Conheça os 20 melhores jogos 2D para PC fraco!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Mesmo na era dos jogos em mundo aberto, realidade virtual e 4K, jogos em 2D ainda se mantêm no mercado e continuam sendo ótimas opções para os amantes do estilo e principalmente para aqueles que não tem o melhor PC da atualidade. Por isso, confira abaixo os 20 melhores jogos 2D para PC fraco!

Atenção: a maioria dos jogos abaixo exige, em média, processadores Pentium IV (ou equivalente), 2GB de RAM e uma placa de vídeo ultrapassada. Nos casos em que esses quesitos forem maiores, os outros serão menores. Alguns jogos também não exigem placa de vídeo!

Among Us

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: multiplayer

O grande e absoluto fenômeno de 2020. Among Us é um jogo 2D extremamente simples, leve e divertido. O jogo é exclusivamente focado no multiplayer e coloca vários jogadores em uma nave espacial, sendo um deles um impostor que deve assassinar todos os outros. No decorrer de cada partida, os jogadores devem compartilhar suas suspeitas sobre quem é o vilão e votar em um jogador para ser expulso da nave. Enquanto isso, o impostor deve dar o seu melhor para mentir e esconder seus passos.

  • Processador: 2.0GHz
  • Memória RAM: 1GB

Brawlhalla

Jogos 2D para PC fraco

Jogo grátis!

Categoria: luta

Brawhalla é um dos melhores jogos de luta que você pode jogar no seu PC fraco. Ao contrário do que os seus gráficos sugerem, Brawhalla é um jogo complexo e cheio de mecânicas que levam tempo para serem dominadas. O game segue o mesmo estilo Super Smash Bros em que não há barra de vida e o objetivo é arremessar o oponente para fora do estágio e evitar que ele volte.

Brawhalla conta com dezenas de personagens jogáveis, a maioria próprios da franquia, mas também conta com aparições ilustres de outros personagens famosos como Steven Universe, Rayman e até personagens de The Walking Dead!

  • Processador: Intel Core 2 Duo
  • Memória RAM: 1GB

Stardew Valley

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: RPG / Simulador

Sem dúvidas um dos jogos mais recomendados no Liga dos Games. Stardew Valley é um RPG de agricultura e relações sociais em que você assume uma fazenda herdada do avô. O objetivo é administrar todos os recursos para fazer o negócio prosperar ao mesmo tempo em que desenvolve suas relações com os muitos NPCs da vila. O jogo possui um carisma e uma jogabilidade fluida que é extremamente difícil de replicar. Surpreendentemente viciante.

  • Processador: 2.0GHz
  • Memória RAM: 2GB
  • Placa de vídeo: 256MB

Don’t Starve

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: sobrevivência

Don’t Starve é um dos jogos de sobrevivência mais bem-sucedidos da atualidade. O que chama a atenção logo de cara é a identidade visual extremamente cativante, com elementos cartunescos e sombrios. Como a maioria dos games do gênero, aqui acordamos em uma ilha deserta e devemos juntar recursos e construir ferramentas para sobreviver o maior tempo possível. O maior diferencial aqui está na complexidade do jogo e no nível relativamente alto de dificuldade, já que não há tutorial para nada e você deve aprender apenas com os seus fracassos.

  • Processador: 1.7GHz
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de vídeo: 256MB

Knights of Pen and Paper

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: RPG / indie

Knights of Pen and Paper é um RPG fortemente inspirado nos jogos da década de 90. Com gráficos pixelados e ações por turnos, o jogo oferece uma experiência clássica com tudo o que se pode esperar do gênero, mas de uma forma muito nostálgica e cativante.

  • Processador: 2.0GHz
  • Memória RAM: 512MB
  • Placa de vídeo: 128MB

Rayman Legends

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: plataforma / Aventura

Rayman Legends é um jogo 2.5D, ou seja, a maior parte do gameplay acontece em 2D, com alguns poucos momentos se passando em três dimensões. Como já é marca registrada na franquia, Rayman Legends é cheio de efetivos visuais chamativos e personagens extremamente carismáticos. Inúmeras fases, chefes, desafios online e um modo cooperativo de até 4 jogadores fazem Rayman Legends um jogo obrigatório para quem é fã de plataforma.

  • Processador: Pentium IV
  • Memória RAM: 2GB
  • Placa de vídeo: 256MB

Spelunky

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: plataforma / indie

Spelunky é um jogo 2D de plataforma em que você possui toda a liberdade não só para explorar o cenário mas também para destruí-lo inteiro. Cada elemento na tela pode esconder segredos e revelar mecânicas novas que você precisa aprender aos poucos para continuar prosseguindo. No caminho, você morrerá de inúmeras formas até entender como as coisas funcionam. O jogo possui vários personagens desbloqueáveis, eventos diários e um modo cooperativo que permite que até 4 jogadores se juntem na partida.

