Os 10 melhores jogos de corrida para acelerar no PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Saiba quais são os 10 melhores jogos de corrida para PC que você precisa jogar! São games bastante diferentes entre si e que oferecem diversão em todos os níveis. Realismo, gráficos e simulação nas pistas são o que esses títulos têm em comum e que certamente vão despertar o piloto em você!

1. Forza Motorsport 7 (2017)

Forza Motorsport 7

Ponto forte: gráficos incríveis

Forza Motorsport 7 merece o posto de primeiro lugar por vários motivos. O principal sem dúvidas é a parte gráfica. Visualmente falando poucos jogos do gênero se comparam a ele. O realismo dos veículos é absurdo. Cada detalhe dos carros reais está lá na sua contraparte virtual.

Não bastasse isso, o ronco exclusivo de cada motor é música para os ouvidos. Se você tem um PC potente, por exemplo, esqueça: o espetáculo vai ficar ainda maior! É como entrar com tudo em um cockpit e se sentir como um piloto de verdade.

Fora que o jogo todo em si vale muito a pena. Muitas pistas, muitos carros e vários modos de jogo para todos os tipos de pilotos!

2. Project CARS 2 (2017)

Project Cars 2 PC

Ponto forte: simulador extremamente realista

Project CARS 2 é, como o primeiro título, feito por fãs para fãs de automobilismo. É um dos jogos mais completos em termos de simulação. Tudo (ou quase tudo) que um piloto pode enfrentar em sua carreira você encontrará nesse jogo.

O melhor é que você não é obrigado a seguir uma campanha de forma linear. Claro que pode começar pelo Kart como um amador e ir evoluindo passo a passo. Mas também pode passar direto para categorias como Indy ou F1, além de Turismo e de outras opções, como Endurance.

Esse é o jogo mais próximo do realismo que você terá no PC em relação à carreira de um piloto de corrida. Fora que os controles não são nada fáceis, causando MUITOS acidentes até você pegar o jeito. Tem quem acredite que com um volante fique mais fácil. Mas não, não fica...

3. Assetto Corsa (2014)

Asseto Corsa (2014)

Ponto forte: ideal para quem busca um jogo complexo

Depois de Project CARS 2, Assetto Corsa é o simulador mais real de corrida que você pode ter no PC. E quando falamos real, queremos dizer que não é para qualquer jogador. É preciso um alto domínio dos comandos, seja no volante, seja no joystick. Não é um jogo exatemente casual e não é para amadores.

Já começa que além de físicas bastante fiéis à realidade, como freadas e derrapagens se você não consegue conduzir o carro em alta velocidade, há a configuração do carro. Cada carro precisa ser configurado de acordo com o que o modelo pode render na corrida.

Ou seja: você vai ter que ser mesmo um grande conhecedor de carros de corrida para se dar bem nesse jogo. Por isso Assetto Corsa é um dos games mais complexos do gênero corrida que há por aí.

4. Forza Horizon 4 (2018)

Forza Horizon 4

Ponto forte: exige pouca experiência do jogador no gênero

Forza Horizon 4 é uma versão mais light da franquia Forza. Não exige muita experiência no controle de carros virtuais, muito menos a compra de um volante. É sentar na cadeira, configurar os botões do teclado e do mouse e acelerar. Sem pressa, com calma, apenas se divertindo.

Esse jogo é um mundo aberto de corrida com MUITAS missões e competições para você entrar. Dá para ficar hora no modo campanha, além de, claro, poder se divertir em rede ou de forma local com tofos os seus amigos corredores.

5. iRacing (2008)

iRacing (2008)

Ponto forte: presença de campeonatos e de marcas famosas

iRacing é uma mistura de simulador de corrida realista com um jogo mais simples, do nível de Project CARS 2. O seu grande diferencial é que ele funciona por meio de assinaturas mensais. São 3, sendo que a mais básica dá direito a 10 carros e 7 pistas. Pouco, mas dá para começar.

Com a versão mais completa você tem acesso a tudo que o jogo oferece. Ele tem parceria com a NASCAR, a Williams F1 e com diversas montadoras famosas, como a Toyota.

