Os 25 melhores jogos de zumbi que você deve jogar!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Jogos de zumbis são alguns dos preferidos dos jogadores de todo o mundo. Conheça agora 25 dos melhores do gênero, que vão desde clássicos do PC e aos lendários Resident Evil. Prepare suas armas, colete seus recursos e gaste horas jogando dos games da nossa lista abaixo!

1. The Last of Us (2013)

The Last of Us

Plataformas: PS3 e PS4

Não tem como falar de jogos de zumbi sem falar de The Last of Us. Principalmente porque esse game é mais do que um jogo sobre matar mortos-vivos. Com uma mecânica focada na ação estratégica e na furtividade, além de trazer zumbis que exigem abordagens únicas, podemos dizer com segurança que esse é o melhor jogo do gênero.

2. Dying Light (2015)

Dying Light

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Um jogo de zumbi focado no trabalho cooperativo, que estimula os jogadores a criarem armas corpo a corpo. É um dos muitos games em que o jogador assume um scavenger, em busca de recursos para sobreviver e eliminar zumbis. Sua liberdade de exploração, elementos de parkour e estratégias de survival fazem desse jogo um dos melhores já feitos.

3. Dead Rising 3 (2013)

Dead Rising 3

Plataformas: Xbox One e PC

Muitos consideram Dead Rising 3 o melhor da franquia. Um mapa que é maior que os dos dois primeiros jogos juntos, poder salvar de qualquer lugar, poder jogar com os amigos são algumas das muitas features de qualidade do game. O elemento coleta de recursos é bem amplo, e dirigir tem um papel divertido e crucial. Além do Modo Nightmare, que é uma das coisas mais difíceis!

4. Resident Evil 2 (1998)

Resident Evil 2

Plataformas: PS1, N64, GameCube, Dreamcast, PS4, Xbox One e PC

Tanto a versão original quanto a remake são ótimas. Mas é a segunda que traz mais focos nos zumbis, criando diferenças únicas para as criaturas e dando a elas a capacidade de aparecerem do nada em sua frente nos piores momentos. Eles são resistentes, exigindo muita bala (que é pouca no game) para morrer. E além dos zumbis em si, toda a narrativa é muito bem construída.

5. Resident Evil 4 (2005)

Resident Evil 4

Plataformas: PS2, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Switch e PC

A missão de Leon de resgatar Ahsley, filha do Presidente dos EUA, é repleta de encontros com zumbis até inteligentes, que dão um trabalhão. Enfrentar criaturas mutantes e resolver puzzles é basicamente a essência do game, mas sua qualidade está no nível de desafio e na mecânica de jogo afinada de RE4 em relação aos anteriores.

6. Telltale's The Walking Dead (2012)

Telltale's The Walking Dead

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Android e iOS

Poucos jogos são tão bons quanto esse. A série de capítulos de Th Walking Dead criada pela Telltale traz emoção, ação, tomada de decisões e uma ótima narrativa, tudo ao mesmo tempo. Algo inovador para um jogo do gênero é que os zumbis não são o principal, mas sim os humanos e aquilo que fazemos em um evento como um apocalipse zumbi.

7. Red Dead Redemption: Undead Zone (2010)

Red Dead Redemption: Undead Zone

Plataformas: PS3 e Xbox 360

Red Dead Redemption: Undead Zone não é um jogo completo, a gentes sabe, mas justamente por isso ele está aqui. Essa DLC de Red Dead é tão boa que precisa ser jogada. John Marston segue em busca de uma cura para uma praga zumbi que afetou sua família. E aí você já sabe: o caubói enfrentando os mortos-vivos é uma das coisas mais legais já feitas.

8. Left 4 Dead 2 (2009)

Left 4 Dead 2

Plataformas: PC e Xbox 360

Left 4 Dead 2 é parecido com o The Walking Dead da TV. Você deve sobreviver com um grupo de aliados ao apocalipse zumbi. O bom é que as mecânicas disponíveis para sobrevivência são variadas, permitindo construir um estilo de jogo quase único.

9. Resident Evil 3 (1999)

Resident Evil 3

Plataformas: PS1, PS4, Dreamcast, GameCube, Xbox One e PC

Resident Evil 3 é ótimo em qualquer uma das versões. Seja o original, seja o remake, é incrível a sensação de não saber de onde virá Nemesis e seus gritos assustadores. E o

10. State of Decay 2 (2018)

State of Decay 2

Plataformas: Xbox One e PC

A melhor coisa de State of Decay 2 é o seu modo cooperativo. Até 4 pessoas devem estabelecer uma parceria e transformá-la em uma comunidade. Depois devem gerir recursos, coletar objetos e mantimentos para a missão máxima e mais difícil: sobreviver a hordas de zumbis.

11. Project Zomboid (2013)

Project Zomboid

Plataforma: PC

Os gráficos são o charme de Project Zomboid, um jogo indie que se foca em fazer com que o jogador tente sobreviver o máximo possível em um mundo repleto de zumbis. O tenso é que eventualmente você vai morrer. A questão é: quando e como?

12. World War Z (2019)

World War Z zumbi

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

World War Z lembra bem o filme, com hordas intermináveis de zumbi. Elas surgem do nada, então você e sua equipe terão de ser rápidos para escaparem com vida. O complicado é que os zumbis desse jogo são inteligentes e escalam tudo que veem pela frente.

