11 jogos gratis do Xbox One para quem não quer gastar dinheiro


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Nem só de Fortnite vivem aqueles que querem jogos gratuitos no Xbox One. Se você está à procura de alguns títulos variados e divertidos, mas não está muito bem de grana, nós lhe ajudamos. Montamos uma lista com os melhores jogos grátis do console para você baixar agora mesmo, em ordem decrescente até o mais popular de todos!

11. Brawlhalla

Brawhalla Xbox One
Brawhalla é literalmente tiro, porrada e bomba

Vikings furiosos, magia e lutas em um ambiente 2D no melhor estilo Super Smash Bros.: tudo que Brawlhalla oferece, de forma completamente gratuita. Esse jogo é bem competitivo, visto que possui partidas rankeadas, além de pelo menos três campeonatos mundiais.

O jogo pode ser aproveitado tanto no modo local quanto no modo online. Independente de qual seja a sua escolha, o gameplay continua o mesmo. Para ganhar é preciso derrubar o oponente do cenário. Ou seja: o último campeão em pé e com mais knockouts depois que termina o tempo da partida é sempre o vencedor.

Mas talvez a parte mais legal de Brawlhalla seja as personagens. Há mais de 40 campeões para você escolher, com armas e poderes únicos, o que torna a experiência bastante personalizada. Alguns são inspirados em figuras de outros produtos, como Rayman, de Rayman Legends.

Há eventos especiais que, inclusive, adicionam personagens temporários. Hellboy, The Rock e Jake e Finn são alguns exemplos.

10. Realm Royale

Real Royale Xbox One
Coletar magias é uma das partes diferenciadas desse Battle Royale

Realm Royale é dos mesmos criadores de Smite e de Paladins. Apesar de ser um Battle Royale, esse jogo é um pouco diferente na proposta. Aqui há a possibilidade de escolher entre quatro classes diferentes. Cada classe tem suas vantagens e suas desvantagens. Além de cada classe ter armas e magias que funcionam melhor com suas habilidades.

No geral, temos todos aqueles elementos clássicos dos Battle Royale famosos. Até 100 jogadores são enviados a um mapa enorme, tendo que lutar entre si para sobreviver. Há um sistema de crafting de armas, possível por meio das Forjas, localizadas em determinados locais do mapa.

Algo interessante é que se você for nocauteado por outro jogador, é transformado em uma galinha. Se sobreviver por um tempo nessa forma, pode voltar ao normal e continuar a lutar.

9. Neverwinter

Neverwinter Xbox One
Neverwinter é um RPG medieval estilo The Elder Scrolls Online

Se você quer um ótimo RPG online para passar o tempo, Neverwinter é um título muito bom. Originalmente ele foi lançado para PC, mas a Microsoft foi esperta e estendeu o acesso aos donos de um Xbox One. Os elementos do jogo são dos mais clássicos, como as diversas classes de personagens, a narrativa envolvente e medieval e as opções de evolução do avatar.

O único porém de Neverwinter é que ele vai ficar o tempo todo estimulando você a realizar as benditas microtransações. Salientamos que dá para ir muito longe nas dezenas de quests do jogo gastar um centavo. Claro: tudo vai depender da sua experiência e da sua habilidade em jogos do gênero.

Ele lembra um pouco o The Elder Scrolls Online, por construir uma grande comunidade de jogadores. Não precisa ficar interagindo apenas com NPCs, portanto. Vale muito a pena para quem está de bobeira e quer relembrar o tempo de ouro dos MMORPGs.

8. World of Tanks

World of Tanks Xbox One
Muita guerra para quem gosta dessa temática

Um jogo simples, mas que rende boas horas de diversão online. Em World of Tanks sua missão principal é, junto de seus aliados, destruir todos os tanques inimigos. Outros modos de jogo incluem conquistar a base adversária e defender a sua. A proposta, contudo, é sempre a mesma, não havendo tanta variação de gameplay.

Os tanques se dividem em classes, o que permite variar os veículos sempre que quiser. Aliás, há mais de trezentos tanques diferentes, pertencentes aos mais diversos países. Existe também a opção de "decorar" seu tanque com bandeiras, slogans e outros detalhes. Se possuir dinheiro do jogo, pode camuflar o veículo.

World of Tanks é indispensável para quem é adepto dos jogos de guerra. Totalmente gratuito, traz outra visão sobre uma temática já meio batida nos jogos digitais. Vale bastante a pena dar uma chance a ele por isso.

