, customizar personagens e aproveitar os enredos ricos em detalhes. Com tantos títulos de peso no mercado, fica difícil selecionar apenas alguns, mas reunimos abaixo uma lista com os 9 melhores jogos RPG para PC. Tentamos deixar a lista a mais variada possível em termos de temática, mas sem deixar de lado os grandes nomes. Aproveite!

1. World of Warcraft

Melhores jogos RPG para PC

Ainda hoje, nenhum RPG de PC ofereceu o que World of Warcraft oferece. O jogo estabeleceu um novo parâmetro no gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) e reuniu uma legião de fãs ao redor do mundo.

Apesar de ter caído bastante em popularidade ao longo dos anos e contar com gráficos 3D ultrapassados em comparação a novos títulos, o jogo era famoso por sugar a alma dos seus jogadores com o seu conteúdo inigualável. É impossível ficar entediado jogando WoW com suas INFINITAS quests, dungeons, raids, conquistas, diversos modos de PvP (player vs player), profissões, eventos, TUDO. Quer matar um monstro gigantesco? Aqui tem. Quer sentar na beira de um lago e pescar sem compromisso? Aqui também tem.

World of Warcraft é tão bom que recebeu uma nova versão chamada “Classic”, na qual, em vez de inserir novidades ao jogo, retornou à sua versão original com muito menos conteúdo, exclusivamente pela nostalgia. Um luxo que poucos jogos podem ser dar. Sem dúvidas o maior RPG online de todos os tempos.

2. The Witcher 3

Melhores jogos RPG para PC

Outro jogo que, a essa altura do campeonato, dispensa apresentações. The Witcher 3 é o terceiro título de uma série inspirada em uma sequência de livros e que recebeu sua própria série na Netflix. A história gira em torno de Geralt, um bruxo geneticamente modificado e super treinado para lidar com monstros.

O jogo é um RPG de ação em mundo aberto maior do que Skyrim ou GTA V, o que por si só já é um destaque admirável. Estima-se que o gameplay completo leve cerca de 200 horas caso você decida fazer todas as missões principais e secundárias.

Um dos grandes diferenciais de The Witcher 3 é a inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico em que dia e noite passam de forma muito realista. Além disso, o game conta com um “subjogo” de cartas tão bom que se tornou um jogo próprio separado: Gwent.

3. The Elder Scrolls V: Skyrim

Melhores jogos RPG para PC

Mais um jogo famosíssimo. Skyrim, que assim como The Witcher 3 também recebeu diversos prêmios na época do seu lançamento, é um dos melhores RPGs offline que existem. Com um enorme mundo aberto, estima-se que o tempo de gameplay completo do jogo é de 300 horas. No entanto, a possibilidade de instalar mods com novas campanhas torna esse número muito maior.

Ainda com relação ao conteúdo, Skyrim apresenta diversas localidades com características próprias como economia, tradições, idiomas e etc. Além disso, além das habilidades principais de batalha, aqui você pode aprender inúmeras outras como cozinhar, forjar, abrir fechaduras etc.

Todas elas podem desbloquear novas missões secundárias que deixam o jogo ainda maior.

4. Disco Elysium

Melhores jogos RPG para PC

Disco Elysium é um RPG totalmente diferente de todos os outros dessa lista. O jogo foi o grande vencedor do The game Awards em 2019, ganhando nas categorias de Melhor Narrativa, Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo RPG e Melhor Estreia Independente enquanto disputava com diversos nomes de peso.

Disco Elysium é um RPG em mundo aberto extremamente envolvente que mistura drama e comédia de uma forma genial. O jogo parece um livro interativo que você simplesmente não consegue parar de ler. Tanto os diálogos quanto os personagens são incrivelmente cativantes e faz você mergulhar fundo na história.

O jogo também inova em muitos aspectos. Por exemplo, ps combates não são o foco do jogo e acontecem na forma de árvores de diálogo nas quais o jogador precisa apenas escolher que ações tomar. Na verdade, tudo gira em torno das nossas escolhas, por menores que sejam. Em certos momentos, nós podemos até escolher entre ignorar um pensamento ou não.

Os traços do seu personagem também possuem consequências muito interessantes. Por exemplo, se ele for muito dramático, ele poderá mentir com facilidade, mas também poderá se tornar paranóico.

