Os 10 melhores jogos de luta do PS4 para encarar seus amigos


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Dentre os mais variados tipos de games que existem, os de luta com certeza estão entre os mais jogados do PlayStation 4 (PS4). Justamente por isso todos os anos saem novos títulos desse gênero para as mais diversas plataformas. Se você é dono de um PS4,por exemplo, e quer saber quais são os melhores jogos de luta disponíveis para esse console, não pode deixar de conferir a lista que preparamos neste artigo.

O PS4 abriga alguns dos jogos de luta mais insanos da atualidade. Há títulos para todos os gostos, desde os 2D e os 3D àqueles que são um misto de ambos. Quem é mais clássico certamente vai se interessar por nomes como Street Fighter e Mortal Kombat. Já aqueles que querem uma experiência mais moderna, podem gostar de títulos como UFC 3 e Injustice 2.

Portanto veja abaixo os melhores jogos de luta para PS4 e comece a se preparar para batalhas emocionantes!

Mortal Kombat XL

mortal kombat XL ps4

Vamos começar por um dos mais clássicos de todos. Esse foi um dos primeiros jogos de luta lançados para PS4, embora na época tenha chegado apenas com X no nome. O L foi acrescentado após a adição de novos lutadores ao jogo base. De qualquer forma, independente da versão que você jogar, a diversão e a pancadaria são garantidas.

Em termos gráficos não há o que questionar: Mortal Kombat XL é um jogo muito bonito e usa bem o potencial gráfico do PS4. Em termos de gameplay, trouxe algumas inovações interessantíssimas à série. Cada lutador possui três estilos de luta diferentes, com ataques especiais e combos únicos. Isso é ótimo, pois permite maior variação de combate aos jogadores.

No total, contando com as personagens que foram adicionados posteriormente ao jogo, são 33 lutadores. Você encontra aqui desde os clássicos Raiden e Liu Kang a novatos na série, como Kotal Khan e Ferra/Torr. Há personagens especiais "especiais", como Jason e Leatherface, dos filmes de terror. O Xenomorfo de Alien e o Predator também são personagens jogáveis.

Além da introdução de novos lutadores à pancadaria, Mortal Kombat XL conta com a possibilidade de adquirir novas roupagens às personagens. Scorpion, por exemplo, pode ser comandado em sua versão clássica, assim como na versão de Injustice, entre outras variações.

Por fim, Mortal Kombat XL traz o já consagrado modo de luta local, que pode ser contra a inteligência artificial ou contra outro jogador. Há um modo história, que até tem seu charme, assim como a possibilidade de lutar contra vários inimigos em sequência nas Torres. Se quiser, ainda pode explorar a Kripta, onde se encontram personagens e itens secretos para comprar.

Um modo multiplayer online também foi adicionado ao jogo, embora não ofereça servidores muito estáveis.

Você deve jogar esse jogo se:

  • For um eterno fã da franquia Mortal Kombat
  • Quiser um jogo de luta com variados modos single player

Injustice 2

injustice 2 ps4

A célebre continuação do também famoso Injustice: Gods among us, Injustice 2 foi um grande sucesso à época de seu lançamento. Ele manteve as mecânicas de combate que deram certo no primeiro título e aprimorou o que era preciso aprimorar. Por exemplo: tanto os vilões quanto os heróis da DC permanecem com seus movimentos especiais únicos, que os identificam no universo dos quadrinhos.

Em termos de gameply e de experiência geral de jogo, é bastante afinado. Há transições e interatividade entre cenários, algo que Mortal Kombat XL, da mesma desenvolvedora, já traz.

Outra semelhança entre esses jogos é a presença de quatro barras de energia, que são preenchidas ao longo da luta. Elas permitem lançar as versões mais poderosas dos movimentos especiais. Quando completas, permitem também ao jogador lançar um super-ataque de sua personagem.

Talvez a feature mais interessante do jogo seja o Sistema Gear, que é um sistema de loot adicionado ao final das batalhas. Sempre que você vence, pode ganhar equipamentos e peças de roupa. No melhor estilo RPG, é possível customizar a aparência dos lutadores. Estima-se que cada parte customizável, como braços ou pernas, tenha centenas de opções diferentes de itens.

Por fim, falando das personagens, são 38 lutadores selecionáveis, entre os que vêm com o jogo base e aqueles disponíveis por DLCs. Há também algumas Premier Skins, que são versões alternativas de alguns lutadores, como o Flash Reverso.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Estiver familiarizado com o universo de personagens da DC Comics
  • Gostou da experiência com Injustice: Gods among us

EA Sports UFC 3

EA Sports UFC 3 ps4

Para quem gosta de Mixed Martial Arts, o famoso MMA, UFC 3 é um título indispensável para se ter na coleção. Certamente é o jogo de luta mais realista desta listagem, o que faz com que ele se destaque entre os demais games aqui presentes. Todos os movimentos, toda a física e todo o clima das competições do Ultimate Fighting Championship estão fielmente registradas nesse título.

