Os 60 melhores jogos do PS2 para você matar a saudade


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Que o PlayStation 2 foi um dos melhores consoles já criados, ninguém tem dúvida. O seu sucesso é perceptível pelo número de vendas, que já passou da casa dos 150 milhões de dólares. Além de ser a plataforma de jogos mais vendida da história, abriga certamente muitos dos melhores games que já foram desenvolvidos. Veja abaixo os 60 melhores!

1. God of War II

God of War II

God of War II foi a última aventura do Fantasma de Esparta, o deus da guerra Kratos, no PlayStation 2. Aprimorando o que funcionou no primeiro título e corrigindo pequenos erros de mecânica, esse título se destacou pela forte narrativa e por uma jogabilidade simples e eficiente. E com um final que foi inesquecível!

2. Black

Black

Black é talvez o melhor shooter em primeira pessoa do PlayStation 2. Há quem o considere, ainda, um dos 100 melhores jogos do gênero já criados. Primeiro porque mesmo pertencendo a uma console da 6ª geração, seus gráficos são melhores do que muitos títulos da geração posterior. Visualmente falando, é um jogo muito detalhado, com uma ambientação gráfica e sonora espetacular.

3. Guitar Hero II

Guitar Hero II

Guitar Hero II foi um sucesso ainda maior do que o seu antecessor e contribuiu para popularizar os jogos musicais. Além disso, é um jogo bastante democrático, visto que não necessita que os jogadores usem a "guitarrinha" para jogá-lo. Quem ficar mais confortável com o joystick pode usá-lo sem problemas.

4. Silent Hill 2

Silent Hill 2

Com frequência Silent Hill 2 é visto como um dos maiores, senão o maior jogo de terror de todos os tempos. A narrativa é muito bem desenvolvida a partir de uma jogabilidade efetiva e simples. A trilha sonora e a ambientação obscura oferecem os elementos perfeitos para um título conhecido por sua temática de horror psicológico.

5. Kingdom Hearts II

Kingdom Hearts II

Kingdom Hearts II é uma fusão entre as personagens da Disney e as personagens da franquia Final Fantasy, assim como o primeiro título dessa série também o era. Aqui acompanhamos Sora mais uma vez, na companhia de Pato Donald e Pateta, viajando entre mundos fantásticos do reino de Mickey Mouse.

6. Final Fantasy X

Final Fantasy X

O décimo título principal da franquia Final Fantasy foi um marco no PlayStation 2. Ele é a transição dos fundos pré-renderizados para uma ambientação em 3D. Além disso, trouxe pela primeira vez a dublagem aos jogos da série. Por fim, o combate em Final Fantasy X deixou de se basear em turnos em tempo real. Utiliza, ao contrário, turnos que não são condicionados pelo tempo.

7. Shadow of the Colossus

Shadow of the colossus

Esse título é visto como uma obra de arte dentro do mundo dos jogos. Trouxe ao PlayStation 2 um sistema de jogo que não era muito comum para um game de ação. Na pele de Wander, você explora um mundo mais ou menos aberto, em que você deve derrotar 16 colossi, que são criaturas gigantes. Isso para ressuscitar uma menina chamada Mono.

8. Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas

GTA: San Andreas é considerado um dos títulos mais importantes da 6ª geração de consoles. É o jogo mais vendido do PlayStation 2 e um dos mais aclamados da franquia Grand Theft Auto. Apesar de toda a controvérsia gerada em cima de seu gameplay violento, tornou-se um sucesso histórico entre muitos produtos culturais.

9. Prince of Persia: The Sands of Time

Prince of Persia: The Sands of Time

A experiência proporcionada por The Sands of Time é o que faz dele um título muito importante no PlayStation 2. O enredo é interessante e intrigante. A atmosfera do jogo, seja ela visual ou sonora, é fantástica. Porém é na combinação de fases de luta com fases de exploração que esse Prince of Persia conquistou os jogadores.

10. Resident Evil 4

Resident Evil 4

O quarto título principal da franquia Resident Evil foi considerado um dos mais importantes jogos do PlayStation 2. Totalmente em terceira pessoa, mostra uma grande evolução em termos de jogabilidade em relação ao Resident Evil 3. A mecânica da câmera foi modificada, por exemplo, principalmente em relação ao sistema de tiros.

11. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é um dos jogos mais bonitos do PlayStation 2. Para a época, os gráficos eram perfeitos. O fato de dois terços do jogo ser ambientado em uma floresta favoreceu ainda mais a maior característica da franquia: furtividade. A implementação de outras mecânicas nesse sentido faz desse jogo um dos melhores títulos de stealth do PlayStation 2.

