The Walking Dead: Road to Survival - 10 dicas para sobreviver!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

The Walking Dead: Road to Survival é um RPG por turnos baseado na série e nos quadrinhos de mesmo nome. Ele mistura boas doses de ação, exploração e estratégia, com um sistema de combate que pode ser bastante desafiador. Para que você possa mandar bem nesse jogo e ser um survivor de sucesso, nós preparamos 10 dicas!

1. Use personagens fracas para evoluir as mais fortes

Traços Road to Survival TWD

Road to Survival tem um sistema de ganho de XP bem interessante. Você pode usar personagens de classificação mais baixa, como os de 1 ou de 2 estrelas, para dar experiência àquelas mais fortes. Assim, um dos seus avatares ganha pontos para evoluir, baseando-se no nível da personagem sacrificada.

Por isso, caso ache que algum dos seus sobreviventes é fraco para o combate, não saia simplesmente descartando ele! Guarde-o para evoluir algum bom guerreiro de nível superior!

Além disso, tenha em mente de sempre tentar obter personagens de 3, 4 ou 5 estrelas. Claro que, por serem muito mais fortes, são mais difíceis de serem encontrados. É importante guardar tokens para trocá-lo na loja do jogo por essas personagens, pois essa é a maneira mais barata de obtê-los.

Use personagens do mesmo tipo na hora de evoluir

Repare que abaixo do nível de cada personagem há um símbolo. Esse símbolo indica o tipo desse sobrevivente. Ele pode ser soldado, pacifista, líder, cidadão ou caçador. Quando for evolui-lo, tente usar personagens do mesmo tipo para dar-lhe experiência. Isso garantirá que ele suba de nível mais rápido.

2. Não se esqueça de fazer upgrade dos sobreviventes

Em jogos no estilo de Road to Survival é comum que além de subir de nível, as personagens possam receber upgrades. Esses upgrades melhoram ainda mais a capacidade geral dos avatares, dando maior poder de ataque e de defesa.

Nesse The Walking Dead, é preciso ter itens específicos para subir as personagens de nível. Para encontrá-los, basta clicar neles, no menu do upgrade, que o próprio jogo lhe indicará em qual fase pode encontrá-lo.

3. Mantenha seu depósito vazio de recursos e de itens

Claro que guardar itens e recursos para tê-los sempre que precisar é bom. O problema é que quanto mais cheio estiver esse depósito, maior é a possibilidade de você sofrer com raids. Não se esqueça que se você pode saquear bases alheias, a sua também pode!

Uma dica, portanto, é manter seu depósito de recursos vazios. Mas por quê? Vale muito mais usar tudo que você tem evoluindo personagens, treinando sobreviventes, criando itens ou fazendo pesquisa.

Já os recursos que possui em seu inventário não podem ser roubados. Nesse sentido, não é preciso se preocupar em gastá-los de uma vez só. Mesmo que sofra um ataque, não os perderá.

4. Aprenda a usar o Auto-Battle a seu favor

O Auto-Battle é um sistema bem útil em grande parte dos seus enfrentamentos contra zumbis. Naqueles estágios mais fáceis do jogo, em que as batalhas não são difíceis e você só quer dar uma farmada, use essa funcionalidade. Ela vai poupar tempo da sua vida e vai dar bastante conta do recado.

Só fique ligado que a IA tem tendência a usar o Adrenaline Rush sempre que ele está disponível. Isso pode ser um problema, pois na última horda de zumbis da batalha não poderá usá-lo, o que acaba sendo arriscado.

De qualquer forma, nunca use o Auto-Battle em batalhas mais difíceis. A IA é competente, mas somente você consegue sentir o feeling do jogo para saber qual a melhor estratégia em lutas complicadas.

5. Tenha uma equipe diversificada

Evoluir personagens the walking dead road to survival

Para ter sucesso em The Walking Dead: Road to Survival é preciso conhecer os mínimos detalhes de suas personagens. Você já leu lá em cima que elas se dividem em cinco tipos principais. Além daqueles, elas podem ser consideradas Fast, Tough, Strong e Alert. Nesse sentido é importante ter pelo menos quatro slots de personagens liberados.

