Os 20 melhores multiplayers do PS4 para se divertir com a galera


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todo mundo gosta de jogar seu game preferido com os amigos. Não é à toa que os jogos multiplayer fazem muito sucesso entre os jogadores. Quem tem um PlayStation 4, por exemplo, possui bons títulos nesse sentido. Por isso trazemos neste artigo alguns dos melhores jogos multiplayer para o PS4.

Alguns dos títulos são mais focados na experiência online. Outros, por sua vez, apostam no bom e velho multiplayer local. Independente da forma que ocorre a cooperação ou o enfrentamento nesses jogos, a diversão é mais que garantida.

1. GTA V Online

GTA V Online

Para início de conversa, você tem uma ampla liberdade de customização do seu avatar. Gênero, cor de pele, roupas, tatuagens, corte de cabelo: praticamente tudo pode ser editado em GTA V Online. Uma vez no jogo, as opções de edição de personagem, assim como de aquisição de itens, como as armas, são muitas, talvez até mais do que no modo campanha.

O mesmo podemos dizer dos carros. Todos os modelos da campanha estão no Online, além de haver veículos especiais e específicos, que só podem ser obtidos no modo multiplayer. A Rockstar não economizou esforços na hora de enviar DLCs e outros conteúdos adicionais, alguns gratuitos, aos seus fiéis jogadores.

2. Fortnite

Fortnite

Claro que Fortnite não poderia faltar na lista. Um dos Battle Royale mais famosos e jogados do momento, é um jogo muito divertido para quem é fã do gênero. Possui apenas dois modos de jogo, que são bastante diferentes entre si, embora utilizem mesma mecânica de jogo e possua as mesmas especificações gráficas. E o principal, claro, é o Battle Royale!

Nesse modo, até 100 jogadores são colocados em um mapa, sendo divididos em duas equipes. Cada jogador chega ao mapa sem nenhuma arma ou item. É preciso encontrar recursos, itens e quaisquer objetos que permitam atacar os players inimigos e, é claro, sobreviver a eles.

Saiba tudo sobre Fortnite!

3. Battlefield 1

Battlefield 1

A série Battlefield é uma da mais bem-sucedidas franquias de jogos com temática de guerra, tendo Call of Duty como principal concorrente. Apesar da disputa entre ambas franquias, é Battlefield que traz a melhor experiência online e multiplayer, principalmente quando falamos de Battlefield 1.

Em relação aos jogos anteriores, esse é o que mais traz um modo multiplayer mais robusto. São 10 modos de jogo, com 4 classes de infantaria disponíveis, 3 focadas em veículos e mais 5 classes de elite. Assim como GTA V Online, o modo co-op de Battlefield 1 é quase um jogo à parte.

4. Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Por fim, Tom Clancy's Rainbow Six Siege. Apesar das muitas reclamações a respeito dos servidores da Ubisoft, esse jogo não deixa de ser um título de peso em questão de multiplayer. Tanto é que, assim como outros games da lista, já foi alçado à categoria de e-sport.

A missão é simples: você assume um dos membros da equipe Rainbow, composta por agentes contra-terroristas. São mais de vinte agentes a sua disposição para escolha, com habilidades, armamentos e características únicas. O jogo funciona por rondas, que são curtas, rápidas e intensas.

Os mapas são feitos para que o jogador se sinta confinado e se sinta mesmo obrigado a ir para o combate. Ao mesmo tempo é encorajado que os players comuniquem entre si, de modo a traçarem a melhor estratégia para sobreviverem às rondas. Quando um jogador morre, ele não pode ressuscitar por si só, mas pode ressuscitar outros agentes caídos de sua equipe.

5. Rocket League

Rocket League

Rocket Legue se tornou um sucesso na época de seu lançamento porque proporcionava uma experiência única até então: jogar futebol com carros. Mesmo que atualmente tenha perdido um pouco de seus jogadores, visto que outros multiplayers conquistaram espaço, ainda assim é um jogo que vale muito a pena ser jogado com os amigos.

