Conheça os 10 melhores jogos para Nintendo Switch!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Aventura, RPG, ação, luta, etc. Não importa o gênero, os jogos da Nintendo sempre têm como foco primário a diversão. Pensando nos fãs da empresa de videogame mais "família" de todas, trouxemos uma lista com os melhores jogos do Nintendo Switch, seu último console. Confira!

1. Super Mario Odissey

Mario Odissey

Ok, esse é bem óbvio. É impossível Super Mario Odissey ficar de fora em uma lista de melhores jogos do Switch. O jogo é extremamente refinado e coloca o ilustre encanador em uma série de reinos em mundo aberto e, ainda por cima, cheios de mecânicas inéditas na série Mario.

Super Mario Odissey conta com os mundos mais variados e únicos de todos os jogos da série. Em determinado momento, inclusive, chegamos ao Metro Kingdom, uma cidade fortemente inspirada em Nova York. Assim, temos a chance de controlar o Mario entre carros, prédios, pessoas, escadas de incêndio, etc. Certamente uma experiência extremamente original para a série.

No geral, Super Mario Odissey conseguiu manter todos os elementos clássicos do jogo ao mesmo tempo que introduz novos desafios, mecânicas (seu chapéu pode até POSSUIR criaturas!) e cenários mais detalhados do que nunca.

Você deve jogar esse jogo se:

  • É fã dos jogos do Mario e quer uma experiência nova e surpreendente.

2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Breah of the Wild

Mais um jogo obrigatório nessa lista. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, assim como Mario Odissey, é mais uma prova de que a Nintendo consegue levar seus jogos para o próximo nível (e que nível!) sem se afastar dos elementos clássicos dos títulos. Há quem diga, inclusive, que é o melhor jogo já criado pela empresa.

Breath of the Wild nos coloca no maior mundo aberto já visto em um jogo Zelda. Além do tamanho do cenário, a complexidade das mecânicas dá a sensação de ser infinita. O número de interações possíveis entre os objetos e unidades é muito alto e faz com que os jogadores sempre descubram coisas novas.

Outro diferencial de Breath of the Wild é que as masmorras são bem mais focadas em puzzles do que em jogos antiores. Mesmo assim, o jogo ainda exige uma boa mistura de inteligência, precisão e execução de ações com bom timing, fazendo com que cada progresso seja muito recompensante.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer experimentar o melhor jogo de Zelda já feito.

3. Super Smash Bros. Ultimate

Smash Ultimate

O clássico jogo de luta da Nintendo chegou à sua versão definitiva no Nintendo Switch. Para satisfazer a exigente comunidade, os desenvolvedores resolveram inserir todos (TODOS) os personagens que já apareceram nas versões anteriores e muitos outros inéditos.

Ao todo, Super Smash Bros. Ultimate conta com 77 personagens (com mais 3 DLCs previstos), mais de 100 estágios diferentes e cerca de 90 itens para os jogadores mais casuais. Além disso, para os fãs mais hardcore, o Ultimate ainda possui cerca de 900 músicas dos títulos envolvidos no jogo.

Smash Bros. Ultimate traz todos os elementos conhecidos pelos seus fãs como o altíssimo nível de diversão em partidas casuais e ainda a possibilidade se jogar competitivamente com regras específicas. Além dos gráficos melhorados e o conteúdo adicional inserido, esse título conseguiu melhorar muito a experiência online em relação aos jogos anteriores.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer jogar o maior crossover de personagens da história dos videogames.
  • Procura um jogo de luta extremamente divertido para jogar em casa com os amigos.

4. Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Donkey Kong

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é uma explosão de nostalgia. Em termos de jogabilidade, o jogo é muito parecido com os títulos do Super Nintendo, mas com os gráficos atuais e com outro diferencial: a dificuldade.

À primeira vista o jogo pode parecer simples, mas, na verdade, é bem difícil em vários momentos. Passar de algumas fases já é desafio suficiente, e se você for do tipo que só se contenta com 100% dos segredos descobertos, gastará muitas horas nesse jogo.

Em Donkey Kong Country: Tropical Freeze você pode jogar com Diddy Kong, Donkey Kong e Dixie Kong. Cada um dos macacos possui suas características individuais clássicas que deverão ser usadas nos momentos certos. Inclusive, grande parte do charme desse jogo é o bom uso do modo cooperativo. Se você escolher dividir a tela com seu amigo, cada um deverá usar os macacos da melhor forma para concluir as fases e vencer os bosses.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer relembrar o melhor da experiência Donkey Kong na melhor jogabilidade e gráficos atuais.

5. Super Mario Maker 2

Mario Maker 2

Super Mario Maker 2 conseguiu superar o seu antecessor (que já era um jogo excelente) em todos os quesitos. Agora, o jogo que permite você criar suas próprias fases conta com ainda mais ferramentas, temas para fases, itens e um modo história surpreendentemente bom.

