25 melhores jogos crossplay para jogar com os amigos!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O crossplay é uma opção para jogarmos o mesmo jogo entre diferentes plataformas. Neste artigo nós juntamos 25 bons jogos para jogar com os amigos que não tem o mesmo console que você. Ou se você ou eles têm um PC e querem jogar entre computador e videogame. Confira abaixo os games da nossa lista, que vão pelos mais variados estilos e gêneros!

1. Fortnite

fortnite crossplay

  • Crossplay entre: PC (Launcher da Epic Games), PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android
  • Como jogar: para jogar Fortnite com amigos de outras plataformas, verifique se todos têm uma conta na Epic Games para adicioná-los ao seu esquadrão na lista de amigos

Fortnite é um jogo muito divertido, com três modalidades muito diferentes. Não importa como você jogue, você poderá cooperar com seus amigos e sobreviver contra eles, mesmo se jogar em plataformas diferentes. O modo mais popular é o Battle Royale, que tem uma legião de fãs.

2. Minecraft: Edição Bedrock

Minecraft: Edição Bedrock

  • Crossplay entre: PC (Windows 10), PS4, Xbox One, Switch, iOS e Android
  • Como jogar: para tirar proveito do crossplay do Minecraft, você precisará criar uma conta gratuita do Xbox Live

Minecraft é um excelente jogo em que cada aventura é diferente da anterior. Sua tarefa é sobreviver a criaturas perigosas, encontrar recursos, construir edifícios de todos os tipos e explorar até os confins do mundo. Você pode fazer tudo isso sozinho, mas junto dos amigos certamente é muito melhor!

3. Call of Duty Modern Warfare + Warzone

Call of Duty Modern Warfare

  • Crossplay entre: PC (Battle.net), PS4 e Xbox One
  • Como jogar: para usar o crossplay de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone, é necessário ter uma conta de Call of Duty para poder formar grupos de amigos, independentemente da plataforma

Modern Warfare foi um dos reinícios mais bem-sucedidos e impressionantes dos últimos anos, especialmente agora que está emparelhado com o jogo gratuito Warzone. Ambos jogos são completos e variados, com uma infinidade de modalidades multiplayer que são melhor aproveitadas em boa companhia. E eles são atualizados com frequência com novos conteúdos!

4. Rocket League

Rocket League

  • Crossplay entre: PC (Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  • Como jogar: para usar o crossplay com a Rocket League basta ir às opções de jogo e marcar a caixa Play / Play em várias plataformas

Se você gosta de carros e futebol, por que não fazer um 2x1 e jogar um dos jogos online mais divertidos dos últimos anos? Rocket League é hoje uma das melhores experiências cooperativas e competitivas. Reúna-se com seus amigos ou encare-os para mostrar quem é o mais hábil em bater na bola enquanto dirige.

5. Brawlhalla

Brawlhalla

  • Crossplay entre: PC (Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  • Como jogar: para aproveitar ao máximo o crossplay, compartilhe o número da sua sala de jogo com seus amigos para que eles possam participar

Brawlhalla é um excelente jogo de luta que também é gratuito! Os personagens, todos desenhados à mão como se fosse uma série de animação, são muito diferentes entre si e são tantos que você certamente encontrará seu personagem favorito. A melhor coisa sobre Brawlhalla é o número de modos diferentes que existem, por isso é um jogo perfeito para passar muitas tardes com os amigos.

6. Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

  • Crossplay entre: PC e PS4
  • Como jogar: certifique-se de que você e seus amigos estão no mesmo servidor Final Fantasy XIV. O crossplay é integrado ao próprio jogo

Ver a qualidade, cenário, enredo e jogabilidade de um Final Fantasy transformado em um MMORPG é um feito digno de elogios. É um jogo imenso em conteúdo e poderoso, tanto no jogável quanto na história do jogo. Portanto, é muito apreciado que os jogadores de PC podem desfrutar de aventuras fantásticas junto com seus amigos de PC.