5. Dark Souls III

Melhores jogos RPG para PC

Outro jogo que não podia faltar nessa lista. Dark Souls III está entre os principais RPGs de ação de todos os tempos. Com efeitos visuais de encher os olhos e combates eletrizantes, Dark Souls oferece uma experiência diferente dos demais jogos do gênero em termos de dificuldade. Seus bosses são verdadeiros desafios que tomam o tempo até mesmo de jogadores experientes.

O jogo se passa em um universo mitológico medieval em que o objetivo do jogador é impedir a chegada da Era das Trevas. Durante a missão o jogador precisará enfrentar todos os tipos de mortos-vivos, dos mais fáceis até os mais elaborados, dos menores até os absurdamente grandes. Para ajudar, o jogador tem acesso a um arsenal de itens, equipamentos e feitiços, como todo RPG de respeito.

6. Diablo III

Melhores jogos RPG para PC

O terceiro título de uma das séries de RPG mais conhecidas, Diablo 3 conta com uma narrativa digna de um jogo da Blizzard, mesma desenvolvedora de World of Warcraft. O jogo possui uma campanha solo muito envolvente, com dublagem, ambientação e trilha sonora impecáveis.

Além da campanha solo, o modo cooperativo oferece uma experiência ainda mais divertida. Poder enfrentar os monstros com amigos enquanto coordena ataques e estratégias é uma das melhores formas de se jogar Diablo 3.

7. Path of Exile

Melhores jogos RPG para PC

Path of Exile é um RPG que segue exatamente o mesmo de estilo de Diablo. Na verdade, os jogos são tão parecidos que muitos jogadores considerando Path of Exile um “Diablo 3 melhorado”.

Além da temática e da jogabilidade parecida, Path of Exile possui exatamente a perspectiva de câmera de Diablo 3. No entanto, PoE é conhecido por ser bem mais desafiador e contar com uma árvore de habilidades gigantesca que permite que você crie inúmeras builds para os seus personagens. Além disso, o jogot é totalmente gratuito!

8. Fallout 4

Melhores jogos RPG para PC

Um dos poucos RPGs dessa lista que não tem uma temática medieval. Fallout 4 também ocorre em um imenso mundo aberto, mas dessa vez o cenário é um mundo pós-apocalíptico devastad por uma guerra nuclear.

Fallout 4 foi um jogo altamente premiado e elogiado pela crítica. Entre os pontos de destaque estão a quantidade do conteúdo, a trilha sonora, o nível de liberdade do jogador e a profundidade do mundo aberto. Se você é fã de RPG e quer experimentar e quer combinar o gênero com elementos futuristas, Fallout 4 é o seu jogo.

9. Stardew Valley

Melhores jogos RPG para PC

Stardew Valley merece um lugar nessa lista. É sério. O jogo é um RPG/simulador de agricultura com gráficos minimalistas, perfeito para PC fraco. À primeira vista o jogo pode parecer simples, mas a verdade é que ele conta com um conteúdo extremamente grande e, acima de tudo, cativante.

A história de Stardew Valley é bem simples: você precisa cuidar da fazenda que herdou do seu avô, e sua jornada inicia apenas com algumas ferramentas e poucas moedas. Ao longo do jogo, você se encontra em várias situações cotidianas simples que despertam muito o lado “simulador” do jogo. Com o tempo, você passa a conhecer melhor os vizinhos, criar laços e fortalecer os relacionamentos.

Além de elementos clássicos como farmar materiais, administrar recursos e construções, em Stardew Valley você precisa realmente prestar atenção aos diálogos para saber como lidar com cada NPC. Outra grande vantagem do game é a imensa biblioteca de mods disponíveis para download, tornando possível customizar o jogo de inúmeras formas.

10. Undertale

Melhores jogos RPG para PC

Sem dúvidas o jogo mais curioso dessa lista. Com gráficos dignos de Atari, Undertale é mais uma história interativa do que um jogo e também muito indicado para quem tem PC fraco. Aqui, você assume o comando de um humano em uma prisão para monstros localizada em um submundo. Seu objetivo é trilhar o caminho de volta enquanto toma decisões que afetarão a história de maneiras muito curiosas.

Uma das coisas mais interessantes de Undertale é como ele interaje com o jogador, e não com o personagem. Uma mecânica extremamente interessante que demonstra isso é o fato de que o jogo memoriza as suas escolhas mesmo se você sair sem salvar o jogo, ou seja, nada é esquecido, e o jogo fará você lidar com as consequências das suas decisões.

Agora veja também os melhores jogos RPG para PC fraco!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.