Os 5 melhores jogos corrida do PS4 para os amantes de velocidade


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Quando pensamos em jogos de corrida para PlayStation, normalmente o título que nos vêm à cabeça é Gran Turismo. Apesar de esse jogo ser a cara dos games de carros dos consoles da Sony, no PS4 há outros bons nomes que para quem gosta de dar uma acelerada nas pistas.

Desde Need for Speed a Project Cars, a nossa lista conta com jogos de peso e que podem render muitas boas horas de diversão atrás do joystick ou de um volante. Coloque seu headset, comece a acelerar e veja os melhores games de corrida para PlayStation 4.

1. Gran Turismo Sport

Gran Turismo Sport PS4

Vamos começar com o clássico dos clássicos. Gran Turismo é uma franquia quase lendária no mundo dos videogames, tendo sido base para muitos jogos de carros da atualidade. O mais recente título, Sport, primeiro do PlayStation 4, oferece uma nova proposta à série, mas sem deixar de lado alguns elementos que fizeram-na famosa.

Sem Carreira, mas com um modo online forte

Apenas dois modos de jogo estão presentes em Gran Turismo Sport. O principal é exclusivamente online, o Sport Mode. São três corridas que o jogador deve completar todos os dias, sendo que a cada semana elas são trocadas. O objetivo é se destacar entre os melhores pilotos do mundo.

O modo Arcade não é de longe o que os fãs mais veteranos de Gran Turismo esperavam. Não há uma carreira para seguir, nem mesmo aquelas clássicas licenças para conquistar. Há, aqui, corridas individuais que precisam ser cumpridas, como os Time Trials. Esse modo oferece também um sistema de progressão.

GT Sport desafia você a ser o melhor do mundo

Gran Turismo Sport não mostrou no PS4 todo o potencial que a franquia tem. Em vistas de um possível anúncio do PlayStation 5, talvez toda a capacidade do mais clássico jogo de corrida da Sony fique mesmo para a próxima geração.

Ainda assim, é um jogo robusto, muito bem desenvolvido e com gráficos de fazer perder o ar. O Sport Mode é um dos melhores da atualidade em termos de experiência online em jogos de corrida. Vale a pena o investimento, já que é um título que possibilita bastante desafio.

Você deve jogar esse jogo se:

  • É veterano na franquia Gran Turismo
  • Quer um jogo de corrida online de qualidade

2. DriveClub

DriveClub PS4

DriveClub é um caso de fracasso e de sucesso ao mesmo tempo. Chegou ao PlayStation 4 com um hype enorme, mas decepcionou muito na sua estreia. Bugs, modo online mal estruturado e conteúdo limitado fizeram com que muitos jogadores desistissem do título.

A empresa desenvolvedora, no entanto, Evolution Studios, se redimiu e renovou em muito pouco tempo o jogo. Hoje DriveClub é um dos melhores jogos de corrida do PlayStation 4. É focado na experiência social, permitindo que os jogadores criem clubes que competem entre si.

Chame os amigos para o seu clube de corrida

DriveClub conta com três modos de jogo. Dois são offline e um é exclusivamente online. O modo mais comum é o Single Event, em que o jogador escolhe dentre quatro modalidades de jogo: Time Trial, Race, Drift e Sprint. Dá para escolher o carro que vai usar, tipo de clima e outras configurações.

Tour é a segunda forma de jogar offline e sozinho. Há uma série de corridas que precisam ser vencidas em pistas localizadas em vários lugares do mundo. Cada corrida tem suas especificidades. Algumas necessitarão que você faça pontos de Drift, outras que dê Sprints. Cada evento desse pede um carro específico.

Por fim, o modo Club, que é como carinhosamente chamamos o multiplayer. A ideia é você criar um clube ou se juntar a um existente para correr em busca de fama. Cada ação sua em uma corrida gera pontos de fama para o seu piloto e para o grupo de corredores do qual você faz parte.

Experimente DriveClub em sua versão completa

DriveClub se superou depois de uma estreia bastante ruim. Hoje é um dos jogos mais completos de corrida que você verá no PlayStation 4. Depois de todas as DLC's, a versão final ficou um espetáculo!

É uma pena que a Sony tenha fechado o estúdio responsável pelo game e que já tenha anunciado para 2020 o fechamento dos servidores online do jogo. Ainda assim vale muito a pena a aquisição desse título se você é um verdadeiro amante dos volantes.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Desejar um game de corrida que não seja um simulador
  • Interessar-se por formar clubes de pilotos online

3. Project Cars 2

Project Cars 2 PS4

Project Cars foi um grande sucesso de crítica. A recepção por parte dos jogadores apaixonados por jogos de corrida foi muito positiva. Tanto que rendeu uma continuação, Project Cars 2, que conseguiu ser tão impactante quanto sua primeira versão.

Esse jogo expandiu o universo criado no primeiro jogo. São mais de 140 pistas, que se localizam em até 60 regiões diferentes do mundo. Quem quer uma boa variedade de carros ficará feliz em saber que há 189 modelos para escolher, entre eles modelos da Porsche.

O modo Carreira mais realista de todos os jogos de corrida

Existe basicamente dois grandes modos de jogo em Project Cars 2. O principal é o Career, que simula de forma muito real o que é a carreira de um piloto de corrida. São cinco categorias de carros nas quais você pode se especializar. Em cada uma há uma progressão de acordo com suas habilidades nas pistas.

