Os 10 melhores multiplayers do PS4 para se divertir com a galera


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todo mundo gosta de jogar seu game preferido com os amigos. Não é à toa que os jogos multiplayer fazem muito sucesso entre os jogadores. Quem tem um PlayStation 4, por exemplo, possui bons títulos nesse sentido. Por isso trazemos neste artigo alguns dos melhores jogos multiplayer para o PS4.

Alguns dos títulos são mais focados na experiência online. Outros, por sua vez, apostam no bom e velho multiplayer local. Independente da forma que ocorre a cooperação ou o enfrentamento nesses jogos, a diversão é mais que garantida.

1. For Honor

For Honor

For Honor pode até ter um modo campanha para um jogador, mas é no multiplayer que se encontra a maior diversão desse jogo. Caso você não saiba, esse game coloca o jogador em cenários tipicamente medievais. Existem três facções que devem lutar entre si pela vitória, cada uma com habilidades e armas específicas: são os vikings, os samurais e os cavaleiros medievais europeus.

Dentro de cada facção existem ainda várias classes. Isso permite ao jogador encontrar um estilo de combate próprio dentro do que o jogo oferece. Isso é importante, visto que as batalhas trazem campos de batalha repletos de inimigos, e sentir-se confortável para enfrentá-los é tão importante quanto ter habilidade.

O modo multiplayer de For Honor oferece várias opções de partidas. A mais comum, Escaramuça, coloca até 8 jogadores em duas equipes de quatro. Cada equipe vai acompanhada de uma série de outros lutadores, controlados pela IA. Cada ronda consiste em eliminar o máximo possível de inimigos até que se atinja uma quantidade determinada de pontos.

Quando isso acontece, os jogadores precisam se enfrentar. Aí inicia-se o sistema de combate principal de For Honor, que é tático, não hack n' slash. Tanto no ataque quanto na defesa é preciso escolher uma posição: esquerda, direita e por cima. É preciso observar os movimentos de ataque do oponente para ver qual posição está sem defesa. Confira abaixo todos os modos multiplayer:

  • Invasão: são quatro jogadores contra outros quatro. Ambas equipes devem atacar e defender. O objetivo do ataque é avançar com um aríete e derrubar os portões inimigos, para matar o Comandante da Defesa. Os defensores, por sua vez, precisam repelir o ataque inimigo.
  • Eliminação: aqui também são quatro contra quatro, e o objetivo é eliminar completamente todos os inimigos.
  • Dominação: novamente são quatro guerreiros para cada lado. Os players precisam capturar e manter sob seu domínio áreas do campo de batalha. Quanto mais zonas ocupar, mais pontos ganha. Assim que obter uma quantidade determinada de pontos, deve eliminar os players adversários.
  • Briga: semelhante ao modo Eliminação, mas com apenas dois jogadores de cada lado.
  • Duelo: o modo mais simples, 1x1, em que os jogadores se enfrentam diretamente.
  • Escaramuça:como mencionado, são quatro jogadores para cada equipe. Conforme elimina os inimigos, ganha pontos. Ao atingir um número x de pontos, deve matar os players adversários.

For Honor vale muito a pena, seja no modo single ou multiplayer. A mecânica de jogo faz com que você sinta tanto as vantagens quanto as fraquezas de cada facção e de cada classe de lutador. O peso da arma, por exemplo, assim como o da armadura interferem enquanto você batalha.

O sistema de combate 1x1 também é bastante interessante em um multiplayer. Traz mais tensão e adrenalina à experiência de jogo. Por isso mesmo não poderíamos deixar de listar For Honor como um dos melhores multiplayers do PS4.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos ambientados na Idade Média
  • Quiser um sistema de combate realista

2. GTA V Online

GTA V Online

O modo online de GTA V se tornou tão importante ou mais que a campanha single player que praticamente já se tornou um jogo à parte. Com dezenas de conteúdos novos lançados quase mensalmente, esse multiplayer é um dos mais divertidos e dos mais completos da atualidade.

Para início de conversa, você tem uma ampla liberdade de customização do seu avatar. Gênero, cor de pele, roupas, tatuagens, corte de cabelo: praticamente tudo pode ser editado em GTA V Online. Uma vez no jogo, as opções de edição de personagem, assim como de aquisição de itens, como as armas, são muitas, talvez até mais do que no modo campanha.

