Os 30 melhores jogos de luta de todos os tempos!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Você gosta de uma pancadaria nos videogames? Então conheça os 30 melhores jogos de luta da história! São games presentes nas mais diversas plataformas: desde os Arcades aos consoles das gerações mais recentes. Confira quais são os games e se surpreenda com os grandes títulos do gênero!

1. Street Fighter III: Third Strike (2000)

Street Fighter III: Third Strike

Plataformas: PS2, PS3, PS4, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Dreamcast, PC e Arcade

Street Fighter II é ótimo. Mas Street Fighter III é maravilhoso. O melhor jogo de luta de todos os tempos mistura animações de golpes emocionantes, desvios e blockings com timing perfeito e reviravoltas em lutas que somente Third Strike consegue.

São diversas inovações em comparação ao game anterior em relação ao combate, mas também em relação aos cenários. São mais realistas, fazendo parte de todas as lutas. E a mistura de lutadores antigos e de novos traz aquela nostalgia fundida com novidade.

2. Super Smash Bros. Melee (2001)

Super Smash Bros. Melee

Plataforma: GameCube

Justamente porque Super Smash Bros. Melee não tem nada da mecânica "tradicional" dos jogos de luta que ele está quase na primeira posição. A reunião dos melhores personagens da Nintendo em um game de luta, colocando Link e Mario em uma arena de batalha, é impagável. O jogo é rápido, polido e simples de dominar, o que faz dele tão bom quanto os da geração atual.

3. Super Street Fighter II Turbo (1994)

Super Street Fighter II Turbo

Plataformas: PS1, PS2, PS3, PS4, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Switch, Wii U, Game Boy Advanced, Dreamcast, Saturn, PC e Arcade

Super Street Fighter II Turbo é considerado por muitos o melhor da franquia. Primeiro porque tinha novos combos de muita qualidade, modos de jogo variados e, claro, a primeira aparição de Akuma, o lendário lutador de cabelos cor de fogo.

4. Mortal Kombat II (1993)

Mortal Kombat II

Plataformas: PS1, PS3, Xbox 360, Saturn, Sega 32X, SNES, Genesis, Sega Master System, Game Gear, PC e Arcade

O primeiro jogo trouxe violência gratuita, mas o segundo Mortal Kombat trouxe batalhas com muita qualidade. Os Fatalities e as batalhas sangrentas ainda continuavam lá, mas os combos e golpes especiais davam um brilho único ao game. Sem contar os segredos e desbloqueáveis que somente os mais feras conseguiam encontrar.

5. Soulcalibur (1998)

Soulcalibur

Plataformas: Xbox, Dreamcast, iOS e Android

O primeiro Soulcalibur fez sucesso por permitir movimento em 8 direções. Na época isso foi de cair o queixo. Com lutadores inesquecíveis e com um sistema de combate baseado em armas, o game se destacou entre os demais e ainda hoje é lembrado com carinho pelos players.

6. Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)

Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes

Plataformas: PS2, PS3, Xbox, Xbox 360, Dreamcast e PC

Jogo mais ambicioso da franquia, New Age of Heroes traz 55 personagens no total. Todos são animados de forma a parecerem-se com suas versões mais icônicas, principalmente os heróis da Marvel. Jogando com 3 lutadores de uma só vez na equipe, a quantidade de combos que se podia fazer beirava o infinito!

7. Tekken 7 (2017)

Tekken 7

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Tekken 3 é inesquecível, mas o 7 é o melhor. São muitos personagens icônicos, um sistema de Rage melhorado e novas opções de câmera que deixam as batalhas cinematográficas. Cada lutador tem mais de 100 golpes para você dominar, o que dá aí muitas horas de treinamento.

8. Guilty Gear XRD (2014)

Guilty Gear XRD

Plataformas: PS3, PS4 e PC

Sistemas Arcanos, blocks e combos doidos são o principal de Guilty Gear. XRD, no entanto, foi além e "forçou" os jogadores a se adaptarem a um novo sistema de combate. O estilo anime no visual é outro ponto bacana, transformando o game em um dos favoritos dos fãs.

9. Samurai Shodown II (1994)

Samurai Shodown II

Plataformas: PS1, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Switch, Android, iOS e PC

Em 1994 Samurai Shodown II foi uma inovação absurda. Trouxe um set de golpes vasto para um jogo de cartucho, contra-ataque e habilidade de quebrar armas inimigas. Isso permitia duelos acirrados e disputados, já que os jogadores criavam várias estratégias diferentes por batalha.