7. PUBG

PUBG

  • Crossplay entre: Xbox One e PS4
  • Como jogar: para usar o crossplay do PUBG, você precisa ter o nome de usuário Gamer Tags (Xbox One) ou PSN (PS4) para adicionar seus amigos e formar esquadrões

Um dos primeiros Battle Royale a popularizar o gênero, o PUBG permite crossplay entre jogadores do Xbox One e PS4. Graças a isso, você pode se reunir com seus amigos e lutar para ser o último em cada jogo. A tarefa não é fácil, pois existem perigos em todos os cantos.

8. Street Fighter V

Street Fighter V

  • Crossplay entre: PC (Steam) e PS4
  • Como jogar: para usar o crossplay do Street Fighter V com seus amigos, o jogador do PS4 deve procurar o ID do PC e convidá-lo para sua sala de jogo

Um dos reis nos jogos de luta! Street Fighter V é um dos títulos mais ideais para medir suas habilidades contra adversários de todo o mundo. Felizmente, agora que ele suporta jogos entre jogos entre PC e PS4, você pode mostrar aos seus amigos quem é o chefe nesse tipo de jogo.

9. Mortal Kombat 11

Mortal Kombat 11

  • Crossplay entre: PS4 e Xbox One
  • Como jogar: para usar crossplay neste jogo com seus amigos você deve primeiro ativar a opção Krossplay. Em seguida, você precisará coordenar com um amigo para entrar na mesma sala do Krossplay

Passamos para outro jogo de luta, dessa vez muito mais sangrento e graficamente espetacular. Nada como invocar seu Kombatente interno para dar uma surra em seus amigos usando a função crossplay!

10. Forza Horizon 4

Forza Horizon 4

  • Crossplay entre: PC (Windows 10) e Xbox One
  • Como jogar: para jogar o Forza Horizon 4 no PC é necessário fazê-lo através do serviço Xbox Play Anywhere. Por esse motivo, o crossplay é incorporado ao jogo

Dirigir pelas ruas de Forza Horizon 4 é uma alegria, principalmente devido às mudanças de estação e clima. Se os desafios do jogo o deixam querendo mais, você está com sorte! Você pode competir em corridas contra outros jogadores, independentemente de fazerem isso no próprio Xbox One ou no PC. É definitivamente o melhor jogo de corrida de crossplay e também um dos poucos com essa função.

11. Black Desert Online

Black Desert Online

  • Crossplay entre: PS4 e Xbox One
  • Como jogar: é necessário que você e seus amigos estejam jogando em servidores dedicados para crossplay e, obviamente, que estejam no mesmo servidor

Black Desert é um dos MMORPGs mais impressionantes em relação ao gráfico e ao ótimo criador de personagens. Oferece muito mais do que isso, é claro, como um combate muito dinâmico e focado em ações. O jogo apresenta conteúdo extenso, com bom foco na progressão. Por esse motivo, nada melhor do que ter amigos ao seu lado para alegrar a experiência!

12. Ark: Survival Evolved

Ark: Survival Evolved

  • Crossplay entre: PC (Windows 10) e Xbox One.
  • Como jogar: para usar crossplay, os jogadores de PC devem jogar Ark: Survival Evolved através do serviço Xbox Play Anywhere. Você também precisará adicionar seus amigos para jogar juntos

Ark é um dos jogos de sobrevivência mais populares dos últimos anos. A presença de dinossauros pode ser intimidadora, mas o verdadeiro perigo está nos próprios jogadores. Alimente, colha, construa, explore, dome dinossauros e crie alianças.

