Agora com ar retrô e minimalista, os jogos 2D não ficam para trás na diversão, jogabilidade e o melhor: são mais amigáveis com os PCs fracos.
Mesmo na era dos jogos em mundo aberto, realidade virtual e 4K, jogos em 2D ainda se mantém no mercado e continuam sendo ótimas opções para os amantes do estilo e principalmente para aqueles que não tem o melhor PC da atualidade.
Confira abaixo os 10 melhores jogos 2D para PC fraco!
1. Dead Cells
Dead Cells é um jogo em plataforma do gênero Metroidvania (mistura de Metroid com Castlevania), o que já explica muita coisa.
O jogo se passa no interior de um castelo cheio de monstros variados. Para lidar com isso o jogador tem acesso à espadas, escudos, adagas, granadas, armadilhas e etc. Além disso o jogo possui algumas características de RPG, permitindo que você aprimore armas, equipamentos e habilidades.
As mecânicas de combate são o ponto forte do jogo, com movimentos rápidos e cheios de ação.
- Processador: Intel i5+
- Memória RAM: 2GB
- Placa de Vídeo: Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750 ou melhor.
2. Chasm
Outro Metroidvania, Chasm também é um jogo em plataforma que reúne elementos de RPG.
O diferencial do jogo é que seus mapas são gerados de forma aleatória sempre que você jogar. Assim, depois de completar o jogo pela primeira vez, não espere que a segunda será a mesma coisa. Os mapas são criados a partir da combinação de cenários aleatórios do jogo.
O sistema de itens estilo RPG não é dos mais óbvios. Ao contrário de buscar os itens mais fortes, o jogador precisa escolher os itens que dão os atributos necessários para casa situação, como vida, ataque físico, ataque mágico, etc.
- Processador: Dual Core CPU
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: OpenGL 3.0
3. Broforce
No melhor estilo Contra, Broforce é ação pura desde o início. Os gráficos em 16-bit são pra você focar totalmente na matança e no tiroteio incessante.
Em Broforce você controla uma equipe de soldados com os nomes mais originais possíveis: Rambro, Brobocop, Bronan the Brobarian, Indiana Brones, Brommando, Bro Lee e muitos outros.
Em cada nível o único objetivo é chegar até o helicóptero. Para isso, você precisa sobreviver ao exército de terroristas, aliens e criaturas do submundo que estará no caminho. Todos os inimigos matarão você com um único tiro ou golpe, então você precisa jogar com atenção.
- Processador: Intel Core Duo ou equivalente
- Memória RAM: 4GB
- Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 3.0
4. Terraria
Um bom jeito de descrever Terraria é: Minecraft em plataforma 2D com muito mais coisas para matar e armas para montar.
O jogo não tem tutorial então os jogadores devem descobrir sozinhos como construir coisas e, principalmente, quais itens podem ser construídos. Além disso, em Terraria, todo o cenário pode ser destruído para revelar segredos e juntar material.
O jogo se passa basicamente em dois cenários, a superfície e o subsolo. Na superfície o jogo acompanha um ciclo dia/noite que traz características e inimigos diferentes. Cada momento do dia é propício para um tipo de atividade.
Uma das graças do jogo é construir sua própria vila. Conforme você expande e aprimora as construções, NPCs (personagens não jogáveis) aparecem para ajudar com curas, vendas de itens e outros serviços. Mas atenção! Eles só aparecem se você construir quartos com espaço, móveis e luz o suficiente.
- Processador: 2Ghz
- Memória RAM: 2.5GB
- Placa de Vídeo: 128MB
5. Trine
Em Trine você controla três personagens: um ladrão, um mago e um guerreiro. Cada um possui habilidades diferentes que são necessárias para completar os níveis e os puzzles do jogo.
O objetivo dos heróis é se livrar da maldição que os fundiu. Durante o jogo é necessário combinar as habilidades dos personagens. O guerreiro serve basicamente para lutar. O mago é capaz de mover objetos com a mente e conjurar novos. O ladrão possui um arco e flecha e um gancho com corda que lhe permite chegar em lugares altos e pular por abismos.
