12 dicas de Last Shelter: Survival para sobreviver ao apocalipse zumbi


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Ser o último homem vivo na Terra e sobreviver ao apocalipse zumbi: essa é a sua missão em Last Shelter: Survival. Mas claro que essa não é uma tarefa simples de ser executada. Enfrentar hordas enormes de zumbis enquanto reúne recursos e monta uma base organizada é trabalhoso e exige estratégia e acima de tudo paciência.

Por isso trazemos neste artigo algumas dicas necessárias para quem está começando nesse game mobile. Confira a seguir um guia completo que irá transformá-lo no maior sobrevivente que o mundo já viu!

1. Deixe a base organizada

montar base em last shelter survival

Montar uma base todo mundo sabe. Erguer prédios aleatórios e de qualquer jeito, no entanto, não é suficiente em Last Shelter: Survival. Por mais que não pareça, esse é um jogo que exige estratégia e planejamento. Portanto mesmo que você não possa construir muitos edifícios no início do jogo, tente pensar como quer que fique a sua base.

Isso é importante para que consiga ter todo o sistema de estradas pronto antes dos prédios. Isso facilitará o trabalho dos caminhões que levam os construtores por toda a base. Se as estradas não estão construídas, os veículos demoram mais para se deslocar.

Ainda em termos de estrada, não construa uma rede muito complexa de caminhos. Além de atrasar a construção de prédios essenciais a sua sobrevivência, os veículos certamente gastarão mais combustível ao se deslocarem por mais tempo. E, como você sabe, tempo é dinheiro, infelizmente.

2. Procure por caixas de recursos

Principalmente no início você precisará o tempo inteiro de mais recursos. Afinal erguer suas defesas e preparar seus ataques exige algo em troca. Uma opção é usar os caminhões para procurar caixas de recursos que estão disponíveis por toda a base. Basta que toque em uma das caixas e um veículo irá lá automaticamente recolher tudo que você precisa.

Essa é a forma mais fácil e mais segura de obter recursos em Last Shelter: Survival. Só tenha certeza de que os seus depósitos não estão lotados, para não acabar desperdiçando uma caixa à toa.

3. Acelere sua evolução com a ajuda dos atalhos em tela

Você já notou que tudo em Last Shelter: Survival está relacionado a cumprir o maior número possível de tarefas no menor tempo. Isso é facilitado com a presença dos atalhos em tela. O jogo lhe permite ter acesso a praticamente tudo com apenas um botão de atalho. Isso é ensinado logo no tutorial, sendo essa uma lição que não deve ser esquecida.

Conforme a base se expande, é normal que comece a se tornar mais complicado e demorado chegar aos locais que precisa chegar. Esses botões de atalho lhe dão a opção de chegar a qualquer prédio, missão ou tarefa em apenas um toque. Assim você consegue dar conta de tudo sem se perder e sem acabar tendo algum tipo de prejuízo.

4. Use os zumbis para obter dinheiro

matar zumbis em last shelter survival

Na parte de baixo da tela, há um grande rádio em sua base. Ele serve para atrair zumbis em sua direção. Se fizer isso, suas tropas irão atirar contra tudo que se mover fora das suas linhas de defesa. Todos os zumbis mortos deixam para trás dinheiro, e assim que toda a horda das criaturas for eliminada, você ganha uma caixa com mais dinheiro.

Essa opção dada pelo jogo é muito boa para ganhar dinheiro extra e de forma gratuita. Após o uso, o som precisa esfriar um pouco antes de ser usado novamente.

5. Faça alianças

Fazer alianças é essencial para sobreviver a um apocalipse zumbi. Em Last Shelter isso é uma das primeiras coisas com as quais você deve se preocupar. Alianças lhe garantem muitos benefícios, desde que sejam ativas. Você pode pedir conselhos, pode solicitar recursos e pode até mesmo pedir a aliados que acelerem as construções de sua base.

Esse último caso é muito útil para quem está começando no jogo. Para pedir essa ajuda é muito simples. Assim que você se juntar a uma aliança da lista, verá que em cima de seus prédios em construção aparece um símbolo: uma mão apertando a outra. Clicar nesse símbolo irá mandar uma solicitação de ajuda a um membro ativo da sua aliança.

No menu de alianças também é possível pegar recompensas que são dadas a você por ser um membro ativo. Mas não se preocupe em ficar verificando esse menu o tempo todo. Um ponto vermelho aparece nele sempre que há uma recompensa a ser retirada ou se há alguma tarefa da aliança a ser feita.

Além disso, depois que você estiver certo de que é mesmo essa aliança da qual quer fazer parte, há a opção de Teletransporte. Essa opção permite que você viaje imediatamente para onde os seus aliados se encontram. Assim fica mais fácil enviar e ganhar recursos e auxílios. Algo muito importante quando a barreira de proteção inicial se desfazer e você ficar aberto a ataques.

6. Verifique sua caixa de mensagens

Outro ícone que não deve ser ignorado é o da caixa de mensagens. As principais comunicações do sistema de jogo, dos desenvolvedores e até mesmo de aliados vêm por lá. Sempre que houver uma mensagem não lida aparecerá um ponto vermelho em cima do ícone.