13. Roblox

Roblox

  • Crossplay entre: PC (Windows 10), Xbox One, iOS e Android
  • Como jogar: o crossplay está embutido no jogo. O único detalhe importante é garantir que você e seus amigos entrem no mesmo jogo e servidor. Se você adicioná-los à sua lista de amigos, poderá usar a opção "Ingressar no jogo"

Roblox é uma das experiências mais variadas e até infinitas que você pode encontrar em um jogo. A premissa é a de que toda a comunidade cria, compartilha e desfruta de aventuras. Cada minigame e mapa é uma criação dos próprios jogadores, e não há nada melhor do que mergulhar em seus mundos com seus amigos, independentemente da plataforma!

14. Gears 5

gears 5

  • Crossplay entre: PC e Xbox One
  • Como jogar: para jogar o Gears 5 no PC você precisa criar uma conta gratuita do Xbox Live. Graças a esse serviço, o crossplay é integrado organicamente e você só precisa adicionar seus amigos à lista

Gears 5 é um excelente jogo de tiro, que é perfeitamente apreciado no modo solo, mas a cereja no topo do bolo é o modo multiplayer e cooperativo. Não perca a oportunidade de polir sua serra elétrica com outros colegas, pois você precisará de apoio para enfrentar inimigos sanguinários.

15. Hearthstone

Hearthstone

  • Crossplay entre: PC (Battle.net), Android e iOS
  • Como jogar: o crossplay de Hearthstone exige que todos os jogadores estejam na mesma região

Hearthstone é um dos jogos de cartas mais jogados, então não faltam rivais para competir. Ainda assim, você sempre sente vontade de jogar contra seus conhecidos, e isso é mais fácil agora, graças ao crossplay. Desbloqueie cartas, aprenda com seus erros e crie o melhor baralho possível. Se você quer ganhar, você deve conhecer perfeitamente o seu baralho e o do seu oponente!

16. Sea of Thieves

Sea of Thieves

  • Crossplay entre: PC e Xbox One
  • Como jogar: para jogar Sea of Thieves você precisa criar uma conta gratuita do Xbox Live. A partir disso o crossplay é incorporado ao jogo

Um jogo com temática pirata não é para jogar sozinho. Se você vai ter uma equipe no Sea of Thieves, nada melhor do que ter os amigos ao seu lado.

Nesse jogo existem dezenas de ilhas para explorar e histórias para descobrir. Batalhas navais e saques também são constantes, por isso é necessário unir forças e mostrar que você é o melhor pirata.

17. Paladins

Paladins

  • Crossplay entre: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  • Como jogar: para usar o crossplay do Paladins basta adicionar seus amigos, independentemente da plataforma do jogo

Paladins é um jogo competitivo em que cooperação e comunicação são tudo. Cada personagem tem suas próprias habilidades e pode ter um papel maior ou menor, dependendo do modo de jogo. O trabalho em equipe é fundamental, para que você não faça parte de um time perdedor.

18. Aragami

Aragami

  • Crossplay entre: PC, Xbox One e Nintendo Switch, ou PC e PS4
  • Como jogar: para jogar crossplay com um amigo um jogador precisa criar uma sala pública e o outro a procura

Aragami é um jogo furtivo no qual você controla uma personagem com o poder de controlar sombras. Cada nível é um desafio que você pode superar de diferentes maneiras, dependendo dos poderes que deseja usar e dos caminhos que escolher. O jogo oferece a opção de se divertir de forma cooperativa, com crossplay incluído!

Obviamente, lembre-se de que os usuários do Xbox One e Nintendo Switch não podem jogar com o PS4.

19. World War Z

World War Z

  • Crossplay entre: PC (Lançador de Jogos Épicos) e Xbox One
  • Como jogar: para jogar com seus amigos da outra plataforma no modo Campanha é importante que todos vocês escolham um jogo público, com a mesma dificuldade e nível de campanha. É recomendável entrar na sala de espera ao mesmo tempo para ter mais possibilidades de dar certo

Após o sucesso de Left 4 Dead e Killing Floor, World War Z retoma a experiência cooperativa de sobrevivência contra zumbis. Os infectados são criaturas muito perigosas que exigem tudo de você para que sobreviva. É por isso que recomendamos que você se junte aos seus amigos sempre que puder. Mas não os perca de vista!

