20 melhores jogos de todos os tempos que todo o gamer deve conhecer


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Preparar uma lista de melhores jogos de todos os tempos não é fácil. Com tantos títulos marcantes na história dos videogames, sempre tem um ou outro jogo histórico que fica de fora.

De GTA a Mario, de Tetris a Skyrim, de Street Fighter a Minecraft, há anos os jogos de videogame nos envolvem, nos divertem e continuam evoluindo.

Confira abaixo nossa seleção dos 20 melhores jogos de todos os tempos!

20. Goldeneye 007 (1997)

goldeneye 007

Um dos maiores clássicos da Nintendo, Goldeneye 007 revolucionou os jogos de tiro da época ao adicionar ao gênero uma parcela de estratégia e paciência para conseguir progredir no jogo. Se antes os jogadores só precisavam acertar seus tiros, agora era necessário planejar e esperar o melhor momento para atacar (ou apenas ficar olhando).

19. Tetris (1984)

tetris

Desenvolvido por um cientista da computação russo, Tetris foi um fenômeno mundial desde o seu lançamento. O puzzle mais famoso do mundo foi lançado pela Nintendo em 1989 para os consoles Super Nintendo e GameBoy, o que aumentou mais ainda o sucesso absurdo do jogo.

Com a jogabilidade extremamente simples e viciante, Tetris é um jogo atemporal que está presente em basicamente todas as plataformas de jogo.

“Se Tetris me ensinou alguma coisa é que os erros se acumulam e as conquistas desaparecem.”

18. Gears of War (2006)

gears of war

Gears of War é um jogo OBRIGATÓRIO para os amantes de ação. O jogo mistura pura violência com a rica história do planeta Sera, criada de forma tão boa quanto outros universos famosos dos games, como Hyrule ou Mushroom Kingdom.

Embora o jogo não seja inovador em nenhum aspecto, sua jogabilidade simples aliada aos gráficos incríveis e ação frenética fazem de Gears of War um cativante show de gore.

Apesar de o modo campanha ser relativamente curto, o modo multiplayer compensa tudo.

17. Portal 2 (2011)

portal 2

O primeiro Portal foi um “jogo-conceito” que apresentou uma mecânica inédita de puzzles. O sucesso da Valve conseguiu ser ainda maior com Portal 2, que superou seu antecessor em todos os aspectos.

Ótimos gráficos, trilha sonora incrível e dublagem perfeita fazem de Portal 2 um dos melhores jogos de todos os tempos. O enredo do modo single player é incrível e o modo cooperativo oferece puzzles ainda mais complexos.

Portal 2 é um jogo leve para quem gosta de passar o tempo resolvendo puzzles originais e bem trabalhados.

16. Doom (1993)

doom

Doom foi o responsável pela popularização dos jogos FPS (first person shooter) e serviu como inspiração para diversos jogos do gênero. Hoje em dia o jogo é, definitivamente, um dos títulos mais famosos do mundo.

O Doom de 1993 consistia basicamente em matar demônios e sair do nível. Os gráficos do jogo eram insuperáveis para a época e a inteligência artificial dos inimigos era sem precedentes.

O fato de que Doom é vendido até hoje (25 anos após seu lançamento) fala por si.

15. Half-Life 2 (2004)

half-life2

Half-Life 2 combina ação frenética com um enredo digno de Stephen King. A história se passa alguns anos após os eventos de Half-Life, quando o protagonista Gordon Freeman precisa libertar a humanidade de uma invasão alien.

Half-Life 2 é tão bom que mesmo que Half-Life 3 nunca seja lançado para sabermos o final da história de Gordon e Alex, ainda assim será uma das melhores franquias de FPS (first person shooter) da história.

14. The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991)

zelda link to the past

Até hoje, um dos melhores RPGs que existem. The Legend of Zelda: A link to the past foi o responsável por estabelecer o universo de Hyrule que amamos até hoje.

O jogo balanceia de forma perfeita o ritmo das masmorras com a exploração do cenário. Além disso, a liberdade que o jogo oferecia era inédita para a época. O mundo aberto possuía mil segredos em cada esquina, que só podiam ser descobertos quando você achasse os itens necessários.

Foi em A Link to the Past que alguns elementos ilustres do mundo Zelda foram apresentados, como a Ocarina, o famoso sonzinho de puzzle resolvido, etc.

