Super Mario: os 12 melhores jogos do famoso encanador!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Mario é, sem dúvidas, o protagonista da franquia mais famosa e bem-sucedida dos videogames. Com dezenas de jogos em seu nome ao longo de diversas plataformas, o encanador conta com jogos antigos, novos, remakes, jogos de corrida, esportes, aventuras, RPG e muito mais. Em uma série cheia de tantas pérolas, selecionamos abaixo uma lista com os 12 melhores jogos do Mario para você que é fã do bigodudo!

1. Super Mario World

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Super Nintendo

Sem dúvida o maior sucesso da década de 90, Super Mario World foi a estreia do famoso encanador em um sistema que permitia mais do que 8-bits. O jogo também foi o responsável por apresentar o querido Yoshi, que desde lá já era sacrificado para que Mario pulasse mais alto...

Com mais de 90 fases, Super Mario World era um jogo vasto e cheio de segredos. Se você já jogou, deve lembrar de diversas passagens secretas e saídas alternativas para algumas fases (lembram do Mundo Estrela?). Com certeza um dos melhores jogos do Mario e também um dos melhores jogos de todos os tempos.

2. Super Mario Odyssey

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo Switch

De longe o jogo mais rico e ambicioso do Mario, Mario Odyssey quebrou todos os limites ao apresentar 17 reinos com gráficos de tirar o fôlego e um nível de liberdade de exploração nunca visto. Dessa vez, o próprio chapéu do Mario é um personagem chamado Cappy, e pode ser utilizado de diversas formas, seja para atacar, pular em cima ou mesmo POSSUIR inimigos. Isso mesmo!

Mario Odyssey conta com inúmeros minigames e estilos de fases muito variadas, algumas, inclusive, em 2D. A possibilidade de se obter controle de inimigos e outros seres também ajuda a manter a jogabilidade sempre renovada e divertida. O jogo até mesmo apresenta um Reino do mundo real em que Mario explora uma cidade fortemente inspirada em Nova Iorque. Na nossa opinião, o melhor jogo do Mario já feito, mas por motivos de nostalgia e "relevância histórica", colocamos Mario World na frente.

3. Super Mario Bros. 3

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: NES

Super Mario Bros. 3 foi um jogo anterior a Mario World, mas que oferecia o mesmo nível de profundidade. Mesmo com gráficos inferiores ao seu sucessor, Mario Bros. 3 contava com 8 Reinos temáticos, cada um com diversas fases e obstáculos variados. Algumas fases também tinham saídas secretas que davam acesso a novos níveis ou que conferiam power-ups.

Falando em power-ups, Mario Bros. 3 oferecia uma variedade ainda maior do que a encontrada em Mario World. Aqui você tinha acesso a diversas roupas que conferiam habilidades especiais a Mario. Além da Flor de Fogo e da Capa, aqui você podia encontrar uma roupa de sapo para nadar mais rápido, uma bota gigante para pular mais alto, e a famosa roupa de guaxinim que o permitia...voar. Coisas que não questionávamos na década de 90...

4. Super Mario 64

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo 64

Super Mario 64 é outro jogo de extrema importância na história do encanador bigodudo. O título foi onde Mario apareceu em 3D pela primeiríssima vez, e a transição foi muito bem-sucedida, já que o jogo conseguiu traduzir todos os elementos clássicos da franquia para três dimensões, conferindo ao universo do Mario uma nova cara e um nível de profundidade inédito.

Além da sua importância para a história dos jogos da Nintendo, Mario 64 é uma obra-prima em si. Com um leque muito maior de ações, pular na cabeça de inimigos não era mais suficiente, já que você precisaria também agachar, rastejar, escalar, chutar, socar, nadar e até efetuar saltos duplos ou triplos. Super Mario 64 é tão bom que até ganhou um remake para Nintendo DS em 2004.

5. Super Mario Galaxy (1 e 2)

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo Wii

Quando o World ficou pequeno demais para o Mario, chegou a hora de explorar diferentes Galaxys. Super Mario Galaxy seguiu a mesma fórmula dos demais jogos 3D de Mario, com a diferença de ter cenários absurdamente bonitos e efeitos sonoros de qualidade nunca vista até então. Poder pular, literalmente, de planeta em planeta enquanto derrota inimigos novos ou já conhecidos, é uma das coisas mais divertidas em toda a franquia.

Já Super Mario Galaxy 2 é extremamente parecido com o primeiro título, mas com novos power-ups, cenários dinâmicos e também a presença do grande Yoshi. Sem dúvida uma sequência pouco inovadora, mas se tratando de um jogo TÃO BOM, quanto mais, melhor.

6. Super Mario Kart 8 Deluxe

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo Switch

Deixo aqui nosso reconhecimento a toda a franquia Mario Kart, mas o último jogo lançado é, sem dúvidas, o melhor. Mario Kart 8 Deluxe é uma versão melhorada de Mario Kart 8, originalmente lançado para Wii U. O jogo contou com diversas mecânicas, itens e personagens novos, oferecendo uma experiência mais rica do que nunca na série de corrida do Mario.

