8 melhores jogos de construir casas para os amantes de design


Há um tipo muito divertido de jogo conhecido como jogo de construir. Nesse gênero estão inclusos vários jogos, que vão desde SimCity a House Flipper, passando por Life is Feudal. Há vários títulos muito divertidos para quem tem aquela pegada mais da arquitetura, da engenharia ou do design.

Por isso veja neste artigo uma lista com o 8 melhores jogos de construir casas disponíveis para as mais variadas plataformas!

1. House Flipper - PC

House Flipper
Sua chance de experimentar uma nova profissão

Vamos começar com um game que está relacionado à área da construção, mas não é exatamente de construir. Nele você assume o comando de um empresário que reforma casas caindo aos pedaços. Depois disso você deve vendê-las para comprar outros edifícios.

Basicamente você está em seu escritório e recebe a chamada de um cliente. Você é um faz-tudo que deverá pintar, consertar encanamentos, rede elétrica, limpar e decorar a casa dessa pessoa, deixando-a perfeita para ser habitada.

Quanto mais missões dentro das casas você realizar com perfeição, mais alternativas para deixar as casas perfeitas você terá. Um ponto fundamental de House Flipper é a liberdade que o jogador tem para deixar as residências do jeito que ele quiser.

As mecânicas são super simples, intuitivas e fáceis de serem dominadas. O jogo não é livre de falhas, havendo alguns bugs estranhos em determinados momentos. Mas nada que impeça esse de ser um dos mais surpreendentes simuladores dos últimos anos.

2. Construction Simulator - PC

Construction Simulator
Seja o rei do cimento em Construction Simulator!

Construction Simulator é da mesma empresa responsável por Farming Simulator e por outros simuladores famosos. Só por isso você já pode esperar um alto nível de qualidade nesse jogo. Aqui você assume o papel de um engenheiro ou empreiteiro, que põe a mão na massa e constrói edifícios do zero!

Os gráficos, como é comum nos jogos feitos pela Astragon, são lindos. E é muito divertido dirigir retroescavadeiras, caminhões e mais de 40 veículos para cumprir com o prazo e entregar a construção em sua perfeição.

Algo muito interessante sobre Construction Simulator é que ele é em mundo aberto. Ou seja: você pode viajar de uma construção à outra para verificar se tudo está sendo feito como planejado.

Para quem pensa em seguir carreira na construção civil, esse é um simulador perfeito para você confirmar que essa é realmente sua praia.

3. Life is Feudal: Forrest Village - PC

Life is Feudal: Forrest Village
Construa uma vilinha a la Game of Thrones

Imagine uma mistura de Skyrim com SimCity e mesmo com House Flipper. Tudo isso resulta em uma mistureba muito interessante chamada Life is Feudal: Forest Village. Se você curte jogos com temática medieval certamente vai amar esse que é um dos mais divertidos desta lista.

O game pode ser jogado em duas perspectivas. A primeira e principal é a do construtor. Você monta a sua vila medieval, construindo casas, plantações e tudo que sua pequena cidade precisa.

A outra é controlando os habitantes da vila. Você assume a câmera em primeira pessoa e pode fazer diversas atividades, como caçar, plantar, ir às minas ou pescar. Muito interessante que os humanos são divididos em crianças, adolescentes e adultos. Adolescentes precisam ir à escola enquanto os adultos trabalham.

Seus habitantes podem se aposentar, ficar doentes, entre outras possíveis consequências do trabalho medieval. Muitos podem morrer de fome se você não tiver como alimentá-los.

No fim, esse é um game mais completo, pois você não apenas constrói como também vive as vidas dos moradores de sua vila.

4. The Sims - PC, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS

The Sims 4 jogo de construir
A parte mais legal de The Sims é construir sua casa

O clássico dos clássicos não podia faltar! Não importa qual versão do game você quer, pode ou vai jogar: a temática da construção é forte e é uma das partes mais legais do jogo. Quem nunca ficou dias construindo uma mansão para depois deixá-la de lado e ir construir em outra vizinhança?