13. Final Fantasy VII (1997)

final fantasy

Tecnologia, jogabilidade e narrativa definem Final Fantasy VII. O jogo é basicamente uma obra de arte. A qualidade dos gráficos é cinematográfica, a trilha sonora é orquestral e o enredo de ficção científica não fica atrás das melhores histórias do gênero.

O jogo foi o primeiro em 3D da série Final Fantasy e de tão bom, deu origem a 4 spin-offs e a um filme que explorou de forma mais detalhada o enredo do jogo.

Em geral, Final Fantasy VII seguiu com a mesma jogabilidade dos títulos anteriores, mas a adição do sistema de matérias tornou o jogo muito mais complexo e dinâmico.

12. The Last of Us (2013)

the last of us

Bonito, assustador e, principalmente, envolvente. The Last of Us está na lista dos jogos mais premiados da história e tem altas chances de fazer você chorar enquanto joga.

The Last of Us se passa em um futuro pós-apocalíptico no qual você precisa arriscar sua vida todos os dias para conseguir comida, roupas e abrigo. Infelizmente, no jogo a sua sobrevivência sempre resultará na morte de alguém que só está na mesma situação que você.

O enredo de The Last of Us é recheado de ação e drama pesado no melhor estilo The Walking Dead e sem dúvidas possui uma das campanhas mais bonitas que você jogará na vida.

11. The Witcher 3 (2015)

the witcher

The Witcher 3 é um RPG tão denso e profundo quanto os dois primeiros games da série, mas conta com um mundo aberto tão grande que chega a intimidar. Os inúmeros detalhes, o ciclo dia/noite e o clima dinâmico do cenário proporcionam uma experiência extremamente imersiva e autêntica no jogo.

Não há como descrever The Witcher 3 em poucas palavras, então aqui vai uma informação importante: é o jogo mais premiado da história, com um total de 251 prêmios.

10. Minecraft (2009)

minecraft

Minecraft encantou milhões de crianças e adultos no mundo inteiro com sua jogabilidade fofa e viciante. O jogo não possui objetivos nem final e o fato de que uma ideia tão simples ter sido tão bem-sucedida ainda espanta.

Em Minecraft a única coisa importante é usar a imaginação. No melhor estilo Lego o jogo consiste em criar o que você quiser com o material coletado no cenário. O jogo é online e em mundo aberto, então a interação com os outros jogadores aumenta ainda mais as possibilidades, fazendo de Minecraft um jogo basicamente infinito.

9. Super Mario 64 (1996)

super mario 64

Depois de 2 décadas de jogos do Mario em 2D, Super Mario 64 foi a primeira aventura do encanador em três dimensões.

Com desafios muito criativos e milhares de opções divertidas dentro do jogo, Super Mario 64 é, até hoje, uma ótima opção para passar o tempo.

8. World of Warcraft (2004)

world of warcraft

World of Warcraft estabeleceu um novo parâmetro no gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) que, até hoje, nunca foi superado.

O jogo é famoso por sugar a alma dos seus jogadores com suas INFINITAS quests, dungeons, raids, conquistas, diversos modos de PvP (player vs player), profissões, eventos, TUDO.

Se você nunca jogou World of Warcraft, experimente por sua conta em risco.

7. Street Fighter 2 (1991)

street fighter 2

Outro jogo que redefiniu um gênero inteiro. Street Fighter 2 foi responsável por estabelecer o modelo de jogos de luta competitivos que dura até hoje. Antes dele, os jogos de luta eram extremamente simples, com poucos golpes e poucos personagens jogáveis.

Street Fighter 2 foi o primeiro jogo de luta a contar com vários personagens com golpes, ataques especiais, forças, fraquezas e efeitos sonoros únicos para cada um. Além disso, o jogo apresentou a jogabilidade com seis botões de ataque e diferentes movimentos na alavanca (como a famosa meia-lua e o shoryuken), que é usada até hoje.

6. Red Dead Redemption (2010)

red dead redemption

Conhecido inicialmente como um “GTA do faroeste” Red Dead Redemption ganhou visibilidade o suficiente para se livrar da comparação e ganhar o coração de milhões de jogadores no mundo.