Mario Kart 8 Deluxe conta com todos os personagens que eram DLC (downloadable content) na versão original do jogo, somando 42 personagens jogáveis. O jogo também conta com cerca de 50 pistas e 12 copas,

7. Super Mario Sunshine

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo GameCube

Super Mario Sunshine foi o segundo jogo do Mario em 3D, por isso as expectativas eram altas em cima desse título. É claro, a Nintendo as atendeu. Com uma temática bem diferente das vistas até então, aqui, as aventuras acontecem durante as férias de Mario e seus amigos em uma ilha tropical chamada Delfino. O enredo do jogo já é divertido: um vilão chamado Shadow Mario vandalizou o lugar todo e Mario levou a culpa. Agora, como punição, Mario é obrigado a limpar a ilha com uma espécie de jato d´água. Ah, ele também precisa salvar a Princesa Peach das mãos do Shadow Mario...

A maior parte do gameplay de Mario Sunshine gira em torno do F.L.U.D.D, o jato d'água. Mario tem acesso a diferentes modos de utilizá-lo, seja para atacar inimigos, limpar a sujeira do inimigo, pular por precipícios, ser lançado MUITO alto no ar ou aumentar sua velocidade.

8. Super Mario Party

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo Switch

Super Mario Party é o 11º título da franquia Mario Party. Se você nunca jogou um deles, está na hora de repensar suas escolhas. Para quem não sabe, Mario Party é um jogo de tabuleiro em que vários jogadores podem escolher seus personagens favoritos, rolar dados e avançar. Além do tabuleiro em si, o jogo envolve mais de 80 minigames extremamente divertidos e variados que os jogadores devem participar para ganhar power-ups e moedas.

O maior diferencial de Super Mario Party em relação aos títulos anteriores da franquia é o suporte multiplayer online. Embora as partidas de tabuleiro não estejam disponíveis nesse modo, é possível disputar os minigames (que são a melhor parte do jogo) com jogadores de todo o mundo.

9. Super Mario Maker

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Wii U e Nintendo 3DS

Super Mario Maker é, possivelmente, o jogo mais inovador dessa lista. Embora não conte com um enredo (a Princesa não foi raptada!!), o jogo permite que os jogadores construam suas próprias fases utilizando diversas ferramentas e elementos presentes em diversos títulos da franquia. Ao todo, os jogadores podem escolher entre layouts de Super Mario Bros. Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U. Após escolher o estilo da fase, você pode construir seu próprio nível, com todos os elementos e nível de dificuldade desejado.

Após terminar a criação de uma fase, você pode fazer upload para que todos os jogadores do mundo possam jogá-la. No entanto, o jogo exige que você mesmo seja capaz de passar da fase antes de poder publicá-la. Por isso, Mario Maker é um jogo para quem gosta de desafios, já que os limites aqui são a imaginação de milhões de jogadores ao redor do mundo.

10. Luigi’s Mansion 3

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Nintendo Switch

Ok, ok, não é um jogo do MARIO, mas você sabe que merece estar nessa lista. Luigi's Mansion 3 o terceiro jogo da franquia que colocou o Luigi como protagonista. Assim como os dois jogos anteriores, nesse você também precisa explorar um hotel assombrado enquanto captura fantasmas com o dispositivo Poltergust.

Luigi's Mansion 3 possui um modo história single-player com 17 níveis temáticos e um modo multiplayer que permite até 8 players jogarem cooperativamente ou um contra o outro. O jogo foi extremamente bem recebido e premiado, inclusive, como o "Melhor jogo para a família" em 2019.

11. Super Paper Mario

Melhores jogos do Mario

  • Plataforma: Wii

A franquia Paper Mario sempre mereceu reconhecimento devido as suas mecânicas inovadoras, diversão e, principalmente, pelo puro carisma. Mas foi em Super Paper Mario que a série ofereceu, até o momento, sua melhor versão. Para quem nunca jogou, trata-se de um jogo de plataforma misturado com RPG onde Mario pode viajar entre as dimensões 2D e 3D. O jogo conta com vários elementos que não estão presentes em outros jogos da série, como um sistema de pontos de experiência, NPCs, quests primárias e secundárias, etc.

Uma das principais graças de Super Paper Mario são os segredos escondidos pelas dimensões. Em vários momentos você precisará trocar entre 2D e 3D para conseguir avançar e descobrir caminhos ocultos que não eram visíveis de outra forma. O jogo também faz ótimo uso dos controloes de movimento do Wii Remote, especialmente dentro de minigames.

12. New Super Mario Bros.

Melhores Jogos do Mario

  • Plataforma: Wii U e Nintendo DS

New Super Mario Bros. foi o primeiro jogo de uma nova série de games dentro da franquia Mario. O jogo retornou ao modelo de plataforma 2D, mas com personagens e objetos em 3D. Ele também "importou" diversas mecânicas que só estavam presentes nos games 3D do Mario e, pela primeira vez, podemos dar um pulo triplo, pular na parede e dar o famoso "ground pound" em duas dimensões.

Assim como os primeiros jogos do Mario, o objetivo aqui é simplesmente chegar no fim das fases e agarrar uma bandeira. Embora o jogo tenha sido um pouco criticado pela simplicidade, o imenso sucesso de vendas fez com se iniciasse uma nova série de jogos marcadas por "New" nos títulos.

Confira também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.