10. Super Street Fighter IV: Arcade Edition (2010)

Super Street Fighter IV: Arcade Edition

Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

SSF IV é conhecido como o responsável por repopularizar os jogos de luta. É a conexão do passado com o futuro do gênero, trazendo todos os lutadores mais famosos da série, com uma mecânica de jogo mais próxima do que vemos hoje.

11. Capcom vs. SNK 2: Mark of The Millennium 2001 (2001)

Capcom vs. SNK 2: Mark of The Millennium 2001

Plataformas: PS2, Xbox, GameCube e Dreamcast

Esse crossover da Capcom traz personagens de Street Fighter, de Samurai Shodown e de King of Fighters. Existem diversos estilos de luta, os grooves, que dão uma pegada diferenciada ao game. Eles copiam estilos de personagens dos games da SNK e da Capcom, o que agrada muito aos fãs dos games mais antigos das empresas.

12. The King of Fighters 2002 Unlimited Match (2005)

The King of Fighters 2002 Unlimited Matc

Plataformas: PS2, PS3, PS4, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Switch e PC

Jogo simples, focado nas batalhas entre duas equipes de três lutadores. Todos os personagens dos games anteriores estão presentes, o que dá combinações de times super variadas! Unlimited Match faz com que os jogadores queiram jogá-lo dezenas de vezes para encontrarem o seu Time do Sonho!

13. Darkstalkers 3 (1997)

Darkstalkers 3

Plataformas: Saturn e PS1

Darkstalkers 3 tem muito de humor e de terror. Pega elementos de jogos como Castlevania e de games de luta como Marvel vs. Capcom. Toda essa mistura faz um jogo fofo, com boas animações, principalmente a dos especiais, que fazem você sentir que está diante de um filme!

14. Virtua Fighter 5 (2007)

Virtua Fighter 5

Plataformas: PS3 e Xbox 360

Virtua Fighter sempre coloca pelo menos um jogo na lista dos melhores do gênero. No caso do VF 5, são 17 lutadores, bem balanceados, como movimentos únicos, o que exige diferentes abordagens dos jogadores. Não dá para simplesmente apertar botões e esperar vencer!

15. Fatal Fury: Mark of The Wolves (2001)

Fatal Fury: Mark of The Wolves

Plataformas: PS2, PS4, PS Vita, Xbox 360, PC e iOS

Fatal Fury deu origem a King of Fighters, mas se despediu com muita qualidade com Mark of The Wolves. O sistema de combate faz com que você escolha antes de a luta começar quando será ativado o Power-Up e em que circunstâncias. Isso torna a luta menos previsível e mais difícil, exigindo braço dos jogadores para manterem um bom nível de combate.

16. Dragon Ball FighterZ (2018)

Dragon Ball FighterZ

Plataformas: PS3, PS4, Switch e PC

Provavelmente vai demorar muito até um outro game de Dragon Ball Z superar FighterZ em relação à mecânica de luta. As lutas em equipe, o visual MUITO fiel ao desenho e a quantidade de conteúdo extra são outros pontos que fazem desse fácil, fácil o melhor já lançado sobre Goku e companhia.

17. Super Smash Bros. Ultimate (2018)

Super Smash Bros. Ultimate

Plataforma: Switch

Usar o termo "Ultimate" para Smash Bros. pode ser arriscado, pois existe uma edição perfeita dessa franquia. Ainda assim, um dos últimos games é muito bom. Traz todos os lutadores que apareceram até então e outros novos, representando o jogo com mais conteúdo da série até o momento.

18. Street Fighter Alpha 3 (1998)

Street Fighter Alpha 3

Plataformas: PS1, PS2, PS4, PSP, Xbox One, Switch, Dreamcast, Game Boy Advance e PC

Street Fighter Alpha 3 não é só mais uma versão de Arcade de SF. Ele adicionou os "isms" aos personagens, permitindo que eles tenham variadas opções de combos. Além disso, o sistema de defesa foi super aprimorado, trazendo um blocking system com um timing perfeito.

19. Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (2011)

Ultimate Marvel vs. Capcom 3

Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One e PC

Esse game surgiu como uma versão simplificada da versão anterior, mas acabou se tornando um dos melhores da franquia. Com a facilidade em construir combos poderosos, tem quem diga que dá para aproveitar os glitches do jogo e fazer combinações de golpes infinitas! Fora que os lutadores são um charme à parte.

