10 dicas essenciais para iniciantes em ARK: Survival Evolved!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

ARK: Survival Evolved é um jogo que se destava no gênero sobrevivência. Com diversas mecânicas interessantes e muito conteúdo, o jogo pode parecer muito difícil para novos jogadores. Por isso, se você está iniciando sua jornada de sobrevivência nesse lugar repleto de dinossauros, confira abaixo 10 dicas essenciais para você começar ARK da forma certa!

1. O farm de materiais varia de acordo com a ferramenta usada

Em ARK: Survival Evolved, o farm de materiais é um pouco diferente da maioria dos jogos. Aqui, os itens obtidos não dependem somente do local de onde você está extraindo, mas também de quais ferramentas você está usando.

Exemplo 1: se você farmar uma árvore utilizando os punhos ou uma Picareta de Pedra, você receberá bem mais Palha. Por outro lado, se você farmar a mesma árvore utilizando Machado de Pedra, receberá bem mais Madeira.

Exemplo 2: se você usar uma Picareta em uma Rocha, você receberá Sílex, mas se utilizar Machado, você receberá Pedra.

Por isso, assim que possível, construa novas ferramentas e faça experimentos para saber como elas interagem com as fontes de materiais.

2. O clima também é seu inimigo

Ark Survival Evolved

Em um ambiente cheio de criaturas perigosas, é fácil se preocupar apenas em craftar armas. No entanto, saiba que o calor e o frio são inimigos tão perigosos quanto os dinossauros que você encontra pelo caminho.

Por isso, não deixe de farmar o máximo possível de Fibra para craftar roupas e chapéus. Esses itens fazem toda a diferença para você sobreviver ao frio da noite. Mas cuidado! As mesmas vestimentas que o salvam da hipotermia podem causar superaquecimento durante o calor do dia.

3. Administre bem os seus Pontos de Engrama

Os Pontos de Engrama (Engram Points) servem para você desbloquear novas receitas de crafts. Ao acumular pontos suficientes, os jogadores podem escolher quais receitas aprender e, assim, gastar seus pontos.

Nesse contexto, sugerimos que você sempre foque seus Pontos de Engrama nos crafts mais essenciais como:

  • Machado de Pedra
  • Lança
  • Fogueira
  • Roupas (Calças e Camisas)

Você não conseguirá desbloquear todos os crafts de uma vez, mas não se apresse. Além dos Pontos de Engrama, você pode encontrar Engramas dentro de uma drops de suprimento que spawnam aleatoriamente na ilha. Por isso, use seus pontos nos crafts mais importantes. Lembrando que Fogueira e Roupas o ajudarão a passar a noite!

4. Permaneça na praia em que você começou

Ark Survival Evolved

Uma dica bem simples mas que pode evitar um erro fundamental. Não se afasta da praia onde você começou a partida por 3 motivos:

  • Predadores (muito) perigosos raramente aparecem na sua região inicial, permitindo que você possa se estabelecer com mais calma.
  • Ter uma fonte de água próxima é crucial no início, já que você só pode transportar água após aprender craftar alguns itens.
  • Quando você aprender a craftar Poços, Reservatórios e Canos de Irrigação, estar próximo da fonte de água acelera muito o seu progresso.

5. Priorize Velocidade de movimento!

Com tantos atributos para upar em ARK, sabemos que a escolha pode ser difícil para jogadores novos. Por isso, temos uma sugestão que acreditamos ser a melhor opção no início do jogo: upe Velocidade de movimento! Entre todas as opções, se tornar mais rápido tem efeitos imediatos tanto para atacar, defender (ou fugir) e também para farmar recursos. Lembre-se: o que não pode lhe tocar, não pode lhe matar!

Para complementar o farm de recursos, upe um pouco de Peso para aumentar a capacidade que você pode carregar.

6. Dano físico e Estamina também ajudam

Pelos mesmos motivos da Velocidade de movimento, Dano físico e Estamina são ótimos atributos para se focar. O primeiro, além de aumentar seu dano contra criaturas, aumenta a velocidade de farm de diversos itens do jogo, enquanto o segundo garante que você aguente mais tempo em qualquer atividade, especialmente durante combates ou fugas.

7. Adestre um Parassauro o quanto antes, mas não esqueça de protegê-lo

Ark Survival Evolved

Um dos seus primeiros objetivos em ARK deve ser adestrar um Parassauro. Essas criaturas o ajudam a carregar muito mais peso e ainda podem ser montados para diminuir muito seu tempo de locomoção. No entanto, é claro que com vantagens tão grandes também vêm obrigações.

Durante a noite, as chances de predadores aparecerem aumentam, principalmente se você já adestrou um Parassauro. Por isso, mesmo com o alto custo (para o início), você deve proteger bastante o seu abrigo e também construir um Portão de Dinossauro. Dessa forma você trará mais segurança para o seu pet e para você mesmo.

8. Upe suas criaturas como a si mesmo

Ok, isso ficou parecendo um mandamento, mas é verdade. Todas as suas criaturas adestradas também upam com o tempo e também possuem atributos a serem aprimorados. Por isso, na hora de escolher em que aspecto focar, use a mesma lógica que usaria para o seu próprio personagem: Velocidade de movimento e Estamina trazem vantagens imediatas e ajudam a acelerar muito o seu progresso.

9. Construa um abrigo seguro, mas pequeno

Ark Survival Evolved

Essa dica vale também vale para PVE, mas é especialmente útil em PVP. Construa seu abrigo com tudo o que precisar, mas evite que ele seja desnecessariamente grande. Tente mantê-lo o mais compacto possível para evitar que mobs e jogadores o encontrem. Nesse sentido, você precisa encontrar um bom balanço entre boa localização e baixa vulnerabilidade. Por exemplo, ao mesmo tempo que praias são perfeitas para você farmar materiais de um lado a outro, é exatamente onde jogadores o encontrarão com muito mais facilidade.

Tente encontrar um ponto bem protegido por árvores e que seja visível pelo menor número possível de ângulos, e de preferência próximo a pelo menos dois pontos importantes de farm.

10. Se morrer, volte para recuperar os itens

Quando você morre em ARK, você dropa todos os itens. Ok, padrão. Acontece que, para a nossa sorte, é possível recuperá-los retornando ao local da morte e looteando novamente. Só tome muito (MUITO) cuidado para não morrer novamente no caminho até a bolsa, porque dessa forma você realmente perderá todos os itens de uma vez por todas.

Para evitar isso, aconselhamos que você construa um abrigo com cama o mais rápido possível. Dessa forma você renascerá na cama sempre que morrer em vez de um lugar aleatório. Além disso, é bom que você tenha um conjunto extra de armaduras para manter próximo do abrigo e evitar que você morra pela segunda vez tentando recuperar seus itens.

Outros artigos sobre ARK: Survival Evolved que podem lhe ajudar:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.