Os 10 melhores jogos para PC médio em 2020!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Seu PC não roda os jogos do momento mas também não é tão ruim assim? Então esse artigo é pra você. Reunimos abaixo uma lista com 10 jogos que, há pouco tempo atrás, só rodavam em computadores da NASA, mas hoje em dia já funcionam tranquilamente em PC médio. Todos eles requerem, em média, 4GB de RAM, um processador mais ou menos e uma placa de vídeo que não é mais grande coisa. Não se preocupe, os requisitos mínimos exatos estão bem descritos em cada um deles. Confira!

1. GTA IV

Melhores jogos para PC médio

GTA dispensa qualquer apreesentação, não é? Sendo o 11º jogo da franquia, GTA IV aprimorou muito os gráficos dos títulos anteriores e adicionou algumas mecânicas novas que se tornaram comuns nos jogos mais recentes. O cenário aqui é Liberty City, uma cidade fictícia baseada fortemente em Nova Iorque e com os elementos típicos que se pode esperar com Estátua da Liberdade e Empire State Building.

GTA IV foi o jogo que adicionou a mecânica de cobertura, que não existia até então. É com ela que você pode se esconder atrás de qualquer objeto e observar bem os inimigos para já sair atirando. O jogo também conta com um modo multiplayer muito divertido no qual 16 jogadores podem disputar o domínio da cidade utilizando todos os meios de causar o caos que já conhecemos de GTA.

  • Processador: Intel Core 2 Duo 1.8GHz ou AMD Athlon X2 64 2.4GHz
  • RAM: 2.5GB
  • Vídeo: 512MB NVIDIA 8600+ ou 512MB ATI 3870+

2. Naruto: Ultimate Ninja Storm 4

Melhores jogos para PC médio

Naruto: Ultimate Ninja Storm 4 é um dos melhores jogos de luta que você experimentar em um PC médio. Ele também é um dos mais competitivos, já que suas mecânicas não são simples de dominar e o seu conteúdo é extremamente vasto, principalmente com uma lista de personagens jogáveis maior do que nunca.

Seguindo a tradição da franquia, Ultimate Ninja Storm 4 também é um deleite para os fãs do anime/mangá. Além dos gráficos serem extremamente fiés aos originais, o jogo coincide com os eventos finais do anime, então oferece as versões mais recentes de personagens como Madara e Obito, por exemplo (além dos personagens das primeiras temporadas, é claro).

Ultimate Ninja Storm 4 também possui um Modo Aventura e um Modo single-player no qual os jogadores podem participar de combates memoráveis do anime enfrentando a inteligência artificial do jogo.

  • Processador: Intel Core2 Duo, 3.0GHz ou AMD Athlon 64 X2 Dual Core 6400+ 3.2GHz
  • RAM: 3GB
  • Vídeo: qualquer placa com 1024 MB

3. Far Cry 4

Melhores jogos para PC médio

Far Cry 4 coloca você, mais uma vez, no meio de uma guerra civil. Dessa vez o cenário é uma ilha chamada Kyrat, na região do Himalaia, de onde o nosso personagem tem descendência. Como de costume na série, o jogo oferece um imenso mundo aberto e um arsenal gigantesco de armas e equipamentos.

Para complementar, Far Cry 4 também explora uma temática sobrenatural que segue a cultura de Kyrat e que enriquece muito a história e a jogabilidade. Diversas missões se afastam da ação usual que estamos acostumados para nos colocar no controle de criaturas místicas e com habilidades fantásticas.

Far Cry 4 também possui um mapa muito mais variado que os títulos anteriores, além de possibilitar combates muito mais livres em que os jogadores podem interagir com diversos elementos do mapa.

  • Processador: Intel Core i5-750 @ 2.6 GHz ou AMD Phenom II X4 955 @ 3.2 GHz
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 460 ou AMD Radeon HD5850 (1GB VRAM)

4. Dark Souls II

Melhores jogos para PC médio

Quem não tem cão caça com gato. Se o seu PC é médio e não roda bem Dark Souls III, não deixe de jogar o segundo título! Dark Souls II também oferece tudo o que você ouviu falar sobre a série. Criaturas e bosses extremamente originais, combates com nível de dificuldade altíssimo e uma história obscura que não se esforça em nada para que você a entenda completamente.

Dark Souls II também possui uma série de ambientes macabros e muito bem desenhados e prontos para serem explorados. A liberdade do jogo permite que você avance de forma não linear e, caso você tenha problema com um chefe, é possível evitá-lo e voltar mais tarde quando estiver mais forte.

  • Processador: AMD Phenom II X2 555 3.2 GHz ou Intel Pentium Core 2 Duo E8500 3.17 GHz
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 465 ou ATI Radeon HD 6870

5. DMC: Devil May Cry

Melhores jogos para PC médio

DMC: Devil May Cry é um reboot da série Devil May Cry, desenvolvido não mais pela Capcom, mas pela Ninja Theory. Dessa vez, o filho de Sparda retorna com um novo visual e uma história rica e envolvente. Em vez de ser um meio-demônio, o personagem é um Nephilim, metade anjo e metade demônio. Sua missão: se vingar do demônio que matou sua mãe anjo e exilou seu pai demoônio.

