Os 20 melhores jogos de construir cidades em 2020!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Os simuladores de cidade continuam um gênero movimentado e cheio de títulos de sucesso. Seja com temática atual, medieval, futurista ou distópica, o leque de opções de para você construir suas cidades é grande. Por isso, trouxemos aqui uma lista com os 20 melhores jogos do gênero em 2020 para todas as plataformas. Confira!

1. Cities: Skylines

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2015.

Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch.

Cities: Skylines é um jogo de construção de cidade por excelência e o que recomendamos 100% se você estiver procurando por um dos melhores (ou melhor) título do gênero. A quantidade de detalhes e liberdade que esse jogo nos dá é incrível, seja para nos favorecer ou nos atrapalhar.

Conforme sua cidade cresce, você deve cuidar dos prédios, distritos, linhas de transporte público, pistas e tudo o que for construído. Você também deve estabelecer políticas civis e estar ciente de possíveis mudanças ao longo do dia ou da noite. Também é bom saber como conectar diferentes partes da sua cidade para garantir sua prosperidade. Você nunca ficará entediado!

Cities: Skylines possui suporte para mods, com mais de 100.000 no Steam, então as formas de personalizar seu jogo são basicamente intermináveis.

2. Anno 1404 e 1404: Venecia

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2009

Plataformas: PC.

Anno 1404 é um jogo que nos convida a colonizar terras. Ele possui combates, mas o foco principal é a construção e o comércio de assentamentos. Pouco a pouco, você deve trabalhar para fazer sua vila prosperar até que ela se torne a maior potência. Mesmo sendo muito divertido, o jogo não está nem perto de ser simples.

A expansão de Veneza é ótima se você ama o tema da cidade. Além de adicionar mais desafios e missões, ela introduz a um modo multiplayer que você pode jogar em cooperação ou contra seus amigos para ver quem é o melhor construtor.

3. SimCity 4 e A Hora do Rush

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2003.

Plataformas: PC.

O SimCity 4 é, sem dúvida, um dos grandes titãs nos jogos de criação de cidades. Sua premissa é muito semelhante a outros jogos do gênero, mas por baixo dessa primeira camada ele esconde uma riqueza profunda. Ao longo do jogo, você não apenas deve construir e tornar suas cidades maiores, mas também manter seus habitantes felizes. Caso contrário, eles irão embora!

O cuidado que você toma em cada aspecto definirá o sucesso de suas cidades. Seja na economia, saúde ou educação, entre outros, você deve dar tudo como gerente. O SimCity 4 inclui diferentes modalidades, como modo Deus, prefeito ou My Sim, que são maneiras diferentes de aproveitar este impressionante simulador. Tente de qualquer maneira; você não vai se arrepender!

4. Tropico 6

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2019.

Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch (anunciado).

Em Tropico 6 você desempenha o papel de administrador de ilhas no Caribe. Na verdade, você pode acabar sendo um ditador. Mesmo em uma franquia tão boa, o sexto título conseguiu se superar e agora nos possibilita governar diferentes ilhas e enfrentar desafios internacionais.

Ao administrar um arquipélago, transporte e conexões entre diferentes bairros ou ilhas são cruciais. Ao mesmo tempo, você poderá fazer coisas engraçadas, como pedir que a Estátua da Liberdade seja roubada e fazer discursos. Tropico 6 toma tudo como uma piada, mas não deixa de ter uma jogabilidade espetacular.

5. SimCity 3000

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 1999.

Plataformas: PC.

Os anos pesam um pouco no SimCity 3000, mas ainda é um dos jogos de construção de cidades mais sensacionais de todos os tempos. Um dos detalhes que os jogadores gostaram é o tema dos consultores, que informam quais aspectos você precisa melhorar para evitar que a cidade afunde. Com eles, é divertido gerenciar finanças, segurança, meio ambiente, educação e saúde.

Gerenciar o suprimento de eletricidade e água potável também é crucial, assim como manter a população feliz e garantir a qualidade de vida. Caso contrário, seus habitantes sairão para protestar ou os criminosos vagarão livremente! Em suma, mesmo que SimCity 3000 seja um jogo antigo, é uma experiência obrigatória para todos os fãs deste gênero.

6. Caesar III

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 1998.

Plataformas: PC.

César III faz parte de uma saga na qual nosso objetivo é conquistar o cargo de imperador e tornar-se o próximo César. Para atingir esse objetivo, é necessário crescer como governante, começando de baixo até receber todo o apoio necessário. No processo, você deve cuidar da paz, cultura, prosperidade, população, etc.

Como você deve ter adivinhado, os edifícios em César III são baseados no Império Romano. Se você ama tudo o que tem a ver com esse tempo, é mais do que suficiente para jogar! Mesmo que grande parte da jogabilidade tenha a ver com combates, você também precisa administrar e organizar bem as casas dos habitantes de forma que todos possam viver bem.

