ARK: Survival Evolved - Como pegar e chocar um ovo de dinossauro!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Em ARK: Survival Evolved você pode obter ovos e chocá-los para ganhar dinossauros. O melhor é que esses dinos já vêm domados, o que lhe poupa muito trabalho no jogo. Neste artigo ensinamos como chocar ovos, como pegá-los de outros jogadores e tudo que precisa saber sobre o sistema de Reprodução (Breeding) desse game!

Passo 1: consiga um ovo

ovo ark dinossauro
Conseguir um ovo é a parte mais fácil

Existe mais de uma maneira de conseguir um ovo em ARK: Survival Evolved. Abaixo nós listamos e explicamos as duas principais formas de ter esse item, sendo uma fácil e a outra complicada.

Domando e cruzando 2 dinossauros da mesma espécie

Tenha dois dinossauros, um macho e um fêmea da mesma espécie. Nem todos, contudo, estão aptos para cruzarem e lhe darem um ovo fertilizado. Quando tiver as criaturas, eles devem:

  • Estar próximos um do outro
  • Com a opção "Vagar" ativa
  • Os inventários deles não podem estar cheios
  • Não podem estar seguindo ou montados

Pode acontecer de eles se separarem, por estarem com a opção Vagar ativa. Contudo, por norma, eles ficam próximos e aparece uma barra de reprodução. Quando ela é completa, um ovo envolto em uma nuvem vermelha aparece. Pronto: você tem um ovo de dinossauro para chocar!

Coletando um ovo selvagem

Coletar um ovo selvagem pode ser barra pesada. Você pode roubar o ovo de outro jogador, por exemplo, mas isso significa que pode sofrer um ataque em represália. Ou pode mesmo invadir um ninho de dinossauro para roubar o item. Caso necessário se quiser um ovo de Wyvern, de Rock Drake e de Deinonychus, pois eles não podem ser domados.

De qualquer forma, esse método é mais arriscado que o outro. Recomendamos que dome os dinossauros que quiser procriar e tenha a paciência de esperar surgir um ovo desse cruzamento.

Passo 2: chocando o ovo

bebê dinossauro ark survival
Ter um filho dino dá trabalho!

O ovo fertilizado só vai ser chocado depois que for incubado. A incubação começa no momento em que você colocar no chão o ovo. Para que ele choque, precisa receber a quantidade certa de calor de acordo com a sua espécie. Para ter essas informações, olhe para o ovo e para a ficha de informações dos pais.

Veja a seguir algumas dicas para chocar corretamente os ovos de dinossauros:

  • Para dar a temperatura certa de incubação ao ovo, use de 6 a 8 condicionadores de ar. Assim eles evitarão que fique muito quente ou que o ovo sofra com variações de temperatura
  • Se não tiver um condicionador de ar, use uma Tocha, uma Tocha Grande ou uma Fogueira, embora esses itens tenham menos eficácia
  • Não tente chocar ovos em regiões com temperaturas extremas, principalmente se não tiver um ar-condicionado, pois isso destruirá os ovos
  • Ovos fertilizados mantêm a saúde no Inventário, portanto se não conseguir chocá-lo em um determinado lugar, pode guardá-lo para evitar a perda

Passo 3: cuidando do bebê

Ok, você conseguiu chocar o ovo! Mas agora tem que cuidar do bebê, o que pode ser uma tarefinha que dá trabalho. Quando o bebê nasce ele precisa de muita comida, portanto tenha um grande estoque para alimentar seu filhote. Ao longo do tempo ele ganha HP e capacidade de carga.

Dicas para fazer seu filhote de dinossauro crescer forte e saudável:

  • Só choque um ovo e faça a maturação do filhote se você ou a tribo a qual pertence tiver tempo para isso
  • Carnívoros, por exemplo, levam 48 horas para deixarem de ser bebês
  • Em média você terá de encher o cocho de um carnívoro de 13 em 13 horas do jogo
  • Um herbívoro come tudo que está no cocho em pouco menos de 3 dias do jogo
  • Bebês fogem de lutas e não podem ser montados
  • O filhote deixa de ser bebê quando atinge 10% de maturação. Depois disso ele pode se alimentar sozinho
  • Tire a opção "Vagar" do filhote, senão poderá perdê-lo.

Bebês quando nascem não pertencem a ninguém, por isso deve tomar posse do seu filhote assim que nascer. Ao mesmo tempo, se souber de um jogador que estiver chocando um ovo, pode ficar de olho para tomar posse do bebê dino dele e roubá-lo.

Como ter filhotes de mamíferos?

gorila ark survival
Ter um Gorila pode ser bem útil para sobreviver

Não temos apenas dinossauros em ARK: Survival Evolved. Você tem o Sabertooth, o Mammoth, Lobo, Gorila, entre outros. O procedimento para que tenha uma fêmea grávida é basicamente o mesmo de ter ovos de dinossauros fertilizados: coloque um macho e uma fêmea da mesma espécie em modo "Vagar" e próximos.

Depois que a fêmea engravidar, ela vai consumir o dobro de comida que o normal. Aliás, se a comida for abaixo do que ela precisar, você corre o risco de o feto morrer.

Assim que o bebê nascer, os cuidados são mais ou menos os mesmos que teria com um filhote de dinossauro. Tenha esqtoque de comida para lidar com a fase inicial da maturação, da fase "Bebê" à "Juvenil".

Outros artigos sobre ARK: Survival Evolved:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.