Os 7 melhores jogos offline e grátis disponíveis para PC


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Encontrar jogos gratuitos e bons para PC não é nada difícil. Tanto na Steam como em outros repositórios de games há ótimos títulos que você pode baixar de graça. O problema é encontrar a combinação bom, grátis e que ainda possa ser jogado offline. Por isso se você está atrás desses jogos, mas não os encontra, poderá descobri-los aqui, já que separamos uma lista completinha abaixo.

Nessa lista você verá jogos de todos os tipos. Há alguns títulos mais mainstream, contudo a maioria é focada em games independentes, porém super divertidos e com propostas atrativas. Desde Fallout Shelter a Forza Street, você vai se surpreender com tudo que está disponível sem custos para jogar em seu PC.

1. Fallout Shelter

Fallout Shelter

Fallout Shelter é um dos simuladores mais divertidos disponíveis atualmente. É um spin-off da franquia Fallout, focado na construção de um bunker ou vault, sendo você responsável por gerenciar tudo que ocorre lá dentro. Em seu abrigo nuclear é preciso se preocupar com o bem-estar de seus habitantes, a expansão dos seus cômodos e, é claro, a defensa desse abrigo contra invasores.

A jogabilidade é muito simples. Ela traz elementos de jogos com SimCity, Hustle Castle e jogos de sobrevivência. Há recursos a serem administrados, como alimento, água e energia. Eles são importantes para o desenvolvimento do abrigo e para mantê-lo em pleno funcionamento.

Os habitantes do bunker trabalham e ajudam em tarefas específicas, que geram retorno ao vault. Cada cômodo do abrigo tem sua função. Há aqueles específicos para a produção dos recursos acima mencionados. Outros são voltados para o treinamento dos habitantes nas mais diversas habilidades.

É possível aumentar a quantidade de moradores do vault colocando-os para procriar nos quartos. Ou, caso tenha a sorte, podem chegar visitantes a sua porta, que você pode ou não colocar para dentro. Todos os moradores têm a possibilidade de evoluírem, como mencionamos, a partir de um sistema semelhante aos de RPG. Além das habilidades que devem ser melhoradas, dá para equipá-los com itens, armas e utensílios, que irão aumentar todos os seus pontos fortes.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de simulação
  • Interessar-se por uma experiência survival diferente do padrão

2. City Island 4

City Island 4

City Island 4 é uma tentativa de igualar e de superar o sucesso que SimCity foi nos anos 90 e início dos anos 2000. Não sabemos se esse objetivo foi atingido, porém podemos dizer que esse jogo é tão divertido quanto sua inspiração. Aqui você não é um governante no sentido político da palavra, mas sim um magnata cheio da grana. O objetivo é transformar um vilarejo em uma grande cidade.

Aqui é preciso lidar com muitos pontos para que a sua missão seja cumprida. Ganhar dinheiro é importante, sim, mas não gastá-lo de qualquer jeito é ainda mais. Todo o cash que entra em sua conta precisa ser usado para realizar melhorias na cidade. Construir e evoluir habitações, conectar edifícios com estradas e atender às demandas da população são algumas de suas tarefas primárias.

Esse jogo conta, aliás, com mais de 250 construções diferentes que você pode fazer. Todas elas têm uma função específica na cidade, portanto é necessário estratégia para perceber em qual lugar do mapa você irá colocá-las. Preocupe-se com a educação, o transporte coletivo, os empregos e os serviços comunitários de seus habitantes.

Tudo que fizer em City Island 4 impacta no jogo. Tenha cuidado com incêndios e desastres naturais. Construa parques e ofereça opções de lazer aos moradores da cidade. Expanda suas fronteiras e construa zonas periféricas, com prédios especiais. Participe de eventos sazonais, seja de dia, de noite, com neve ou com sol. Tudo isso tanto offline quanto online.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de construção de cidades
  • Interessar-se por simuladores da vida humana

3. Cooking Fever

Cooking Fever

Cooking Fever é sem dúvidas um dos melhores jogos do gênero. Pode não parecer, mas é um jogo de estratégia. É difícil se dar bem no game sem treinar muito e sem pensar com rapidez os seus movimentos. Inclusive em várias ocasiões você terá de repetir mais de uma vez as mesmas fases.

Nesse game você pode preparar até 400 pratos diferentes, tendo a sua disposição 150 ingredientes. Algo muito divertido em Cooking Fever é que as fases se dividem entre 21 locais. Cada local é focado em um tipo de comida. Há uma padaria, uma pizzaria, um restaurante de sushi, um de churrasco, entre outros.

Os gráficos do jogo são excelentes, ambientando o jogador nas mais diversas cozinhas mundiais com grande fidelidade. Você ainda pode decorar cada restaurante a partir de opções fornecidas pelo jogo. Isso ajuda a atrair mais clientes e mesmo a dar a eles mais paciência para esperarem pelo preparo da comida.

Cozinhar aqui é muito fácil e intuitivo. O problema é que conforme passa de fase, mais clientes precisa atender em menos tempo. E a complexidade dos pratos só aumenta, portanto pode ser um pouco desesperador ter que fritar hambúrgueres, fazer milkshakes e ainda servir refrigerante para quatro pessoas ao mesmo tempo. É uma adrenalina que todo cozinheiro precisa enfrentar!

