Os 25 melhores jogos de multiplayer online para jogar no PC em 2020


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Esta lista definitiva traz os 25 melhores jogos de multiplayer online para você se divertir no PC! Alguns nomes já são esperados e consagrados, como Fortnite e Battlefield 1. Mas calma: trouxemos também algumas surpresinhas que vão agradar a todos os perfis de jogadores!

1. Fortnite

Fortnite online

Fortnite é mais um Battle Royale. Aliás, talvez o melhor de todos. E com as novidades das últimas temporadas conseguiu se superar. Agora sobreviver em uma ilha com outros 99 inimigos está ainda mais frenético. Se é que isso era possível!

São dezenas de armas e de veículos para usar, além de novas formas de se esconder, dancinhas e skins. Um jogo bem completo no gênero e perfeito para aqueles que amam jogar online.

Aprenda a otimizar Fortnite para rodar em qualquer PC!

2. Apex Legends

Apex Legends online pc

Mais um jogo gratuito para sua coleção! Dessa vez um bom Battle Royale, que surgiu como um derivado da franquia Titanfall. Apex foca-se no trabalho em equipe, tendo cada time obrigatoriamente 3 componentes. Você escolhe dentre várias Lendas uma personagem. E cada Lenda tem habilidades e skills exclusivas.

Apesar de ser um Battle Royale é bem diferente de outros jogos do gênero, como Fortnite. Primeiro porque em Apex os jogadores podem ser revividos se seus companheiros fizerem certas ações em um período de tempo. Além disso, são 60 jogadores no máximo no mapa, divididos em 20 equipes de 3 jogadores.

Veja os requisitos do jogo e como aumentar os FPS!

3. Counter Strike: Global Offensive

CS GO online

Óbvio que não podia faltar CS:GO em nossa lista. Afinal há mais de 10 anos o game tem um cenário competitivo próprio, sendo o primeiro eSport. Ele surgiu como uma modificação de Half Life e fez um sucesso absurdo. Hoje há milhares ou milhões de jogadores online assumindo o controle de terroristas e de contra-terroristas.

Global Offensive manteve tudo que as clássicas versões das Lan Houses traziam, mas com novas armas, gráficos melhorados e novas opções de customização. Não há muito que se possa dizer a não ser: vá logo jogar essa maravilha!

Aprenda a tirar o lag de CS:GO!

4. Dota 2

Dota 2 online

Dota 2 dispensa apresentações. É um dos MOBAs mais conceituados e jogados, embora seja o mais complexo, difícil de entender e o que oferece menos dinamismo. Não é à toa que hoje conta com dezenas de campeonatos espalhados em todo o planeta.

Assim como jogos rivais, Dota 2 faz com que você escolha um herói e vá para as arenas de batalha ajudar sua equipe a derrotar a equipe adversária. Há diversas missões a cumprir dentro de cada partida para que haja um vencedor, e o gameplay com temática de fantasia é ótimo para quem é apaixonado pelo tema.

Guia completo das habilidades de Dota 2

5. GTA Online

GTA Online PC

Cansou ou finalizou a campanha solo de GTA V? Então vá para o modo Online e se divirta criando seu avatar e explorando o mapa imenso do jogo. A quantidade de conteúdos para esse multiplayer é absurda, contando com eventos exclusivos e temáticos.

A cada nova atualização a Rockstar deixa esse modo mais robusto e completo. Você pode criar uma gangue com seus amigos ou ser um vigilante solitário. Só tome cuidado para não ter uma recompensa por sua cabeça enquanto joga. Você não vai querer ser perseguido por dezenas de outros jogadores...

6. League of Legends

LoL online pc

League of Legends é mais um MOBA de sucesso da nossa lista, o grande concorrente de Dota 2. Aliás, de modo bem geral ambos os jogos têm uma mecânica muito parecida. Em LoL você é um invocador, que chama um campeão que será seu avatar. A partir disso trava-se uma luta contra uma equipe inimiga.