12. Okami

Okami

Vamos a uma das maiores obras-primas do PlayStation 2. Okami foi lançado quase junto com o PlayStation 3. Mesmo tendo sido bem recebido pela crítica especializada, teve baixo número de vendas. Ainda assim, fez muito sucesso e ainda hoje é lembrado por seu design em aquarela e pelos fortes traços narrativos.

13. Bully

Bully PS2

Nem é preciso dizer muito sobre Bully. Foi um dos melhores jogos do PS2, pois permitia aos jogadores enfrentarem valentões da escola, enquanto frequentava as aulas. Basicamente um GTA dos estudos!

14. Devil May Cry 3

Devil May Cry 3

Até hoje Devil May Cry 3 é considerado por muitos o melhor da franquia. É enorme e complexo, apresentando uma versão mais jovem e feroz do caçador de demônios Dante.

15. Grand Theft Auto: Vice City

Grand Theft Auto: Vice City

Vice City foi um sucesso por ter sido uma expansão em termos de mapa de GTA III. Além disso, a ambientação em um verão dos anos 80 nos Estados Unidos, com uma trilha sonora fiel à época, foi sensacional para garantir a imersão dos jogadores.

16. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Snake Eater é perfeito, mas Sons of Liberty é também um jogo maravilhoso. Dezenas de reviravoltas no enredo, mecânica de tiro avançada e gráficos de babar para a época são coisas que definem esse game.

17. Need for Speed Most Wanted

Need for Speed Most Wanted

Most Wanted foi um dos melhores jogos de corrida do PS2. O mundo aberto era espetacular, e as opções de customização dos carros beirava o infinito. A fuga da polícia era frenética, e poder ganhar os carros de outros corredores de rua era bem desafiador.

18. Need for Speed Underground

Need underground ps2

Need Underground e Need Underground 2 foram icônicos. A customização foi elevada a um nível ainda maior, e o gameplay noturno trouxe um ar muito interessante à franquia. Sem contar a trilha sonora, que marcou uma geração!

19. Devil May Cry

devil may cry 1

Merece o posto nesta lista porque nos deu uma das personagens mais importantes dos games: Dante. Devil May Cry, aliás, reforçou uma nova forma de mecânica de ação, com uma narrativa super sombria.

20. Tony Hawk’s Pro Skater 3

Tony Hawk’s Pro Skater 3 ps2

Um dos jogos mais queridos da franquia. Para o PS2 permitiu aos jogadores controlarem nomes como Wolverine e Darth Maul. Fora as inovações em relação ao PS1, como suporte ao jogo online.

21. God of War

god of war ps2

God of War também merece destaque. O primeiro jogo da franquia foi empolgante pelos gráficos e pela narrativa. Controlar Kratos enquanto ele matava criaturas mitológicas era maravilhoso.

22. Enter The Matrix

Enter the matrix

Enter The Matrix foi um sucesso, tendo sido lançado junto com os dois últimos filmes. São dois protagonistas que vivenciam eventos paralelos às tramas do cinema, com uma mecânica de luta muito próxima à pancadaria executada por Neo.

23. Gran Turismo 4

Gran Turismo 4 ps2

Gran Turismo 4 foi um dos poucos jogos que permitia a resolução máxima do PS2, os 1080i. Foi o melhor jogo de corrida (sem contar Need for Speed), pois tinha centenas de carros, dezenas de pistas e muitas conquistas para obter.

24. Guitar Hero 3: Legends of Rock

Guitar Hero 3: Legends of Rock

Lendário! Guitar Hero 3 permitiu aos jogadores enfrentarem e controlarem Slash e Tom Morello, além de apresentar pela primeira vez na franquia músicas originais, não gravadas por outros artistas.

25. Beyond Good & Evil

Beyond Good & Evil

Um jogo em que você controla uma repórter que luta artes marciais e que deve investigar uma conspiração alienígena. Só isso já fazia de Beyond Good & Evil um jogo incrível!

26. Onimusha

Onimusha 1 ps2

Onimusha teve uma vida longa no PS2, com várias e boas sequências. O primeiro título é um dos melhores justamente por ter apresentado o universo de samurais e de deuses japoneses em meio a uma sociedade moderna.

27. Burnout 3 Takedown

Burnout 3 Takedown

Burnout 3 Takedown é um exemplo de uma mistura perfeita entre vencer uma corrida e destruir cenários e outros corredores. A emoção e a adrenalina são fantásticas!

