Os 25 melhores jogos com cooperativo local no PS4!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Jogos coop locais são aqueles para jogar na mesma equipe! Nós escolhemos 25 dos melhores jogos cooperativos para PS4 para se divertir com seus amigos, todos sentados no mesmo sofá, como era antigamente! São jogos dos mais variados estilos e gêneros, pensando em agradar a todos os tipos de jogadores.

1. LittleBigPlanet 3

littlebigplanet 3

LittleBigPlanet 3 é um dos melhores jogos para se divertir em loco com os amigos. Dá para jogar com até 4 pessoas ao mesmo tempo, que pode ser um grande desafio na tentativa de vencer as missões e estágios super criativos desse game. Customize sua personagem de acordo com seus gostos e embarque em aventuras com Sackboy e seus companheiros!

2. Diablo III

Diablo III

Diablo III consegui o feito de ser ainda melhor do que os seus antecessores. Com gráficos lindos e com uma narrativa bem construída, o game permite que você e até outros 3 amigos enfrentem as forças das trevas juntos em todos os Atos e quests do jogo. Evoluir os personagens e construir suas identidades é mais divertido em companhia.

3. Rocket League

rocket league

Rocket League é a mistura improvável de carros de corrida com futebol. Deu certo e funciona ainda mais quando você e seus amigos montam uma equipe para jogar contra a máquina ou mesmo contra outra equipe online. Esse game é perfeito para quem gosta de esportes, mas não necessariamente dos esportes tradicionais.

4. TowerFall Ascension

towerfall ascension

TowerFall Ascension traz o clássico modo de jogo em que você e mais 3 amigos se enfrentam em um mapa para verem quem vai ser o último a ficar vivo. As batalhas são intensas e difíceis, pois a mecânica de jogo é bastante desafiadora. Mas é justamente pela intensidade e pela adrenalina que esse é um game absurdo para jogar com os amigos!

5. Borderlands 3

Borderlands 3 coop local

Borderlands 3 mantém a franquia em alto nível, como um dos grandes shooters em primeira pessoa da atual geração. A exploração de um vasto mundo aberto, podendo ser feita pé ou com veículos, é sem dúvidas um dos pontos mais fortes desse jogo. E, claro, com a possibilidade de zerar a campanha com um ou mais amigos ao seu lado.

6. Knack II

Knack II

Jogo de ação e de plataforma, em que você controla Knack. Ele chuta, perfura, pula, muda o tamanho e tem uma porção de outras habilidades que lhe permitem avançar nas fases e quests até chegar ao chefão. Assim como Spelunky, é um bom game para se divertir por algumas horas, e pode ser jogado junto com uma parceria.

7. FIFA 20

fifa 20

FIFA 20 aparece aqui porque é simplesmente impossível deixá-lo de fora. Outro jogo em que você pode jogar com e contra os amigos localmente, com a vantagem de poderem jogar no mesmo time contra outros players. Cada um controla um jogador, e quando vocês conseguem articular bem os passes e as jogadas, fica ainda mais legal.

8. Divinity: Original Sin II

Divinity: Original Sin II

Tem quem diga que Original Sin II é um dos melhores RPGs já feitos. Dá para jogar em uma party com até 3 jogadores, e o sistema de criação e de customização de personagens é enorme. No geral o estilo do jogo lembra Diablo, mas a complexidade da mecânica e da narrativa tornam esse RPG um outro nível de desafio.

9. Frantics

Frantics

Frantics traz um grupo de animaizinhos que se enfrenta em diversas competições. Desde corridas a lutas, desafie seus inimigos e monte equipes nessa ginvana virtual que esse game criou no PS4!

10. Overcooked 2

Overcooked 2

Overcooked é um indie que rapidamente conquistou os jogadores. Cozinhar nunca foi tão divertido, ainda mais se for de forma cooperativa com os amigos. Cada um tem a sua função na cozinha, e o objetivo máximo é entregar todos os pratos sem se deixar abalar pelas situações mais bizarras, como cozinhar no trânsito, no meio da neve e em outras missões cheias de adrenalina.

11. Keep Talking and Nobody Explodes

Keep Talking and Nobody Explodes

Keep Talking and Nobody Explodes é aquele jogo criado mesmo para o multiplayer cooperativo. Um grupo de jogadores têm o conhecimento para desarmar a bomba, porém não podem vê-la. Outro é o desarmador da bomba, que deve ouvir as dicas dos amigos rapidamente para completar a missão e salvar todos de explodirem!

12. Spelunky

spelunky

Não deixe os gráficos desse game lhe enganarem! Inspirado em games antigos de 8-bits, Spelunky é rico em detalhes, inimigos, armas, suprimentos e muitos inimigos pouco simpáticos. O game gera um mapa completamente original sempre que você jogar, o que nunca deixa o jogo ficar chato. E dá para jogar com a galera!

