10 dicas de SimCity BuildIt para construir uma cidade de sucesso


Maurício Amaro
Maurício Amaro

SimCity BuildIt é um dos mais populares simuladores para smartphones. Ele permite que você assuma o papel de Prefeito de uma cidade, com a missão de construi-la do zero. Para isso, é preciso gerenciar os mais diversos serviços e construções, além de aumentar a população da metrópole e de deixar todos os cidadãos felizes e com suas necessidades atendidas.

Fazer isso, no entanto, pode não ser assim tão simples. Se você está com algumas dificuldades nesse game, nós podemos lhe ajudar. Trazemos 10 dicas para ter uma cidade super desenvolvida, com habitantes felizes e que pagam os mais altos impostos para você.

1. Entenda como funcionam os serviços públicos básicos

Serviços públicos SimCity BuildIt

Os serviços públicos em SimCity BuildIt são indispensáveis para a evolução da cidade. Fornecer água, energia, tratamento de esgoto e tratamento de lixo é o básico que você deve fazer para ter uma população feliz. Posteriormente será preciso ainda lidar com pedidos por bombeiros, polícia e hospitais. Lidar com tudo isso custa muito dinheiro, mas principalmente estratégia.

Os serviços públicos se dividem em dois tipos. O mais fácil de gerenciar é aquele que leva em consideração o número de famílias na cidade, ou seja: quantas habitações você tem construídas. O segundo é mais complicado de administrar, pois usa tamanho de áreas que um determinado edifício, como um hospital, consegue atender. Veja abaixo dicas para gerenciar cada tipo.

Serviços que usam número de famílias na cidade

Fornecimento de energia e de água, além de tratamento de lixo e de esgoto levam em consideração a quantidade de casas construídas. Dentro de cada um desses serviços há construções, sendo que cada uma fornece o serviço a um número "x" de pessoas.

Uma caixa d'água, por exemplo, fornecerá água a 8 casas. Se você construir 9 habitações, precisará de pelo menos mais uma caixa d'água. O mesmo vale para uma fábrica de energia hidroelétrica, que fornece energia a várias casas, mas é poluente e não pode ficar perto das habitações. Já energia eólica não polui, mas é necessário mais cataventos para que toda a população seja atendida.

Todas as construções não poluentes são obviamente mais caras. É preciso ter estratégia para não ter uma demanda maior do que consegue atender. Isso fará com que os cidadãos deixem sua cidade.

Serviços que usam o tamanho da área física

Os serviços básicos que usam o tamanho da área física da cidade para atender aos cidadãos são bombeiros, polícia e hospitais. Esses são mais difíceis de gerenciar. É preciso pensar a construção e a disposição das suas habitações de forma que nenhuma fique fora das áreas atendidas por esses prédios.

Há edifícios que atendem uma área de 8x8, assim como há os que atendem uma área de 12x12. Portanto pense bem antes de sair construindo casas de qualquer jeito. Você acabará não atendendo a todos os habitantes, o que fará com que eles deixem sua cidade.

2. Opte por evoluir as casas, não por construir mais

Muitos jogadores iniciantes cometem o erro de achar que o ideal é construir várias casas ao mesmo tempo. Em primeiro lugar isso apenas lotará sua cidade de espaços de construção que não necessariamente serão construídos. Na maioria das vezes você não terá os materiais necessários para construir a habitação.

Outro fato é que quanto mais evoluídas forem as casas, mais habitantes elas trazem para a cidade. Isso sem aumentar a demanda por nenhum dos serviços. Por isso o melhor é sempre construir em uma região e tentar evoluir ao máximo as casas daquela região antes de sair construindo mais residências.

3. Reorganize a cidade sempre que precisar

Uma das facilidades de SimCity BuildIt é poder reorganizar a cidade quase que 100% sempre que for preciso. E o melhor: raramente é necessário pagar a mais por isso.

Se quiser realocar prédios, fábricas, lojas, serviços é só entrar no modo de edição do jogo. Com as estradas isso pode ser um pouco mais complicado. Se evoluiu as vias da cidade e quiser eliminar alguma de suas partes, terá de refazê-la do zero, além de não recuperar o dinheiro investido em sua evolução.

Você ainda pode obter uma pequena parcela de dinheiro ao eliminar construções como fábricas. As fábricas e outros edifícios ainda podem ser guardados em um depósito para posterior uso, se achar melhor. De qualquer forma, todos os edifícios poluentes precisam sempre ser colocados longe das habitações.

4. Tenha suas fábricas sempre produtivas

As fábricas são o alicerce da evolução da cidade. Elas fazem as matérias-primas para as primeiras evoluções das suas casas. Depois tornam-se base para outros materiais que também serão usados no upgrade das habitações.

Mantê-las a todo o vapor é fundamental, visto que assim você garante ter sempre os itens que precisa no Depósito Municipal. Madeira e ferro, por exemplo, são dois itens muito utilizados e que você jamais pode ficar sem.