A diversão fica ainda maior quando o jogador tem acesso às expansões. Elas adicionam dezenas ou centenas de objetos de decoração, papéis de parede, mobílias e tudo que você pode imaginar. Quem gosta de jogos de construir precisa obrigatoriamente jogar qualquer versão de The Sims.

O melhor de tudo é depois de tanto esforço feito na construção do seu lar poder desfrutar do seu conforto.

Aprenda a construir sua casa em The Sims 4

Jogos parecidos com TS4 para PC fraco

8 dicas para mandar bem no The Sims 4

5. SimCity - PC, Android e iOS

SimCity jogo de construir
Cuidado com o trânsito caótico

Falar em The Sims e em construção exige falar de SimCity. A franquia já tem duas décadas e segue firme e forte sendo umas das melhores do gênero. É predominante no PC, mas já tem versões para smartphones da Apple e Android. Em todos os jogos da série você contrói uma mealópole do zero, assumindo o papel de um Prefeito.

É um jogo muito educativo, instrutivo e cheio de estratégias. As versões de computador são super complexas, contendo centenas de possibilidades e de ações a serem executadas. Manter uma cidade em crescimento e com toda sua população em alto nível de felicidade é uma tarefa bem difícil.

De qualquer forma, é um jogo muito recomendado a quem ama o gênero simulação. Dá para ficar meses em uma só cidade, o que garante diversão sem prazo de validade para acabar.

10 dicas para construir a melhor cidade em SimCity Build It

Todos os Cheats de SimCity 4!

6. Castaway Home Designer - PC, Android e iOS

Castaway Home Design
Castaway Home Designer é ideal para entreter a criançada

Esse jogo tem se popularizado, principalmente entre os donos de smartphones, por ser gratuito em celulares. Castaway Home Designer é bem colorido e chamativo, permitindo mais de um tipo de gameplay. Dá para construir as casas todas em sua estrutura, além de cuidar de cada cômodo interno da residência.

Há mais de 1000 itens de decoração interna para você adquirir. Por isso os amantes de design de interiores e de arquitetura precisam jogar urgentemente esse título. Crianças e adolescentes também podem se divertir com o game, pois ele é leve, tem controles fáceis de serem dominados e até pode ser um jogo educativo em alguns pontos.

7. Cities: Skyline - PC

Cities Skyline jogos de construir
Os gráficos talvez sejam o mais impressionante de tudo em Skyline

Cities: Skyline é bem parecido com SimCity, é verdade. Muitos críticos consideram esse uma evolução do jogo da EA, e em muitos pontos definem Skyline como um game superior. Os gráficos são excelentes, a mecânica é funcional e quase todas as opções vistas em SimCity e que foram um sucesso estão lá.

Caso você goste de eventos aleatórios, como os desastres naturais, vai ficar decepcionado. Skyline não conta com essa funcionalidade, o que deixou alguns jogadores frustrados. Mas nada que atrapalhe no geral! Você ainda tem centenas de coisas para fazer em sua cidade. Desde a construção de edifícios ao gerenciamento das necessidades da população.

Esse certamente é um must have para quem é fã dos simuladores do gênero da construção de cidades.

Veja alguns mods para Cities: Skyline!

8. Minha Casa: Sonhos de Design - Android e iOS

Minha Casa: Sonhos de Design
Para passar o tempo é um jogo bem bacana

Esse é um daqueles jogos casuais que possuem muitos fãs. Disponível gratuitamente para smartphones, ele dá ao jogador a possibilidade de construir casas nos mais diversos cenários. Pode ser em locais urbanos, no campo e em outros locais. Você vai desbloqueando novos espaços conforme progride no jogo.

Isso é algo legal, o sistema de progressão. É preciso cumprir desafios e até fases, sendo que em algumas você consegue perceber que o joguinho tem uma base narrativa.

Se é fã de Candy Crush, então, é um prato cheio! Há um minigame bem semelhante a esse jogo, em que deve fazer combinações de objetos para obter mais itens para a sua coleção. Tudo de forma gratuita e sem cobranças desnecessárias para evoluir sua diversão.