Em Super Mario Maker 2 você pode passar tanto tempo jogando quanto criando fases. O jogo é perfeito para se divertir entre amigos ou para jogar no modo hardcore criando e tentando passar de fases absurdamente difíceis.

Ao todo, você pode construir suas fases em 5 estilos bem conhecidos da série: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario 3D World e New Super Mario Bros. U.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer criar suas próprias fases de Mario ou jogar nos estágios mais ridiculamente difíceis já feitos.

6. Marvel: Ultimate Alliance 3

Marvel 3

Marvel: Ultimate Alliance 3 é um jogo de ação e RPG que reúne MUITOS personagens da Marvel. Além dos elencos principais como X-Men, Guardiões da Galáxya, Quarteto Fantástico e Vingadores, você pode até mesmo jogar com a Mulher-Aranha, Luke Cage, Motoqueiro Fantasma, Elektra, etc.

Se jogador com amigos (o jogo permite até 4 jogadores simultâneos), Marvel: Ultimate Alliance 3 fornece uma experiência muito recompensante, com muitos combos e estratégias a serem executadas entre os personagens, cada um levando em consideração suas características próprias, como o fator de cura de Wolverine, o combate de longo alcance com armas da Viúva Negra, etc.

Além dessas mecânicas de combate, Marvel: Ultimate Alliance 3 também traz um sistema de sinergias parecido com o dos recentes auto battlers. Por exemplo, se você juntar todos os Guardiões da Galáxia no mesmo time, todos os heróis ganharão mais resistência contra ataques de energia.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer a experiência mais recente da Marvel nos videogames. O jogo é extremamente recente e já há várias atualizações de conteúdo agendadas.

7. Bayonetta 2

Bayonetta 2

Bayonetta 2 possui uma das ações mais frenéticas de todos os tempos. Aclamado por muitos como um dos melhores jogos de ação da história, o jogo consegue superar o primeiro título da série em todos os sentidos, e volta a oferecer combates eletrizantes cheios de demônios grotescos e incríveis efeitos visuais.

Somada aos combates fantásticos, a história de Bayonetta 2 também é um dos fatores mais elogiados do jogo. Dificilmente você não se envolverá com a trama bem construída, e é basicamente impossível se entediar nesse jogo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer uma experiência eletrizante e combate épicos no seu Nintendo Switch.

8. Dragon Ball Fighter Z

Dragon Ball Fighter Z

Dragon Ball Fighter Z é, provavelmente, o melhor jogo de luta baseado em Dragon Ball já feito. O título entrega combates no estilo Marvel vs Capcom dignos do anime e com gráficos e animações extremamente fiéis.

Até o momento o jogo conta com 30 personagens do anime, incluindo aqueles repetidos, mas em fases diferentes (Gohan adulto, Gohan adolescente, Kid Buu, Majin Buu, etc). Já a jogabilidade segue mesmo o estilo Marvel vs Capcom, sendo extremamente centrada em execução de combos. O jogador que acertar o primeiro hit pode passar um bom tempo apertando botões e causando dano, caso não erre nada.

Dragon Ball Fighter Z ganhou em pouquíssimo tempo seu cenário competitivo ao redor do mundo. O jogo possui profundidade, balanceamento e atualizações periódicas que mantêm o jogo preparado para ser um ótimo eSport.

Você deve jogar esse jogo se:

  • É fã de Dragon Ball e quer jogar algo finalmente digno do nome.

9. Fire Emblem: Three Houses

Fire Emblem

Fire Emblem: Three Houses oferece tudo o que os outros títulos já tinham, mas mais “enxuto”. O jogo eliminou algumas mecânicas desnecessárias e simplificou várias outras.

O jogo possui um enredo determinado mas oferece muitas escolhas para você fazer, e que influenciam diretamente no desenvolvimento dos personagens. Como há um salto temporal na história, é possível ver como suas decisões afetaram os personagens mesmo anos depois.

Os combates em Fire Emblem: Three Houses seguem em turnos como na maioria dos RPG de estratégia. No entanto, o jogo também envolve o posicionamento de batalhões como peças em um tabuleiro, o que garante uma nova feição às lutas.

Você deve jogar esse jogo se:

  • É fã de jogos RPG com todos os elementos clássicos do gênero e uma história envolvente.

10. Splatoon 2

Splatoon 2

Splatoon 2 é um jogo de tiro como nenhum outro. Aqui, o objetivo é atirar tinta para todos os lados e pintar a maior área do mapa possível. Para isso, você precisa administrar seu tanque de tinta e se transformar em uma lula para recarregá-lo.

Splatoon 2 é shooter frenético que não deixa você descansar por nenhum minuto. O ritmo acelerado somado ao cenário e personagens carismáticos fazem o jogo ser extremamente divertido para uma competição amigável.

O único ponto negativo de Splatoon 2 é que ele não inovou muito em relação ao primeiro jogo da série, mas apenas refinou alguns pontos e melhorou os gráficos.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura um jogo de tiro divertido e inovador com toda a cara da Nintendo.
Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.