Cada uma das equipes tem de dois a quatro jogadores. Dentre vários modelos de veículos, você escolhe o seu, de acordo com sua preferência de velocidade, aceleração, entre outras especificações. Cada carro pode ser modificado em sua aparência conforme você progride nos modos de jogo.

6. Overwatch

Overwatch

Outro multiplayer no estilo shooter que faz muito sucesso no PS4 é Overwatch. Ele é completamente em primeira pessoa e oferece uma experiência de jogo baseada na cooperação entre os jogadores. Todos os modos de jogo possuem doze jogadores, que se dividem em duas equipes de seis personagens.

Cada jogador deve escolher o seu herói antes de entrar em uma partida. São no momento trinta heróis disponíveis. Eles se dividem em três classes principais: ofensiva, suporte e tanque. A ofensiva é a que mais tem heróis. Eles possuem muitos pontos de dano, porém poucos de defesa. São aqueles que vão para a linha de frente das equipes.

Assim como Rocket League e como Fortnite, Overwatch se transformou em um fenômeno dos e-sports. Há muitas competições em todo o mundo. Apesar de várias contovérsias relacionadas ao jogo, principalmente a ver com sexismo e machismo, muitos jogadores ainda se divertem com ele em seus muitos mapas online.

7. Diablo III

Diablo III

Apesar de Diablo III poder ser jogado sozinho, ele é muito mais divertido na companhia dos amigos. Essa é facilidade que a chegada do título aos consoles trouxe. No PlayStation 4 ele roda que é uma beleza, sem queda de frames, mesmo que você e mais três amigos explorem junto todos os cantinhos do Santuário.

De modo geral, a experiência multiplayer local é muito satisfatória. Mesmo que às vezes você e seu ou seus amigos se percam no cenário, diante de tanta pancadaria, raios e magias. Ainda assim é muito mais fácil enfrentar os poderosos oponentes coordenando os ataques de forma estratégica.

Diablo III traz ao PS4 os bons tempos em que eram comuns os jogos de exploração com multiplayer local. Isso torna ainda mais brilhante a experiência em um jogo que é fantástico por si só. Por isso se está procurando um bom RPG que possa compartilhar com os amigos, esse certamente será a melhor escolha que poderá fazer.

8. Apex Legends

Apex Legends multiplayer ps4

Apex Legends chegou fazendo frente a Fortnite. Apesar de ter perdido um pouco o hype, continua sendo um dos ótimos Battle Royale para PS4. Por ser jogado em equipes, torna-se ainda mais divertido, exigindo um nível de cooperação que poucos jogos do gênero exigem. O que faz dele um game desafiador.

É um jogo rápido, intenso e com mecânicas que misturam elementos de gêneros como RPG e shooter. Vale muito a pena se você quer um Battle Royale "mais adulto", com opções de armas variadas e com foco no trabalho em equipe.

9. Dead by Daylight

Dead by Daylight

Dead by Daylight é para quem é apaixonado por filmes de terror. Se quer saber como é sentir a adrenalina de fugir de uma serial killer, esse jogo é para você. O sistema é simples: são cinco jogadores online, sendo que quatro precisam sobreviver, enquanto um é responsável por assassinar os outros.

Macabro ou não, a experiência do jogo é fantástica. Quem controla o assassino, tem a perspectiva em primeira pessoa. Já quem foge, fica em terceira. Existem até 17 sobreviventes, e cada um da equipe de quatro players assumirá um deles. Quanto aos serial killers, são 15 que podem ser escolhidos.

O esquema de jogo foi desenvolvido para criar sensação de desespero. Para escapar da área confinada, os sobreviventes têm duas chances. A primeira delas consiste em reparar geradores que estão no mapa. Existe sempre um gerador a mais em relação ao número de survivors da sessão.

Esse jogo é um dos melhores multiplayers do PlayStation 4. Pela ambientação, que coloca os jogadores em meio a filmes de terror clássicos, como A hora do pesadelo, pela mecânica de jogo, pelos objetivos, é um dos games mais divertidos para jogar com os amigos.