Apesar dos elementos novos mencionados acima, DMC: Devil May Cry mantém tudo o que a franquia tem de melhor. Combates eletrizantes, efeitos especiais e cenários maravilhosos, inimigos gigantescos e macabros e inúmeros combos frenéticos que mantêm sua adrenalina no alto. Se você tem um PC médio e quer ação, esse é o jogo para você.

  • Processador: Intel Core 2 Quad 2.7 Ghz ou AMD Phenom II X4 3 Ghz
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: Geforce GTX 470 ou ATI Radeon HD 6950

6. Assassin’s Creed: Rogue

Melhores jogos para PC médio

Assassin’s Creed: Rogue é o sétimo jogo da franquia e se passa após os evenos de Assassin’s Creed: Black Flag. A história do jogo é considerada a mais rica e envolvente entre todas as anteriores, com vários personagens complexos e situações ambíguas que dificultam o jogador definir qual o lado “do bem”.

Em termos de conteúdo e jogabilidade, o jogo é bem parecido com Black Flag. Missões de stealth (furtividade) e muito parkour são complementadas por pilotagem de embarcações e combates náuticos. Conforme você avança no jogo, é possível aprimorar não só o seu personagem, mas também o seu navio, adquirindo novas armas e aparatos de defesa.

  • Processador: Intel Core i5 2400s 2.5 GHz ou AMD FX-6100 3.3 GHz
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 560Ti (1024 VRAM) ou AMD Radeon HD 6870 (1024 VRAM)

7. Need for Speed: Rivals

Melhores jogos para PC médio

Need for Speed: Rivals é uma espécie de continuação de Most Wanted com gráficos aprimorados, um mapa muito mais diversificado (mas não maior) e um sistema dinâmico de clima em que você precisa enfrentar chuva, sol e neve. As perseguições policiais também continuam aqui com a mesma intensidade e adrenalina.

Rivals oferece um modo campanha para qualquer lado da lei que você escolha. Tanto corredores quanto policiais possuem objetivos próprios que envolvem corridas perigosas que duram milhas e milhas, manobras radicais e ranques. Os dois lados também upam e desbloqueiam novos conteúdos como pistas, partes de carro, etc.

  • Processador: Intel 2.4 GHz Core 2 Duo ou AMD 2.6 GHz Athlon X2
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce 8800 GT 512 MB ou AMD Radeon HD 3870 512MB

8. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Melhores jogos para PC médio

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é mais uma obra-prima de Hideo Kojima. Dentro da vasta série Metal Gear, Phantom Pain é o que oferece mais liberdade ao jogador para decidir como concluir as missões.

Durante as missões, o jogador pode explorar o imenso mundo aberto do jogo e se aproveitar da inteligência artificial aprimorada para criar as situações que desejar. Se você precisa entrar em um edifício, é possível atrair dos guardas com uma explosão distante ou mesmo distraí-los com um corpo desacordado. As possibilidades são infinitas!

O jogo também se destaca com o seu imenso conteúdo e alto nível de interação com o ambiente. Tanto o clima quando o clico dia/noite dinâmicos influenciam diretamente na dificuldade das missões. Durante a noite é mais fácil espreitar seus inimigos, porém mais difícil é mirar em longa distância. Da mesma forma, a chuva pode atrapalhar sua visibilidade, mas abafa o som dos seus passos.

  • Processador: Intel Core i5-4460 (3.40 GHz)
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 650 (2GB)

9. Blair Witch

Melhores jogos para PC médio

Blair Witch é um jogo totalmente baseado no filme “A Bruxa de Blair”. O game é um terror psicológico que foca muito mais na tensão, no suspense e em elementos perturbadores do que em monstros ou violência explícita.

O jogo tem tudo o que um fã do gênero horror pode querer. A perspectiva em primeira pessoa é acompanhada de ótimos gráficos e, acima de tudo, efeitos sonoros de última qualidade que mergulham você na infernal floresta de Black Hills. Durante o jogo, você ouve perfeitamente os galhos quebrando sob os seus pés, susurros, a respiração do personagem principal, etc. Se você quiser maximizar essa experiência assustadora, use fone de ouvido e jogue no escuro!

  • Processador: Intel Core i3-3220 (3.30 GHz) ou AMD A8-7600 (3.1 GHz)
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: GeForce GTX 750 Ti ou AMD Radeon R7 265

10. WRC 8: World Rally Championship

Melhores jogos para PC médio

WRC 8: World Rally Championship é um dos jogos de corrida mais bonitos e completos que você pode jogar em um PC médio. Com gráficos impecáveis, circuitos variados e ambientes muito bem desenhados, o jogo é um deleite para os fãs do gênero.

WRC 8 possui um modo campanha muito rico em que, além das corridas extremamente divertidas, você precisa focar no gerenciamento da sua equipe (mecânicos, meteriologistas, etc), e cada partida garante pontos de experiência e dinheiro para arcar com os gastos do time. O jogo também possui uma árvore de habilidades (tanto sua quanto da equipe), em que você pode upar talentos específicos que farão a diferença na hora das corridas.

  • Processador: Intel Core i3-540 ou AMD Phenom II X4 940
  • RAM: 4GB
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 560 ou AMD Radeon HD 6870

Sentiu falta de qual jogo nesse top 10? Avisa a gente lá no @ligadosgamesoficial!

Veja também os melhores jogos leves para PC fraco: RPG, FPS, Estratégia e outros!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.