10 melhores jogos grátis do PS4 para quem não quer gastar


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Não é necessário gastar muito dinheiro para jogar no PlayStation 4 e ter horas de diversão inesquecíveis. De todo o catálogo que possui esse console, há muitos jogos gratuitos que você pode baixar e desfrutar com os amigos. E neste artigo listamos 10 melhores jogos grátis do console! Confira!

1. DC Universe Online (2011)

DC Universe Online PS4

DC Universe Online está em alta há bastante tempo e parece não querer perder o posto. Ele é ideal para todos os geeks fãs de super-heróis. Obviamente que se a DC for sua preferida, melhor ainda!

Para um game gratuito, o título é vasto. Isso já é perceptível na customização da personagem que você cria. Ela pode ser do lado dos vilãos ou do lado dos heróis. O legal é poder ter um mestre do lado escolhido. Batman, Mulher Maravilha ou Superman do lado da Liga da Justiça-. Lex Luthor, Joker ou Circe do lado dos "bandidos".

O único porém no jogo é que ele possui microtransações. Na verdade o game lhe estimula a assinar a versão premium, o que não é preciso. Dá para realizar suas múltiplas quests e tarefas e evoluir sua personagem sem gastar um centavo.

2. Warframe (2013)

Warframe PS4

Warframe é um jogo que mistura elementos de RPG, de shooter e de ação em stealth. Nesse sentido, claro que você pode criar seu próprio avatar, ainda que com poucas opções de customização.

O jogo em si é futurista, se passando em diversos planetas ao longo de uma galáxia. São mesmo dezenas de missões e de quests para realizar, o que faz do jogo uma diversão garantida por horas! Em termos de gameplay, você pode ter armas de fogo, bem como pode partir para o soco com os inimigos.

Esse game é free-to-play, o que significa que ele tem microtransações, mas elas não são de forma alguma necessárias para sua evolução. Principalmente se você jogar no modo cooperativo, com a ajuda de outros players. Se preferir, pode jogar o multiplayer no PvP.

3. Path of Exile (2013)

Path of Exile PS4

Path of Exile é uma homenagem a Diablo e a tudo que esse RPG representa. Os criadores do jogo inclusive já declararam isso abertamente em entrevistas, mas nem precisava: a perspectiva, com a isometria na visão, a evolução das personagens e a criação dos avatares lembra muito tudo que a série Diablo representa.

A temática é outro ponto de convergência. A missão é sair do exílio para se vingar de quem o colocou lá, explorando as terras hostis de Wraeclast. Você deve escolher uma classe, obter melhorias para ela e enfrentar dezenas de inimigos dos mais diversos níveis.

Por falar em melhorias, a evolução é um dos pontos mais impressionantes. A árvore de habilidades é simplesmente algo gigantesco, o que muitas vezes leva alguns jogadores a se perderem diante de tantas possibilidades. Ainda mais que você pode evoluir armas e armaduras além do próprio avatar.

Mas sabe o que é melhor sobre Path of Exile? Ele é totalmente gratuito! Você dificilmente vai achar um RPG free-to-play em consoles que seja sem qualquer microtransação. Por isso aproveite!

4. Smite (2014)

Smite PS4

Smite é para quem gosta de MOBAs e de mitologia. Há mais de 80 personagens para escolher, entre deusas, deuses e criaturas lendárias. O objetivo é derrotar a equipe adversária ao eliminar o Titã e a Fênix dela.

Você pode escolher personagens dentre 8 conjuntos de divindades, incluindo os clássicos: gregos, egípcios e nórdicos. Ainda há chineses, maias e celtas. A jogabilidade é bem simples, visto que cada avatar tem um ataque físico simples e quatro magias. Além disso, as personagens possuem classes de acordo com suas funções em campo.

5. Brawlhalla (2015)

Brawlhalla PS4

Brawlhalla é um dos mais competitivos jogos gratuitos do PlayStation 4. Ele é todo em 2D, trazendo partidas temporizadas, em que diversos jogadores lutam entre si para ver quem é o último campeão no cenário com mais K.O.s realizados.

Ou seja: o objetivo é tirar do cenário os oponentes. Eles caem, mas sempre voltam, por isso você pode ter dezenas de K.O.s em uma só partida se for bom. É um jogo baseado completamente na habilidade individual de cada um de atacar e de se defender com qualidade.

Quanto às personagens que podemos escolher, há mais de 40. Cada um tem suas armas e habilidades exclusivas, o que torna cada luta uma luta única. Fora que você pode comprar, caso queira, alguns lutadores especiais inspirados em franquias famosas, como Hellboy, por exemplo.

6. Let it Die (2016)

Let it die PS4

Let it Die é um hack n' slash muito insano e cheio de sangue. O objetivo maior é chegar ao topo de uma torre, onde se encontra, supostamente, um grande tesouro. Mas claro que isso não é fácil de atingir, já que em cada nível dessa torre há literalmente dezenas de inimigos.