10. For Honor

For Honor

For Honor pode até ter um modo campanha para um jogador, mas é no multiplayer que se encontra a maior diversão desse jogo. Caso você não saiba, esse game coloca o jogador em cenários tipicamente medievais. Existem três facções que devem lutar entre si pela vitória, cada uma com habilidades e armas específicas: são os vikings, os samurais e os cavaleiros medievais europeus.

Dentro de cada facção existem ainda várias classes. Isso permite ao jogador encontrar um estilo de combate próprio dentro do que o jogo oferece. O modo multiplayer de For Honor oferece várias opções de partidas. A mais comum, Escaramuça, coloca até 8 jogadores em duas equipes de quatro.

Cada equipe vai acompanhada de uma série de outros lutadores, controlados pela IA. Cada ronda consiste em eliminar o máximo possível de inimigos até que se atinja uma quantidade determinada de pontos.

11. Titanfall 2

Titanfall 2 ps4

Titanfall 2 é um shooter em primeira pessoa focado em uma temática futurística. Você controla um "piloto" de máquinas gigantes, os Titãs. Durante o jogo há uma barra que precisa ser preenchida, e quando isso ocorre o seu Titã desce dos céus e passa a lhe ajudar na luta contra os inimigos.

São mais de 10 modos de jogo online, por isso você terá muitas coisas para fazer em Titanfall 2. Desde o clássico "pega bandeira" ao Coliseum, em que você e outros jogadores lutam uns contra os outros em batalhas de vida ou morte. Ou simplesmente pode jogar no modo Piloto vs. Piloto, em que nenhum Titã pode ser convocado.

Caso você canse de jogar online, Titanfall 2 conta com uma campanha exemplar, muito bem construída e que expande ainda mais o universo do game.

12. Monster Hunter: World

Monster Hunter ps4

Monster Hunter: World conquistou rapidamente o coração dos jogadores. Caçar monstros em uma ilha, que é um mundo aberto enorme e cheio de paisagens, fauna e flora diferentes, é uma experiência fantástica. Ainda mais que tudo isso pode ser feito na companhia dos amigos ou de outros desconhecidos.

Se você quer um multiplayer desafiador, Monster Hunter tem todos os elementos para isso. Se baixar a expansão, Iceborne, terá uma porção ainda maior de criaturas. São, no total, pelo menos mais de 30 monstros que você deve caçar. E não é simplesmente dar uma espada e pronto: todos precisam de estudo, estratégia e paciência.

Sendo assim, caso esteja buscando um jogo online com MUITA coisa para fazer, seja bem-vindo a Monster Hunter: World.

13. The Last of Us Remastered

The last of us multiplayer ps4

The Last of Us não é "só" um dos melhores single players já criados. O modo online é de muita qualidade e ainda hoje reúne muitos jogadores em suas salas de jogo. Basicamente você fará parte de uma equipe, que deve enfrentar outra em um dos vários cenários da campanha principal.

O ritmo não é tão frenético como seria, por exemplo, Raibow Six Siege. Porém é bastante tático, exigindo que você escolha cuidadosamente a arma com a qual vai jogar e a maneira como vai se mover pelos cenários.

Além disso, o multiplayer de The Last of Us vai ser muito mais impactante se você jogar com amigos na mesma equipe. Jogar sozinho é legal, mas não tem a mesma sensação e adrenalina do que reunir a galera e formar um time.

14. Injustice 2

Injustice 2 ps4

Injustice 2 é um dos melhores jogos de luta da atualidade. Tem toneladas de conteúdo, fora os adicionais, que você pode ir comprando pouco a pouco. Cada personagem tem um estilo de luta mesmo único, que combina com o estilo dos jogadores. Portanto não basta escolher sua personagem favorita da DC se ela não der "match" com sua forma de lutar.

O modo online é robusto e sólido, com partidas que respeitam os níveis de cada player. Portanto você não vai ter de encontrar os viciados dos níveis elevados se ainda não estiver preparado para isso.

15. FIFA 19/20

FIFA 20 PS4

FIFA é um dos melhores jogos multiplayer do PS4. Seja a edição 20 ou a anterior, a 19, você tem diversas oportunidades e modos de jogo para se divertir com os amigos em partidas disputadas. Há o modo Pro Clubs, o Ultimate Team, as Temporadas e o VOLTA Football.