7. Frostpunk

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2018.

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One.

Frostpunk é um jogo de construir cidades bastante curioso que combina vários elementos de sobrevivência. Você ajudará o último grupo de humanos na Terra a sobreviver a uma nova era glacial. Graças à tecnologia a vapor, você terá que trabalhar duro para manter a felicidade das pessoas alta e expandir seu terreno com expedições arriscadas.

Como não é um contexto muito promissor, você enfrentará inúmeros desafios com base no descontentamento dos habitantes. As pessoas buscam paz, prosperidade e segurança diante das circunstâncias letais em que vivem, e você decide como levar as pessoas adiante. Você será um líder duro ou decidirá ser mais sensível e fazer todos felizes? Não há escolhas corretas em Frostpunk!

8. Imperivm Civitas II

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2008.

Plataformas: PC.

Imperivm Civitas II coloca você na tarefa simples, porém complicada, de criar a melhor cidade em Roma. Para fazer isso, você precisará criar regiões totalmente funcionais, nas quais não apenas demonstre seu talento nos coliseus e nos templos, mas também cuide para que os habitantes vivam da melhor maneira. A prosperidade é alcançada com suor e sangue, e Imperivm Civitas II prova isso bem!

Outros pontos importantes são a gestão de recursos, para ter o suficiente para construir e manter os edifícios e permitir que os cidadãos desempenhem seus papéis. Os postos de negociação são vitais, pois são um meio de aumentar a produtividade e melhorar os acordos diplomáticos. Finalmente, a água é muito importante. Certifique-se de ter fontes e aquedutos!

9. Surviving Mars

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2018.

Plataformas: PC, Xbox One e PS4.

Surviving Mars é um jogo interessante do gênero de construção de cidades. Ele apresenta o desafio de sobreviver em Marte e você é responsável por criar cúpulas que atuam como pequenos distritos e que podem ter uma diferentes funções.

É importante controlar bem os parâmetros de oxigênio, água, abrigo e alimentos, além de obter recursos. Cada jogo de Surviving Mars terá seus próprios obstáculos: de tempos em tempos pragas, guerras e alienígenas aparecerão.

10. Banished

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2014.

Plataformas: PC.

Banished é um jogo que não se concentra tanto na criação de grandes cidades, mas na sobrevivência de moradores exilados. Você começará do ponto mais baixo, com apenas algumas roupas e poucos recursos, e deverá ajudar os aldeões a começar do zero. O ponto forte é a gestão dos próprios cidadãos, observando-os crescerem até que morram naturalmente ou por outras causas.

Você terá que coletar recursos e atribuir as ocupações dos habitantes, para garantir que, juntos, tenham sucesso. De tempos em tempos, comerciantes chegarão e pessoas muito importantes o ajudarão a ter mais animais e comida, mas também é possível que eles tragam doenças a sua cidade.

11. City Life 2008 Edition

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2008.

Plataformas: PC.

City Life é um ótimo jogo de construção de cidades que possui uma ferramenta de edição simples e poderosa. É possível escolher entre diferentes tipos de configurações e ambientes e deixar sua imaginação correr solta. Você pode construir pequenas cidades ou grandes cidades cheias de arranha-céus. Pouco a pouco, sua criação ganhará vida e você terá que se preocupar, então, com a felcidade da sua população.

Neste jogo, os cidadãos são divididos em seis subculturas, cada uma com diferentes necessidades. Isso fará com que você tenha que escolher bem quais edifícios criar, pois cada grupo precisa de trabalho, casas, saúde etc. Não prestar atenção neles os levará a causar tumultos por toda a cidade.

A versão de 2008 tem mais conteúdo que a original, com vários monumentos inspirados em edifícios reais. Além disso, é possível importar mapas de satélite para fornecer ainda mais riqueza na edição de cenários.

12. The Settlers 7: Paths to a Kingdom

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2010.

Plataformas: PC.

The Settlers é uma saga conhecida pelos fãs de gerenciamento e estratégia. Nesta sétima versão, o modo Campanha leva você a uma jornada na qual você deve atingir vários objetivos diferentes. Para ter sucesso, você deve se concentrar principalmente em um dos três ramos: comércio, tecnologia ou militar.

Ao gerenciar a economia de seus assentamentos, é importante estabelecer rotas comerciais e aprimorar seus edifícios. O aspecto econômico é muito importante em The Settlers 7, pois é um fato ao qual você prestará atenção constante. De tempos em tempos, você será forçado a lutar e se adaptar rapidamente. As decisões erradas dificilmente farão você perder o jogo, mas atrasão muito o seu progresso.

13. Aven Colony

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2017.

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One.

