7 dicas de Fallout Shelter para construir o melhor abrigo nuclear


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Fallout Shelter é um dos mais famosos jogos de estratégia para PC e para mobile. Ele é um spin-off da renomada franquia Fallout, da Bethesda, e permite aos jogadores administrarem um abrigo nuclear. Semelhante a Hustle Castle e mesmo a SimCity BuildIt, esse jogo é perfeito para quem gosta de games de construção e de gerenciamento de recursos.

Com componentes simples, mas agradáveis, Fallout Shelter pode ser um desafio para quem não está habituado a esse tipo de jogo. Por isso vamos lhe ensinar neste artigo alguns truques para não errar na administração do seu bunker!

1. Não encha o abrigo de sobreviventes

Durante boa parte do gameplay você estará focado em construir e ampliar seu abrigo nuclear. Essa é mesmo a premissa do jogo, então até aí tudo bem. O erro está em fazer isso sem cuidado. Aumentar os espaços do bunker desordenadamente fará com que mais sobreviventes venham bater a sua porta. E com eles pode vir uma superlotação.

Claro que o jogo não irá permitir que você tenha mais sobreviventes do que o abrigo comporta. No entanto é bem possível que você não tenha recursos para manter seus moradores plenamente satisfeitos com sua administração. Por isso não tem problema deixar alguns de fora por um tempo. Se você não colocá-los para dentro, eles ficarão lá parados até que você o faça.

2. Respeite os atributos dos sobreviventes

Atributos dos sobreviventes Fallout Shelter

Todo sobrevivente em seu abrigo é bom em algo específico. Para conhecer os atributos dos moradores do seu bunker, basta em cada pessoa. Você poderá ver várias informações básicas, como roupa que está usando, se tem arma e o nível de felicidade. O mais importante no início é ver os níveis de cada um dos 7 atributos. São eles:

Atributos Benefícios Evolução
Strength Determina a velocidade de produção em geradores de energia e em reatores nucleares Os sobreviventes evoluem esse atributo na Weight Room
Determina a velocidade de criação de 46 das 175 armas do jogo
Tem mais resistência ao dano na Wasteland
Tem mais chances de abrir fechaduras na Wasteland
Perception Determina a velocidade de produção em cômodos de tratamento de água e em cômodos de purificação de água Os sobreviventes evoluem esse atributo na Armory
Determina a velocidade de criação de 55 das 175 armas do jogo
Determina a velocidade do indicador de dano crítico em quests
Há mais chances de encontrar lugares escondidos na Wasteland
Endurance

Aumenta a velocidade de produção na Nuka-Cola Bottler

Os sobreviventes evoluem esse atributo na Fitness Room
Esse atributo é o ideal para cômodos de depósito
Interfere na quantidade total de pontos de vida
Charisma Melhora a efetividade dos estúdios de rádio em atrair sobreviventes e acelera a reprodução e o nascimento dos bebês nos quartos Os sobreviventes evoluem esse atributo no Lounge
Reduz o tempo de espera após usar o barbershop
Ajuda a encontrar grupos e pessoas civilizadas na Wasteland
Intelligence Determina a eficiência na produção de stimpacks e de RadAway Os sobreviventes evoluem esse atributo na Classroom
Aumenta a chance de encontros com pessoas civilizadas e feridas na Wasteland
Também na Wasteland há maior chance de encontrar stimpacks e RadWay
Agility Determina a rapidez e a eficiência na produção de alimentos Os sobreviventes evoluem esse atributo na Athletics Room
Determina a quantidade de disparos que um sobrevivente pode dar antes do inimigo na Wasteland e em quests
Determina o quanto de dano os sobreviventes conseguem evitar em quests e na Wasteland
Luck Determina se uma sala dará caps além da recompensa normal e aumenta as chances de encontrar caps na Wasteland Os sobreviventes evoluem esse atributo na Game Room
Afeta positivamente as chances de uma tentativa de rush em uma sala ser bem-sucedida
Possibilita encontrar itens e locais em quests e na Wasteland, sendo que quanto maior o atributo, melhores serão os itens
Em combates aumenta a velocidade que a barra de dano crítico enche

Cada cômodo de trabalho exige um tipo específico de atributo. Quem produz energia, por exemplo, precisa ter mais Strength. Aqueles que possuem mais Agility deverão produzir comida. Já quem tem mais Perception cuidará de produzir água. Quando um sobrevivente não trabalha naquilo que é melhor, isso faz com que ele fique frustrado.

Moradores frustrados são infelizes. Por consequência eles produzem menos recursos e rendem menos dinheiro a você. Além disso, demoram muito mais para subir de nível se estiverem na função errada.

