Os 20 melhores jogos de estratégia para PC em 2020!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Mesmo tendo perdido muita popularidade nos últimos anos, os jogos de estratégia continuam fortes e merecendo todo o respeito. Poder vencer nossos oponentes com base no planejamento e tomada de decisões ainda é um prazer procurado por muitos. Por isso, trouxemos aqui uma lista com os 20 melhores jogos de estratégia para PC para quem gosta de planejar o próximo passo!

Atenção: focamos nos jogos que tem a estratégia como gênero predominante. Por isso, deixamos de lado jogos que, embora sejam estratégicos, se encaixam melhor em outros gêneros como MOBA, Tower Defense, sobrevivência, simuladores, etc.

1. Age of Empires II

Jogos de Estratégia para PC

Não tinha como não ser ele. Age of Empires II é o segundo título de uma série que dispensa apresentações. É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar do jogo. O sucesso foi tão grande que o título ganhou um remake em HD em 2013 (HD Edition). Assim como a maioria dos jogos de estratégia em tempo real, Age of Empires II coloca você na administração de diversas estruturas e unidades com o objetivo de derrotar os exércitos inimigos e destruir as suas bases. No caminho, é necessário angariar recursos, obter power-ups, conquistar territórios, etc.

2. Série Command and Conquer

Jogos de estratégia para PC

Aqui não conseguimos indicar apenas um. Command and Conquer é a série responsável por colocar o gênero de estratégia em tempo real no mapa, e seu sucesso se traduziu em diversas sequências, expansões e até uma versão remasterizada anunciada para 2020.

A série original de Command and Conquer conta com uma temática de ficção científica na qual uma nova guerra mundial ocorre devido a contaminação da Terra com uma substância misteriosa. Alternativamente, a série Red Alert acontece em um passado alternativo no qual Albert Einstein apaga Hitler da história, criando uma linha do tempo diferente na qual a União Soviética se expande pelo mundo.

Em todos os jogos da série, o jogador controla diferente núcleos da história principal, cada um com seus próprios objetivos. A série também possui modo multiplayer online e local e a partidas contra a Inteligência Artificial.

3. Warcraft 3

Jogos de Estratégia para PC

Um clássico dos clássicos. Warcraft 3 é um dos maiores nomes dos jogos de estratégia em tempo real e introduziu um verdadeiro universo criado pela Blizzard com seus diversos personagens icônicos. Aqui, você participa de disputas entre 4 raças: humanos, orcs, elfos noturnos e mortos-vivos. Cada uma possui suas próprias estruturas, características e heróis, e o objetivo é montar um exército capaz de destruir as bases inimigas.

4. Starcraft II

Jogos de Estratégia para PC

Continuando com os clássicos, Starcraft II é tão famoso quanto Warcraft. O jogo segue o mesmo estilo em tempo real no qual os jogadores precisam criar seus exércitos e dizimar as unidades e estruturas inimigas para vencer. Aqui, a guerra ocorre entre 3 raças: protoss, terrans e zergs, cada uma com suas características e estilo de jogo. Starcraft II atingiu um patamar surpreendente no cenário competitivo mundial, com prêmios milionários e sendo uma verdadeira paixão nacional em alguns países da Ásia.

5. Civilization VI

Jogos de Estratégia para PC

Civilization VI conseguiu superar todos os seus títulos anteriores em basicamente todos os aspectos. Embora os objetivos continuem os mesmos (administrar uma civilização através de diversas épocas), o 6º título da série conta com inúmeras mecânicas novas que enriquecem muito a jogabilidade. Dessa vez você precisará se preocupar com muito mais elementos como trocas, religião, espionagem, líderes de estado com características e “habilidades” próprias e muito, MUITO mais.