5. Aumente o espaço do Depósito Municipal

O Depósito Municipal é onde ficam guardados todos os seus itens. Desde as matérias-primas mais simples aos itens mais raros, como aqueles usados para desbloquear as regiões das montanhas e da praia. Como pode imaginar, é fácil ficar com o depósito cheio em muito pouco tempo.

Há três itens especiais usados para evoluir o Depósito. Eles normalmente são obtidos quando você clica nos balões de interação dos habitantes. Podem ser obtidos assistindo a vídeos promocionais ou podem ser adquiridos nos mercados de venda de outras cidades.

Esteja atento a isso, visto que um Depósito Municipal "empacado" certamente irá prejudicar a evolução da sua cidade.

6. Clique nos balões de interação dos habitantes

População SimCity BuildIt

Normalmente os balões de falas dos habitantes falam coisas engraçadas, fazem alguma exigência ou elogiam o trabalho do Prefeito. Às vezes quando você clica neles, independente do seu conteúdo escrito, ganha itens especiais. Essa interação é importante, pois facilita o acesso a objetos raros e difíceis de se achar.

Da mesma forma, há balões específicos em que os habitantes pedem para que venda alguns itens guardados no Depósito Municipal. Isso sempre gera moedas. Se forem itens comuns, o lucro é mínimo, e às vezes a venda acaba não valendo a pena.

De qualquer forma, todas essas interações contam para que ganhe SimCash na Prefeitura. A cada "x" balões clicados você ganhará essa premiação.

7. Assista aos vídeos promocionais

Muitos jogos para smartphone hoje em dia possuem a opção de assistir a vídeos promocionais para ganhar itens gratuitos. SimCity BuildIt trouxe essa possibilidade, e ela é bastante útil.

Essa é a forma mais rápida de ganhar SimCash, por exemplo, ou itens que permitirão desbloquear novas regiões na sua cidade. Não negligencie isso. Normalmente os vídeos duram de 30 a 50 segundos, embora haja alguns que durem menos. Não atrapalha seu gameplay e ainda lhe fornece boas recompensas.

8. Abra novas regiões na cidade

No início há muito pouco espaço para construir em SimCity BuildIt. Conforme evolue no jogo, perceberá que há duas regiões novas que podem ser abertas: a praia e a montanha. Elas permitem construir edifícios de especialidade, que poderão aumentar em até 20% a população das casas que estiverem próximas a elas.

Da mesma forma, eventualmente você terá de expandir a cidade, aumentando as áreas úteis dela. Tudo isso só é possível usando itens muito específicos. Eles podem ser adquiridos ao assistir a vídeos promocionais, ao clicar em balões de interação dos habitantes ou comprando em postos de venda de outros jogadores.

9. Visite outras cidades

Logo no começo você será ensinado a visitar outras cidades por meio do centro comercial ou posto de vendas e compras. Cada cidade tem um. No seu você venderá itens para outros jogadores online comprarem. Nos dos outros você comprará itens que estejam disponíveis de acordo com o seu nível de jogo.

Importante dizer que visitar cidades alheias tem outra vantagem. Com bastante frequência há na cidade vizinha um balão de interação. Nele há o desenho de uma caixa de presente. Se clicar nela irá ganhar um item aleatório. Pode ser um ferro ou pode ser um item raro para expandir a cidade.

10. Participe do Clube, das Guerras e das Competições de Prefeitos

Clubes de Prefeitos SimCity BuildIt

Os Prefeitos têm acesso a edifícios bastante específicos, que ficam localizados no mar. Eles são específicos para interação online, o que é totalmente não obrigatório. No entanto recomendamos que você invista um tempo nisso, visto que as premiações podem ser altíssimas.

Clube dos Prefeitos

Quando chegar ao nível 18 terá acesso ao Clube. O Clube é a interação social do jogo. Você pode criar o seu próprio grupo de até 25 jogadores ou pode pedir para entrar em um já existente. Uma vez dentro, poderá solicitar e enviar recursos, pedir dicas ou simplesmente conversar com outros jogadores.

Guerras de Clubes

Nem todo Clube participa das Guerras. Caso você tenha entrado em um que participe, poderá, a partir da Ilha da Fortaleza do General Vu, lançar desastres nas cidades de um Clube de Prefeitos inimigo. É preciso coletar cartas de melhoria dos ataques, assim como itens, as remessas de guerra, que são necessários para atacar.

Ao final do período de conflito, o Clube vencedor ganha espólios de guerra. Esses espólios são divididos entre os membros do grupo que participaram dos ataques.

Competições de Prefeitos

Essa é a atividade online mais divertida e rentável de SimCity BuildIt. Você participa de competições semanais, em que deve realizar atividades específicas em sua cidade. Por exemplo: produzir 50 madeiras e coletá-las em 15 minutos. Quanto mais difícil é a tarefa, mais pontos Plumbob ela dá.

Cada competição dura cinco dias. Você competirá contra 100 outros Prefeitos selecionados de forma aleatória em todo o mundo. Quanto maior for a quantidade de pontos Plumbob ao final, maior será a sua premiação. Você pode ganhar Chaves de Ouro, Chaves de Platina, moedas, SimCash e tickets dourados. Os tickets são usados para comprar mais tarefas, caso as suas acabem.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.