9 dicas essenciais para iniciantes em Stardew Valley!


Stardew Valley é um jogo bem complexo para iniciantes. A quantidade de ações e atividades que você pode desempenhar é muito grande, e sempre dá aquela sensação de estar deixando passar algo. Por isso, reunimos aqui 9 dicas essenciais para você começar o jogo da forma certa. Confira!

1. Configure o local de acerto da ferramenta

Acerto da Ferramenta - SDV

Antes mesmo de dar o primeiro passo em Stardew Valley, acesse o menu de configurações (tecla “E”) e escolha a aba “Opções”. Em seguida, marque a caixa “Exibir o local de acerto da ferramenta”.

Isso fará com que apareça um pequeno quadrado que demonstra exatamente onde o uso das ferramentas (machado, enxada, pá, etc) será feito, facilitando muito a visualização.

2. Assistir TV todas as manhãs

Assistir TV - Stardew Valley

No início de cada dia em Stardew Valley, ligue a televisão. Ela fornece algumas informações essenciais que, se bem utilizadas, facilitarão muito seu progresso no jogo.

A televisão em Stardew Valley possui 4 canais:

Previsão do tempo: informa a previsão do tempo do dia seguinte, avisando se o dia estará ensolarado, se irá chover, se haverá tempestade, etc. Essas informações são importantes para vários aspectos do jogo, principalmente com relação a sua plantação.

Vidente: o Vidente informa a sua sorte do dia. Esse atributo também é crucial para várias ações que você desenvolve no jogo, então saber os seus dias de maior sorte pode ditar suas escolhas, como, por exemplo, ir minerar em dias de sorte para encontrar minérios mais valiosos.

Vivendo da terra: dicas sobre plantação, colheita, relacionamentos e também informa a estação do ano em que você está.

Rainha do molho: ensina novas receitas.

Portanto, não deixe de checar a TV todos os dias de manhã, e definir suas ações de acordo com as informações recebidas.

3. Sempre esteja com uma Enxada no inventário

Enxada - SDV

Sempre esteja como uma Enxada no seu inventário. Com muita frequência você encontrará minhocas pelo caminho em todo o mapa de Stardew Valley. Nessas horas, utilize a Enxada sobre elas para receber um item aleatório. A sua sorte informada pelo Vidente de manhã influencia na qualidade do item encontrado na minhoca.

Fique atento à descrição dos itens encontrados. Alguns podem ser de interesse do Gunther, o gerente do Museu. Nesses casos, entregue o item a ele em vez de vendê-los. Isso fará com que você receba recompensas mais valiosas.

4. Colete 300 Peças de Madeira o mais rápido possível

Madeira - SDV

Logo no início das suas atividades em Stardew Valley, comece a juntar peças de madeira. Não é necessário focar apenas em farmar madeira. Cuide da fazenda e administre sua energia normalmente, mas evite gastá-las no início.

Assim que você juntar 300 peças, vá até a praia, do lado direito. Você encontrará uma ponte quebrada. Efetue o conserto com a madeira e cruze para o outro lado. Lá você encontrará uma variedade de loots muito bons para o início do jogo. Venda-os para obter uma ótima grana.

5. Construa baús após consertar a ponte

Baús - SDV

Após gastar as 300 madeiras consertando a ponte, é hora de craftar baús, já que espaço no inventário é um dos maiores problemas no início do jogo. Cada baú exige 50 madeiras e fornece 36 slots para guardar itens. Além disso, você pode marcar cada baú com uma cor específica para facilitar na hora de encontrar seus loots.

6. Crie laços com os moradores da vila

Relacionamentos - SDV

Um dos principais aspectos de Stardew Valley é desenvolver seus relacionamentos com os vizinhos. Se você apertar a tecla “E” e escolhas a aba “Social”, verá o nível dos seus relacionamentos com cada morador da vila, medido em corações. Cada coração equivale a 250 pontos de amizade.

Existem várias formas de ganhar pontos de amizade em Stardew Valley. Entre as principais estão:

  • Conversando;
  • Completando missões de entrega;
  • Escolhendo as alternativas certas nos seus eventos de coração (eventos específicos que melhoram os relacionamentos;
  • Presenteando.

Sobre os presentes, cada aldeão possui suas preferências sobre itens. É importante descobrir quais itens cada vizinho ama ou odeia. Dessa forma você poderá ganhar mais pontos.

Além disso, você pode checar o aniversário de cada aldeão no calendário na frente do estabelecimento do Pierre. Ao presentear alguém com um item que amam no seu aniversário, você receberá 3 corações (o que é muito). Confira nossa lista completa de presentes e aniversários de Stardew Valley e saiba exatamente o que dar para cada vizinho.

No mesmo calendário você pode checar também as datas de festivais (pelo ícone de bandeirinha). Neles você também pode melhorar seus relacionamentos com os vizinhos.

7. Aproveite os dias de sorte para coletar e processar geodos

Muita Sorte - Stardew Valley

Aproveite os dias em que o Vidente informar que você está com muita sorte para ir minerar. O objetivo é encontrar o máximo de Geodos possível e processá-los no ferreiro Clint. Caso você já tenha um bom número de geodos acumulados, vá direto ao ferreiro e processe o máximo possível.

Os geodos processados com sorte podem fornecer vários loots de alta qualidade e que são difíceis de encontrar de outra forma.

8. Vasculhe as lixeiras atrás de loots

Lixeiras - Stardew Valley

Você pode vasculhar as lixeiras encontradas ao longo do mapa para obter loots. A principal utilidade disso é encontrar itens que recuperem a energia. No entanto, não deixe que nenhum morador o veja fazendo isso, senão você perderá pontos de amizade com ele. A única exceção é o Linus, que não se importa com essas coisas.

9. Sempre volte para casa antes das 2 da manhã

Não dormir Fora - Stardew Valley

Evite ficar fora de casa até tarde. Isso porque, se você passar da 1 da manhã, seu personagem ficará mais lento e, mesmo que durma logo, não recuperará toda a energia no dia seguinte.

Além disso, se o relógio marcar 2 da manhã e você estiver fora de casa, seu personagem cairá no sono e você perderá dinheiro, experiência e níveis, dependendo do local onde dormiu.