Com Surviving Mars fomos à Marte? Bem, com a Aven Colony, vamos para outro sistema solar! Você estará encarregado de criar uma nova civilização humana no planeta Aven Prime e, acredite, não faltará desafois. Você terá que descobrir como construir edifícios nos mais diferentes ambientes, como desertos, selvas e tundras. Sendo um planeta alienígena, muitas surpresas esperam por você.

Por um lado, os humanos devem coexistir com raças alienígenas, algumas mais perigosas que outras. Por outro, as condições climáticas mudam de um momento para o outro e tempestades muito fortes acontecem! Além de todos esses fatores externos, você precisa gerenciar os colonos de forma que ganhe o respeito deles.

14. Factory Town

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2019.

Plataformas: PC.

Como você deve ter adivinhado no título, em Factory Town, o foco da construção não reside na criação de cidades, mas em uma linha industrial. O objetivo deste jogo é criar uma cadeia de produção funcional, mas sem esquecer a construção inteligente de casas e a coleta de recursos, remédios e acessórios. Você ainda encontrará itens mágicos!

O planejamento de cada etapa é importante devido ao fato de haver muitas maneiras de aumentar a produção, mas nem todas são igualmente eficientes. É conveniente gerenciar bem os trabalhadores e escolher os momentos para obter recursos e melhorar as máquinas. Pouco a pouco, você criará uma rede de produção grande e poderosa o suficiente para ser invejada no mundo!

15. Islanders

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2019.

Plataformas: PC.

Islanders não é o jogo mais completo do gênero, mas é um dos mais coloridos e relaxantes de todos. Se você está procurando uma experiência minimalista em que explora belas ilhas e cria cidades no seu próprio ritmo, este jogo é ideal para você. Realmente não tem muito conteúdo, mas com a geração aleatória de ilhas, você certamente pode jogar muitas partidas diferentes entre si.

16. Planetbase

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2015.

Plataformas: PC, Xbox One e PS4.

Planetbase confia a você a curiosa tarefa de colonizar quatro planetas muito diferentes: um deserto, outro gelado, um gasoso e o último tempestuoso. Cada um tem seus próprios desafios particulares. Além disso, você deve garantir que haja oxigênio, comida e água suficientes e fazer uso da energia solar e eólica.

Para ter sucesso em Planetbase, você deve usar recursos para melhorar a tecnologia e criar robôs. À medida que sua nova civilização cresce, você deve criar uma cadeia produtiva eficiente, plantar e até criar carne sintética.

17. Pocket City

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2018.

Plataformas: iOS e Android.

Pocket City é um excelente jogo do gênero que traz a experiência para os celulares. A jogabilidade não fica para trás em relação aos jogos de outras plataformas. As ferramentas de construção são muito boas e, claro, você tem que cuidar dos habitantes! Às vezes você experimentará desastres naturais e todas as suas consequências.

Pocket City possui versões paga e gratuita (que contém anúncios). Além disso, ele não possui microtransações, então tudo é desbloqueado com o tempo do jogo.

18. Dawn of Man

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2019.

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One.

Dawn of Man coloca você na vanguarda dos humanos pré-históricos que devem sobreviver e crescer da Idade da Pedra à Idade do Ferro. Para isso, você não apenas terá que construir casas e expandir seu território, mas também caçar, reunir e preparar seu povo para enfrentar momentos difíceis.

Fome, tempestades, frio, ataques de animais selvagens são apenas alguns dos perigos do jogo. Pouco a pouco, para garantir a sobrevivência você deve pesquisar novas tecnologias, aprender a cultivar e fortalecer seus assentamentos. Dawn of Man é, portanto, uma experiência diferente e não focada na construção de grandes cidades, mas certamente vale a pena se você é um fã do gênero.

19. Concrete Jungle

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2015.

Plataformas: PC, iOS e Android.

Concrete Jungle é um jogo que mistura gêneros. É predominantemente um jogo um de construção de cidades, mas funciona também como um puzzle e jogo de cartas. Ele desafia você a construir estratégicamente para criar os prédios certos no momento e manter o maior número possível de habitantes felizes.

Concrete Jungle possui um audiovisual muito chamativo e um modo multiplayer local divertido que pode ser jogado tanto em cooperação quanto competitivo.

20. Valhalla Hills

Jogos de construir cidades

Ano de lançamento: 2015.

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One.

Avisamos logo que Valhalla Hills não é um jogo para todos. Ainda que o jogo aborde a expansão da população viking, a maior parte do jogo é voltada ao gerenciamento das unidades em si. Você deve garantir que eles trabalhem e sejam cada vez mais produtivos, mas também garantir seu cuidado e alimentação.

De tempos em tempos, os vikings fazem o que querem ou simplesmente não fazem nada. Nesse sentido, Valhalla Hills é uma experiência única que integra mecânicas bastante interessantes.

Mais artigos imperdíveis:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.