28. Viewtiful Joe

Viewtiful Joe ps2

Joe, o herói do jogo, lembrava muito o Deadpool, com suas piadas ácidas e estio de luta agressivo. O jogo tinha uma narrativa violenta, com um visual desenhado e com referências a vários outros produtos, incluindo Devil May Cry.

29. Winning Eleven

winning eleven ps2

No PS2 quem mandava no futebol era a Konami, com seu Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer. Qualquer um dos títulos, seja o 7, o 8 ou 9 representam bem a qualidade que a franquia tinha nesse console.

30. Prince of Persia: Warrior Within

Prince of Persia: Warrior Within

A continuação de Sands of Time trouxe um príncipe mais fechado, dark e furioso. Nesse game você deve fugir do Guardião do Tempo, que quer puni-lo pelas alterações feitas no jogo anterior.

31. FIFA Street

FIFA Street

FIFA Street começou e teve seu auge no PS2. Trazia Messi, Ronaldinho e Cristiano Ronaldo como protagonistas, focando-se em partidas de rua, com dribles de freestyle e possibilidade de customização dos jogadores.

32. NBA Street Vol. 2

NBA Street Vol. 2

Pense em um FIFA Street do Basquete e é isso que temos em NBA Street. Focado em dribles e em jogadas de rua, você tem uma série de opções de customização de personagens e opções de quadras ao ar livre para participar de jogos acirrados.

33. Resident Evil Code: Veronica X

Resident Evil Code: Veronica X

Code: Veronica X é quase como um spin-off da franquia The Resident Evil. Se passa pouco depois dos eventos de The Resident Evil 3, envolvendo Claire e Chris Redfield em uma conspiração ainda maior do que as dos jogos anteriores.

34. Yakuza 2

yakuza 2

Yakuza 2 melhorou o que já era bom no primeiro título. Explorou com profundidade os conflitos das máfias japonesas, oferecendo aos jogadores uma mecânica de combate mais precisa.

35. Virtua Fighter 4

Virtua Fighter 4

O jogo de luta da SEGA atendeu ao apelo dos jogadores e chegou muito mais simples que o antecessor. A pegada mais árcade fez sucesso, principalmente porque esse título foi uma volta às origens.

36. Persona 4

persona 4

O último Persona do PS2 explorou as dimensões paralelas, trazendo conceitos de física quântica, com visual de anime. Ele foi tão cultuado que rendeu outros jogos derivados, além de sequências nos próximos consoles da Sony.

37. Max Payne

Max Payne

Algumas mecânicas de Max Payne são inspiradas nos filmes de Matrix, como a ideia de câmera lenta quando a bala passa pelo jogador. Max é um protagonista marcante, e as escolhas do jogador afetam o seu destino no jogo!

38. Splinter Cell

Splinter Cell

Splinter Cell é, assim como Metal Gear, um jogo de furtividade. O espião Sam Fisher tinha à disposição muitas ferramentas, gadgets e armas para executar todas as missões com o máximo de perfeição!

39. Spider Man II

Spider Man II ps2

Nem todos lembram como Spider Man II foi bom. Depois de Marvel’s Spider Man, ele talvez seja o melhor jogo do teioso já feito. Nova York realista, mecânica de jogo suave e fluída e gráficos bastante convincentes marcaram esse título.

40. The Simpsons: Hit and Run

The Simpsons: Hit and Run

O mundo aberto de The Simpsons: Hit and Run trouxe aos fãs do desenho uma enorme Springfield para explorarem. O jogo tinha gráficos muito bonitos, centenas de missões e todas as personagens queridas da animação.

41. Mortal Kombat Shaolin Monks

Mortal Kombat Shaolin Monks

Shaolin Monks é bom porque é mais do que um jogo de luta. Esse beat n’ up relembra os jogos dos arcades, fazendo com o que o jogador controle Liu Kang ou Kung Lao em fases, tanto de forma cooperativa como solo.

42. SoulCalibur III

SoulCalibur III

SoulCalibur III foi o auge da franquia no PS2. Além de ser um jogo de luta com personagens icônicos, trouxe um modo história com evolução e com criação de personagem, no melhor estilo Role Playing.

43. Tekken 5

Tekken 5

Tekken não tem erro para quem quer dar umas porradas virtuais. O 5 trouxe maior customização de lutadores, combates mais intensos e novas personagens.

44. Ratchet & Clank: Up Your Arsenal

Ratchet & Clank: Up Your Arsenal

Up Your Arsenal foi o primeiro a ter multiplayer na franquia. As melhorias foram focadas em aumentar o tamanho do arsenal e em dar maior número de poderes à dupla de exploradores espaciais.