O mesmo podemos dizer dos carros. Todos os modelos da campanha estão no Online, além de haver veículos especiais e específicos, que só podem ser obtidos no modo multiplayer. A Rockstar não economizou esforços na hora de enviar DLCs e outros conteúdos adicionais, alguns gratuitos, aos seus fiéis jogadores.

Dentro do multiplayer de GTA Online há variados eventos que você pode participar. A maioria é sazonal, ou seja: está disponível apenas por um tempo específico. A partir deles pode adquirir itens, carros, armas únicos e exclusivos, para explorar Los Santos conforme você quiser.

Assim como no modo campanha, no multiplayer há missões que podem ser realizadas para obtenção de dinheiro, de fama e de experiência. Claro que, se for do seu agrado, pode apenas conduzir seu veículo pelo extenso mapa, enquanto ouve uma musiquinha. Lembre-se, no entanto, que você não está sozinho. A qualquer momento alguém pode colocar um prêmio por sua cabeça. E aí o passeio acaba virando fuga, o que lhe obriga a disparar algumas balas.

De modo geral, GTA V Online é uma experiência multiplayer incrível. Possibilita horas quase infinitas de diversão, visto que há muitas coisas a se fazer por Los Santos. O sistema de progressão de personagem é simples, visto que praticamente qualquer coisa que você fizer lhe dará pontos de experiência.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Jogou o modo campanha de GTA V
  • Tem interesse em jogos multiplayer em mundo aberto

3. Fortnite

Fortnite

Claro que Fortnite não poderia faltar na lista. Um dos Battle Royale mais famosos e jogados do momento, é um jogo muito divertido para quem é fã do gênero. Possui apenas dois modos de jogo, que são bastante diferentes entre si, embora utilizem mesma mecânica de jogo e possua as mesmas especificações gráficas.

O modo Fortnite: Save the World é um multiplayer cooperativo, que lembra muito um survival. São no máximo quatro jogadores, que estão entre os 2% que sobreviveram após cair uma tempestade de fluidos na Terra. Agora eles devem coletar recursos, construir equipamentos, montar bases e salvar outros sobreviventes. Tudo isso sobrevivendo ao ataque de zumbis

Esse modo foi o principal e o mais jogado pela maioria dos players durante um bom tempo. A popularização do Battle Royale, no entanto, acabou "deixando de escanteio" o Save the World. Além disso, esse modo só pode ser jogado atualmente por quem tem a edição Premium de Fortnite, o que acaba mesmo deixando-o menos popular que o outro.

Por isso é grande parte dos jogadores de Fortnite prefere o Battle Royale. Nesse modo, até 100 jogadores são colocados em um mapa, sendo divididos em duas equipes. Cada jogador chega ao mapa sem nenhuma arma ou item. É preciso encontrar recursos, itens e quaisquer objetos que permitam atacar os players inimigos e, é claro, sobreviver a eles.

Como em outros Battle Royale, esse modo de Fortnite vai diminuindo a área do mapa, para que os jogadores sejam obrigados a se enfrentarem. Isso ocorre por meio de uma tempestade, que atinge as partes não seguras do mapa. A parte segura diminui até que todos os não mortos pela tempestade se encontrem. O último sobrevivente é o vencedor.

Fortine não traz exatamente muita inovação em termos de multiplayer, mas é, definitvamente, um jogo divertido. Com uma mecânica de mira, de tiros e de movimentação simples de ser dominada, conquista jogadores de todas as idades. Além disso, possibilita uma customização interessante por meio das famosas skins.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Estiver interessado em Battle Royale
  • Gostar de jogos survival

4. Rocket League

Rocket League

Rocket Legue se tornou um sucesso na época de seu lançamento porque proporcionava uma experiência única até então: jogar futebol com carros. Mesmo que atualmente tenha perdido um pouco de seus jogadores, visto que outros multiplayers conquistaram espaço, ainda assim é um jogo que vale muito a pena ser jogado com os amigos.

Cada uma das equipes tem de dois a quatro jogadores. Dentre vários modelos de veículos, você escolhe o seu, de acordo com sua preferência de velocidade, aceleração, entre outras especificações. Cada carro pode ser modificado em sua aparência conforme você progride nos modos de jogo.

