Os 10 melhores jogos de fazenda para PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Para muitos, Stardew Valley é o melhor jogo de fazenda já feito para o PC. Mas existem outros 9 jogos que você precisa conhecer agora mesmo! Dos mais diversos estilos de gameplay, com gráficos em 2D e em 3D, você tem na lista abaixo uma boa mistura entre RPG, simulação e jogo social para se divertir por horas!

Stardew Valley

stardew valley jogo de fazenda pc

Em Stardew Valley você vai herdar a fazenda do seu pai e deverá seguir o legado, recuperando-a e trazendo-a de volta à glória. Para tanto, plantar é fundamental, mas a interação com outros personagens e mesmo com seres mágicos se faz necessário.

Com todas as funcionalidades e atualizações que são realizadas com frequência, o game tem uma vida longa no PC. Além disso, existem dezenas de mods que você pode aproveitar para baixar e instalar!

Harvest Moon: Light of Hope

Harvest Moon: Light of Hope

Harvest Moon: Light of Hope é o primeiro da franquia a ir para o PC. A fórmula é semelhante ao que já vemos em outros jogos do gênero: você é um recém-chegado a uma fazenda destruída e deve recuperá-la, cuidando de todos os aspectos, inclusive da própria comunidade.

Recuperar o farol, próximo a um naufrágio na costa, é o objetivo máximo do jogo. Como pode ver, há muito a ser feito, com um bom balanço entre jogo de fazenda e jogo social.

Kynseed

Kynseed pc

Kynseed tem gráficos da época dos primeiros consoles, como o Nintendinho. Foi feito por desenvolvedores de Fable, o que faz desse jogo de fazenda uma experiência completa. O mundo é vasto e tem muita coisa para explorar, contendo um sistema de quests que fazem com que você saia um pouco da fazenda para trazer recursos para ela.

O jogo ainda tem diálogos bem-humorados e elementos de RPG e de interação com outros personagens do jogo. É, talvez, um dos jogos de fazenda mais profundos desta lista.

Farmer's Dinasty

Farmer's Dynasty

Farmer's Dinasty já é mais realista, com cenários e personagens mais estilizados, em 3D. Ele está muito focado em missões, que auxiliam no upgrade da sua fazenda. Além disso, se relacionar com outras personagens é fundamental, sendo uma parte muito legal do processo. Não é só fazer crescer umas plantações e pronto!

Nesse jogo, você vai se ocupar cuidando da sua fazenda, construindo coisas, reparando problemas e fazendo pequenos serviços para o pessoal da cidadezinha próxima. No geral, é bem menos focado em negócio, como o Farming Simulator, principalmente porque pode usar veículos mais velhos do que os modernos de FM.

Staxel

Staxel pc

Staxel é uma mistura de várias franquias de sucesso. Pela aparência, lembra o famoso jogo de blocos Minecraft. Como não tem combate e é mais um jogo de fazenda mesmo, daqueles bem casuais, pode também lembrar Harvest Moon ou Stardew Valley. É super simples de jogar e não tem nada de complexo em relação a qualquer outro jogo dessa lista.

Aliás, é bem relaxante. Você tem uma dúzia de tarefas todos os dias, que envolvem pesca, caça de insetos, conversas com outros personagens e, claro, a evolução da sua fazenda.

Farming Simulator 2020

Farming Simulator 2020

Obviamente que Farming Simulator 20 é tenta ser o mais realista do gênero. E consegue porque a grande qualidade do game é ter mais de uma centena de veículos de marcas reais, fielmente reproduzidos no jogo.Você pode dirigir todos eles na câmera em 1ª pessoa, o que deixa ainda mais legal.

Mas claro que plantar, fazer negócios, cuidar de cavalos e de outros animais, bem como interagir online, também são opções que completam um pouco mais o jogo.

Verdant Skies

Verdant Skies

Verdant Skies tem tudo aquilo que um bom jogo de fazenda deve ter: plantar e colher. Mas calma: os grãos que você vai plantar aqui são geneticamente modificados. Porém mais calma ainda: não estamos falando dos transgênicos, mas sim de grãos modificados para uma fazenda espacial!

Exatamente: você é um fazendeiro de uma colônia humana no Espaço. Além de coletar recursos e de trazer novos amigos para a colônia, sua grande tarefa será criar sementes e grãos dos mais variados estilos. Essa "pegada biológica e científica" tornam Verdant Skies um jogo incrível"

Doraemon Story of Seasons

Doraemon Story of Seasons

Um jogo único, que mistura um mangá (Doraemon) e uma franquia de jogos de fazenda (Story of Seasons). Essa combinação traz um game de fazenda desenhado em aquarela, o que faz dele um dos mais belos jogos desta lista. Além disso, é ideal para os fãs da cultura japonesa.

Nesse jogo vamos plantar, cuidar dos animais, pescar, fazer amizades e frequentar os festivais típicos. Tem quem diga que esse é o jogo que Harvest Moon deveria ter sido. Bem: é jogar, experimentar e ver com seus próprios olhos!

Farm Together

farm together

Farm Together tem como forte a customização e os elementos de RPG. Tenha um pet, que pode ser um gato ou cão, uma casa e um trator, tudo customizável. E mesmo suas roupas e estilo de fazendeiro podem ser mudados conforme o seu gosto!

O jogo é mesmo gigante, com missões e tarefas incontáveis para realizar. E caso realize todas, ainda pode visitar as fazendas alheias para ajudar amigos e até desconhecidos. Aliás, cuidado: pessoas aleatórias podem visitar o seu terreno se você der permissão.

My Time at Portia

My Time at Portia

Em My Time at Portia cuidar de uma fazenda não é exatamente o foco do game, mas sim cuidar de toda uma cidade. Claro que a fazenda faz parte do processo, mas está inclusa na missão de reparar a oficina do pai do protagonista. Nisso você entra em contato com vários personagens da vila, com os quais cria laços, alguns até amorosos.

Mas o mais legal de My Time at Portia é que é um jogo super relaxante. Você pode ficar horas e até dias cuidando da sua oficina, da fazenda e de todos os outros negócios que pode adquirir.

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.