6. Company of Heroes 2

Jogos de Estratégia para PC

Company of Heroes 2 é a continuação de um dos jogos de estratégia em tempo real mais aclamados. Para sair um pouco da temática medieval, o jogo se passa durante a 2ª Guerra Mundial e o jogador precisa controlar pelotões de soldados que precisam conquistar territórios para angariar recursos. Com esses recursos, você pode adquirir munições, combustível e outros elementos necessários para avançar no território e completar as missões. A série é altamente elogiada pelo altíssimo nível de estratégia que as fases podem exigir, além de ótima variedade de formas para concluir as missões.

7. Sid Meier’s Civilization V

Jogos de Estratégia para PC

Civilization V é o quinto título da famosa franquia de jogos de estratégia. Nela os jogadores precisam administrar suas civilizações desde os tempos pré-históricos até o futuro.Aqui existem várias condições de vitórias, podendo estar relacionadas com pesquisa, exploração, desenvolvimento tecnológico ou econômico, população, diplomacia, etc. Civilization V foi o responsável por um grande salto na qualidade da AI (Inteligência Artificial) na série Civilization.

8. Age of Mythology

Jogos de Estratégia para PC

Age of Mythology é um spin-off de Age of Empires que ganhou tanta popularidade e reconhecimento que ainda é lembrado até hoje. O jogo não teve uma continuação, mas contou com algumas expansões que aumentaram bastante o conteúdo do jogo. Aqui, os jogadores precisam controlar unidades e estruturas relacionadas às mitologias grega, egípcia e nórdica, cada uma com características e estilo de jogo próprias. Assim como todos os jogos do gênero, o objetivo é destruir o exército e base inimigas, e a administração de recursos e a tomada de decisões são cruciais para a vitória.

9. XCOM 2

Jogos de Estratégia para PC

XCOM 2 é um jogo de estratégia por turno no qual você controla soldados de uma organização militar na luta contra alienígenas que invadiram a terra. Com a perspectiva no estilo top-down (de cima para baixo), o jogador precisa administrar cada uma das unidades para completar as missões da melhor forma. Algumas, inclusive, possuem um limite de turnos em que devem ser concluídas, e os cenários são sempre gerados aleatoriamente.

10. Total War: Warhammer II

Jogos de Estratégia para PC

Total War: Warhammer II é mais um grande sucesso de uma das principais franquias de jogos de estratégia que existem. Aqui, a estratégia acontece em tempo real e em turnos no qual você controla exércitos inteiros de diferentes raças. Primeiro, a preparação dos combates é feita em turnos nos quais se decide a posição das unidades, decidem-se tréguas, etc. Quando os exércitos se encontram, a batalha ocorre em tempo real. O jogo também possui diversos modos e uma campanha online que pode ser jogada de forma cooperativa com outros jogadores.

11. Europa Universalis IV

Jogos de Estratégia para PC

Europa Universalis IV é baseado em eventos históricos reais e coloca você no controle de uma nação formada por diversas províncias, e o objetivo é conquistar o mundo todo. Para isso, o jogador deverá administrar diversos elementos como Prestígio, Ouro, Devoção, Legitimidade, etc. A jogabilidade acontece através de um mapa interativo das nações e o segredo está em obter um ótimo balanço entre força militar, diplomacia e economia.

12. Crusader Kings II

Jogos de Estratégia para PC

Crusader Kings II é um jogo muito parecido com Europa Universalis IV, sobretudo visualmente. Aqui, o objetivo é administrar sua dinastia para que ela se expanda e controle cada vez mais território. Para isso, é claro, as principais ferramentas para o sucesso são guerras, política, casamentos, acordos, etc. O jogo é repleto de personagens reais da história europeia e permite que você reescreva os fatos. Com o tempo, você começa a notar os frutos das suas decisões conforme ganha território e aumenta sua influência.

13. Stellaris

Jogos de Estratégia para PC

Stellaris é um jogo muito parecido com a maioria dessa lista, mas com uma temática futurista e espacial. A história se passa em 2200, quando já existem espaçonaves mais rápidas que a luz. Os objetivos do jogo são muito variados e é possível escolher conquistar a galáxia inteira através da força ou buscar a paz entre civilizações. As batalhas, é claro, acontecem entre naves espaciais e em tempo real. A preparação, por sua vez, acontece em turnos onde muita estratégia está envolvida. Além dos meios mais violentos, os jogadores pode propor alianças e tratados econômicos para atingir seus objetivos.