  • Processador: Intel Core 2 Duo
  • Memória RAM: 2GB

Undertale

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: RPG

Undertale é um premiado RPG que se diferencia muito dos outros. Com foco muito grande na narrativa, o jogo oferece uma liberdade muito alta de abordagens e permite que você avance na história sem precisar lutar com ninguém, se assim quiser. Um dos diferenciais de Undertale é o fato dele memorizar suas decisões mesmo após um game over, ou seja, suas escolhas tem consequências das quais você não pode se livrar depois.

  • Processador: 2.0GHz
  • Memória RAM: 2GB
  • Placa de vídeo: 128MB

Castle Crashers

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: hack and slash / arcade

Castle Crashers é um jogo que mistura muitos elementos: hack and slash, arcade, aventura, plataforma, ação, etc. A jogabilidade lembra Cuphead e aqui também devemos seguir pelas fases derrotando freneticamente todos os inimigos que aparecerem. Com muitos personagens para escolher, vários modos para participar e a possibilidade de jogar com amigos de forma cooperativa ou competitiva, Castle Crashers é um dos jogos mais divertidos e “zoeiros” dessa lista.

  • Processador: 2.0GHz
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de vídeo: 256MB

Celeste

Jogos 2D para PC fraco

Categoria: plataforma / indie

Celeste é um jogo de plataforma 2D com gráficos pixelados. O jogo tem uma proposta de autodescoberta, focando menos na ação e aventura e mais na narrativa e trilha sonora. Mesmo com mecânicas bem simples o jogo apresenta bons desafios e um bom conteúdo com mais de 700 cenários para superar. Também é possível desbloquear níveis secretos com nível de dificuldade muito maior.

Processador: Intel Core i3

Memória RAM: 2GB

Dead Cells

Dead Cells

Categoria: Metroidvania

Dead Cells é um jogo em plataforma do gênero Metroidvania (mistura de Metroid com Castlevania), o que já explica muita coisa. O jogo se passa no interior de um castelo cheio de monstros variados. Para lidar com isso o jogador tem acesso à espadas, escudos, adagas, granadas, armadilhas e etc. Além disso o jogo possui algumas características de RPG, permitindo que você aprimore armas, equipamentos e habilidades. As mecânicas de combate são o ponto forte do jogo, com movimentos rápidos e cheios de ação.

  • Processador: Intel i5+
  • Memória RAM: 2GB
  • Placa de Vídeo: Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750 ou melhor.

Chasm

Chasm

Categoria: Metroidvania

Outro Metroidvania, Chasm também é um jogo em plataforma que reúne elementos de RPG. O diferencial do jogo é que seus mapas são gerados de forma aleatória sempre que você jogar. Assim, depois de completar o jogo pela primeira vez, não espere que a segunda será a mesma coisa. Os mapas são criados a partir da combinação de cenários aleatórios do jogo.

O sistema de itens estilo RPG não é dos mais óbvios. Ao contrário de buscar os itens mais fortes, o jogador precisa escolher os itens que dão os atributos necessários para casa situação, como vida, ataque físico, ataque mágico, etc.

  • Processador: Dual Core CPU
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de Vídeo: OpenGL 3.0

Broforce

Broforce

Categoria: ação

No melhor estilo Contra, Broforce é ação pura desde o início. Os gráficos em 16-bit são pra você focar totalmente na matança e no tiroteio incessante. Aqui você controla uma equipe de soldados com os nomes mais originais possíveis: Rambro, Brobocop, Bronan the Brobarian, Indiana Brones, Brommando, Bro Lee e muitos outros.

Em cada nível o único objetivo é chegar até o helicóptero. Para isso, você precisa sobreviver ao exército de terroristas, aliens e criaturas do submundo que estará no caminho. Todos os inimigos matarão você com um único tiro ou golpe, então você precisa jogar com atenção.

  • Processador: Intel Core Duo ou equivalente
  • Memória RAM: 4GB
  • Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 3.0

Terraria

Terraria

Categoria: sobrevivência / sandbox

Um bom jeito de descrever Terraria é: Minecraft em plataforma 2D com muito mais coisas para matar e armas para montar. O jogo não tem tutorial então os jogadores devem descobrir sozinhos como construir coisas e, principalmente, quais itens podem ser construídos. Além disso, em Terraria, todo o cenário pode ser destruído para revelar segredos e juntar material.

O jogo se passa basicamente em dois cenários, a superfície e o subsolo. Na superfície o jogo acompanha um ciclo dia/noite que traz características e inimigos diferentes. Cada momento do dia é propício para um tipo de atividade.

Uma das graças do jogo é construir sua própria vila. Conforme você expande e aprimora as construções, NPCs (personagens não jogáveis) aparecem para ajudar com curas, vendas de itens e outros serviços. Mas atenção! Eles só aparecem se você construir quartos com espaço, móveis e luz o suficiente.

  • Processador: 2Ghz
  • Memória RAM: 2.5GB
  • Placa de Vídeo: 128MB

Trine

Trine

Categoria: plataforma / puzzles

Em Trine você controla três personagens: um ladrão, um mago e um guerreiro. Cada um possui habilidades diferentes que são necessárias para completar os níveis e os puzzles do jogo.