O jogo atingiu um status muito elevado na comunidade gamer. Já é um eSport e possui cada vez mais competições internacionais. Vale bastante para quem curte o gênero. Ou se você sempre teve aquela curiosidade, mas nunca deu uma chance.

Os 10 melhores Campeões para iniciantes

7. Overwatch

Overwatch pc online

Overwatch lembra um pouco Apex Legends porque é um hero shooter. Ou seja: você escolhe um herói dentre mais de 30 avatares e entra em um time de seis jogadores. A missão é enfrentar o time adversário nos mais diversos modos de jogo que o game apresenta.

Uma das possibilidades é defender pontos do mapa, enquanto outra pode ser guiar uma carga até a área inimiga, sem que ela seja destruída. São apenas 4 modos de jogo, focando-se sempre no ataque aos inimigos.

Dicas para quem está começando em Ovewatch!

8. Paladins

Paladins PC Online

Houve muita polêmica de que Paladins seria uma cópia de Overwatch. Discussões à parte, temos um jogo com duas equipes de cinco jogadores cada. Cada lado entra em combate com o outro, e os objetivos dependerão do modo de jogo escolhido.

O Mata-Mata obriga uma equipe a matar 40 vezes primeiro para vencer o duelo. Chacina exige que a equipe vencedora tenha 400 pontos ou um número superior de pontos quando o tempo do jogo acabar. Já Cerco são 4 rodadas em que é preciso capturar os pontos de interesse.

9. PUBG

PUBG Online

Um dos primeiros Battle Royale! PUBG traz 100 jogadores que caem de para-quedas em uma ilha e precisam sobreviver para vencerem a partida. É partir em busca de armas para matar os adversários e reinar sozinho como mestre da rodada.

Assim como outros Battle Royale, como Fortnite, a área de jogo vai diminuindo conforme passa o tempo. Uma forma de obrigar todos a se enfrentarem. O bom é que dá para jogar tanto em primeira quanto em terceira pessoa.

Super guia com todas as armas de PUBG!

10. World of Warcraft

World of Warcraft PC online

World of Warcraft já tem mais de 20 anos, mas ainda hoje conta com servidores dedicados. A eterna batalha entre humanos e orcs é mais uma que você precisa jogar pelo menos uma vez na vida. E é um jogo que pode render muitas horas de diversão, principalmente se você instalar suas 7 expansões oficiais.

Você pode escolher entre 12 raças, incluindo humanos e orcs. Elas se dividem em Aliança e Horda, além de cada raça poder ter uma classe específica, como Paladino ou Sacerdote. O gameplay é todos contra todos, o que significa que a sua habilidade como jogador é o que importa!

11. Battlefield 1

Battlefield 1 online

Jogos de tiro tradicionais envolvendo grandes guerras não podem faltar em uma lista como esta. E nada melhor do que Battlefield 1! Esse jogo revolucionou a experiência de multiplayer online no gênero, fazendo com que ois jogadores saíssem daquele "mais do mesmo" de apontar, atirar e matar.

O jogo coloca você na Primeira Guerra Mundial, com um realismo absurdo. Essa guerra está retratada de forma bem fiel, mas sem retirar dos jogadores a rapidez e a intensidade dos combates, características da franquia.

12. Brawlhalla

Brawlhalla online

Brawlhalla é um jogo de luta, mas com alguns pontos que lembram games de plataforma. Você seleciona um lutador e entra em batalhas contra outros guerreiros em uma arena de pequeno espaço.

Essa arena traz algumas plataformas para que os avatares possam batalhar e ficar saltando para fugir dos ataques alheios. O objetivo é derrubar os oponentes dessas plataformas. Vence quem eliminar mais inimigos em um período de tempo determinado.

As 12 melhores personagens de Brawlhalla!

13. DOOM

Doom PC Online

DOOM ressurgiu com tudo em 2016 para PC. Seu renascimento trouxe tudo que fez desse jogo um sucesso nos anos 90: muitos demônios para matar, armas doidas e aquela trilha sonora perfeita para um jogo tão frenético como esse.