Cada um desses traços dos sobreviventes é mais forte do que um determinado traço apresentado por um inimigo. Por isso antes de sair atacando o zumbi ou o humano, clique nele e veja qual personagem sua tem vantagem. Por isso anote:

  • Tough é mais forte do que Alert
  • Alert é mais forte do que Strong
  • Strong é mais forte do que Fast
  • Fast é mais forte do que Tough

6. Escolha as armas certas para os sobreviventes certos

Logo acima vimos os traços que suas personagens devem ter. Esses traços são tão importantes no jogo que eles definem até mesmo as armas que seus heróis irão usar. Um herói Fast precisa de uma arma com o mesmo traço, que normalmente são machetes ou armas brancas de golpear.

As personagens Alert ficam com rifles, snipers e pistolas, enquanto Strong têm mais familiaridade com tacos de beisebol ou canos. Um Tough pode usar uma 12", por exemplo. Verifique sempre na descrição da arma qual é o seu traço. Se não respeitar isso, verá que seus sobreviventes não funcionarão bem nas batalhas.

7. Não deixe que os inimigos cerquem você

Dica de batalha twd road to survival

É muito fácil em The Walking Dead: Road to Survival ver-se cercado por zumbis ou por outros humanos. Não deixe que isso aconteça! Uma vez que eles cercarem seu grupo, vai ser bem difícil sair dessa. O bom é que alguns inimigos começam o estágio perto, enquanto outros ficam mais longe.

Isso dá tempo para que você se concentre em eliminar quem está mais perto. Nesse tipo de estágio o que importa é eliminar primeiro quem está mais perto do grupo. Depois que seus heróis estiverem mais "folgados", pode mudar a estratégia.

8. Preocupe-se em obter comida

Nem só de batalha se vive em Road to Survival. Sobreviver e ter uma base capaz de produzir recursos é igualmente importante. E um dos recursos mais necessários é a comida. Portanto preocupe-se em construir pelo menos duas fazendas. Evolua-as sempre que possível, pois isso vai aumentar a quantidade de comida obtida por hora.

Além disso, completar missões de história e fazer raid em outras bases lhe renderá boa quantidade de alimento. Só não se esqueça de usar esse recurso sempre que puder, pois você sempre corre riscos de ser roubado!

9. Melhore suas construções

Em jogos de estratégia como esse, é muito importante cuidar da base e evoluir suas construções. Assim terá acesso a melhores itens, podendo ser bem-sucedido em suas missões.

Por exemplo: lembre-se de fazer upgrade da casa para ter maior capacidade de sobreviventes. Ao mesmo tempo, melhore o centro de treinamento, para poder obter personagens de melhor qualidade e com habilidades únicas.

Já a oficina é seu local de construção de itens. Esse edifício não pode ser construído logo de cara, mas quando puder o faça e tente sempre melhorá-la. De qualquer forma, todos os edifícios precisam de madeira para serem erguidos e evoluídos. Certifique-se de ter uma produção desse recurso sempre constante e de ter alta capacidade de armazenamento dele.

10. Foque em conseguir personagens Hunter

Personagens Hunter TWD road to survival

Sobreviventes do tipo Hunter são os mais raros de se conseguir em Road to Survival. Mas não impossíveis! Há alguns caminhos que você pode seguir para tentar obtê-los de forma mais rápida. E todos eles consistem em saber como treinar seus avatares.

Se treinar os sobreviventes no treinamento de armas, é possível que ganhe Carter e Christa, ambos Hunter. No treino tático pode ser que obtenha Isabel. O treino básico e o avançado podem liberar Jody, mas é mais raro. Em armas especiais, pode ser que ganhe Timothy. Porém o treino selvagem é o que mais tem chances de lhe dar um Hunter.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.