O objetivo dos heróis é se livrar da maldição que os fundiu. Durante o jogo é necessário combinar as habilidades dos personagens. O guerreiro serve basicamente para lutar. O mago é capaz de mover objetos com a mente e conjurar novos. O ladrão possui um arco e flecha e um gancho com corda que lhe permite chegar em lugares altos e pular por abismos.

  • Processador: 2Ghz
  • Memória RAM: 512MB
  • Placa de Vídeo: ATI Radeon X800 / NVIDIA GeForce 6800

Steamworld Heist

Steamworld Heist

Categoria: estratégia / indie / ação

Steamworld Heist é um jogo de tiro patrocinado por robôs vestidos de policiais, cowboys, etc. O jogo envolve mais táticas do que ação. Nele, o jogador precisa combinar as habilidades próprias de cada personagem com armas específicas para cada situação.

As ações do jogo acontecem no sistema de turnos, em que cada robô e inimigo tem sua vez para se movimentar e atacar. Os combates são o charme do jogo e requerem estratégia. Cada morte do seu time pode custar caro, pois você perde experiência e ainda por cima deixa de upar o personagem morto.

O jogo também com diversos acessórios e itens pra aprimorar seus personagens ou apenas enfeitar.

  • Processador: 2Ghz
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 2.1

Teslagrad

Teslagrad

Categoria: plataforma / indie / puzzles

Teslagrad é um jogo extremamente divertido e todo desenhado a mão. A aventura se passa na torre de Tesla, o consagrado engenheiro e inventor sérvio. O jogo gira em torno de puzzles que você precisa resolver com a ajuda de itens que você encontra ao longo dos níveis. Assim que você encontra as respostas, vai perceber que executá-las também requer habilidades como timing e rapidez.

A aventura inteira segue a temática de eletricidade e eletromagnetismo, por isso tudo que você encontra no caminho são relacionadas a Tesla. Para quem gosta de puzzles, ação e de gráficos bonitinhos, Teslagrad é uma ótima opção.

  • Processador: Pentium 4, 1.8Ghz / AMD Athlon XP 1700+
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon X600 / NVIDIA GeForce 210

SAS 4: Zombie Assault

SAS 4: Zombie Assault

Jogo grátis!

Categoria: ação / multiplayer

SAS 4: Zombie Assault segue o mesmo roteiro de basicamente todas as histórias de zumbi: um vírus transformou todo mundo. Mas a história não é o importante do jogo. Aqui a ação é frenética e violenta e sanguinária.

Em SAS 4: Zombie Assault você pode jogar sozinho ou em cooperação de até quatro jogadores. De uma forma ou de outra, os jogadores matarão milhares de zumbis enquanto aprimoram armas e equipamentos, além de usar habilidades específicas de cada classe de personagem.

O jogo também com modos PvP, battle royale, etc.

  • Processador: 2GHz
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de Vídeo: Compatível com OpenGL 2.0

Battleblock Theater

Battleblock Theater

Categoria: plataforma / engraçado

Battleblock Theater é outro jogo de plataforma incrivelmente cativante. Nele você controla uma espécie de bloquinho que é forçado a se apresentar em um teatro dominado por gatos tecnológicos.

O objetivo dos níveis é coletar cristais para desbloquear a saída e para isso você precisa resolver vários mini-puzzles que estão distribuídos por todo o jogo. As mecânicas envolvem movimentação rápida, pulo duplo, pulos na parede, deslizar, correr, etc.

É impossível não se apaixonar por Battleblock Theater. O jogo é divertido, engraçado, desafiador e com muito conteúdo para desbloquear. Ainda por cima pode ser jogado em cooperação ou em versus com outros jogadores.

  • Processador: 2.8 Ghz Intel Core 2 Duo
  • Memória RAM: 1GB
  • Placa de Vídeo: 512MB

Super Meat Boy

Super Meat Boy

Categoria: plataforma / indie

Em Super Meat Boy você é um pedacinho de carne sangrenta (isso mesmo) que precisa salvar sua amada Bandage Girls (obviamente, feita de bandagens), várias e várias e várias vezes.

A jogabilidade do jogo não poderia ser mais simples: você só anda e pula. Mesmo assim, o jogo é extremamente difícil e cada nível apresenta desafios novos, acrescentando obstáculos cada vez mais difíceis e criativos. Você sempre precisará de várias tentativas para passar de fase, e em cada morte seu rastro de sangue permanece no cenário para lhe lembrar dos fracassos.

Mesmo com o objetivo simples e a jogabilidade mais ainda, Super Meat Boy conta com algumas áreas secretas que destravam personagens novos, cada um com habilidades específicas.

Super Meat Boy é ao mesmo tempo simples, frustrante e divertido.

  • Processador: 1.4GHz
  • Memória RAM: 1GB

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.