O jogo online é excelente, com modos que permitem disputas entre times até a morte ou o clássico domínio de um ponto do mapa. Mas além dos gráficos renovados, essa versão traz agora a possibilidade de os jogadores se transformarem em demônios durante as partidas. Quer algo mais interessante do que isso?

14. Elder Scrolls Online

Elder Scrolls Online PC

Por falar em fantasia, Elder Scrolls Online é hoje um dos líderes do gênero. Ele ampliou completamente a franquia para as experiências multiplayer, misturando ação, aventura e até uma boa narrativa.

Você cria seu avatar e explora TODO o reino de Cyrodil, em meio a uma guerra de facções pelo trono. Nessa guerra você pode participar entrando em batalhas PvP em arenas ou pode simplesmente explorar e encontrar seu próprio caminho por aí.

15. Hearthstone

Hearthstone online PC

Hearthstone nasceu de World of Warcraft como um jogo de cartas estratégico online e offline. Os jogadores montam seus decks usando heróis de 9 classes, podendo usar habilidades, armas e mesmo feitiços durante os turnos do jogo.

O objetivo é reduzir os 30 pontos de vida inicial do adversário a 0. Para isso deverá formar as melhores combinações de cartas em suas jogadas, usando heróis, lacaios, magias e armas. São 9 modos de jogo, indo do Treino ao jogo de rankeamento online, o que rende boas horas de diversão.

Guia completo para iniciantes em Hearthstone!

16. Monster Hunter: World

Monster Hunter: World

Monster Hunter: World atinge o seu melhor quando é jogado online. Caçar as criaturas mais bizarras e poderosas da ilha é muito mais interessante se puder ser feito acompanhado de até 3 jogadores.

Como o jogo entra naquele loop infinito de matar as criaturas para obter loot, é ótimo para os que buscam mais ação do que história. Aliás, esqueça a história. Monster Hunter: World tem foco inteiro na pancaria, na evolução da sua personagem e na interação com outros jogadores.

17. Rocket League

Rocket League

Partidas de futebol motorizadas parecem algo bizarro, mas em Rocket League a ideia funciona muito bem! O jogo já tem um tempo, porém ainda está em alta nas salas online do mundo todo. Escolha sua máquina, personalize-a e vá para os gramados com seus jogadores de quatro rodas.

A ideia é guiar o carro em direção à bola e marcar gols. Pode parecer fácil porque a bola é grande, porém é mesmo uma tarefa desafiadora. Um jogo simples, mas que vai deixar você viciado!

Guia completo dos carros de Rocket League!

18. Rainbow Six: Siege

Rainbow Six: Siege

Rainbow Six: Siege coloca os jogadores na pele de agentes contra-terroristas. Você faz parte de uma equipe que precisa planejar uma invasão a locais fechados, de modo a neutralizar ou a eliminar os terroristas que estão lá sitiados. É um jogo que mistura alguns elementos de CS com os de outros jogos da franquia Tom Clancy's.

Ainda temos outros modos de jogo, como resgatar reféns das mãos dos terroristas. A ideia é que cada partida seja rápida, frenética e que não dê ao jogador tempo de pensar muito. Ideal para quem quer diversão online intensa.

19. Star Wars: The Old Republic

Star Wars: The Old Republic

The Old Republic é um RPG online no universo de Star Wars. Você poderá traçar seu caminho como um Sith ou indo para o lado da luz. Dentro de cada facção há diversas classes, com uma narrativa passada exclusiva. O final do jogo vai depender das suas escolhas morais ao longo do gameplay.

Além de poder ser um Jedi, o game ainda permite que haja combates espaciais com as naves. Tudo isso pode ser dividido com outros jogadores, o que pode facilitar ou complicar seu gameplay de acordo com as combinações de classes e de habilidades dos players.