Só aí você pode ficar horas e horas em jogos com os amigos ou com adversários desconhecidos. Se você é competitivo e curte a ideia de subir em rankings dos melhores jogadores, FIFA é ideal para isso. Ainda mais que o jogo tem um cenário de competição bastante forte, com campeonatos nacionais e mundiais, que premiam em dinheiro os grandes nomes.

Em fim: FIFA fala por si só. E mesmo que você dê uma enjoadinha de jogá-lo no modo online, há muita opção local para jogar com os amigos e humilhá-los com dribles, gols e celebrações!

Veja tudo sobre o FIFA 20!

16. A Way Out

A Way Out

A Way Out é um jogo exclusivamente multiplayer. Não há campanha para um jogador, visto que a intenção é que você jogue com alguém localmente ou online. Em terceira pessoa, ele coloca os dois jogadores no controle de Leo e de Vincent. Ambos condenados à prisão, precisam se ajudar a fugir, usando de estratégias criativas para conseguirem escapar da cadeia.

Leo e Vincent se conhecem na cafeteria da prisão, quando Leo sofre uma tentativa de homicídio. Vincent tenta ajuda, e ambos acabam indo parar na enfermaria. Uma vez lá, começam uma relação de parceria para tentarem escapar da cadeia. É, portanto, um jogo bem diferente dos demais títulos da lista, visto que não há equipes lutando entre si, mas sim uma verdadeira narrativa jogada por dois players.

17. The Forest

The Forest PS4

The Forest faz com que você e até outros 3 jogadores partam em uma missão para resgatar seu filho perdido. Em uma floresta. Com canibais à solta. Tendo de reunir recursos e mantimentos, além de ter de fazer armas para se defender dessa tribo e de outros perigos desse lugar selvagem.

Esse survival é um dos melhores do gênero no PS4. E desejamos que você possa jogá-lo na companhia dos amigos, ainda que online, claro, pois a tensão constante é muito mais divertida e interessante se partilhada com pessoas que conhecemos.

18. Crash Team Racing Nitro-Fueled

Crash Team Racing

Não podia faltar um jogo de corrida, certo? E Crash Team Racing é um dos mais divertidos quando o assunto é multiplayer! Ele é um remake da versão do PlayStation, e continua, adivinhe, bastante difícil de ser dominado. Mas essa é uma característica de todos os jogos da franquia Crash.

Por isso basta algumas várias corridas para que você aprenda a dominar o sistema de drifting do jogo, podendo causar aquela discórdia entre o grupo de amigos e a família!

19. Tekken 7

Tekken 7

Tekken 7 é mais simples do que Injustice 2 e mais fácil de ser jogado. A mecânica não exige que preste atenção em poderes, armaduras ou itens para melhorar seu lutador. É entrar em cena, dar aquela surra no adversário e pronto. Pressione todos os botões ao mesmo tempo e você terá um combo destruidor (ou não).

O jogo é divertido online, mas principalmente para quem já acompanha a franquia há tempos. As personagens clássicas estão lá, assim como seus golpes. Caso queira, o modo campanha single player é interessante, embora não faça assim tanto sentido em termos de narrativa. É um jogo fácil para quem não quer ter de pensar muito.

20. Warframe

Warframe PS4

Warframe faz com que você controle um ninja robô. Uma mistura improvável, mas que deu muito certo. Principalmente porque você viaja para planetas e galáxias distantes, eliminando inimigos, obtendo armas e armaduras. Jogar em parceria é importante, porque você demora até ter uma personagem forte e capaz de seguir sozinha nas missões.

O jogo é free to play, portanto você deve imaginar que evoluir não é a coisa mais fácil. Para deixar de ser um robô ninja fraco você terá de matar muito inimigo, dar duro, refazer missões e fazer o máximo de loot que puder. Porém acaba valendo a pena, e não é nada necessário pagar para melhorar seu avatar.

Listas indispensáveis para quem joga no PS4:

E não se esqueça: fez uma jogada incrível ou simplesmente quer compartilhar com a gente como você é pró? Manda para o nosso Facebook ou para o Instagram que nós publicamos!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.