10 melhores jogos de arquitetura para quem gosta de simuladores de construção


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Atualmente existem diversos jogos voltados para a arquitetura, para a construção de edifícios e de coisas. Desde o célebre Minecraft ao inesquecível The Sims, vamos lhe trazer na lista abaixo alguns boas dicas de jogos, para as mais variadas plataformas. Se você é fã de simuladores de construção, veja abaixo os 10 melhores jogos de arquitetura!

1. Minecraft - PC, PS4, Xbox One, Android e iOS

Minecraft arquitetura

Por incrível que pareça, Minecraft é um dos melhores jogos para quem gosta de arquitetura ou de temáticas afins. Aqui você não tem a planta da casa ou do prédio, mas pode construir tijolo a tijolo qualquer coisa que quiser. Desde uma cabaninha à beira-rio a uma mansão no meio da floresta.

Quem joga sabe bem do que estamos falando. Quem ainda não experimentou o game, sem preconceitos: não é um jogo apenas para crianças, mas para qualquer pessoa que goste de construir e de criar.

O jogo dá tanta liberdade nesse sentido que há casos de gamers que construíram o castelo Hogwarts, cidades de Game of Thrones, a Torre Eiffel, entre diversas outras construções famosas. É deixar a imaginação fluir e dar asas ao seu arquiteto interior!

2. The Sims - PC, PS4, Xbox One, Android e iOS

The Sims 4 construções

Ok, mais um título óbvio, a gente sabe. Mas The Sims foi um dos primeiros jogos de arquitetura dos videogames. Pelo menos é um dos mais jogados e lembrados quando o assunto é construir coisas. Na verdade, mesmo que o foco principal seja "viver a vida", muitos jogadores gastam a maior parte do tempo montando suas casas.

O mais legal é que a comunidade do jogo divulga suas casas online, mostrando verdadeiros projetos de arquitetura dos mais variados estilos. Há casas sustentáveis, modernas, mais clássicas, mostrando que os limites desse jogo estão aí para serem ultrapassados!

3. Cities in motion - PC

Cities in motion

Esse talvez seja um dos mais legais da lista. Cities in motion tem como objetivo fazer com o jogador planeje as vias urbanas, os transportes públicos e toda a circulação de grandes cidades reais. Amsterdam, Londres, Berlim são alguns exemplos de capitais que estarão sob a sua responsabilidade.

Ainda que não seja exatamente sobre construção de edifícios, indiretamente essa temática está presente no jogo. Aliás, o título é ótimo porque ensina noções viárias e de engenharia de tráfego.

4. No Man's Sky - PC, PS4 e Xbox One

No Man's Sky base

No Man's Sky tem várias polêmicas e muitos propósitos diferentes em seu gameplay. E um deles, após recentes atualizações, é montar uma base espacial em uma planeta qualquer. Para isso é preciso planejar quais ambientes terá, quantos andares, entre outras opções.

O legal é que há diversas missões relacionadas à construção da sua base. Ela se tornou um aspecto fundamental do jogo, impondo um desafio considerável aos jogadores. Principalmente porque você só pode ter uma base em todo o Universo. Só aí já dá um trabalhão para encontrar uma galáxia e um planeta não hostis.

5. Monument Valley - Android e iOS

Monument Valley

Um jogo super cult e conceitual, porém lindo, inspirador e cheio de elementos de arquitetura. Ele não é propriamente para construir coisas, mas conforme você resolve puzzles nos 10 níveis do game, vai automaticamente erguendo belíssimas construções.

Ele lembra muito títulos como Journey e Limbo, com uma pegada de mistério, partindo da resolução constante de enigmas para prosseguir nas fases. Monument Valley traz diversas ilusões de ótica, sendo todas muito interessantes, que você pode contemplar por horas se quiser.

6. Fallout Shelter - PC, PS4, Xbox One, Android e iOS

Fallout Shelter arquitetura

Jogo obrigatório para os arquitetos gamers. Em Fallout Shelter você deverá construir um bunker para se proteger de uma possível guerra nuclear. Nesse simulador terá de planejar bem as salas e dependências do abrigo nuclear, de modo a otimizar sua eficiência.

Como bônus, ainda terá de administrar recursos e gerenciar os habitantes do local. Prepare-se também para ter de enfrentar invasões de inimigos, além de ter de lidar com incêndios e com outros problemas internos que eventualmente vão surgir.

7. SimCity - PC, Android e iOS

SimCity Build It arquitetura

SimCiy é mais um clássico dos jogos de arquitetura. Indispensável para todo futuro arquiteto, nele você terá de erguer uma cidade do zero. Pensar na disposição das casas, na construção de estradas, de parques, de escolas e de todos os serviços públicos que a população de uma cidade precisa.

Há diversas versões de SimCity disponíveis. O jogo começou no PC, porém já tem uma edição específica para smartphones. Muito mais do que um jogo de arquitetura, ele convida o jogador a ser o Prefeito de uma grande cidade. Gerir recursos e dinheiro é uma das partes mais desafiantes, porém uma das mais estimulantes.

8. Block'hood - PC

Block'hood

Block'hood vai fazer você lembrar Minecraft, mas não tem nada a ver. A ideia é construir edifícios sustentáveis, usando blocos. Há bastante variedade de formatos de prédios a serem construídos, permitindo que você use a imaginação.

Esse título é mesmo voltado para arquitetos, pois sua ênfase é no planejamento urbano e na busca de soluções modernas para a habitação. Sem dúvida esse simulador vai agradá-lo se essa é a sua pegada!

9. Project Highrise - PC, PS4, Xbox One e Switch

Project Highrise

Saindo um pouco dos jogos 3D, vamos para um simulador de construção em 2D. Project Highrise coloca os jogadores na posição de administradores de um edifício. A missão é dar vida ao prédio, monetizando-o com salas de escritórios, apartamentos residenciais, hotéis e mesmo restaurantes.

Quem se cansar do jogo-base, tem ainda mais 5 expansões que adicionam conteúdos temáticos. Elas permitem ao jogador ir para Las Vegas, Tóquio e mesmo Londres. Nesse sentido, é perfeito para quem quer trabalhar com diferentes tipos de arquitetura.

10. Anno 2205 - PC

Anno 2205

Por fim, vamos ao futuro e ao além com Anno 2205. Esse jogo é um SimCity que se passa em um planeta distante, mas habitável, claro. A ideia é não só construir prédios e cidades, mas uma civilização inteira do nada. Desafiador, com gráficos de tirar o fôlego e perfeito para quem gosta de planejar.

A jogabilidade é bastante simples, contando, ainda, com estratégia em tempo real. O jogo permite que você explore outros planetas além do seu e até mesmo a lua.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.