Os 20 melhores jogos do Atari para quem é só nostalgia!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

O clássico console Atari (também chamado de Atari 2600) contou com vários títulos de peso que ainda são lembrados até hoje. Vários dos seus jogos estrearam gêneros inteiros, iniciaram franquias que duram até hoje ou ainda servem como modelo para games atuais. Se você está aí nostálgico ou apenas curioso para ver os melhores jogos da década de 80, confira abaixo os 20 melhores jogos do console Atari!

1. Pac-Man

Melhores Jogos Atari

O clássico dos clássicos. Pac-Man dispensa qualquer tipo de apresentação. O monstrinho amarelo fez sua primeira aparição no Atari onde devia coletar pequenas moedas enquanto evitava ser atingido por fantasmas. Vida longa!

2. Donkey Kong

Melhores Jogos Atari

O macaco mais famoso da Nintendo não começou sua carreira como mocinho. No seu primeiro jogo do Atari, Donkey Kong era, na verdade, um vilão que tentava de todas as formas evitar que Mario alcançasse a Princesa Peach no alto de uma construção.

3. Space Invaders

Melhores Jogos Atari

Mais um jogo que é basicamente o rosto da plataforma Atari. Dentro do seu gênero, Space Invaders foi o título mais bem-sucedido da época, e colocava você no controle de uma navezinha com o objetivo de destruir todos os alienígenas. As fases se tornavam cada vez mais difíceis e era necessário muito reflexo para evitar os ataques oponentes.

4. River Raid

Melhores Jogos Atari

River Raid foi um dos jogos mais inovadores do Atari. Ao contrário da maioria dos outros jogos de avião/nave, aqui a tela não era fixa, e você precisava sobrevoar um rio com uma tela em movimento que sempre apresentava mais obstáculos à frente. O jogo também inovou com a possibilidade de controlar a velocidade do avião e com um um sistema de abastecimento. O jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias.

5. Asteroids

Melhores Jogos Atari

Mais um jogo de nave extremamente bem-sucedido, Asteroids colocava você no controle de uma nave que precisava destruir asteróides que vinham de todos os lados. Ao destruir um, ele se desfazia em pedaços menores que também precisavam ser destruídos ou evitados.

6. Pitfall!

Melhores Jogos Atari

Talvez você não pense em Pitfall! como um dos jogos mais famosos do Atari, mas ele foi o segundo mais vendido da história do console, perdendo somente para Pac-Man. O jogo era de aventura em plataforma, e você precisava coletar tesouros em uma floresta no tempo de 20 minutos. Para isso, você precisava evitar todos os tipos de obstáculos, fosse escalando, pulando, se pendurando em cordas, etc.

7. Enduro

Melhores Jogos Atari

Enduro foi um jogo de corrida em que seu objetivo era ultrapassar um número específico de carros por dia dentro do jogo. Não havia linha de chegada, então para passar para a próxima fase você precisava bater a meta da fase seguinte. O jogo contava com algumas mecânicas muito inovadoras para a época como um ciclo de dia e noite que afetava a visibilidade do percurso, além de um clima que também variava, podendo afetar o controle do carro em dias de neve, por exemplo.

8. Adventure

Melhores Jogos Atari

Adventure era um jogo de aventura (como você deve ter suspeitado) com gráfico extremamente minimalistas. Era uma espécie de Zeldinha 8-bit muito piorado e exigia que usássemos a imaginação para completar o cenário. Aqui, seu personagem era representado por um quadrado e sua espada era uma seta. O objetivo era recuperar um cálice e devolvê-lo a um castelo, derrotando dragões e utilizando itens pelo caminho. O jogo também apresentou o primeiro easter egg da história dos videogames.

9. Megamania

Melhores Jogos Atari

Megamania era um jogo extremamente parecido com Space Invaders. Com uma tela fixa, você controlava uma navezinha que precisava destruir ondas e ondas de objetos estranhos como hambúrgueres, ferros de passar e até gravatas-borboleta. Apesar de ter poucas fases, sempre que você precisava repetir uma, ela se tornava mais difícil e os objetos se tornavam muito mais rápidos.

