Stardew Valley: como jogar o modo multiplayer e veja as regras!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

O modo multiplayer de Stardew Valley permite que até 4 jogadores se juntem no mesmo mundo para avançar de forma cooperativa na Campanha. Embora os objetivos e a maioria das mecânicas sejam as mesmas, existem algumas diferenças importantes que são aplicadas para adaptar a jogabilidade. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o modo multiplayer de Stardew Valley!

Atenção: o modo multiplayer de Stardew Valley está disponível apenas para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, ou seja, não é possível jogar com outros jogadores no Android ou iOS.

Como criar um mundo multiplayer

No menu principal, selecione “Coop”. Na próxima tela, clique na aba “Host” e, em seguida, “Criar Nova Fazenda”:

Multiplayer - Stardew Valley

No próximo menu, no lado esquerdo, você precisa decidir o número de casas iniciais (1 a 4). Esse número definirá quantos jogadores poderão se juntar ao mundo. Logo abaixo você pode escolher a disposição das casas (juntas ou afastadas) e definir a margem de lucro, que falaremos mais abaixo.

Multiplayer - Stardew Valley

Após essas configurações, escolha um nome para o personagem e para a fazenda e aperte em “OK”. Pronto, seu mundo multiplayer está criado.

Também é possível converter um mundo single-player em multiplayer apenas construindo mais casas na Fazenda. Para isso, basta pagar a quantia de 100 Ouros para a carpinteira Robin, por cada casa desejada. Após a construção, salve o jogo e, ao voltar para o menu principal, ele estará disponível no menu “Coop”.

Lembrete: só é possível jogar em um mundo multiplayer quando o host estiver online!

Como convidar amigos no Stardew Valley multiplayer

Multiplayer - Stardew Valley

Para convidar amigos para o seu mundo de Stardew Valley, basta seguir os respectivos passos da sua plataforma online:

  • PC: é possível enviar convites diretamente no menu de amigos da Steam, mas seu mundo também ficará visível para todos os seus amigos no menu “Coop>Entrar”.
  • PlayStation 4: os convites podem ser enviados para seus amigos na PlayStation Plus.
  • Xbox One: os convites devem ser feitos através da Xbox Live.
  • Nintendo Switch: convites podem ser feitos na Nintendo Switch Online. Seu mundo também ficará visível para seus amigos no menu “Coop>Entrar”.

Alternativamente, caso você queira se juntar a um mundo criado por outra pessoa, basta pedir um convite na sua respectiva plataforma ou acessar o menu “Coop>Entrar”, onde você poderá ver os mundos criados por seus amigos.

Diferenças entre o modo single-player e multiplayer

Multiplayer - Stardew Valley

Como dito anteriormente, o modo multiplayer de Stardew Valley é basicamente idêntico ao single-player, com algumas adaptações importantes:

Margem de lucro

A margem de lucro definida no momento da criação do mundo multiplayer serve para balancear a economia do jogo, uma vez que a produtividade será muito maior com mais jogadores. Assim, é possível variar a margem entre 25%, 50%, 75% e 100% para reduzir o dinheiro recebido na venda e aumentar o preço na compra de itens.

Caso você queira manter a economia idêntica ao do modo single-player, deverá reduzir a taxa na mesma proporção do número de jogadores, mas também é possível facilitar as coisas mantendo a taxa de lucro igual, mesmo com mais jogadores produzindo e vendendo itens.

Pontos de Experiência

Nada muda com relação aos Pontos de Experiência no modo multiplayer, já que cada jogador recebe os Pontos de acordo com as ações que executar. No entanto, é importante lembrar que só o jogador que concluir a ação ganhará os Pontos de Experiência, não importando quem a iniciou, ou seja:

  • Somente o jogador que der o último golpe em um monstro, pedra, minério, árvore, lenha, etc, recebe os Pontos de Experiência, não importando se algum jogador tenha ajudado.
  • Somente o jogador que efetivamente colher um plantio recebe os Pontos de Experiência, não importando quem plantou.

Missões

O nível de dificuldade das missões é sempre adaptado ao jogador de maior nível. Todas elas devem ser concluídas individualmente, mas os jogadores podem ajudar uns aos outros. Assim, somente o jogador que completar uma quest receberá as recompensas e o progresso, mas nada impede que outros jogadores o ajudem a encontrar os itens, por exemplo.

Missões que tenham efeitos no mapa (como o conserto da ponte) serão aplicadas a todos os jogadores.

Casamento e filhos

Jogadores podem casar uns com os outros da mesma forma que podem casar-se com NPCs: oferecendo um Anel de Casamento. NPCs, por sua vez, só podem casar com um dos jogadores (claro).

Já para ter filhos é necessário preencher alguns requisitos:

  • Um dos casados precisa ser dono da casa.
  • Ambos os casados precisam dormir nessa casa.
  • A casa precisa ter o upgrade de quarto de criança.
  • Só é possível ter um máximo de 2 filhos.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.