Você começa pelado, tendo uma vulnerabilidade muito maior no início. Conforme coleta roupas e armaduras, isso melhora, mas não se apegue: tanto as armas quanto quaisquer outros itens são danificados e deixam de ser usados com o tempo.

A mecânica do jogo é hardcore, meio Dark Souls. Já começa que cada botão praticamente faz uma coisa, o que pode confundir aqueles que não estão acostumados.

E como falamos em DS, o esquema de mortes de Let it Die é tenso. Cada vez que você morre, sua personagem vira um inimigo do jogo. Se você matá-lo com seu próximo avatar, ele é "congelado", podendo ser escolhido futuramente.

Caso queira e possa, pode usar dinheiro real para comprar um seguro de vida dentro de Let it Die. Ele permite que sua personagem volte imediatamente ao mesmo local de morte quando morrer.

7. Destiny 2 (2017)

Destiny 2 PS4

Se você gosta da série de jogos Halo ou adora jogos de shooter futuristas no geral, precisa jogar Destiny 2. Ele foi lançado no modelo free-to-play recentemente e afirmamos: é muito bom!

Claro que não é a versão super completa, já que é, digamos, um lite em relação ao original, mas todo o conteúdo disponível gratuitamente vai fazer você jogá-lo por várias semanas a perder de vista!

Destiny 2 é um jogo divertido tanto no PvP quanto no modo cooperativo. Mas, caso seja aquele lobo solitário, sem problemas! O jogo permite que você monte sua experiência single player, em diversas missões frenéticas e cheias de inimigos.

8. Fortnite (2017)

Fortnite PS4

Fortnite é o rei dos Battle Royale, principalmente agora que chegou ao seu segundo capítulo. São até 100 jogadores em uma ilha, lutando entre si pelo posto de único sobrevivente. Você pode construir coisas para se proteger dos inimigos, coletar armas, veículos ou dar uma de camper e ficar escondido atrás de uma moita.

Mas caso o Battle Royale não seja sua praia, Fortine tem o modo Save the World. No modo Save the World você enfrenta zumbis em um mundo destruído. Deve, portanto, coletar recursos e salvar sobreviventes, sobrevivendo o máximo possível.

9. Gwent (2017)

Gwent PS4

Quem jogou The Witcher 3 vai querer jogar Gwent. O jogo de cartas que se popularizou nas aventuras de Geralt de Rívia chegou gratuitamente ao PS4 e é bem divertido. Ele traz semelhanças com outros títulos do gênero, como Hearthstone e Magic, por isso até mesmo quem não é fã do universo geraltiano pode gostar.

O jogo é até mais fácil de entender e de jogar. São 3 rodadas, vencendo a partida quem tiver vitória em pelo menos 2. Uma rodada é vencida quando um jogador tem mais pontos do que o outro. Os pontos são obtidos pelas cartas que estão em campo.

Algumas cartas dão mais pontos ao seu lado, enquanto outras tiram pontos do adversário. Certos efeitos até podem destruir cards do outro lado.

O mais difícil de Gwent é entender a estratégia de cada rodada. As cartas ao final de um turno não ficam no campo ou voltam para a mão. São inutilizadas. Por isso um jogador pode dar tudo para vencer o primeiro turno, mas perder os outros dois por não ter cards suficientes para fazer pontos.

Veja 12 dicas para ser o mestre de Gwent!

10. Apex Legends (2019)

Apex Legends PS4

O Apex Legends foi lançado em fevereiro de 2019, tendo uma recepção mista, mas logo formando uma comunidade fiel de jogadores. Se trata de um jogo frenético do gênero Battle Royale, com altas doses de ação, com personagens diferentes em suas habilidades.

O jogo é bem único dentro do gênero. Primeiro porque você obrigatoriamente será agrupado em um trio. Temos o trabalho conjunto o diferencial maior desse título.

Se você morrer, isso pode ser revertido, desde que os seus parceiros realizem determinadas ações na partida. Cada partida conta com um máximo de 60 participantes, que escolhe entre 10 Lendas, os avatares disponíveis no jogo.

Outros jogos gratuitos que podem lhe interessar

Além dos 10 games acima, há mais de uma dezena de outros bons títulos que podem ser boas aquisições para sua biblioteca. Claro que eles são igualmente gratuitos e vão exigir de você apenas paciência enquanto espera pelo download. São eles:

  • Fallout Shelter
  • Paladins
  • Dead or Alive 6: Core Fighters
  • Dissidia Final Fantasy NT Free Edition
  • Trove
  • Hitman 2 Free Starter Pack
  • H1Z1: Battle Royale
  • Idle Champions of the Forgotten Realms
  • World of Tanks: Mercenaries
  • Neverwinter
  • Star Trek Online
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.