20. Mortal Kombat X (2015)

Mortal Kombat X

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, iOS e Android

Poucos jogos de luta são tão prazerosos quanto Mortal Kombat X. Múltiplos estilos de luta, skins diversas, vários modos de jogo e Fatalities brutais tornam esse um dos melhores games da franquia. Fora a presença de novos personagens e lutadores convidados, algo que tem se tornado cada vez mais divertido nos jogos de MK.

21. Soulcalibur VI (2018)

Soulcalibur VI

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Soulcalibur VI aprendeu com os erros do V e superou as expectativas. Esse reboot da franquia trouxe os elementos clássicos, mas inovou ao trazer traços mais únicos a cada personagem, pegando um pouco de cada elemento de sucesso de outras franquias de jogos de luta. Fora que Soulcalibur VI tem Geralt de Rivia como personagem jogável!

22. Tekken 3 (1997)

Tekken 3

Plataforma: PS1

Tekken 3 é para muitos o melhor da franquia desde 1997. Novos lutadores, combate refinado e uma porção de combos únicos fizeram do game um rival para outros do gênero. Fora que dominar todas as poses e golpes de cada lutador era um trabalho árduo, mas que trazia uma imensa satisfação.

23. Killer Instinct (1994)

Killer Instinct

Plataformas: Xbox One, SNES e Game Boy

Em 1994 quem mandava era Mortal Kombat ou Street Fighter. Mas Killer Instinct conseguiu fazer frente e ganhar muitos jogadores fiéis. Visualmente era bem legal, e os efeitos sonoros, principalmente quando o comentarista ia à loucura com seus combos, eram fantásticos. Tanto é que ganhou um remake maravilhoso para Xbox One.

24. Skullgirls (2012)

Skullgirls

Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Switch, PC, iOS e Android

Um dos muitos games inspirados por animes japoneses, Skullgirls traz um dos visuais mais cartoons que você já viu. Aliás, pode ser quase um predecessor de FighterZ, com batalhas em equipe caóticas e uma mecânica de combate fluída e fácil de ser dominada.

25. Bushido Blade (1997)

Bushido Blade

Plataforma: PS1

Bushido Blade trouxe um nível de dificuldade para os jogos de luta considerado extremo. Muitos duelos de espada podiam durar não mais que alguns segundos, devido ao alto nível de dificuldade do game e ao fato de ser um jogo realista. Mas os mais habilidosos conseguiam fazer as lutas durarem minutos, criando algo quase cinematográfico.

26. The King of Fighters XIII (2011)

The King of Fighters XIII

Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

TKOF XIII manteve a essência da franquia e permaneceu mais 2D do que 3D. O que foi ótimo, pois tem uma pegada mais Arcade, trazendo combos em sequência, blocks rápidos e aquele jogo de equipe clássico da série. Os sprites das personagens e dos cenários fazem com que o TKOF XIII seja visualmente quase único hoje em dia.

27. Blazblue: Central Fiction (2016)

Blazblue: Central Fiction

Plataformas: PS3, PS4, Switch e PC

Um dos poucos jogos de luta da história com uma narrativa tão importante quando fazer combos nas arenas. Central Fiction é o grand finale para uma franquia ótima, trazendo 35 lutadores para serem escolhidos. Embora tenha uma mecânica de jogo mais complicada que o normal, vale muito a pena para quem gosta.

28. Dead or Alive 4 (2005)

Dead or Alive 4

Plataforma: Xbox 360

Um dos grandes títulos do Xbox 360, Dead or Alive 4 trouxe pela primeira vez à série lutas online, algo novo no geral para a época. Sistema de combate e de contra-ataque muito bem construído, trilha sonora impecável e animação fluida de personagens clássicos fazem desse um dos grande jogos do gênero.

29. Persona 4 Arena Ultimax (2014)

Persona 4 Arena Ultimax

Plataformas: PS3 e Xbox 360

Persona 4 Arena agrada os fãs mais antigos da franquia, mas também qualquer outro jogador de games de luta. Ultimax traz elementos de RPG que foram muito bem misturados ao gênero da pancadaria. Com novos personagens, além de muitos clássicos, é um jogo que transita entre dois caminhos muito distintos, mas que faz isso com grande qualidade.

30. Injustice 2 (2017)

injustice 2 jogo de luta

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, iOS e Android

Injustice 2 não tem uma história tão boa e divertida como a do primeiro jogo, mas o combate é mais polido e com maior qualidade. Dentre os dois jogos, esse é o que merece destaque pela evolução gráfica, pelas múltiplas possibilidades de customização e por trazer lutas épicas entre personagens ainda mais épicos da DC Comics.

Outras listas que podem lhe interessar:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.