13. Guacamelee! 2

Guacamelee! 2

Jogo em plataforma no estilo Metroidvania, que pode ser jogado em parceria com até outros 3 jogadores. São muitos inimigos, habilidades e mapas enormes, com obstáculos e fases bastante coloridas. É um game desafiador, bem arcade, que vai conquistar players que se interessam por jogos desse estilo.

14. Brawlhalla

Brawlhalla

Brawlhalla é um jogo de luta que pode ser online ou não, mas o importante é que em qualquer um dos modos dá para jogar com os amigos de forma cooperativa. Embora, a gente saiba, somente um possa sair vencedor no final. Portanto parta para a luta e acabe com os inimigos antes que eles acabem com você.

15. Don't Starve Together

Don't Starve Together

Don't Starve Together é mais um indie feito para que os jogadores cooperem a fim de sobreviverem. Nele você e seus amigos devem encontrar comida e tentar não morrer de fome, de frio e de doenças. Um ponto importante do jogo é manter a sanidade das personagens, o que é bem difícil. Mas quem sabe em grupo não seja mais fácil?

16. Rayman Legends

rayman legends

Rayman Legends segue o seu antecessor, Origins, em que vários jogadores passam por diversas fases em plataforma, esmurrando e quebrando paredes e inimigos. É um jogo intenso e frenético, com personagens super cativantes, e a quantidade de estágios é surpreendente: 120!

17. Metal Slug XX

Metal Slug XX

Metal Slug XX foi originalmente lançado para PSP, mas no PS4 está ainda melhor! São 7 fases que você pode desbravar com um amigo, mas que possuem diversas rotas diferentes até o fim, tornando o gameplay bastante variado. Metal Slug é reconhecido por ser cheio de ação e de personagens muito divertidos, com bom senso de humor.

18. Children of Morta

Children of Morta

Children of Morta é um RPG de ação estilo rogue, em que você e um amigo controlam membros da família Bergson, que entram por masmorras e cavernas para eliminar centenas de inimigos. Como os cenários são gerados de forma procedural, nenhum local é igual ao outro. E a cada vez que jogar nunca estará no mesmo lugar!

19. Castle Crashers

Castle Crashers

Castle Crashers é um hack and slash em que quatro cavaleiros devem resgatar uma princesa. Como é side-scrolling, esse beat 'n up vai levando os jogadores pela fase, obrigando-as a enfrentar com precisão e muita ação todos os inimigos que aparecem em seu caminho. E o melhor é que cada jogador pode evoluir e adquirir armas e habilidades sozinho, independente da party.

20. Lara Croft and the Temple of Osiris

Lara Croft and the Temple of Osiris

Em Lara Croft and the Temple of Osiris você controla Lara e seu amigo controla Carter Bell, outro explorador. Em uma expedição ao Egito vocês acordam os deuses egípcios, e ganham o auxílio de Osíris e Ísis na tentativa de parar o deus Seth e de seus soldados, que querem destruir o mundo.

21. Knights and Bikes

Knights and Bikes coop

Knights and Bikes é uma aventura de ação cooperativa, inspirada livremente nos Goonies e em Secret of Mana. Esse jogo traz duas crianças que exploram uma ilha em busca de um tesouro. Colete itens para evoluir as bicicletas e continuar a exploração! Use armas improváveis, como caixas de som, e elimine todos os obstáculos que surgirem!

22. Trine 4: The Nightmare Prince

Trine 4: The Nightmare Prince

Três heróis partem em um aventura para resgatarem um príncipe perdido. O jogo é em 2.5D, e visualmente é lindo e cheio de paisagens de tirar o fôlego. O gameplay é cheio de puzzles, tem uma skill tree enorme e cheia de opções, com combates que superam e muito os games anteriores.

23. Blazing Chrome

Blazing Chrome

Em Blazing Chrome as máquinas dominraam o mundo todo. Quem restou da humanidade está muito perto de ser extinto. Resta a você e a um amigo irem até o fim para eliminarem todos os inimigos de metal. O legal é que o jogo lembra Contra, o clássico lendário dos jogos arcade!

24. Risk of Rain

Risk of Rain

Risk of Rain é um roguelike que também lembra Contra, mas com uma feature muito interessante: morte permanente. Se você morrer no último chefão, amigo, já era. Vai ter que jogar do zero. O bom é que você conta com a ajuda de um amigo, se quiser, o que torna toda a aventura menos complicada.

25. Worms Battlegrounds

Worms Battlegrounds

Clássico do PC, Worms chegou ao PS4 como Battlegrounds. Além das melhorias gráficas, evidentemente, o jogo traz novos elementos ao gameplay. Máquinas agora podem ser usadas nos cenários do modo história para se defender ou para atacar os adversários. E claro que você tem o componente equipe, em que pode criar um clã e fazê-lo chegar à glória.

Confira também estas listas:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.