Melhor DNS para PS4: configurações e dicas de otimização!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Melhorar a velocidade de downloads no PS4 é um dos objetivos de todo jogador do console. Por essa razão você precisa de um DNS que otimize essa parte da sua experiência. Nós lhe oferecemos uma opção bastante eficaz e algumas dicas para evitar aquela lentidão no PlayStation, principalmente quando jogamos aquele títulos pesados, que ocupam mais de 50GB de armazenamento.

DNS do Google é o melhor para PS4

Mudar a DNS do PS4
Mudar a DNS pode ser uma solução imediata na velocidade da internet!

Uma dica que pode salvar completamente os seus downloads no PS4. Aqui cabe dizer, no entanto, que não há uma "comprovação" de que isso funciona para todos os usuários. Ainda assim, tudo que você vai fazer será mudar o DNS do PlayStation 4 para o do Google. Exatamente: o do Google.

Para isso, siga os seguintes passos:

  • Vá para "Definições" em seu PS4
  • Entre em "Network".
  • Nessa tela vá na opção para definir as opções de conexão
  • Defina se vai usar a conexão WiFi ou a cabo
  • Customize as definições de conexão, trocando as atuais pelas seguintes:
    • Definições de Endereço de IP: automático

    • Nome de Host DHCP = não especificar

    • Opções de DNS = manual

    • DNS Primário: 8.8.8.8

    • DNS Secundário: 8.8.4.4

    • Opções de MTU: automático

    • Servidor Proxy: não usar

Para que você possa otimizar ainda mais a sua internet no PS4, veja 3 dicas básicas e que ajudam bastante.

1. A internet deve ser sempre a cabo, não por WiFi

Nós sabemos que jogar conectado ao WiFi é muito mais prático. Porém em termos de velocidade pode não ser a melhor ideia. Em primeiro lugar porque se você divide a internet com outras pessoas ou com outros dispositivos, como celulares, vai sentir uma queda bem drástica na velocidade.

Fora que o WiFi pode sofrer mais com problemas técnicos da rede wireless, portanto a DNS do seu PS4 vai sofrer cedo ou tarde. Por essa razão a internet deve ser sempre conectada por cabos. Isso garante maior estabilidade e velocidade de download.

2. PlayStation 4 sempre em modo de descanso para downloads

De nada adianta jogar FIFA 20 online enquanto baixa um jogo. Obviamente que isso vai fazer com que demore muito mais para o jogo baixar e ser instalado em seu HD. Nesse caso o melhor mesmo é ser paciente e colocar o console em modo de descanso. Isso vai pelo menos duplicar a velocidade com a qual um jogo é baixado.

Mas claro que você não deve esquecer de colocar a opção de manter-se conectado à internet quando o PS4 estiver em modo de descanso.

3. Pause e retome o download se estiver demorando

Uma técnica bem útil e que pudemos comprovar que funciona é pausar e retomar o download sempre que ficar lento. Vá à seção de downloads, clique para dar aquele pause rápido, espere alguns segundos e dê o comando para voltar a fazer o download. Por incrível que pareça isso vai dar uma ajudinha.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.