- Processador: 2Ghz
- Memória RAM: 512MB
- Placa de Vídeo: ATI Radeon X800 / NVIDIA GeForce 6800
6. Steamworld Heist
Steamworld Heist é um jogo de tiro patrocinado por robôs vestidos de policiais, cowboys, etc. O jogo envolve mais táticas do que ação. Nele, o jogador precisa combinar as habilidades próprias de cada personagem com armas específicas para cada situação.
As ações do jogo acontecem no sistema de turnos, em que cada robô e inimigo tem sua vez para se movimentar e atacar. Os combates são o charme do jogo e requerem estratégia. Cada morte do seu time pode custar caro, pois você perde experiência e ainda por cima deixa de upar o personagem morto.
O jogo também com diversos acessórios e itens pra aprimorar seus personagens ou apenas enfeitar.
- Processador: 2Ghz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 2.1
7. Teslagrad
Teslagrad é um jogo extremamente divertido e todo desenhado a mão. A aventura se passa na torre de Tesla, o consagrado engenheiro e inventor sérvio.
O jogo gira em torno de puzzles que você precisa resolver com a ajuda de itens que você encontra ao longo dos níveis. Assim que você encontra as respostas, vai perceber que executá-las também requer habilidades como timing e rapidez.
A aventura inteira segue a temática de eletricidade e eletromagnetismo, por isso tudo que você encontra no caminho são relacionadas a Tesla. Para quem gosta de puzzles, ação e de gráficos bonitinhos, Teslagrad é uma ótima opção.
- Processador: Pentium 4, 1.8Ghz / AMD Athlon XP 1700+
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: AMD Radeon X600 / NVIDIA GeForce 210
8. SAS 4: Zombie Assault
SAS 4: Zombie Assault segue o mesmo roteiro de basicamente todas as histórias de zumbi: um vírus transformou todo mundo. Mas a história não é o importante do jogo. Aqui a ação é frenética e violenta e sanguinária.
Em SAS 4: Zombie Assault você pode jogar sozinho ou em cooperação de até quatro jogadores. De uma forma ou de outra, os jogadores matarão milhares de zumbis enquanto aprimoram armas e equipamentos, além de usar habilidades específicas de cada classe de personagem.
O jogo também com modos PvP, battle royale, etc.
- Processador: 2GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 2.0
9. Battleblock Theater
Battleblock Theater é outro jogo de plataforma incrivelmente cativante. Nele você controla uma espécie de bloquinho que é forçado a se apresentar em um teatro dominado por gatos tecnológicos.
O objetivo dos níveis é coletar cristais para desbloquear a saída e para isso você precisa resolver vários mini-puzzles que estão distribuídos por todo o jogo. As mecânicas envolvem movimentação rápida, pulo duplo, pulos na parede, deslizar, correr, etc.
É impossível não se apaixonar por Battleblock Theater. O jogo é divertido, engraçado, desafiador e com muito conteúdo para desbloquear. Ainda por cima pode ser jogado em cooperação ou em versus com outros jogadores.
- Processador: 2.8 Ghz Intel Core 2 Duo
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: 512MB
10. Super Meat Boy
Em Super Meat Boy você é um pedacinho de carne sangrenta (isso mesmo) que precisa salvar sua amada Bandage Girls (obviamente, feita de bandagens), várias e várias e várias vezes.
A jogabilidade do jogo não poderia ser mais simples: você só anda e pula. Mesmo assim, o jogo é extremamente difícil e cada nível apresenta desafios novos, acrescentando obstáculos cada vez mais difíceis e criativos. Você sempre precisará de várias tentativas para passar de fase, e em cada morte seu rastro de sangue permanece no cenário para lhe lembrar dos fracassos.
Mesmo com o objetivo simples e a jogabilidade mais ainda, Super Meat Boy conta com algumas áreas secretas que destravam personagens novos, cada um com habilidades específicas.
Super Meat Boy é ao mesmo tempo simples, frustrante e divertido.
- Processador: 1.4GHz
- Memória RAM: 1GB
- Placa de Vídeo: -