Apesar de haver a opção de jogar apenas contra a inteligência artificial do jogo, claro que o mais divertido é mesmo ir para o multiplayer online. Cada partida possui cinco minutos de duração. Há prorrogação, caso fique empatada. Além de fazer gols no adversário, você também pode destruir os carros oponentes, além de, é claro, também ser destruído.

Ao longo dos últimos anos, a desenvolvedora de Rocket League, Psyonix, adicionou uma série de modos de jogo especiais ao jogo base. Normalmente estavam relacionados a datas especiais, como Natal, que incluiu o Snow Day, que lembraba um jogo de hóquei. Alguns desses modos acabaram sendo adicionados permanentemente, enquanto outros foram mesmo temporários.

O divertido mesmo de Rocket League é exibir seus carros customizados online. Há variadas opções de edição de veículos, o que permite se divertir bastante nesse sentido. Além disso, há as DLCs, que, embora pagas, dão carros exclusivos, especiais e que normalmente fazem referência a algum produto cultural, como um filme.

Apesar de simples, Rocket League é um jogo que possibilita ótimos momentos com seus amigos ou com outros players online. Marcar gols com máquinas turbinadas, afinal, é um desafio! Não se esqueça, ainda, que Rocket League é um dos muitos jogos que pertencem aos e-sportes. Portanto pode virar não só diversão, mas também uma profissão.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de carros no estilo Twisted Metal ou mesmo Burnout
  • Gostar de futebol

5. Overwatch

Overwatch

Outro multiplayer no estilo shooter que faz muito sucesso no PS4 é Overwatch. Ele é completamente em primeira pessoa e oferece uma experiência de jogo baseada na cooperação entre os jogadores. Todos os modos de jogo possuem doze jogadores, que se dividem em duas equipes de seis personagens.

Cada jogador deve escolher o seu herói antes de entrar em uma partida. São no momento trinta heróis disponíveis. Eles se dividem em três classes principais: ofensiva, suporte e tanque. A ofensiva é a que mais tem heróis. Eles possuem muitos pontos de dano, porém poucos de defesa. São aqueles que vão para a linha de frente das equipes.

A classe suporte oferece buffs e debuffs, tanto a sua equipe quanto à equipe adversária. Seria mais ou menos como os magos e healers em jogos de RPG. Já os tanques são aqueles com maiores pontos defensivos. Eles são responsáveis por atrair os ataques adversários para liberarem os outros heróis para o ataque.

Overwatch conta com quatro modos de jogo até o momento. Veja abaixo quais são eles:

  • Ataque: a equipe responsável por atacar precisa capturar dois pontos de interesse no mapa. A que defende deve impedir que isso aconteça
  • Escolta: talvez o modo mais desafiador. Há uma carga que deve ser transportada até um ponto do mapa. Essa carga só se move se um dos membros da equipe que a escolta estiver perto dela. A equipe adversária deve evitar a qualquer custo o avanço do objeto.
  • Escolta e Ataque: aqui quem ataca deve primeiro capturar a carga e depois escoltá-la. Os defensores devem impedir tudo isso.
  • Controle: são três rounds e ganha quem vencer dois primeiro. As duas equipes lutam por um ponto em comum no mapa. Quem estiver controlando-o, deve ficar nele tempo suficiente para que a "taxa de controle" chegue a 100%.

Assim como Rocket League e como Fortnite, Overwatch se transformou em um fenômeno dos e-sports. Há muitas competições em todo o mundo. Apesar de várias contovérsias relacionadas ao jogo, principalmente a ver com sexismo e machismo, muitos jogadores ainda se divertem com ele em seus muitos mapas online.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser controlar personagens carismáticas
  • Gostar de shooters futuristas

6. A Way Out

A Way Out

A Way Out é um jogo exclusivamente multiplayer. Não há campanha para um jogador, visto que a intenção é que você jogue com alguém localmente ou online. Em terceira pessoa, ele coloca os dois jogadores no controle de Leo e de Vincent. Ambos condenados à prisão, precisam se ajudar a fugir, usando de estratégias criativas para conseguirem escapar da cadeia.

Leo e Vincent se conhecem na cafeteria da prisão, quando Leo sofre uma tentativa de homicídio. Vincent tenta ajuda, e ambos acabam indo parar na enfermaria. Uma vez lá, começam uma relação de parceria para tentarem escapar da cadeia. É, portanto, um jogo bem diferente dos demais títulos da lista, visto que não há equipes lutando entre si, mas sim uma verdadeira narrativa jogada por dois players.