Interessante dizer que há todo um ciclo de tempo no modo carreira. Não só o sistema de clima é dinâmico, como o passar das horas e dos dias também. O desempenho dos carros é afetado pela névoa, pelo vento, pela chuva, pela temperatura do dia ou da noite. As pistas são vivas e afetam diretamente a direção dos pilotos.

O modo online é bastante robusto e justo. Ele leva em consideração três fatores para rankear os jogadores: direção segura, nível de habilidade e tempo de jogo em Project Cars 2. Isso faz com que jogadores de supostos níveis iguais se encontrem nas sessões de jogos online.

Um jogo perfeito para dirigir com um volante

Uma coisa é certa: a experiência Project Cars 2 só é completa se você usar um headset e um volante. Não só porque assim o realismo fica ainda maior, mas porque é bastante difícil de controlar os carros com um joystick. O dinamismo das pistas é um desafio enorme, exigindo que o jogador tenha domínio constante sobre os carros.

Apesar de não ser um jogo para quem está começando agora a jogar games de corrida, é um título indispensável aos veteranos. Oferece infinitas horas de gameplay, com uma qualidade que até hoje certamente não vimos em termos de simulação em outros títulos do gênero.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser o jogo de corrida com maior realismo nas pistas
  • Um desafio intenso e constante em termos de controle dos carros

4. F1 2017

F1 2017 PS4

A Codemasters, desenvolvedora por trás dos últimos e principais, fez de F1 2017 o melhor jogo da série. Não é à toa que segundo o Metacritic, esse está entre os melhores dos melhores jogos de corrida para PS4. Ele disponibiliza um modo Carreira que simula muito bem a temporada da competição, com todas as regras criadas pela FIA.

F1 2017 também ficou conhecido por introduzir novamente carros clássicos à franquia. Desde a McLaren de Senna de 1991 ao Renault de Alonso em 2016, há opções que vão desde 1988 a 2010. Há uma porção de eventos especiais que o jogador pode realizar com essas máquinas para ganhar pontos.

Deixe Hamilton comendo poeira

Evidentemente que a proposta principal de F1 2017 é o modo Carreira. Escolher o seu carro, a sua montadora e acelerar por todas as pistas oficiais da Temporada é bastante divertido. Há um sistema de melhorias do seu carro em estilo RPG. Você deve escolher as melhorias de acordo com seu estilo de direção, gastando pontos de Recurso.

Mexer nos ajustes do carro também está mais realista nessa versão. Para os veteranos da Formula 1, desabilitar os auxílios automáticos muda completamente o gameplay. Mesmo com essas ajudas é um jogo bastante difícil de dominar para quem está iniciando, por isso não vale retirá-las se você não se garante.

O modo online é o mesmo das versões anteriores. Você pode entrar em sessões de jogo para corridas únicas. Ou, se desejar, pode criar campeonatos online com seus amigos.

Seja Ayrton Senna por um dia

F1 2017 se garante nas pistas. É um jogo com uma jogabilidade precisa, com gráficos lindos e com um modo carreira bastante dinâmico. A inclusão dos carros clássicos nesse modo deixou-o menos óbvio e menos linear. Explorar modificações e ajustes do seu carro também é um ponto positivo.

Alguns bugs e problemas visuais esporádicos existem, mas não estragam de forma alguma a experiência geral do jogo. Vale a compra, principalmente para quem acompanha a F1 desde o seu auge, quando Ayrton Senna dominava a categoria.

Você deve jogar esse jogo se:

  • For apaixonado por carros de Formula 1
  • Quiser correr com carros clássicos da categoria

5. Need for Speed Rivals

Need for Speed Rivals PS4

A franquia Need for Speed já foi uma das mais celebradas no universo dos jogos de corrida. Infelizmente desde 2012, quando foi lançado Most Wanted, não conseguiu produzir nada que pudesse superar a perfeição que foi esse jogo. Rivals, no entanto, é um título que merece estar na lista por ter sido uma das melhores tentativas da Electronic Arts na franquia desde então.

Brincando de polícia e ladrão

O jogo tem muitos méritos, principalmente porque pegou os melhores elementos dos últimos títulos e uniu todos em um único game. A principal inovação é focar no duelo entre piloto e policial. Cada rival tem um estilo de jogo e recursos diferentes a seu favor, assim como sua forma de progressão e evolução muda.

Há diversas formas de correr pela cidade em Rivals. A partir de um set de corridas que você precisa completar, outros vão se abrindo, a partir da sua escolha, o que permite a você correr da forma que bem que entender.

Essa liberdade também está presente na customização dos carros, como é normal na franquia. Há dezenas de opções de pinturas, rodas, pneus e outras personalizações. Aliás, esse título permite acrescentar acessórios ao melhor estilo Batman, como ferramentas de eletrochoque, que buscam destruir os adversários.

Rivals recupera as corridas de rua

Apesar de terem sido lançados outros dois títulos posteriormente, Rivals talvez seja o jogo mais equilibrado de Need for Speed para PS4. Há falhas narrativas e de mecânica de jogo, com certeza, além de o game não usar todo o potencial do console. No entanto ele foi um acerto e um passo à frente em relação aos seus sucessores.

Quem gosta dos climas de corrida de rua de Hot Pursuit e de Most Wanted vai se sentir em casa com Rivals. Vale a pena porque é uma grande lembrança dos tempos áureos da série e um vislumbre do que ela ainda pode ser.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta de corrida de rua
  • É fã da série Need for Speed
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.