Em termos de lutadores, são 234, distribuídos entre homens e mulheres. Todos são divididos nas famosas categorias, como pesos-pena e pesos-pesados. Todos os grandes nomes da modalidade estão presentes no jogo, como Anderson Silva, St-Pierre e McGregor. Nomes lendários de outros esportes também são jogáveis, como Bruce Lee e Mike Tyson.

Além de ter um modo online multiplayer bastante estável e divertido, UFC 3 conta com modos single player bastante interessantes. O modo carreira recebeu um toque especial em relação ao UFC 2. Agora todas as suas ações ao longo da sua carreira influenciam em seu progresso como jogador. É mais ou menos o que a EA fez no modo A Jornada, de FIFA.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser um jogo de luta realista
  • Gostar de MMA e UFC
  • Interessar-se por jogos ofereçam modo carreira robusto

Dragon Ball Z Xenoverse 2

Dragon Ball Z Xenoverse 2

Gosta de distribuir porradas, mas também tem interesse em RPG? Se a resposta é positiva, Dragon Ball Z Xenoverse 2 é o jogo que você deve jogar. Assim como Xenoverse, essa continuação tem muito a oferecer para quem é fã do anime e dos mangás que contam a história de Goku e de seus amigos.

Em Xenoverse 2 você tem a possibilidade de criar uma personagem inteiramente do zero. No melhor estilo RPG, você tem inúmeras opções de customização do seu avatar. Assim que ele estiver devidamente criado, está apto para embarcar em missões principais ou em quests secundárias. Tudo isso enquanto evolui seu lutador, adquirindo novos poderes, movimentos e itens.

Apesar de estar um pouco distante dos tradicionais jogos de luta, Xenoverse 2 é uma ótima experiência até mesmo para quem não é assim tão fã do universo DBZ. Os modos de luta tradicionais, à parte da narrativa do modo RPG, estão presentes. Se quiser um pouco de competitividade, é possível entrar em salas de luta online e enfrentar adversários de todo o mundo. Tudo isso escolhendo entre mais de 80 personagens jogáveis.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostou de Dragon Ball Z Xenoverse
  • Interessa-se por RPG
  • É fã declarado da franquia Dragon Ball

The King of Fighters XIV

The King of Fighters XIV PS4

Um dos grandes clássicos dos anos 1990, The King of Fighters XIV traz ao PS4 uma experiência muito divertida. Quem é fã da franquia perceberá que a décima quarta edição do título é um misto do antigo com o novo, algo que nesse jogo deu muito certo.

Isso se percebe pelo fato de que os lutadores foram modelados com tecnologia 3D, porém o cenário e o gameplay continuam em 2D. As lutas entre as diversas equipes do jogo ficam visualmente ainda mais interessantes com esse mix.

The King of Fighters XIV manteve a característica primordial da franquia, que é a formação de equipes de batalha. São ao todo 16 equipes, cada uma contando com 3 lutadores. Só aqui são 48 lutadores. Há mais um subchefe, um chefe e outros 8 personagens que podem ser adquiridos por meio de download. No total, há 58 lutadores nesse jogo.

Um ponto muito bacana desse jogo é o fato de que há equipes com lutadores de diversas nacionalidades, gêneros e etnias. Você pode escolher uma das 16 equipes para jogar tanto no modo história, quanto no modo multiplayer local e também online.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de lutas em 2D
  • Já tiver experiência com o sistema de equipes dos jogos de The King of Fighters

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 PS4

Há quem diga que esse é um dos melhores jogos de luta do PS4 inspirados em animes. Aliás, esse é o primeiro jogo da franquia a aparecer nos consoles da oitava geração, embora seja o último da série Storm. Apesar de seguir os mesmos moldes do título anterior em termos de gameplay e de mecânica de jogo, trouxe à série inovações marcantes.

As lutas continuam a ocorrer em arenas de três dimensões, mas agora com algumas novidades. A primeira delas é o retorno do Wall Running, que permite aos jogadores lutarem da parede do cenário. Isso só é possível, no entanto, em algumas batalhas do modo história.

Em meio às lutas o jogador pode trocar uma personagem por outro, ainda que a barra de vida entre elas seja partilhada. Algo que já é comum em jogos da franquia Dragon Ball aparece aqui como novidade, que é o Armor Break. Ou seja: ao longo da batalha, armaduras, roupas e acessórios podem ser destruídos.

Há a existência dos danos elementais nas batalhas, algo muito bem-vindo tanto em termos estéticos como em termos de gameplay. Uma personagem ou sua roupa pode pegar fogo, e para apagar seria necessário ir a uma parte da arena que houvesse água. Ataques que usem eletricidade, por outro lado, dão mais dano se o ambiente for aquático.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Já jogou outros títulos da franquia Ultimate Storm
  • É fã do anime ou dos mangás de Naruto

SoulCalibur VI

SoulCalibur VI PS4

SoulCalibur VI é uma justa celebração dos 20 anos da franquia. Como tal, esse jogo é bastante fiel às mecânicas e ao estilo de jogo que tornou os games anteriores famosos. Você tem duas personagens que devem lutar entre si em um cenário 3D, ambas empunhando armas.