Por isso mesmo A Way Out veio parar em nossa lista. A experiência multiplayer aqui é bastante inovadora. Você precisa do outro jogador o tempo todo durante a fuga da cadeia. Depois, no entanto, há momentos em que é possível que um progrida mais rápido que o outro. De qualquer forma, ambos estão destinados a se encontrarem em um final cinemático e bastante emocionante.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos com narrativas profundas
  • Quiser um jogo multiplayer com campanha

7. Dead by Daylight

Dead by Daylight

Dead by Daylight é para quem é apaixonado por filmes de terror. Se quer saber como é sentir a adrenalina de fugir de uma serial killer, esse jogo é para você. O sistema é simples: são cinco jogadores online, sendo que quatro precisam sobreviver, enquanto um é responsável por assassinar os outros.

Macabro ou não, a experiência do jogo é fantástica. Quem controla o assassino, tem a perspectiva em primeira pessoa. Já quem foge, fica em terceira. Existem até 17 sobreviventes, e cada um da equipe de quatro players assumirá um deles. Quanto aos serial killers, são 15 que podem ser escolhidos.

O esquema de jogo foi desenvolvido para criar sensação de desespero. Para escapar da área confinada, os sobreviventes têm duas chances. A primeira delas consiste em reparar geradores que estão no mapa. Existe sempre um gerador a mais em relação ao número de survivors da sessão.

A outra é por meio de uma escotilha. Ela só aparece quando o número de geradores é superior ao de sobreviventes em três para um, por exemplo. Mas para abrir a escotilha só deve haver na partida um sobrevivente.

Os serial killers só conseguem capturar os sobreviventes também em situações específicas. É preciso golpeá-los pelo menos duas vezes. Uma para machucar e outra para capturar. É possível pegá-los também através de janelas e quando estiverem escondidos em cofres. Quando capturar um sobrevivente, deve levá-lo para um local onde possa pendurá-lo em um gancho.

Quando estiverem no gancho, os sobreviventes serão sacrificados para a Entidadade. Durante o processo, que dura dois minutos sem interrupção externa, as personagens podem ser salvas por companheiros de fuga ou podem escapar da Entidade. Contudo a cada nova captura, as chances de sobreviver diminuem.

Esse jogo é um dos melhores multiplayers do PlayStation 4. Pela ambientação, que coloca os jogadores em meio a filmes de terror clássicos, como A hora do pesadelo, pela mecânica de jogo, pelos objetivos, é um dos games mais divertidos para jogar com os amigos.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de survival horror
  • Quiser enfrentar ou controlar serial killers famosos da cultura pop

8. Diablo III

Diablo III

Apesar de Diablo III poder ser jogado sozinho, ele é muito mais divertido na companhia dos amigos. Essa é facilidade que a chegada do título aos consoles trouxe. No PlayStation 4 ele roda que é uma beleza, sem queda de frames, mesmo que você e mais três amigos explorem junto todos os cantinhos do Santuário.

De modo geral, a experiência multiplayer local é muito satisfatória. Mesmo que às vezes você e seu ou seus amigos se percam no cenário, diante de tanta pancadaria, raios e magias. Ainda assim é muito mais fácil enfrentar os poderosos oponentes coordenando os ataques de forma estratégica.

Isso inclui, por exemplo, pensar nas classes que cada jogador irá assumir antes do início do jogo. Da mesma forma é possível trocar itens uns com os outros conforme ocorre a progressão. A diferença principal desse modo cooperativo para o modo single player é que os aliados NPCs não aparecem quando se está jogando na companhia de outros players.

Diablo III traz ao PS4 os bons tempos em que eram comuns os jogos de exploração com multiplayer local. Isso torna ainda mais brilhante a experiência em um jogo que é fantástico por si só. Por isso se está procurando um bom RPG que possa compartilhar com os amigos, esse certamente será a melhor escolha que poderá fazer.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser um RPG com multiplayer
  • For fã da franquia Diablo

9. Battlefield 1

Battlefield 1

A série Battlefield é uma da mais bem-sucedidas franquias de jogos com temática de guerra, tendo Call of Duty como principal concorrente. Apesar da disputa entre ambas franquias, é Battlefield que traz a melhor experiência online e multiplayer, principalmente quando falamos de Battlefield 1.

