Os 15 melhores jogos offline e grátis disponíveis para PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Encontrar jogos gratuitos e bons para PC não é nada difícil. Por isso trouxemos 15 títulos grátis e que ainda podem ser jogados offline. Por isso se você está atrás desses jogos, mas não os encontra, poderá descobri-los aqui, já que separamos uma lista completinha abaixo.

Nessa lista você verá jogos de todos os tipos. Há alguns títulos mais mainstream, contudo a maioria é focada em games independentes, porém super divertidos e com propostas atrativas. Desde Fallout Shelter a Forza Street, você vai se surpreender com tudo que está disponível sem custos para jogar em seu PC.

1. Fallout Shelter

Fallout Shelter

Jogar Fallout Shelter agora

Fallout Shelter é um dos simuladores mais divertidos disponíveis atualmente. É um spin-off da franquia Fallout, focado na construção de um bunker ou vault, sendo você responsável por gerenciar tudo que ocorre lá dentro. Em seu abrigo nuclear é preciso se preocupar com o bem-estar de seus habitantes, a expansão dos seus cômodos e, é claro, a defensa desse abrigo contra invasores.

A jogabilidade é muito simples. Ela traz elementos de jogos com SimCity, Hustle Castle e jogos de sobrevivência. Há recursos a serem administrados, como alimento, água e energia. Eles são importantes para o desenvolvimento do abrigo e para mantê-lo em pleno funcionamento.

2. City Island 4

City Island 4

Jogar City Island 4 agora

City Island 4 é uma tentativa de igualar e de superar o sucesso que SimCity foi nos anos 90 e início dos anos 2000. Não sabemos se esse objetivo foi atingido, porém podemos dizer que esse jogo é tão divertido quanto sua inspiração. Aqui você não é um governante no sentido político da palavra, mas sim um magnata cheio da grana. O objetivo é transformar um vilarejo em uma grande cidade.

Aqui é preciso lidar com muitos pontos para que a sua missão seja cumprida. Ganhar dinheiro é importante, sim, mas não gastá-lo de qualquer jeito é ainda mais. Todo o cash que entra em sua conta precisa ser usado para realizar melhorias na cidade. Construir e evoluir habitações, conectar edifícios com estradas e atender às demandas da população são algumas de suas tarefas primárias.

3. Cooking Fever

Cooking Fever

Jogar Cooking Fever agora

Cooking Fever é sem dúvidas um dos melhores jogos do gênero. Pode não parecer, mas é um jogo de estratégia. É difícil se dar bem no game sem treinar muito e sem pensar com rapidez os seus movimentos. Inclusive em várias ocasiões você terá de repetir mais de uma vez as mesmas fases.

Nesse game você pode preparar até 400 pratos diferentes, tendo a sua disposição 150 ingredientes. Algo muito divertido em Cooking Fever é que as fases se dividem entre 21 locais. Cada local é focado em um tipo de comida. Há uma padaria, uma pizzaria, um restaurante de sushi, um de churrasco, entre outros.

4. Surgery Simulator

Surgery Simulator

Jogar Surgery Simulator agora

Mesmo quem tem medo de sangue ou jamais se imaginou em um bloco cirúrgico vai gostar de Surgery Simulator. Esse jogo lembra um pouco a dinâmica da série Grey's Anatomy, já que há todo um pano de fundo dramático envolvendo o hospital no qual você trabalha. Aliás, você não só trabalha em um hospital como será o grande chefão dos cirurgiões.

As missões do jogo são quase 100% relacionadas a fazer cirurgias. Há procedimentos "simples", como remover um apêndice ou retirar um rim. Claro que às vezes terá de fazer um transplante de fígado ou uma cirurgia muito delicada no cérebro de um paciente. Para quem quiser, também dá para fazer cirurgias plásticas e estéticas.

5. Forza Street

Forza Street

Jogar Forza Street agora

Forza Street nasce de uma decisão da Microsoft de levar a franquia do Xbox para os smartphones. Só que antes de liberar o jogo para mobile, lançou-o para Windows 10. E o melhor é que é totalmente free-to-play. Por isso se você não tem um console da empresa de Bill Gates, mas quer jogar a melhor franquia de jogos de corrida da atualidade, essa é a sua chance.

Claro que esse título em especial é muito mais limitado do que os títulos mais "completos", digamos. Por ser gratuito, entende-se que há microtransações a serem feitas dentro do jogo para liberar certos itens, carros ou pistas. A mecânica de jogo é mais simplificada, embora continue a ter um belíssimo gráfico.

6. AdVenture Capitalist

AdVenture Capitalist

Jogar AdVenture Capitalist agora

AdVenture Capitalist é, em primeiro lugar, um jogo de humor. Em sua essência ele foi criado para ser uma sátira ao dinheiro, ao consumismo e, é claro, ao capitalismo. O jogador deve construir um império monetário partindo de apenas uma barraca de limão. Ao longo da progressão você vai percebendo intuitivamente quais são as maiores falhas do sistema capitalista.