14. Mount and Blade: Warband

Jogos de Estratégia para PC

Mais um membro de franquias famosas, Mount and Blade: Warband é um sandbox de estratégia e RPG com temática medieval. A jogabilidade ocorre em diversos momentos e o jogador precisa criar e customizar seu personagem, locomover-se no mapa e, caso encontre inimigos, participar ou não de combate. Na hora das lutas a estratégia em tempo real entra em jogo, mas fora delas a tomada de decisões é crucial. Nesse sentido, você pode escolher criar seu próprio feudo, trabalhar para senhores feudais, se casar, atacar cidades, etc.

15. Into the Breach

Jogos de estratégia para PC

Into the Breach é um jogo de estratégia indie com um gráficos minimalistas. Aqui, a humanidade precisa resistir ao ataque de alienígenas utilizando poderosos robôs trazidos do futuro. As batalhas acontecem através de um sistema de turno em um pequeno tabuleiro 8x8 no qual inúmeras estratégias podem ser elaboradas. Cada unidade possui características próprias que devem ser combinadas com outras para que você encontre a melhor forma de passar cada nível.

16. FTL: Faster Than Light

Jogos de estratégia para PC

Faster Than Light é um jogo de estratégia desenvolvido pelo mesmo estúdio de Into the Breach. Também com gráficos minimalistas, o jogo coloca você no controle de uma nave espacial enquanto tenta sobreviver ao ataque de frotas e frotas de inimigos. Para isso, você deve administrar todos os aspectos da nave, gerenciar bem cada recurso e tomar inúmeras decisões táticas durante os combates.

17. Invisible Inc.

Jogos de estratégia para PC
Invisible Inc. é um jogo de estratégia por turno com vários elementos de stealth (furtividade) e espionagem. Aqui você deve assumir o controle de agentes em missões secretas com o objetivo de proteger um sistema central de computadores do ataque de multinacionais. As missões acontecem com um número limitado de jogadas e são sempre muito cheias de tensão. O jogo tem um grande foco tático que exige que você observe muito o ambiente e o comportamento de inimigos em cada fase.

18. Sins of a Solar Empire

Jogos de estratégia para PC

Mais um jogo que combina estratégia por turno com tempo real. Sins of a Solar Empire possui uma temática espacial futurista na qual os jogadores podem escolher controlar diferentes raças extremamente avançadas tecnologicamente. Cada uma possui sua própria rede de planetas e outros corpos celestiais, e o jogador deve administrar bem os recursos com o objetivo de explorar e conquistar diferentes regiões do espaço.

19. Plague Inc.

Jogos de Estratégia para PC

Um dos jogos de estratégia mais originais que existem. Em Plague Inc. você assume o controle total de uma doença com o objetivo de exterminar a raça humana. Para isso, você precisará desenvolver as características e atributos da doença, escolhendo formas de transmissão, sintomas, “talentos”, etc. No decorrer das partidas, você precisa estar atento aos eventos no mundo todo como enchentes, terremotos e fechamento de fronteiras para se adaptar e manter a evolução da sua doença.

20. Mini Metro

Jogos de Estratégia para PC

Mini Metro é um jogo de estratégia e puzzle com jogabilidade e gráficos bem minimalistas. Aqui, o objetivo é criar uma rede de metrô da forma mais eficiente e otimizada possível. Cada uma das fases ocorre em uma cidade real e, conforme mais passageiros aparecem e novas linhas de metrô são abertas, a complexidade aumenta muito e a administração se torna muito mais difícil. Certamente um jogo bastante original e perfeito para rodar em PC fraco, merecendo um lugar nessa lista.

Mais artigos imperdíveis:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.