7. Warframe

Warframe Xbox One
Os jogadores futuristas vão adorar Warframe

Warframe é outro que saiu do PC direto para o Xbox One. Da lista ele é um dos mais "completos", no sentido de ter elementos de RPG, de shooter e de ação furtiva. Dá para criar uma personagem, ainda que o sistema de criação não seja lá dos mais amplos ou com várias opções.

Falando do jogo em si, existem dezenas de missões que você precisa cumprir. Elas se passam em vários planetas, que contêm inimigos dos mais diversos tipos. Você pode montar seu arsenal, mas também pode partir para o combate corpo a corpo se achar que é melhor assim.

Em Warframe há a opção de jogar sozinho ou com outros jogadores. Eles podem revivê-lo quantas vezes for necessário, mas você só pode ressuscitar seis vezes dentro de uma única partida. As missões no multiplayer podem ser tanto cooperativas quanto PvP.

Há muitos motivos para você dar uma chance a Warframe. Apesar de haver as microtransações, praticamente tudo no jogo pode ser adquirido apenas com seu esforço. É um game com uma vida útil enorme e que se adapta a vários estilos de jogadores,

6. Gwent

Gwent Xbox One
Spin-off obrigatório para quem amou The Witcher 3

Gwent é um spin-off de The Witcher 3, o que já faz valer o interesse. Ele é um jogo de carta que lembra muito os clássicos Hearthstone e Magic, mas focado nas personagens e criaturas do mundo do bruxão Geralt. É um título totalmente indispensável mesmo para quem não é fã de Witcher.

A mecânica do jogo é muito simples de entender, e o visual do campo de cartas é intuitivo. Basicamente cada partida possui três rodadas. Vence aquele que ganhar duas rodadas de seu adversário.

Cada carta tem um valor. Para sair vencedor em uma rodada, todas as cartas no campo do seu lado precisam ter uma soma maior que as do adversário. Há cards de modificação, de terreno e com habilidades especiais. Essas podem lhe fornecer pontos extras ou tirar pontos do adversário.

O complicado é que as cartas usadas não ficam no campo ou voltam para sua mão ao término de cada rodada. Por isso Gwent acaba exigindo muita estratégia dos duelistas. É preciso pensar se vale a pena ir com tudo no primeiro turno ou se não é melhor deixar para rebater nos dois turnos finais. Um jogo que rende boas partidas online e offline.

Veja 12 dicas para ser o mestre de Gwent!

5. DC Universe Online

DC Universe Online Xbox One
Vilão ou herói: a escolha é toda sua em DC Universe Online

Quem sempre quis jogar um MMORPG que envolvesse o universo da DC Comics, agora pode fazê-lo. DC Universe Online é um ótimo jogo para um título gratuito. Oferece uma ampla variedade de customização da sua personagem. Escolha se será homem ou mulher, o tipo de físico, armas, poder, personalidade, cor de pele e tipo de cabelo.

A escolha mais importante, no entanto, é se você será um vilão ou um herói. Deve escolher ter como os mestres os membros da Liga da Justiça, Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, ou os d'A Sociedade, Coringa, Circe e Lex Luthor. Essa parte é interessante, pois regerá todo o seu progresso no jogo, principalmente suas missões.

É preciso ficar atento ao fato de que mesmo havendo muitas opções de atividades, quests e de regiões para explorar, DC Universe Online estimula a fazer uma assinatura premium. Afirmamos que não é necessário. Sim, ela dá regalias e permite alguns acessos nas campanhas de vilão e de herói, mas nada que acrescente significativamente na experiência.

4. Smite

Smite Xbox One
Controle todos os grandes deuses das mitologias e lendas

Smite é um MOBA em terceira pessoa muito famosinho no Xbox One. Os jogadores escolhem entre mais 80 deusas, deuses e outras entidades lendárias e mitológicas para entrar em arenas de batalha. Basicamente temos duas equipes que se enfrentam. O objetivo é derrotar a Fênix e o Titã do adversário para vencer a partida.

Cada equipe possui cinco jogadores e é acompanhada de minions, soldados de pouco poder ofensivo e que ajudam nas batalhas. Eles podem tanto atacar os deuses inimigos quanto as torres de defesa, o Titã e a Fênix adversária. Isso facilita o trabalho e torna as arenas aquela confusão divertida e típica dos MOBAs.