20. Tom Clancy's The Division

Tom Clancy's The Division

The Division foi uma boa surpresa da franquia Tom Clancy's. Você faz parte de um grupo de soldados que precisa combater crimes e investigar um surto de varíola que dizimou Nova York e o resto do planeta. Você deve para isso se unir a outros agentes da Division, o que inclui trabalhar com outros jogadores online.

Ainda há a Dark Zone, em que os jogadores se enfrentam em busca de progressão e de novas armas em um ranking online. Um bom shooter com elementos de RPG e de estratégia, que pode agradar aos mais diversos perfis.

21. Ark: Survival Evolved

Ark: Survival Evolved

Ark: Survival Evolved traz uma premissa bem legal: sobreviver em uma ilha infestada de dinossauros e de outras criaturas pré-históricas. Basicamente você começa pelado e sem nada além de recursos naturais e sua habilidade em sobrevivência na natureza.

Você pode e deve caçar e domar criaturas, incluindo o T-Rex e o Tigre Dentes de Sabre. Claro que nada disso vai ser fácil, e é justamente essa a ideia desse jogo: que você passa um sufoco tentando sobreviver em um local perigoso e sem qualquer ajuda.

O game tem seu ponto forte no componente multiplayer online. Você se une a outros jogadores, formando tribos com regras próprias. O objetivo é fazer a tribo prosperar, sobrevivendo a tudo que a ilha de Ark esconde. Alguns servidores são livres, enquanto outros são protegidos por senhas.

22. Dauntless

Dauntless online

Dauntless é um RPG free to play que pode ser bem interessante caso seja fã do gênero. A história é até algo que já vimos por aí: um evento destrói parte da humanidade, trazendo criaturas demoníacas para o mundo. Sua missão é eliminá-las antes que elas eliminem o restante dos seres humanos.

Você vai matar os chamados Behemoths, fazendo loot em seus cadáveres. Assim terá recursos para melhorar suas armas e até criar outras mais fortes. O ponto forte do jogo é poder jogá-lo com até outros 3 jogadores em um modo cooperativo online. Aqui esse game fica mesmo interessante!

23. For Honor

For Honor Online

For Honor é um jogo indispensável para quem gosta de temática medieval e com gameplay focado no combate corpo a corpo. Tanto o modo single player quando o multiplayer são essencialmente combates táticos. O objetivo é sempre eliminar o exército adversário, seja destruindo seus comandantes, seja conquistando pontos no mapa.

Dentre os 3 tipos de guerreiros que pode escolher está um cavaleiro medieval, um samurai e um viking. Cada um tem seu estilo de ataque e de defesa, o que torna essa escolha mesmo muito importante. Um jogão que pode prendê-lo online por dias enquanto vai conquistando territórios inimigos.

24. Worms

Worms PC online

Worms é um clássico no PC desde os anos 90! A ideia de um jogo em que minhocas guerreiras e assassinas lutam por um território é demais. E funciona ainda hoje, com os jogos mais recentes da franquia.

Você terá um arsenal com dezenas de armas diferentes a seu dispor para eliminar seus inimigos online. Faça parte de uma equipe e use de carneiros explosivos e bazucas para explodir o cenário e mandar as minhocas adversárias para a morte. Tudo isso com animações e falas engraçadas das minhoquinhas homicidas.

25. Albion Online

Albion Online

Albion Online é um jogo inteiramente gratuito e desenvolvido com pouco dinheiro, mas com muita dedicação por parte dos seus criadores. Ele traz elementos de Diablo e de LoL, criando um gameplay frenético em que os jogadores se enfrentam em um amplo mundo aberto.

Ao mesmo tempo você deve conquistar territórios e montar cidades que vão dominar o mapa. Nesse sentido, com a coleta de recursos, apresenta-se um pouco como um survival! Você pode ter sua fazenda, que vai produzir o suficiente para ajudar sua guilda nas batalhas que virão!

Colete, cace, produza e troque ou venda as armaduras e tudo que fizer em mercados locais ou com outros jogadores! E tudo isso em deixar que as feras e os demônios do mundo de Albion eliminem você do mapa.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.