Os 12 melhores jogos de mundo aberto para PC fraco!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Quem disse que mundo aberto é sinônimo de jogo pesado? Seja de ação, aventura, RPG ou mesmo corrida, existem vários jogos para PC fraco que permitem o jogador explorar um vasto mundo aberto cheio de possibilidades. Se você é fã de vagar por horas pelo cenário virtual dos jogos, confira abaixo a nossa lista com 12 jogos de mundo aberto para PC fraco! Spoiler: um deles até entrou no Livro dos Recordes pelo tamanho do seu mapa!

1. The Godfather 2

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Baseado na trilogia O Poderoso Chefão, The Godfather 2 coloca você no controle de Dominic (que não existe nos filmes), responsável por cuidar dos negócios da família Corleone em Nova Iorque. Apesar da história do jogo tocar a dos filmes em alguns momentos, a maior parte do enredo é original e não tem relação com os eventos que já conhecemos.

The Godfather 2 possui ótimos gráficos para um jogo tão leve e é bastante parecido com GTA. As missões sempre envolvem muita ação e atividades mafiosas como extorsões, roubos e assassinatos, sempre com o objetivo de aumentar o controle dos Corleone e combater famílias rivais.

  • Processador: Pentium 4 2.8GHz Core Duo
  • RAM: 2GB
  • Vídeo: Nvidia GeForce 6800 ou ATI X1600 Pro

2. Risen

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Risen é um clássico RPG em mundo aberto e em terceira pessoa. O mapa não é tão grande quanto se gostaria, mas o desenvolvedores se asseguraram de aproveitar muito bem o espaço escondendo diversos loots que encorajam os jogadores a explorarem o jogo ao máximo.

Ao todo, Risen possui cerca de 60 horas de gameplay. Você pode escolher apenas entre ser um guerreiro ou um mago, e todos os combates do jogo, até os mais fáceis, exigem sua atenção e certa tática. Apertar os botões loucamente não vai servir. No geral, Risen é um ótimo jogo para quem é fã de RPG e exploração.

  • Processador: Intel Pentium 4 2GHz
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: 256MB Direct X 9.0

3. Mercenaries 2: World in Flames

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Mercenaries 2: World in Flames é um jogo de tiro e pura ação em terceira pessoa no qual você controla um mercenário no meio de uma guerra na Venezuela com o objetivo de matar o presidente do país. É possível escolher entre três personagens, cada um com personalidade e habilidades próprias, mas a história permanece a mesma para todos.

Mercenaries 2 possui um arsenal imenso de armas e veículos para você causar todo o caos possível na Venezuela virtual. Enquanto serve uma das 5 facções combatentes no jogo, você poderá pilotar helicópeteros, barcos, carros, e até tanques de guerra.

  • Processador: Pentium IV ou AMD Athlon X2
  • RAM: 2GB
  • Vídeo: Nvidia GeForce 6800 GTA ou ATI Radeon X1600

4. Saints Row 2

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Toda a série Saints Row é bastante parecida com GTA, e o seu segundo título é perfeito para rodar em PC fraco, ainda que tenha ótimos gráficos e um mundo aberto respeitável dividido em 20 distritos.. Aqui, você controla o líder de uma gangue chamada “Saints”, e tem a opção de criar e customizar seu personagem da forma que quiser.

Assim como em GTA, Saints Row 2 conta com inúmeras missões principais e outras secundárias. Cada missão concluída garante mais respeito ao personagem e aumenta o domínio da sua gangue sobre a cidade. Além da ação incessante, p jogo também é repleto de comédia e humor negro.

  • Processador: Intel Dual-Core 2.0GHz Pentium 4
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: Qualquer uma com 128MB

5. Burnout Paradise

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Burnout é um jogo de carro em mundo aberto no qual os jogadores podem participar de várias modalidades diferentes de corrida e destruição. As regras podem ser tão variadas que, muitas vezes, pisar fundo para chegar em primeiro pode não ser o suficiente.

Burnout Paradise aposta na ação eletrizante das suas corridas. Para isso, o jogo conta com uma física nada realista que oferece as melhores condições para manobras e batidas espetaculares. Em um dos modos, inclusive, o objetivo é causar um acidente e ver o seu carro capotando pelo maior tempo possível através do cenário. Pura adrenalina!

  • Processador: Intel Dual-Core 2.8GHz Pentium 4
  • RAM: 2GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 6600 ou AMD Radeon X1300 256MB

6. Prototype

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Prototype é mais um jogo leve de ação com ótimos gráficos e o um mundo aberto bem grande. Dessa vez, controlamos um anti-herói que foi vítima de um experimento genético que lhe deu os mais variados super poderes. Na sua busca por vingança, nosso personagem usa todas as suas habilidades para destruir a cidade e matar pessoas das formas mais violentas possíveis.

Os super poderes de Alex (nosso personagem) são os mais variados possíveis. Ele pode transformar as partes do seu corpo em, basicamente, qualquer coisa que quiser, como garras, lâminas, um punho gigante, além de poder dar super saltos e voar. Alguns combates do jogo também lembram God of War, com criaturas gigantes e muita violência.