10. Breakout

Melhores Jogos Atari

Breakout foi o primeiro jogo do gênero "breakout-game" ou "block-breaking". Aqui você controlava uma barrinha com o objetivo de rebater uma bola até que ela destruísse todos os blocos acima. Um conceito muito ultrapassado hoje em dia, mas foi onde tudo começou.

11. Pong

Melhores Jogos Atari

Um dos jogos mais simples já inventados, mas também um dos mais divertidos (talvez até hoje). Pong foi o primeiro videogame lucrativo DA HISTÓRIA e permitia que até 2 jogadores pudessem competir em um tênis de mesa virtual. Um ancião dos videogames.

12. Keystone Kapers

Melhores Jogos Atari

Keystone Kapers era um jogo em plataforma em que você controlava um policial que persegue um ladrão dentro de uma loja. O cenário era 8 vezes maior do que aparecia na tela, então você precisava correr até um canto para acessar uma nova parte. Durante a perseguição, você precisava esquivar de obstáculos pegar elevadores, subir e descer escadas e tudo o que você necessário para alcançar o ladrão.

13. H.E.R.O

Melhores Jogos Atari

H.E.R.O foi um dos jogos mais bonitos em termos de gráficos no Atari. O jogo era de aventura em plataforma e colocava você no papel de um herói que devia resgatar sobreviventes. Apesar da limitação de controles do Atari, o jogo possuía diversas mecânicas e permitiam que você utilizasse um jetpack e um raio laser, além dos controles de movimento, é claro.

14. Frostbite

Melhores Jogos Atari

Em Frostbite você controlava um esquimó que precisava ficar pulando em placas de gelo enquanto se esquivava de animais. Quanto mais tempo você passava pulando e evitando inimigos, um iglu se formava aos poucos no topo da tela. Assim que o abrigo estivesse pronto, você podia ir até ele para passar de fase, mas antes era preciso fugir de um urso polar.

15. Frogger

Melhores Jogos Atari

Frogger foi um dos primeiros jogos que, posteriormente, serviria de modelo para diversos outros. Nele você controlava pequenos sapos com o único objetivo de atravessar a rua. Para isso, você precisava evitar carros que andavam na pista em diferentes velocidades, além de pular em tábuas e tartarugas para conseguir atravessar um rio. O jogo possuía apenas algumas fases diferentes, mas o objetivo era sempre chegar do outro lado com 5 sapos.

16. Popeye

Melhores Jogos Atari

O primeiro jogo do famoso marinheiro Popeye. Seu objetivo era coletar diversos itens arremessados por Olivia Palito enquanto evitava os ataques de Brutus. Ao contrário da maioria dos jogos do Atari, em Popeye não era possível pular, e o único comando além da movimentação era um soco. É claro, também era possível comer espinafre para ficar mais forte.

17. Boby is Going Home

Melhores Jogos Atari

Boby is Going Home foi outro título de grande sucesso do Atari. Para passar de fase, só era necessário levar Boby até a sua casa. No caminho, é claro, era necessário evitar todos os tipos de obstáculos. O jogo também tinha um dos gráficos mais detalhados do Atari.

18. Sneak’N Peek

Melhores Jogos Atari

Sneak'N Peek oferecia uma ótima experiência de esconde-esconde no Atari. Aqui, um dos jogadores podia tomar seu tempo para es esconder (desde que o outro jogador não estivesse olhando), em diversos pontos da casa ou mesmo fora dela. Após isso, o outro jogador era responsável por encontrá-lo. Muito simples, mas também muito inovador para a época.

19. Seaquest

Melhores Jogos Atari

Seaquest colocava você no controle de um submarino com o objetivo de resgatar pessoas no fundo do mar. Para isso, você tinha que destruir os seres aquáticas que o atacavam ao mesmo tempo que precisava administrar seu oxigênio. Sempre que você estava prestes a ficar sem ar, era necessário ir até a superfície e recuperar a barra de oxigênio.

20. Jawbreaker

Melhores Jogos Atari

Jawbreaker foi uma espécie de clone de Pac-Man muito bem-sucedido na década de 80. O jogo era um pouco mais limitado já que na maior parte do tempo você só se movia para as laterais, mas a ideia era exatamente a mesma do famoso "Come-Come": coletar pontos enquanto tenta fugir de fantasminhas.

Confira também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.