45. Twisted Metal: Black

Twisted Metal: Black

Há quem considere esse o melhor da franquia Twisted Metal. De fato ele é muito semelhante às versões do PS1, mas com mais carros, com mecânica mais afinada e com gráficos de maior qualidade.

46. Ace Combat 4: Shattered Skies

Ace Combat 4: Shattered Skies

Em 18 missões você controlava diversos aviões para interceptar alvos, escoltar aliados ou simplesmente lançar mísseis em inimigos. Com 21 modelos de aeronaves disponíveis e com sistema de fala por rádio, o jogo brilhou entre os amantes de aviões de guerra.

47. Def Jam: Fight for NY

Def Jam: Fight for NY

Def Jam não era apenas um jogo de luta, mas um jogo de luta entre... rappers. Você podia controlar Snoop Dogg ou Ludacris em batalhas insanas em cenários de Nova York. Um jogo bem underground, mas muito divertido.

48. SOCOM 2: US Navy Seals

SOCOM 2: US Navy Seals

SOCOM 2 é um jogo de guerra que se passa em 4 países, incluindo o Brasil. Esse shooter tático permitia dar ordens aos membros da equipe, além de contar com modos online!

49. Jak and Daxter: The Precursor Legacy

Jak and Daxter: The Precursor Legacy

Jak and Daxter é claramente inspirado em Banjo Kazooie. O objetivo era coletar itens nas fases, para poder avançar para o próximo cenário, enfrentando inimigos e chefes de nível.

50. Rayman 2 Revolution

Rayman 2 Revolution

Rayman 2 foi na época bem recebido por seu visual 3D impecável. A quantidade de fases elevada também foi um ponto positivo, com grande foco na capacidade de exploração dos cenários.

51. Lord of The Rings: The Two Towers

Lord of The Rings: The Two Towers

Um dos melhores jogos da franquia O Senhor dos Anéis. Você podia controlar Aragorn, Legolas ou Gimli, em combates ferozes, que transmitiam muito bem o ambiente dos filmes.

52. Dark Cloud

Dark Cloud

Para a época, Dark Cloud foi um RPG de ação até revolucionário. As mecânicas de criação de cenários e de viagem no tempo davam um toque muito divertido ao game.

53. Dragon Quest VIII

Dragon Quest VIII

O mangá criado por Akira Toriyama deu origem a uma franquia de jogos maravilhosa. E Dragon Quest VIII é perfeito, visualmente falando e em termos de narrativa. Um RPG de ação necessário a todos os fãs do estilo!

54. ICO

ICO

ICO é um jogo para quem gosta de pensar e de resolver quebra-cabeça. É complexo, devagar e foi um dos primeiros jogos do PS2 a trazer aquele conceito de jogo-arte, focado em um gráfico bonito e em uma boa história.

55. SSX Tricky

SSX Tricky

SSX Tricky era um joguinho de snowboard. Com controles muito simples, fez sucesso por ter níveis de dificuldade bastante competitivos na IA e por incluir um modo de campeonato mundial.

56. Bloody Roar 4

Bloody Roar 4

Outro jogo de luta underground, mas que surpreendeu pela proposta. Todos os lutadores se transformavam em um animal no meio da luta. Você tinha desde o Coelho ao Dragão e mesmo uma Toupeira Mecânica!

57. Medal of Honor Frontline

Medal of Honor Frontline

Antes de Call of Duty e Battlefield, Medal of Honor mandava nos jogos de guerra. Frontline colocava você para atravessar Holanda, França e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Muito tiro e muita adrenalina!

58. Fatal Frame

fatal frame ps2

Fatal Frame foi uma franquia que fez sucesso no Japão, mas nem tanto no Brasil. Ainda assim, era de muita qualidade. Nele você tinha uma câmera, que usava para fotografar e matar fantasmas. O jogo era mesmo assustador...

59. Destroy All Humans! 2

destroy all humans

Nesse jogo você assume o comando de um alienígena que quer destruir a raça humana e controlar o mundo. Com várias referências à cultura pop e a eventos políticos, é um game indispensável para quem tem bom humor e para quem gosta de muita ação!

60. Metal Slug Anthology

Metal slug anthology

Metal Slug é um dos mais queridos jogos de arcade de todos os tempos. Essa edição trouxe mais de 7 jogos da franquia em um só disco, o que permite horas e horas de ação e de muitas balas disparadas nesse game de plataforma.

Outras listas que podem lhe interessar:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.