São 8 panteões disponíveis em Smite, indo do grego ao celta, passando por maia, chinês, nórdico e egípcio. Cada personagem possui um ataque simples e quatro magias. Os deuses se dividem em cinco classes, além de serem categorizados de acordo com seus papeis nos combates.

O jogo é quase um clássico já do gênero MOBA, sendo completamente gratuito. Smite atingiu um nível tão grande de popularidade que chegou a ter um campeonato mundial em 2015. A premiação foi de 2,6 milhões dólares.

3. Path of Exile

Path of Exile Xbox One
Se gosta de Diablo, precisa jogar Path of Exile

Jogar Path of Exile e não pensar em Diablo é impossível. Os criadores de PoE são grandes fãs do clássico dos RPGs e fizeram questão de incluir no jogo todos os elementos de sucesso desse jogo. Já começa pela perspectiva do título, que traz a visão isométrica, meio de cima. Quem está acostumado a isso não verá problema algum em jogar PoE.

Path of Exile colocar o jogador no controle de um exilado na terra devastada de Wraeclast. Sua missão, claro, é sobreviver tempo suficiente para de vingar de quem o colocou em exílio. Para tanto, deve criar sua personagem, escolher sua classe, comprar e vender itens e, o que é mais divertido, evoluir seu avatar.

O sistema de evolução de Path of Exile é imenso. A árvore de habilidades tem tantas opções que você provavelmente não vai saber bem por onde começar a evoluir a personagem. Além dos atributos e das habilidades especiais do avatar, suas armaduras, armas e magias também podem ser evoluídas.

O melhor de tudo mesmo em relação a esse jogo é que ele é 100% gratuito. Não há qualquer tipo de transação monetária a ser feita dentro do jogo. Isso é raro para um free-to-play em consoles, ainda mais do gênero RPG. Por isso se você gosta desse estilo de jogo ou tem curiosidade em ver qual é, dê uma chance a Path of Exile.

Saiba como começar a jogar Path of Exile com tudo com8 dicas essenciais!

2. Apex Legends

Apex Legends Xbox One
Apex Legends é um dos mais lembrados Battle Royale

Temos em Apex Legends um Battle Royale bem diferenciado. Já começa pelo fato de que você obrigatoriamente será agrupado em um trio. Por isso o trabalho em equipe é fundamental nesse jogo. A comunicação é facilitada por um sistema de marcação. Praticamente tudo pode ser sinalizado, para que os seus companheiros de batalha possam seguir suas indicações.

São até 60 jogadores em um único mapa. As mortes aqui podem ser revertidas, caso os aliados realizem determinadas ações em um espaço curto de tempo. Importante dizer que não dá para ter dois jogadores com os mesmos heróis em uma equipe. Eles são chamados de Lendas. Atualmente são 10 Lendas disponíveis para você escolher.

Assim como outros jogos do gênero, Apex Legends contém loot boxes e microtransações. Mas você não necessita delas para ter uma experiência plenamente satisfatória.

Todas as dicas para mandar muito bem em Apex Legends!

1. Fortnite

Fortnite Xbox One
Fortnite já é um clássico ou não?

O número 1 da lista todos já conhecem. Fortnite é o rei dos Battle Royale, movimentando milhões de dólares e milhões de jogadores em todo o mundo. O que muita gente não sabe ou se esquece é que o jogo se divide em dois modos. Um deles é o Battle Royale, enquanto o outro é um survival muito divertido, chamado de Save the World.

Ambos têm a mesma mecânica de movimento e de combate, apesar de as propostas serem bem diferentes. Damos destaque ao modo Save the World, em que enfrentamos zumbis em um mundo pós-apocalíptico. É preciso coletar recursos, salvar sobreviventes e enfrentar um ambiente hostil.

Já o Battle Royale é o clássico modo que tornou o jogo famoso. Temos até 100 jogadores que caem de para-quedas em uma ilha. Eles precisam se enfrentar, restando no final apenas um jogador vivo. Há dezenas de armas disponíveis na ilha, além de veículos. Nesse modo também é possível realizar construções insanas para se defender dos adversários.

E não podemos nos esquecer das populares skins e das dancinhas de Fortnite, que deixam o jogo ainda mais divertido!

Não morra em Fortnite! Saiba como ser o sobrevivente final nesse Battle Royale!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.