Você deve jogar esse jogo se:

  • For um cozinheiro na vida real
  • Gostar de jogos que simulem a vida de um cozinheiro

4. Surgery Simulator

Surgery Simulator

Mesmo quem tem medo de sangue ou jamais se imaginou em um bloco cirúrgico vai gostar de Surgery Simulator. Esse jogo lembra um pouco a dinâmica da série Grey's Anatomy, já que há todo um pano de fundo dramático envolvendo o hospital no qual você trabalha. Aliás, você não só trabalha em um hospital como será o grande chefão dos cirurgiões.

As missões do jogo são quase 100% relacionadas a fazer cirurgias. Há procedimentos "simples", como remover um apêndice ou retirar um rim. Claro que às vezes terá de fazer um transplante de fígado ou uma cirurgia muito delicada no cérebro de um paciente. Para quem quiser, também dá para fazer cirurgias plásticas e estéticas.

A cirurgia é o ponto fundamental do jogo, é claro, porém há tarefas voltadas para a administração do hospital. Resolver burocracias, como construção de novas salas de enfermagem ou a contratação de mais profissionais irá ser sua responsabilidade. Além disso, esse é um jogo com uma pegada survival, já que está em suas mãos a sobrevivência dos pacientes. Um erro e você deixa uma vida se perder.

O tom dramático do jogo é o faz que Surgery Simulator tão interessante, já que a adrenalina de salvar vidas é constante. Para um jogo gratuito para PC ele até que tem ótimo visual e jogabilidade bastante fluida.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de séries de TV como ER, House e Grey's Anatomy
  • Quiser um jogo que proporciona bastante adrenalina

5. Forza Street

Forza Street

Forza Street nasce de uma decisão da Microsoft de levar a franquia do Xbox para os smartphones. Só que antes de liberar o jogo para mobile, lançou-o para Windows 10. E o melhor é que é totalmente free-to-play. Por isso se você não tem um console da empresa de Bill Gates, mas quer jogar a melhor franquia de jogos de corrida da atualidade, essa é a sua chance.

Claro que esse título em especial é muito mais limitado do que os títulos mais "completos", digamos. Por ser gratuito, entende-se que há microtransações a serem feitas dentro do jogo para liberar certos itens, carros ou pistas. A mecânica de jogo é mais simplificada, embora continue a ter um belíssimo gráfico.

Há uma boa opção de modos de jogo em Forza Street. O modo campanha coloca o jogador para dirigir carros específicos, em corridas únicas e cheias de tricks para tentar fazer você perder. Mas conforme você vai vencendo os níveis, vai ganhando carros raros para montar a sua coleção. Há modelos clássicos, assim como há os mais modernos.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta da série Forza
  • Quer um jogo gratuito e offline para PC que seja de corrida

6. AdVenture Capitalist

AdVenture Capitalist

AdVenture Capitalist é, em primeiro lugar, um jogo de humor. Em sua essência ele foi criado para ser uma sátira ao dinheiro, ao consumismo e, é claro, ao capitalismo. O jogador deve construir um império monetário partindo de apenas uma barraca de limão. Ao longo da progressão você vai percebendo intuitivamente quais são as maiores falhas do sistema capitalista.

Como é um Idle Game, foca-se em uma ação repetitiva. Você clica no limão, por exemplo, e ganha uma quantia em dinheiro. No caso, $1. Assim que possível, poderá comprar outra barraca, duplicando os ganhos. Assim que reunir barracas em número de suficiente, poderá adquirir um estabelecimento de outro ramo, diversificando seu negócio. Você pode ter uma banca de jornal, carrocinha de cachorro quente, entre outras coisas. Pode, ainda, contratar gerentes para ficarem apertando os botões para você.

Assim que você chegar ao valor de $10 decilions, moeda do jogo, poderá expandir de forma literalmente espacial os seus negócios. Há uma missão lunar que leva 8 dias e 8 horas em tempo real para ser completada. Quando isso acontece, você pode criar negócios alienígenas fora da Terra.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser se tornar uma figura de negócios virtuais
  • Gostar de jogos que simulam conceitos sociais, políticos e econômicos

7. Spooky's Jump Scare Mansion

Spooky's Jump Scare Mansion

O último jogo da lista é um dos mais simples. Inicialmente ele é bastante fofinho. Você assume o comando de um caçador de histórias de terror, que decide investigar uma casa supostamente assombrada. O jogador é recepcionado pelo fantasma de uma pequena garotinha chamada Spooky.

Spooky lhe explica que há 1000 salas na mansão, todas assombradas. Sua missão é explorar cada uma delas e verificar o que as assombra. Apesar de parecer chato, é um jogo bastante interessante. Como é um walking simulator, é preciso caminhar pelos ambientes a fim de descobrir seus segredos mais obscuros.

O problema é que cada sala tem uma criatura. E essas criaturas são as partes mais divertidas do jogo. Algumas são inspiradas em criaturas das séries Resident Evil e Silent Hill. Há referências legais a jogos de Zelda. Cada criatura tem seus próprios contos, trilha sonora, formas de ataque e formas de morrer.

O jogador deve desviar dos monstros, seja se abaixando, seja correndo. Conforme progride no jogo, ganha um machado para derrotar as criaturas. É game que obriga o jogador a pensar estratégias e formas diferentes de vencer seus inimigos. Tudo isso sem morrer enfartado pelos sustos que levará ao longo das salas.

Da lista, é o jogo menos famoso e menos mainstream. Sendo um título independente, é um dos games mais interessantes que você pode ter de forma gratuita para PC. Não precisa de nenhuma conexão à internet e ainda lhe deixa entretido por muitas horas. Principalmente se você baixar os conteúdos extras do jogo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de terror
  • Interessar por walking simulator
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.