3. Esteja sempre de olho em seus recursos

Em nenhum outro jogo de estratégia os recursos são tão importantes quanto em Fallout Shelter. Em primeiro lugar que nada funciona no seu abrigo sem energia. Por isso colocar seus sobreviventes para produzi-la de imediato é fundamental. Se puder aumentar a quantidade de salas e fundi-las, melhor ainda, já que a quantidade do recurso será dobrada.

A água, por sua vez, é importante para manter seus moradores saudáveis. Sem esse recurso, eles irão ingerir água com radiação, o que diminuirá seus pontos de vida e os fará morrer eventualmente. O mesmo podemos dizer da comida, visto que sem se alimentar os sobreviventes também ficarão doentes e ficarão gradualmente perto da morte.

Vale aqui a dica de manter as notificações do jogo ligadas. Elas lhe dirão quando a produção de um determinado recurso terminou, de modo que possa coletá-lo e permitir que seja produzido mais. Nesse jogo em específico, ficar longe pode fazer com que seu abrigo tenha problemas.

4. Faça tudo que o jogo mandar

Fallout Shelter é inteiramente gratuito. Ainda que haja a opção de realizar microtransações, elas não necessárias para que sua experiência no game seja completa. Mas para que isso aconteça, você precisará fazer tudo que o jogo mandar. Quests, missões diárias, pequenos desafios, tudo.

Dessa forma você poderá conseguir as caps, as tampinhas que são o dinheiro do jogo. As caps são utilizadas para aprimorar cômodos e para construir novas salas.

Porém mais importante do que elas são as lancheiras. As lancheiras são como baús de prêmios aleatórios. Dinheiro, armaduras, armas, habitantes: quase tudo pode surgir de uma lancheira. É uma maneira de estocar itens preciosos e que serão de grande ajuda em todos os desafios do game.

5. Não use o rush o tempo todo

O rush é a possibilidade de acelerar a produção de determinado recurso. Isso tanto pode ser maravilhoso como pode lhe trazer grandes problemas. É fácil ficar "viciado" em clicar no reloginho para que seus estoques de água, de comida e de energia voltem a se encher rapidamente.

Contudo haverá vezes em que fazer isso trará mais problemas do que soluções. Pode ser que o cômodo em questão entre em colapso e pegue fogo ou que uma infestação de baratas nojentas domine o abrigo. No começo do jogo, com menos sobreviventes no vault, pode ser que você não dê conta.

Portanto segure o dedinho nervoso e use o rush apenas quando o jogo indicar que é mesmo necessário.

6. Arme-se até os dentes

Armas de Fallout Shelter

O mundo pós-apocalíptico de Fallout Shelter não é nada pacífico. O jogo não é apenas sobre se abrigar em um vault e esperar que as coisas ruins não aconteçam. Elas irão acontecer. Quase o tempo todo. E se armar é o mínimo que você pode fazer para sobreviver.

O problema é que não há muitas formas de encontrar armas e armaduras para os seus sobreviventes. Não dá para simplesmente criá-las em uma sala do vault. Portanto fique atento em primeiro lugar às lancheiras. As lunchboxes são a forma mais rápida de obter esse tipo de item.

A segunda maneira é explorando a Wasteland. Aqui será necessário um pouco de sorte, além de estratégia, já que você terá de escolher o sobrevivente mais preparado e equipado para essa missão. O bom é que dá para acompanhar sua jornada por meio de um diário. Se quiser, pode enviá-lo para o abrigo novamente sem que ela sofre qualquer dano extra.

Tenha em mente, ainda, que em Fallout Shelter existem saqueadores. Quando menos esperar eles conseguirão invadir seu abrigo. Se você estiver bem armado, isso não deverá ser um grande problema. Contudo não fique surpreso se pelo menos um dos seus moradores morrer. Isso é facilmente contornável, já que nesse game os sobreviventes são substituíveis.

7. Saia do abrigo e busque recursos

A experiência não estaria completa se você não pudesse sair do vault de vez em quando para explorar o mundo lá fora. Isso pode ser feito quando já possuir um número suficiente de moradores em seu abrigo. É preciso garantir que todos os serviços continuem funcionando perfeitamente. Além disso de nada vale mandar apenas uma pessoa explorar. Mande logo duas ou três.

Para garantir que elas sejam bem-sucedidas, é preciso que tenham armaduras e armamento. Por isso só envie para a Wasteland quem realmente estiver muito preparado para isso. E lembre-se: ainda assim é possível que você acabe perdendo alguns valentes soldados.

Veja os 15 melhores jogos de estratégia disponíveis para Android!

Conheça 7 ótimos jogos offline e gratuitos para PC.

Saiba também como desenvolver sua cidade em SimCity BuildIt!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.