Além da jogabilidade, fotografia e enredo apaixonantes (somados ao incrível mundo aberto), Red Dead Redemption aborda diversos temas relevantes como racismo, imigração e política nos Estados Unidos, sob o ponto de vista de um protagonista imparcial.

Assim como a maioria dos jogos atuais de mundo aberto, é possível gastar inúmeras horas com quests secundárias ou apenas coletando equipamentos, ervas e flores. Além disso, com as missões que acompanham o modo online, Red Dead Redemption ocupará meses da sua vida.

5. Super Mario Bros 3 (1988)

super mario 3

Mario Bros. 3 é considerado por muitos o melhor jogo da série Mario da época 2D. O jogo inovou na jogabilidade e trouxe diversas características inesquecíveis como a roupa dos hammer brothers, roupa de sapo, roupa de guaxinim, sapato do Goomba e a maravilhosa Asa-P, que permitia atravessar uma fase inteira voando.

O jogo é dividido em 8 mundos diferentes, cada um com elementos próprios e extremamente divertidos. Pela primeira vez era possível interagir com itens não apenas nas fases, mas no mapa dos mundos. Sem dúvida é o título mais dinâmico entre os Marios da época.

4. Skyrim (2011)

skyrim

Skyrim é, de longe, uma das melhores franquias de RPG que existem. O jogo reúne todos os elementos épicos do gênero, com centenas de armas, habilidades e magias, somados a um nível de liberdade até então nunca visto.

Se você é do tipo que gosta de explorar cada detalhe dos mundos e fazer todas as quests, se prepare para perder sua vida com esse jogo, pois Skyrim redefiniu a profundidade e o tamanho dos jogos offline de RPG.

3. Grand Theft Auto V (2013)

gta 5

GTA V dispensa apresentações. A obra-prima da Rockstar é o jogo mais caro da história. Seu orçamento estimado foi de 265 milhões de dólares e, mesmo assim, o valor inteiro foi recuperado durante as PRÉ-VENDAS!

O jogo foi lançado cinco anos após o último título e conseguiu melhorar em todos os aspectos. O mundo aberto é maior, o número de missões aumentou, o enredo e os personagens são mais complexos, enfim, o jogo é incrível de todas as formas.

Em qual outro jogo sua missão é pilotar um avião até entrar em outro avião, lutar com a tripulação, roubar um pacote e pular de paraquedas e assistir o avião ser abatido por jatos militares? Pois é, esse é o nível médio de ação trazido por GTA V.

2. Super Mario World (1990)

super mario world

Super Mario World foi, para muitos que nasceram na década de 90, o primeiro contato com videogames, tendo em vista que o jogo acompanhava a compra do SNES.

O título que apresentou o amado Yoshi foi, e ainda é um dos maiores fenômenos da história, a ponto de o console e o jogo ainda serem vendidos até hoje. Jogabilidade simples, trilha sonora impecável, saídas secretas e mundos escondidos (como o mundo da estrela e o mundo especial), o jogo é simplesmente incrível.

Super Mario World definiu o tom para todos os jogos da série que foram lançados em seguida e, considerando que se trata do título mais aclamado dos videogames, merece o segundo lugar no nosso top 20.

1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)

zelda oot

Finalmente, o melhor jogo de todos os tempos na nossa opinião e na opinião de milhões de jogadores ao redor do mundo.

Como um jogo da década de 90 conseguiu ser TÃO BOM, nunca saberemos. Ocarina of Time explorou ao máximo todos os elementos da série Zelda e mesmo com tantos jogos que o seguiram, ainda é considerado pelos fãs o melhor da série.

O jogo demorou sete anos para ser lançado desde o último Zelda e valeu a pena cada dia de espera. Ocarina of Time foi o primeiro da série feito em 3D e revolucionou os jogos de aventura com a forma que, gradualmente, aumentava a dificuldade dos puzzles e das batalhas.

Ocarina of Time foi um fenômeno de vendas e recebeu um remake para 3DS, além de ser um dos mais jogados em PC através de emuladores. Assim como Super Mario World, o jogo estabeleceu um patamar a ser seguido pela série, que também é uma das maiores de todos os tempos dos videogames.

Conheça os records de speedrun mais insanos de sempre!

Os 12 melhores jogos grátis para PC!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.