13. Urban Dead (2005)

urban dead

Plataforma: PC

Esse é o game com menos ação da lista. É um jogo de texto, em que você pode ser um civil ou um zumbi. O game é todo regido pelos Action Points, que você recebe a cada 30 minutos. O total é 50 que pode armazenar, sendo que eles são exigidos para tomar decisões. Quando acabam, você não pode fazer nada.

O game não tem um "fim". Termina se você morrer, senão pode entrar todos os dias e continuar sobrevivendo.

14. Death Road to Canada (2016)

Death Road to Canada

Plataforma: PS4, Xbox One, Switch, PC, iOS e Android

Esse jogo é fantástico! Ele simula uma viagem de carro em que aparecem até 500 zumbis por vez em seu caminho. Você pode fugir, tentar matá-los ou morrer tentando qualquer uma das duas alternativas. O gráfico pixelado cai muito bem para a aventura, e o fato de ter multiplayer é ainda melhor.

15. Zombie Night Terror (2016)

Zombie Night Terror

Plataforma: Switch, PC, iOS e Android

O divertido e o diferencial de Zombie Night Terror é que você é o responsável por espalhar o vírus que transforma todo mundo em zumbis. O negócio é levar a praga ao máximo possível de humanos ao longo de 50 níveis. A resistência humana significativamente a cada nível, por isso esteja preparado!

16. DayZ (2013)

DayZ

Plataforma: PS4, Xbox One e PC

DayZ traz alguns elementos que não vimos em outros jogos de zumbis. O primeiro é que os zumbis estão vivos e que podem ser mortos com tiros em qualquer parte do corpo. Você deve disputar recursos com outros humanos, inclusive deve cuidar para não deixar que invadam seu abrigo!

17. Killing Floor 2

Killing Floor 2

Plataforma: PS4 e PC

Killing Floor 2 é um shooter em primeira pessoa que coloca você para enfrentar hordas de zumbis. Elas vêm em níveis. A cada nível surgem mais zumbis, e no último tem um chefe. Dá para jogar solo, mas o ponto forte do game é a cooperação com até outros 5 jogadores ao mesmo tempo.

18. Dead Island 2 (2011)

Dead Island

Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

Dead Island coloca você e mais 3 personagens em uma ilha que é infestada por zumbis. Vocês 4 amanhecem em um resort sendo os únicos sobreviventes de uma praga. A missão é sobreviver até que o resgate chegue.

19. Organ Trail (2011)

Organ Trail

Plataformas: Browser, PS Vita, PC, iOS e Android

Em Organ Trail você deve viajar de carro pelos Estados Unidos, para encontrar um suposto santuário livre de zumbis. O problema é que todos os ocupantes do carro devem chegar saudáveis e com vida no local. Por isso manter os zumbis longe é essencial, mas racionar recursos também!

20. Atom Zombie Smasher (2011)

Atom Zombie Smasher

Plataforma: PC

Um jogo de estratégia em tempo real, em que sua missão é basicamente salvar cidadãos de uma cidade, usando helicópteros militares. Pode usar armas para eliminar os zumbis, mas precisa ser rápido, pois cada cidadão não salvo é mais um zumbi para matar.

21. Zombie Army 4: Dead War (2020)

Zombie Army 4: Dead War

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Zombie Army 4: Dead War se passa na Segunda Guerra Mundial, em que o mundo passa a ser devastado por uma praga sem precedentes. No jogo anterior o inimigo era o Hitler zumbizão, mas agora você enfrenta uma Itália cheia de mortos-vivos para serem eliminados.

22. Days Gone (2019)

Days Gone

Plataforma: PS4

Days Gone é um survival em mundo aberto, com uma enorme liberdade de gameplay. A principal dinâmica do jogo é a mudança de dia e de noite, que afeta o comportamento dos zumbis. Como o protagonista é um scavenger, além de cumprir as missões da história, poderºa buscar itens e recursos por aí.

23. Plants vs. Zombies

Plants vs. Zombies

Plataformas: PC, Android e iOS

Plants vs. Zombies é um jogo que merece a presença aqui por ser muito divertido. Apesar de não ser igual aos jogos de terror com zumbis, ele traz bons momentos aos jogadores. Você monta um exército de plantas que não deve deixar os zumbis avançarem pelo tabuleiro. Desbloqueie plantinhas e poderes e novos inimigos a cada fase!

24. ZombiU (2012)

ZombiU

Plataformas: Wii U, PS4, Xbox One e PC

ZombiU é um dos mais difíceis de todos os jogos de zumbis, pois você pode morrer com apenas uma mordida. E sempre que seu personagem morrer, ele morre definitivamente. Você tem que começar do zero com outro, o que é extremamente chato. Mas para quem gosta de realismo é bastante interessante!

25. Dead Trigger 2 (2013)

Dead Trigger

Plataformas: iOS e Android

Um survival simples em primeira pessoa em um mundo infestado por zumbis. O gameplay exige o cumprimento de dezenas de objetivos, sendo a maioria relacionada a matar zumbis. Ele se destaca por se um dos poucos shooters para celulares com temática zumbi com liberdade total de movimento.

Outras listas que podem lhe interessar:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.