Lembre-se de olhar todos os dias isso. Às vezes há eventos especiais dos quais você pode obter alguns lucros e que o sistema lhe informa a respeito apenas por lá. Alguns itens e recompensas também são enviados para lá, não diretamente para o inventário.

7. Não deixe de utilizar seus Heróis

Logo no início do jogo você recebe um Herói, que será assinalado como líder do seu exército. No momento em que você conseguir mais de um Herói, é preciso construir um Centro de Gerenciamento. Cada Herói tem uma habilidade única, que pode ser usada em alguma função dentro da sua base.

Você pode assinalar Nora, por exemplo, sua segunda Heroína, para a fazenda, visto que ela aumenta a produção de comida. Recrute o máximo de Heróis que puder, prestando sempre atenção nas suas habilidades, de modo que possa incrementar o sucesso e a produtividade de sua base.

8. Marche com seu exército

caixas de recursos em last shelter survival

Você não póderá ficar esperando o tempo inteiro pelos zumbis ou para que algo aconteça. Além de um jogo de estratégia e de sobrevivência, Last Shelter: Survival é também um jogo de ação. Então clique no botão do Mundo, no canto direito de baixo da tela. Você será levado ao mapa mundi, em que é possível ver as localizações de recursos, de zumbis e bases vizinhas.

Aqui é possível tomar uma série de atitudes. É possível atacar bases que não pertençam a sua aliança, por exemplo. Se quiser também pode atacar zumbis para obter recursos e experiência. Há campos de recursos que podem ser dominados e os recursos coletados.

Para que tudo isso seja feito, é preciso marchar com seu exército. De início é possível ter apenas uma tropa. Assim que liberar mais grupos de soldados, poderá mandá-los em diferentes missões por todo o mapa. Não deixe de fazer isso, pois essa é uma forma de manter uma entrada constante de recursos e de experiência.

9. Entre nos Eventos e ganhe recompensas

Lembra que falamos que o ssitema pode lhe enviar notícias a respeito do surgimento de eventos dentro do jogo? Pois bem. No canto superior direito há um ícone especial para os Eventos. Se você clicar lá poderá se informar sobre quais eventos estão ocorrendo no momento e quais irão começar em breve.

Jogos como Last Shelter: Survival costumam beneficiar muito aqueles jogadores que participam de seus Eventos. Há boas recompensas em termos de dinheiro e de recursos, além de Diamantes. O Desafio Diário é um dos mais fáceis e imperdíveis, já que normalmente está relacionado a tarefas corriqueiras, como recolha de recursos ou evolução de algum edifício da base.

10. Prepare-se para perder a proteção da base

proteção da base last shelter survival

Desde o início os jogadores precisam saber que possuem uma proteção invisível em torno da sua base. Ela evita que inimigos invadam sua base, não só zumbis poderosos, mas principalmente outros jogadores. O problema é que assim que você atingir o nível 6 de base, essa barreira invisível cai e você a passa a ficar no mapa de ataque dos demais players.

Ter isso em mente é muito importante. A fase tutorial leva você exatamente até o nível 6, portanto não cumpra a última missão desse tutorial antes de certificar-se de que fez algumas coisas muito importantes.

A primeira delas é clicar no menu de construção. Certifique-se de que todas os edifícios foram construídos e de que todos eles receberam seus upgrades máximos para o nível atual da base. Além disso, treine o máximo de tropas que puder. Verificando que não há mais nada para evoluir e que treinou todos os soldados que podia, pode enviar sua base para o level 6.

11. Escolha sua classe com sabedoria

Ao fim do tutorial você é presenteado com a possibilidade de escolher uma classe dentre três. Em inglês, é Trader, Farmer e Raider. Claro que cada classe possui vantagens e desvantagens características. Os Traders irão focar na obtenção de dinheiro. Já os Farmers focarão na produção e na coleta de recursos. Os Raiders, por sua vez, serão os militares.

É importante ler bem as descrições de todas as classes de modo que você não faça a escolha errada. Recomendamos que aqueles que não tem muita experiência nesse tipo de jogo não tentem focar em dinheiro ou em ações bélicas. Esses devem optar, portanto, por serem Farmers.

Sendo um Farmer, você terá a proteção de depósito, o que elimina a necessidade de fazer invasões a bases vizinhas para obter recursos. Depois do nível 10, no entanto, é possível efetuar uma troca de classes, caso não esteja satisfeito com a sua.

12. Não perca seu progresso

O último ato que todo iniciante em Last Shelter: Survival precisa ter é vincular sua conta à desenvolvedora do jogo. Jogos mobile costumam oferecer essa opção, de modo que você não perde o progresso caso mude de aparelho celular.

Há um botão que aparece sempre que você tentar sair do jogo, que lhe permite conectar sua conta à IM30. Basta colocar seu e-mail, criar uma senha e pronto. Você receberá uma mensagem de e-mail pedindo que o confirme. Assim que isso for feito, seu progresso estará sempre salvo. Além disso, você recebe um bônus de 100 diamantes.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.