20. Dauntless

Dauntless

  • Crossplay entre: PC (Lançador de Jogos Épicos), PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android
  • Como jogar: para o crossplay da Dauntless todos precisam criar uma conta da Epic Games e vinculá-la as suas respectivas contas de plataforma. A opção de jogo de crossplay também deve ser ativada nas opções de jogo

Dauntless é um jogo cooperativo que coloca você no lugar de um Slayer, um caçador cuja missão é derrotar os perigosos Behemots. Carregar um bom equipamento, ter um plano de ataque e coordenar com os outros é vital para o sucesso de cada lutador. O jogo tem um bom conteúdo e é muito divertido jogar com seus amigos.

21. Smite

Smite

  • Crossplay entre: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  • Como jogar: assim como no Paladins, para usar o crossplay Smite você só precisa adicionar seus amigos, independentemente da plataforma do jogo

Smite é um MOBA um pouco diferente, pois é jogado como um jogo de ação em terceira pessoa e não em uma visão superior da câmera. Como em todos os jogos do gênero, os jogadores de uma equipe devem colaborar para eliminar a equipe adversária ou destruir torres e ganhar terreno. Existem dezenas de deuses de poder incrível para escolher!

22. Wargroove

Wargroove

  • Crossplay entre: PC, Switch e Xbox One.
  • Como jogar: para jogar crossplay contra um amigo de outra plataforma é recomendável criar um jogo e enviar a ele o código do convite

Quanto aos jogos de estratégia e tática, Wargroove é uma das surpresas mais agradáveis da última década. É uma reminiscência de Advance Wars, com um bom modo de história e jogabilidade bem polida. Você pode jogar jogos multiplayer com e contra seus amigos, e também é possível criar mapas e missões para compartilhar com eles. Ótimo para os amantes da estratégia!

23. Astroneer

Astroneer

  • Crossplay entre: PC (Windows 10) e Xbox One
  • Como jogar: é necessário que o PC player esteja jogando Astroneer através do serviço Xbox Play Anywhere (não no Steam). O crossplay com o Xbox One está integrado ao serviço

Entre em um universo diferente e explore vários planetas, cheios de segredos. Melhor ainda, aventure-se com outros amigos! Astroneer é tremendamente divertido e engraçado às vezes. O jogo oferece total liberdade para explorar, construir bases e mergulhar profundamente em cada planeta.

O Astroneer também está no Steam e PS4, mas eles não incluem crossplay.

24. Phantasy Star Online 2

Phantasy Star Online 2

  • Crossplay entre: PC (Windows 10), Xbox One, PS4, PS Vita e Nintendo Switch
  • Como jogar: para jogar com amigos de outras plataformas todos precisam estar no mesmo servidor

Phantasy Star Online 2 não é o MMORPG mais famoso de todos, mas é tão excelente quanto outros pesos pesados. Apresenta uma boa variedade de raças, classes e tarefas a serem concluídas, e é um jogo enorme do qual você dificilmente se cansará. É um jogo totalmente gratuito, então não hesite em experimentá-lo com seus amigos!

25. No Man's Sky

no mans sky

  • Crossplay entre: PC (Windows 10), Xbox One e PS4
  • Como jogar: você vai encontrar jogadores de outras plataformas naturalmente durante o jogo. Ou pode adicioná-los a uma lista de amigos e criar um grupo quando entrar em uma seção do game

No Man's Sky é outro jogo de exploração espacial, que depois de muitas correções e patches tem feito muito sucesso entre os jogadores. As possibilidades de gameplay são as mais variadas. Desde explorar, catalogar e conquistar planetas e galáxias a batalhas espaciais e a criações de bases.

Note que essa atualização do crossplay passar a valer a partir do dia 11 de junho de 2020, quando o game chega ao Windows 10.

Veja agora todos os jogos crossplay para consoles, PC e mobile desta geração!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.