Conheça os 10 melhores jogos de sobrevivência para PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Saiba quais são os 10 melhores jogos de sobrevivência para PC! Se você é fã de survival não pode perder de jeito nenhum os games que separamos abaixo! Veja quais são seus pontos fortes e já prepare a carteira para comprar aquele ou aqueles que mais lhe interessarem!

1. Don't Starve Together

Don't starve together survival PC

Pontos fortes:

  • Dificuldade de sobrevivência elevada
  • Multiplayer cooperativo
  • Sistema de escolhas

Don't Starve Together é, na verdade, uma expansão do jogo Don't Starve, que acrescenta o componente multiplayer ao survival. De qualquer forma, seja online ou não, a sua missão é sobreviver aos vários perigos que cada partida traz ao jogador.

O jogo apresenta um ciclo de dia e noite. De dia você caça, coleta comida, descobre receitas para combinar itens, constrói abrigos e busca recursos, como madeira. À noite você deve ter uma fogueira ou qualquer outra fonte de luz. Caso não o faça, Charlie, uma criatura misteriosa, mata o jogador.

Além de Charlie, há feras e criaturas que podem matá-lo. Fome, doenças e perda da sanidade mental podem levá-lo à morte. Por isso esteja muito atento a todas as suas ações, pois elas interferem na sua sobrevivência.

Além do modo sandbox, há o modo Aventura, que consiste em 5 missões de sobrevivência. Há várias personagens para desbloquear, que ficam disponíveis conforme você ganha pontos como survival.

2. Dead by Daylight

Dead by Daylight PC survival game

Pontos fortes:

  • Vários assassinos e personagens de filmes e séries
  • Avatares com habilidades exclusivas
  • Mecânica de jogo simples

Dead by Daylight é um multiplayer assimétrico inspirado nos filmes de terror dos anos 90. Ou seja: há um grupo de adolescentes e um assassino em um espaço físico bastante restrito. Os sobreviventes devem escapar desse espaço, enquanto o assassino precisa matar TODOS.

Há pelo menos uma dezena de assassinos, sendo alguns baseados em figuras como Jason e Pânico. Cada assassino tem seus poderes e armas exclusivos, o que é bem legal. Tanto os killers quanto os sobreviventes podem evoluir e ter perks adicionados, para terem mais chances de cumprir as missões dentro das fases.

Basicamente as partidas são geradas de forma aleatória. Terminam quando todos os sobreviventes forem mortos ou quando pelo menos um conseguir escapar, mesmo que os outros 3 tenham morrido.

Veja o nosso review de Dead by Daylight

3. ARK: Survival Evolved

ARK Survival PC

Pontos fortes:

  • Ambientação pré-histórica
  • Multiplayer de qualidade

ARK: Survival Evolved é um jogo interessante porque traz o jogador a uma temática pouco usual ultimamente, que é a dos dinossauros. São dezenas de criaturas da pré-história em uma ilha, que podem ser mortas ou domadas por você. Ou, claro, matá-lo.

Você começa praticamente nu, sem qualquer tipo de recurso, tendo de montar uma tribo e dominar tudo na ilha. O ponto alto do jogo é a experiência multiplayer, justamente porque você cria tribos com seus amigos ou com outros jogadores aleatórios. E isso aumenta ainda mais a tensão da coisa.

É importante arranjar roupas para se proteger do frio, plantar para ter comida, construir abrigos e lutar contra as feras desse mundo aberto. Um jogo que vale bastante a pena para quem gosta de algo mais Jurrassic Park.

4. The Resident Evil 7

Resident evil 7 survival pc

Pontos fortes:

  • Tensão constante
  • Experiencia VR excelente
  • História muito boa

The Resident Evil 7 traz uma mistura de vários elementos da própria franquia. Há zumbis, há monstros, terror, susto e uma pegada survival que ficou muito boa com o conjunto. Não é bem no estilo dos demais jogos desta lista, mas ainda assim TRE7 merece estar aqui.

Principalmente porque seus inimigos são a família Baker. Um bando de gente doida e doentia que quer matá-lo a qualquer custo. Esgueirar-se pela mansão sem ser visto, tentando decifrar puzzles e chegar ao fim da história vivo não é nada fácil.

Recomendamos fortemente que a experiência seja realizada no VR. É uma das jogatinas mais intensas que você vai ter na vida!

5. Subnautica

Subnautica pc survival

Pontos fortes:

  • Exploração envolvente
  • Gráficos muito bonitos
  • Níveis de dificuldade variados

Subnautica vai levá-lo para as profundezas do oceano. Sua nave espacial caiu em um planeta alienígena, sendo sua missão agora explorar o oceano desse planeta em busca de recursos que lhe permitam sobreviver. É um jogo em primeira pessoa e com suporte a VR, o que o torna ainda mais legal.