Em relação aos jogos anteriores, esse é o que mais traz um modo multiplayer mais robusto. São 10 modos de jogo, com 4 classes de infantaria disponíveis, 3 focadas em veículos e mais 5 classes de elite. Assim como GTA V Online, o modo co-op de Battlefield 1 é quase um jogo à parte. Abaixo você pode ver uma descrição de cada modo de jogo:

  • Conquest: um dos mais comuns modos da franquia. Os jogadores devem conquistar pontos de controle ao longo de um vasto mapa
  • Domination: o mesmo que o modo anterior, mas com menos pontos de controle, visto que o mapa é menor
  • Rush: são duas equipes, sendo uma atacante e outra defensora. Quem ataca precisa colocar bombas em dois telégrafos. Os defensores precisam evitar isso ou desarmarem as bombas antes que explodam. Cabe dizer que os atacantes têm um número limitado de respawns. Se eles vencerem, recuperam todos os respawns e avançam para outro setor do mapa. O jogo termina se os atacantes explodirem todos os telégrafos ou se os defensores eliminarem todos os respawns.
  • Operations: modo similar ao Rush. Um grupo de três batalhões move de mapa em mapa conquistando pontos de controle. Eles vencem se conseguirem capturar todos, tendo pelo menos um batalhão sobrevivente. Os defensores vencem se eliminarem todos os batalhões inimigos.
  • Deathmatch: duas equipes lutam entre si para matarem um número x de inimigos. Caso não consigam, quem matar mais oponentes vence.
  • War Pidgeons: um dos modos mais divertidos. Duas equipes precisam capturar um pombo para enviar uma mensagem. É preciso evitar que os inimigos matem o pombo, esteja ele em sua posse ou já voando. Quem enviar três pombos primeiro ganha.
  • Frontlines: há duas bases, conectadas por cinco pontos de controle. O time atacante vence se conseguir capturar os cinco pontos e chegar à base inimiga. Lá, deve destruir dois telégrafos.
  • Supply Drop: aqui é bem simples. Caixas de suprimentos caem do céu. Quem obtiver mais suprimentos e mais pontos é declarado o vencedor.
  • Air assault: esse modo traz uma disputa de veículos aéreos.
  • Shock operations: igual ao Operations, mas mais curta e apenas em mapas mais específicos.

O modo multiplayer de Battlefield 1 é mesmo um dos mais completos do PS4. Como pode ver acima, há muitas opções para quem cansou do modo campanha para um jogador apenas.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de guerra mais clássicos
  • Quiser vários modos de jogo multiplayer diferentes

10. Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Por fim, Tom Clancy's Rainbow Six Siege. Apesar das muitas reclamações a respeito dos servidores da Ubisoft, esse jogo não deixa de ser um título de peso em questão de multiplayer. Tanto é que, assim como outros games da lista, já foi alçado à categoria de e-sport.

A missão é simples: você assume um dos membros da equipe Rainbow, composta por agentes contra-terroristas. São mais de vinte agentes a sua disposição para escolha, com habilidades, armamentos e características únicas. O jogo funciona por rondas, que são curtas, rápidas e intensas.

Os mapas são feitos para que o jogador se sinta confinado e se sinta mesmo obrigado a ir para o combate. Ao mesmo tempo é encorajado que os players comuniquem entre si, de modo a traçarem a melhor estratégia para sobreviverem às rondas. Quando um jogador morre, ele não pode ressuscitar por si só, mas pode ressuscitar outros agentes caídos de sua equipe.

Os cenários podem ser todos destruídos e usados a favor dos jogadores. É possível descer ou subir usando técnicas de rapel, para entrar em uma janela, por exemplo. Quem é responsável por defender um território, pode usar armadilhas e outras táticas para evitar que os oponentes os dominem.

No jogo base há dez mapas e alguns modos de jogo, como Hostage, em que é preciso recuperar um refém que foi sequestrado. Mesmo sendo um jogo que apresenta bugs online, Tom Clancy's Rainbow Six Siege traz muita adrenalina aos jogadores. É perfeito para quem gosta de shooters realistas, embora não seja muito recomendado para jogadores iniciantes na franquia.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser uma experiência parecida com Counter Strike
  • Interessar-se por shooters realistas

Conheça os melhores jogos do PS4 em todos os gêneros!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.