  • Processador: Intel Pentium 4 3.0GHz
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 9400 GT ou AMD Radeon HD 3600 Series

7. The Saboteur

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

The Saboteur é um jogo de aventura e ação em terceira pessoa que se passa na França durante uma ocupação nazista. Nosso personagem é Sean Devlin, um mecânico de carros de corrida alcoólatra e mulherengo que se junta a um grupo de resistência contra os nazistas.

As missões de The Saboteur envolvem muitos tiros, corridas, explosões e vários elementos de stealth (em que você precisa ser furtivo). Os gráficos são ótimos para um jogo tão leve e a trilha sonora combina perfeitamente com o cenário predominantemente preto, branco e vermelho do jogo. Visualmente, o jogo apostou em um charme parisiense que faz com que a matança de nazistas pareça bem chique.

  • Processador: Core 2 Dual Core 2.4GHz
  • RAM: 2GB
  • Vídeo: Nvidia Geforce 7800 GTX ou ATI Radeon HD 2600 Pro, ambas com 256MB de memória.

8. Fuel

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Outro jogo de corrida em mundo aberto. Fuel se passa em um mundo pós-apocalíptico no melhor estilo Mad Max. O mundo aberto do jogo é tão grande que o game entrou para o Guiness Book (Livro dos Records) pela maior área jogável em um jogo.

Fuel oferece uma liberdade inédita em jogos de corrida e o cenário explorável parece infinito. Durante as corridas os jogadorees precisam se preocupar com fenômenos naturais como tornados e tempestades de areia, além de correr em terrenos variados como neve, montanhas, desertos, etc.

  • Processador: Intel Core 2 Duo E6600 2.4GHz ou AMD Athlon 64 X2 Dual Core 3600+
  • RAM: 2GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 8800 GT ou AMD Radeon HD 2900 Pro

9. Far Cry 2

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

O segundo título da premiada série de jogos, Far Cry 2 é um FPS (first person shooter) que oferece os melhores gráficos da franquia que podem ser rodados em PC fraco.O jogo coloca você no controle de um mercenário no meio de uma guerra civil na África com acesso a um arsenal de armas e diversos veículos.

Os cenários de Far Cry 2 são surpreendentemente bem trabalhados para um jogo tão leve. Os combates em terreno aberto sempre envolvem muita interação com o ambiente. O jogo também possui alguns elementos mais realistas do que a maioria dos FPS como, por exemplo, a degradação das armas, um mapa em papel que precisa ser manualmente aberto e até mesmo tomar remédio na hora certa.

  • Processador: Pentium 4 3.2 Ghz ou AMD Athlon 64 3500+
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: NVidia 6800 ou ATI X1650

10. GTA San Andreas

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

GTA dispensa apresentações, não é? Com divesos títulos de sucesso, selecionamentos San Andreas como a melhor experiência para PC fraco da franquia. Além de todos os famosos elementos da série como o altíssimo nível de liberdade, violência e muito conteúdo, GTA San Andreas permite que você customize seu personagem de diversas formas, desde roupas, cortes de cabelo até deixá-lo mais forte através de exercícios físicos.

GTA San Andreas também inovou na sua época com missões secundárias inéditas como arrombamentos, missões de entrega com trem e caminhão e até mesmo missões de cafetão.

  • Processador: Intel Pentium 4 1.8GHz ou AMD Athlon XP 1800+
  • RAM: 384MB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 6600 ou AMD Radeon 9500 Pro

11. Fallout 3

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Mais um jogo famosíssimo. Fallout 3 é um RPG de ação futurista que também se passa em um mundo pós-apocalíptico. O jogo possui um conteúdo gigante cheio de missões principais e secundárias, NPCs cativantes e um enredo impecável.

Além dos elementos clássicos de RPG como atributos, árvores de talentos, customização e evolução de personagem, Fallout 3 possui algumas mecânicas interessantes como o sistema de Carma, no qual as decisões do jogador podem produzir recompensas positivas ou negativas.

  • Processador: Intel Pentium 4 2.4GHz ou AMD Athlon XP 2400+
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 6800 GT ou MD Radeon HD 2400 Series

12. Crysis

Jogos de Mundo Aberto para PC Fraco

Mais um FPS. Crysis se passa em uma ilha fictícia na qual uma entidade alienígena montou sua base na Terra. Nosso personagem se chama Jake, um soldado americano na posse de um equipamento chamado “Nanosuit”, uma vestimenta cheia de armas e utensílios futuristas. Ao longo do jogo é possível acionar diversos modos para a vestimenta, cada um com habilidades próprias.

Na época do seu lançamento (2007), só PCs de última geração eram capazes de rodar o jogo. Hoje em dia, felizmente, já conseguimos rodar essa pérola com facilidade.

  • Processador: Intel Pentium 4 2.8GHz ou AMD Athlon XP 2800+
  • RAM: 1GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 7600 GT com 256MB OU AMD Radeon 9800 Pro

Que jogo você acha que deveria estar nessa lista? Avisa a gente lá no @ligadosgamesoficial!

Outros artigos sobre PC fraco:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.