O sistema de progressão é que é interessante, obrigando o jogador a evoluir por meio de licenças. Logo, você vai ter que ser bom de volante para passar nos testes do jogo!

6. Need for Speed Most Wanted (2012)

Need for Speed Most Wanted (2012)

Ponto forte: traz perseguições policiais

A série Most Wanted é considerada por quase a maioria dos jogadores como a melhor de Need for Speed. A primeira (e melhor versão) foi lançada em 2005, mas já não está disponível. Um "remake", de 2012, chegou com uma proposta um pouco diferente, mas que foi relativamente bem recebido pela crítica.

O jogo traz um amplo mundo aberto, em que você pode participar de diversos eventos. Incluindo fugir dos policiais, algo característico da série. São mais de 50 carros, que podem ser obtidos realizando missões na campanha, no multiplayer online ou comprando.

Apesar de não ser sido o mesmo sucesso que foi a versão de 2005, merece destaque por ser bastante competente e por ter gráficos e carros bastante realistas para a época.

7. Burnout Paradise Remastered (2018)

Burnout Paradise Remastered

Ponto forte: jogo imenso e em mundo aberto

Burnout Paradise Remastered traz todas as DLCs da versão do PS3, além de incrementações gráficas muito bacanas. O jogo tem um mundo aberto fantástico, em que os pilotos podem escolher o que fazer e quando fazer. Podem participar de corridas, destruir objetos ou simplesmente ficar passeando pelo mapa.

O modo online de BPR é outro bom destaque. Há diversos formatos de corrida, além de mais de 100 desafios que você pode realizar para tentar subir em um ranking de pilotos. Um jogo certamente indispensável para quem quer liberdade, diversão e uma boa opção de carros para andar pela cidade.

8. Dirt Rally 2.0 (2019)

Dirt Rally 2.0 (2019)

Ponto forte: melhor jogo de Rally atualmente

Esse é específico para os amantes de Rally. Quem gosta da modalidade sabe que guiar carros pela lama, por trechos esburacados e até montanhosos não é fácil. E toda essa dificuldade foi transposta para Dirt Rally 2.0.

Nesse sentido não é um jogo para qualquer piloto. Mas claro que o game tem um bom sistema de ajuda, que ensina os jogadores mais novatos a guiarem pelas pistas enlameadas. Vale muito, mas principalmente para os fãs desse tipo específico de corrida.

9. Carmageddon (1997)

Carmageddon

Ponto forte: um clássico dos jogos de corrida

O polêmico Carmageddon chegou a ser proibido na época em que foi lançado, no final dos anos 90. Tudo porque a vitória nas corridas era importante, mas o mais importante era o que fazíamos para vencer.

Como há um tempo para completar cada corrida, os jogadores precisavam obter bônus de tempo ao longo das pistas. E uma das formas de fazer isso era destruindo os demais corredores. Ou, o que era pior, atropelando pessoas. O que obviamente gerou muita revolta entre os pais das crianças.

Polêmicas à parte, o jogo é fantástico. Tem um quezinho de Twisted Metal, mas muito mais insano. Vale muito a pena, mas desde que seja o jogo original. Em 2015 houve um relançamento, o Carmageddon: Reincarnation. Não fez 1% do sucesso do primeiro jogo. Assim como Max Damage, de 2016.

10. Trackmania Turbo (2016)

Trackmania Turbo

Ponto forte: jogo simples e menos focado na competição

Trackmania Turbo é para aqueles que não querem dificuldade, apenas diversão! O jogo é mais focado em fazer você dar saltos, pulos e realizar acobracias insanas para obter pontos. Ou seja: não basta só vencer a corrida, mas sim impressionar com manobras no ar.

Outro ponto positivo de Trackmania Turbo é que ele exige muito menos do seu PC do que jogos como Project CARS ou qualquer um da franquia Forza Horizon. É um game ideal para aqueles que têm uma máquina mais modesta, mas que não querem abrir mão de acelerar nas pistas virtuais.

Melhores jogos de corrida para PC fraco

5 games de carros para PS4

Jogos de corrida para Android!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.