Esse jogo traz um sistema conhecido como Reversal Edge, uma mecânica comum em jogos de outros gêneros, como God of War. Você defende-se de um ataque no tempo certo e rebate-o, dando dano duplo. O rebate ocorre em câmera lenta, provocando um efeito cinematográfico ao momento.

Em relação a títulos anteriores da franquia, SoulCalibur VI não busca tanta inovação e é justamente aí que conquista os jogadores mais fiéis da série. Ao trazer, no entanto, mais opções de defesa e algumas mecânicas de jogo mais afinadas, pode conquistar também quem ainda não experimentou as lutas armadas e medievais da franquia.

Além disso, quem jogou algum jogo da série The Witcher, principalmente The Witcher 3, vai gostar de poder controlar Geralt of Rivia. Há, também, a possibilidade de criar personagens do zero, com variadas opções de edição.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Estiver familiarizado com a franquia SoulCalibur
  • Gostar de jogos com inspirações e referências medievais

Street Fighter V: Arcade Edition

street fighter arcade edition PS4

Street Fighter não poderia estar ausente da lista. Trazemos, portanto, o último grande título da franquia, Street Fighter V: Arcade Edition. Ela nada mais é do que Street Fighter V, mas com a adição de todos os lutadores que vieram posteriormente ao lançamento do jogo, por meio de DLCs.

Apesar das fortes críticas recebidas à época de seu lançamento, principalmente em relação à falta de conteúdo e aos diversos problemas no modo online, é um título que precisa ser jogado. Pela primeira vez na história da franquia há um modo história, por exemplo, algo que traz nova vida a Street Fighter.

Além desse modo, adicionaram a "Barra-V", que deve ser preenchida para a obtenção de novas habilidades ao longo da luta. São elas: V-Triggers, V-Skills e V-Reversals. Os dois primeiros liberam habilidades especiais de cada lutador, enquanto o último permite contra-atacar.

As lutas continuam ocorrendo de modo em que as personagens se deslocam lateralmente pelo cenário. As arenas são destrutíveis, permitindo, assim, boa interação com o cenário. Cada cenário e cada parte do cenário pode gerar uma animação diferente conformes os lutadores são derrotados neles.

Por falar em lutadores, a Arcade Edition traz os 16 iniciais, que vêm com o jogo, mais os 18 dos três DLCs, totalizando 34. É um bom número, e muitos das personagens clássicas, como Ryu e Chun-Li estão presentes.

Você deve jogar esse jogo se:

  • For um verdadeiro apaixonado pela série Street Fighter
  • Quiser experimentar um clássico dos jogos de luta

Dragon Ball FighterZ

Dragon Ball FighterZ

Não é à toa que temos mais um jogo da franquia Dragon Ball na nossa lista. Dragon Ball FighterZ é muito diferente em termos de jogabilidade em relação ao Xenoverse 2, por isso vale muito jogar os dois. Quem é fã de jogos de luta em geral, vai perceber que esse game pegou emprestado os melhores elementos de outros do gênero, o que deu um belíssimo resultado.

Aqui você escolhe três personagens para formar uma equipe. Há três botões primários de ação, um que libera ataques exclusivos e os demais, que envolvem movimentação e bloqueio de ataques. No meio da luta tanto é possível usar um botão para trocar o lutador que controla, como dá para chamar aliados para lançarem um ataque conjunto.

Há elementos comuns a outros jogos da franquia, como os movimentos Dragon Rush e Super Dash. A carga de Ki permanece como um elemento característico, assim como a possibilidade de lutar em cenários emblemáticos da série. Tanto no início quanto no fim das batalhas você pode assistir a cenas do anime.

Em termos de personagens, são 32, contando com aqueles disponíveis por meio das DLCs, mas sem contar as transformações.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser uma experiência inovadora em termos de jogos da franquia Dragon Ball
  • Gostar de jogos baseados em animes ou mangás

Tekken 7

Tekken 7 PS4

Assim como SoulCalibur VI, Tekken 7 marca os 20 anos dessa franquia. Ele é bem-sucedido em mesclar o que já vinha fazendo sucesso com novas mecânicas de jogo. Houve o acréscimo de dois mecanismos importantes, o Rage Art e o Power Crush.

O primeiro dá 30% de dano crítico de acordo com o lutador que você controla, desde que esteja com a vida crítica. Já o Power Crush concede ao jogador o poder de continuar um combo, ainda que o inimigo o atinja. Isso não exime o jogador de receber danos, no entanto.

Em termos de modos de jogo, ainda é possível jogar no característico modo de jogo de Tekken. Ele é semelhante às Torres, de Mortal Kombat XL. Você progride continuamente, derrotando cinco inimigos, um subchefe e um chefe. Como em muitos jogos de luta do PS4, há também aqui um modo online.

Para quem se interessa por personalização de lutadores, Tekken 7 permite isso, ainda que de modo bastante limitado. É possível modificar as aparências das personagens, mas sem muita liberdade. Pela primeira vez em um jogo da franquia, há um modo treinamento.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Estiver habituado à franquia Tekken
  • Quiser experimentar um jogo mais arcade
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.