Como é um Idle Game, foca-se em uma ação repetitiva. Você clica no limão, por exemplo, e ganha uma quantia em dinheiro. No caso, $1. Assim que possível, poderá comprar outra barraca, duplicando os ganhos. Assim que reunir barracas em número de suficiente, poderá adquirir um estabelecimento de outro ramo, diversificando seu negócio.

7. Spooky's Jump Scare Mansion

Spooky's Jump Scare Mansion

Jogar Spooky's Jump Scare Mansion agora

Esse é um dos mais simples. Inicialmente ele é bastante fofinho. Você assume o comando de um caçador de histórias de terror, que decide investigar uma casa supostamente assombrada. O jogador é recepcionado pelo fantasma de uma pequena garotinha chamada Spooky.

Spooky lhe explica que há 1000 salas na mansão, todas assombradas. Sua missão é explorar cada uma delas e verificar o que as assombra. Apesar de parecer chato, é um jogo bastante interessante. Como é um walking simulator, é preciso caminhar pelos ambientes a fim de descobrir seus segredos mais obscuros.

8. Spelunky

Spelunky

Jogar Spelunky agora

Spelunky é divertido porque cada vez que você entrar no jogo será uma fase diferente. O sistema gera níveis completamente aleatórios a cada nova partida, e sua missão é explorar, em estilo plataforma e 2D, tudo que cada uma dessas fases tem a esconder.

Por isso enfrente monstros bizarros e outros inimigos para progredir. Colete itens, customize seu avatar e descubra os segredos do mundo mágico que Spelunky guarda para os seus jogadores.

9. Emily is Away

Emily is Away

Jogar Emily is Away agora

Esse jogo é uma das coisas mais diferentes desta lista. Nele você conhece Emily, uma adolescente do Ensino Médio, e deve conversar com ela para descobrir a narrativa e ir avançando no game. O final depende das suas ações, que são todas executada em um messenger dos anos 90, estilo Windows XP.

O jogo se passa durante 5 anos das vidas das personagens, mas é bem curtinho: dá para matar em uma hora. O legal é que você nem sente que está jogando, pois é mesmo como se estivesse em uma rede social.

10. Forza Motorsport 6: Apex

Forza Motorsport 6: Apex

Jogar Forza Motorsport 6: Apex

Disponível gratuitamente apenas para Windows 10, esse Forza traz um dos melhores gráficos da franquia. Apesar de não ser uma versão completa em relação à do Xbox, ainda assim é bem divertida. Você tem boas opções de carros e de pistas para percorrer, incluindo uma no Rio de Janeiro!

11. The Awesome Adventures of Captain Spirit

The Awesome Adventures of Captain Spirit

Jogar Captain Spirit agora

Captain Spirit é dos mesmos criadores de Life is Strange. Nesse lindo jogo narrativo você controla Chris, um menino de 9 anos que se transforma em um herói de vez em quando. Você controla ele e seu alter-ego, em missões super divertidas que nos levam de volta à infância.

O game está no mesmo universo de Life is Strange 2, portanto se você jogou esse jogo encontrará belas referências!

12. Prophecy

Prophecy

Jogar Prophecy online

Esse Auto Battler é com personagens mitológicos, em que você vai montar times com poderosos deuses e semideuses. O jogo é muito bem construído, apresentando disputas muito intensas, personalizadas de acordo com os itens que você tem para usar nessas batalhas.

São mais de 50 unidades diferentes a serem usadas, e as diferentes combinações de personagens fazem com que você possa ter equipes dos mais variados tipos. Se cansar do modo offline, pode ir para o competitivo no multiplayer em rede.

13. Burn Me Twice

Burn Me Twice

Jogar Burn Me Twice

Que tal um jogo investigativo com elementos medievais e de magia? Seja um detetive e descubra, pela exploração, todos os mistérios da cidadezinha de Dustenburg. Enfrente desafios de perguntas e respostas para saber se você realmente é um bom investigador. E se não for bem-sucedido, o preço a pagar é a morte.

14. Gwent

Gwent

Jogar Gwent agora

Gwent tem um forte componente online, mas ele tem diversas missões para quem não quer jogar em rede. Você pode, inclusive, adquirir melhores cartas para o seu deck jogando solo.

Para quem ainda não conhece, Gwent é o jogo de cartas de The Witcher 3: Wild Hunt. Nele você escolhe um baralho de acordo com o tipo de cartas com o qual tem mais afinidade. Depois vai para o tabuleiro e tenta ter mais pontos que o adversário por 2 rodadas. Quem conseguir é o vencedor.

15. Noise Hunters

Noise Hunters

Jogar Noise Hunters agora

Noise Hunters coloca você na pele de um assassino que se move guiando pelos sons dos inimigos. É uma mistura de stealth com terror, pois você deve andar no escuro, tentando não ser notado enquanto elimina inimigos e resolve puzzles. São 10 fases que vão testar sua habilidade como um agente furtivo.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.