Há 4 dificuldades, sendo o a Survival a mais comum. Você deve lidar com fome, sede, oxigênio, cansaço. Se morrer, perde alguns itens, mas volta no ponto de checkpoint. Se escolher o modo Hardcore, o savegame é deletado quando morre. Caso queira algo mais leve, jogue as dificuldades Freedom ou Creative.

Você vai interagir com a vida marinha, sempre em busca de materiais para construir bases, ferramentas e veículos. Há duas ilhas para explorar e criaturas mitológicas para descobrir. Um game simples, mas muito bom!

6. No Man's Sky

Survival No Man's Sky

Pontos fortes:

  • Exploração praticamente infinita
  • Diversos mundos para descobrir pelo Universo

No Man's Sky já passou por muitas polêmicas desde que foi lançado. Mas com as constantes atualizações desde então se tornou um jogo muito completo e de alto nível. Explorar os confins do Universo em uma nave espacial é uma experiência surpreendente. Principalmente porque cada galáxia e cada planeta trazem perigos únicos.

Seja uma tempestade tóxica, o frio ou o calor extremos, você vai enfrentar muitos obstáculos. Deverá construir devices para se proteger das atmosferas hostis, sobreviver a criaturas selvagens e se lançar por batalhas espaciais com aeronaves piratas.

Dá para construir abrigos dos mais variados estilos e cores em um planeta de sua escolha, o que por si só já ocupa muitas horas de gameplay. É literalmente um jogo infinito, em que você deve estar atento a cada movimento ao seu redor para não morrer.

7. 7 Days to Die

7 Days to Die

Pontos fortes:

  • Zumbis bastante desafiadores
  • Física do jogo realista

A temática é zumbi, mas o jogo é bem original. Você está em uma Terra infectada por um vírus que mata as pessoas em 7 dias e as reanima como zumbis. Sua missão é sobreviver o máximo de dias que conseguir, sendo que a cada dia os mortos-vivos ficam mais fortes e resistentes.

Dá para construir, trocar de lugar e destruir abrigos e outras construções. Se uma construção for mal feita, ela pode cair e matá-lo se estiver dentro dela. Você precisa de água e de comida de tempos em tempos, o que significa explorar o mundo aberto do game.

Os zumbis ficam fortes e agressivos à noite, mas durante o dia recolhem-se mais. Apenas salientando que eles podem destruir prédios inteiros para chegar aos jogadores. Ou seja: não basta se esconder. Você terá de criar armadilhas e atacar sempre que for necessário.

8. The Forest

The Forest

Pontos fortes:

  • Ausência de objetivos pode ser boa
  • Escolhas afetam seus inimigos

Você é supostamente o único sobrevivente de um acidente de avião, que caiu em uma floresta. Você está cercado por canibais, então já sabe: a sobrevivência vai ser constante. Ao mesmo tempo, se for esperto, pode ser que sua relação com essa tribo não seja assim tão ruim e eles fiquem apenas de longe observando.

O jogo não tem exatamente um conjunto de missões. Você simplesmente sobrevive, caça, busca alimento, constrói abrigos e vai vivendo um dia após o outro. Buscar os corpos ou mesmo sobreviventes do acidente é uma opção, embora não esteja claro se você de fato consegue encontrá-los.

9. This War of Mine

This War of Mine

Pontos fortes:

  • Nível de dificuldade alto
  • Temática muito bem explorada
  • Narrativa incrível

Um jogo de altíssima qualidade narrativa e de uma dificuldade absurda. Você e outros indivíduos estão em uma casa, em meio a uma guerra. A missão é sobreviver o máximo possível, enfrentando falta de recursos, frio, fome, cansaço e invasões ao local.

Para isso é preciso transformar a casa em um verdadeiro abrigo, o que exige ir em missões de exploração a outras residências. Você terá de matar, roubar e tomar outras decisões morais bastante complexas. Cada escolha afeta as personagens para o bem e para o mal, por isso é preciso ter cuidado.

10. Rust

Rust survival

Pontos fortes:

  • Tensão constante
  • Multiplayer desafiador

Rust vai colocar você em uma grande tensão. O jogo começa com o avatar pelado e com apenas uma ferramenta. A partir de então é você contra você mesmo. Encontre comida, roupas, água e crie abrigos em um mundo aberto enorme e cheio de perigos. Uns são perigos do próprio jogo, outros são perigos criados por outros jogadores.

Isso mesmo: Rust é online e coloca você e outros jogadores para interagirem. A questão é: você tanto pode receber ajuda quanto ser morto por esses players. E a tensão está mesmo aí: em quem confiar para se manter vivo?

Melhores jogos de terror de todos os tempos!

Melhores survivals para PC fraco

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.