Champions Legion: 7 dicas essenciais para iniciantes!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Champions Legion vem crescendo em popularidade e recebendo novos jogadores todos os dias. Se você é um desses novatos e não está aqui para brincadeira, confira 7 dicas essenciais para começar com tudo em Champions Legion!

1. Jogue certo: cumpra o papel do seu herói!

Dicas Champions Legion

Assim como em todos os MOBAS, cada herói de Champions Legion possui uma classe. Ao todo, temos Atiradores, Magos, Suportes, Assassinos, Tanques e Guerreiros. Cada uma delas se encaixa melhor em um dos papéis que precisam ser desempenhados durante a partida:

  • Tanque: o papel de tanque pode ser exercido por personagens da classe Tanque (é claro) e também alguns Guerreiros. Por serem muito resistentes, é indicado que se mantenham sozinhos na Top Lane (trilha de cima), mas também podem ser acompanhados de Suportes em alguns casos.
  • Mid Laner: como o nome já diz, Mid Laners são os personagens que precisam ser usados na trilha do meio. É crucial que eles não dividam a lane com ninguém já que precisam farmar os minions sozinhos para upar e obter itens mais rápido. Por esse motivo, o papel é altamente indicado para Magos,pois eles tem a maior capacidade de limpar ondas de minions rapidamente.
  • ADC: ADC significa "attack damage carry", ou seja, é o herói responsável por causar o maior dano do time. Na maioria das vezes, o papel é voltado para Atiradores que devem ser manter na Bot Lane (trilha de baixo). É altamente recomendado que eles sejam acompanhados de um herói Suporte que o ajudará a farmar mais rapidamente.
  • Suporte: obviamente, esse papel deve ser voltado para heróis do tipo Suporte, ou seja, aqueles com habilidades utilitárias que servem para facilitar a vida do time. Os suportes devem acompanhar o ADC na Bot Lane e, dependendo dos heróis escolhidos ou do contexto da partida, podem acompanhar o tanque.
  • Jungler: um papel que deve ser exercido exclusivamente por Assassinos, devido a rapidez com que mantam mobs. Os junglers são responsáveis por farmar os monstros do mapa constantemente atrás de buffs. Por se manterem em constante movimento, também são os principais responsáveis por ajudar em ganks nas três lanes.

Sabendo das informações acima, você percebe que cada jogador deve se manter em sua respectiva posição. Evite perambular pelo mapa para não bagunçar a dinâmica da partida e forçar que todo o time precise se locomover para diferentes lugares.

2. Contribua para a composição do time

Dicas Champions Legion

Complementando a dica acima, é crucial que o seu time tenha uma boa composição de heróis, ou seja, que conte com todos os papéis mencionados. Para facilitar, a tela de seleção de heróis em Champions Legion informa quais papéis ainda não foram escolhidos pelos jogadores (como na imagem acima), de forma que fique bem claro saber quando o time está bem balanceado ou não.

Por isso, sugerimos que você invista tempo aprendendo a jogar em todos os papéis do jogo, com pelo menos um herói. Isso fará com que você possa completar a composição do time sempre que for necessário, evitando que o time seja ruim só porque alguém escolheu o seu herói favorito.

3. Reaja às informações do minimapa

Dicas Champions Legion

O minimapa é, de longe, a ferramenta mais importante de Champions Legion. É através dele que você obtém informações essenciais para basear suas jogadas. Alguns exemplos são:

  • Se o seu "rival de lane" não está no minimapa, é possível que ele tenha saído para gankar um aliado seu.
  • Se você nota que muitos inimigos estão reunidos, é hora de decidir defender o ataque ou avançar na sua própria lane, que talvez esteja desprotegida.
  • Se um jogador do seu time não estiver protegendo uma lane, talvez você possa consertar o erro.
  • Se você vê um oponente sozinho no minimapa, talvez você possa avançar para um gank.

As situações acima são poucas entre diversas outras que demonstram a importância do minimapa. Mantenha-se atento a ele para não perder oportunidades de jogadas que podem virar a partida.

4. Conheça os melhores Feitiços do jogo

Dicas Champions Legion

Os Feitiços em Champions Legion são habilidades extras que você pode escolher antes das partidas para qualquer herói. São espécies de complementos para o conjunto de skills dos personagens e seus efeitos variam entre buffs, debuffs, curas e utilidades. Embora cada um ofereça suas próprias vantagens, o metagame já mostra quais são os dois melhores Feitiços do jogo:

  • Lampejo: também conhecido como Flash, é a habilidade mais útil do jogo, sem dúvidas. Por oferecer um teleporte de curta distância, ela adiciona ao herói a melhor opção de fuga do jogo. Com ele o herói pode sumir e aparecer escondido em moitas ou mesmo atrás de obstáculos do mapa que impossibilitem que ele seja selecionado como alvo. É indicado para todos os papéis do jogo, especialmente para os que mais vulneráveis como Magos e Atiradores.
  • Punição: por oferecer bônus de Dano Real a criaturas ou minions, o Feitiço é basicamente obrigatório para junglers (Assassinos). Ele faz com que o herói mate as criaturas muito mais rápido, acelerando o farm de níveis e gold e, consequentemente, a vantagem do seu time. Não tem jeito: Assassinos = Punição.

No entanto, caso você esteja a fim de experimentar outrsa opções, pelo menos escolha Feitiços que complemente bem o seu herói escolhido. Do contrário, você pode simplesmente desperdiçar sua habilidade. Alguns exemplos:

  • Disparada (+30% de Velocidade de Movimento) deve ser escolhido por heróis com pouca mobilidade e sem opções de fuga.
  • Perturbar (desarmar uma torre por 5 segundos) é recomendado para Tanques ou Guerreiros já que são os heróis que passam muito mais tempo sob o ataque de torres.
  • Rugido (+60% de Velocidade de Ataque e +10% de Ataque Físico) é recomendado para heróis com alto Dano Físico (lógico) como Assassinos e Atiradores. Escolher esse Feitiço para Magos, Tanques e Suporte é um total desperdício.
  • Enfraquecer (-50% de Potência de Dano para inimigos próximos) é recomendado para Suportes, mas principalmente para Tanques, já que são os mais prováveis de estar perto de muitos inimigos ao mesmo tempo.
  • Cura, Execução, Estontear e Purificar são muito mais situacionais do que os outros Feitiços. Devem ser usados em times fechados e com uma estratégia bem elabora para conseguir aplicar bem essas habilidades.

5. Para junglers: mantenha sua localização em segredo!

Dicas Champions Legion

O papel de um jungler é muito simples: farmar e gankar! Por isso, é crucial que herói mantenha sua localização desconhecida pelo time rival o maior tempo possível, já que ele passa boa parte do tempo se movendo sozinho pelo mapa, podendo ele próprio ser alvo de ganks.

Além disso, por se mover muito pelo mapa, o jungler é o principal responsável por ajudar nos ganks do próprio time. Isso adiciona outro motivo para ele se manter escondido durante suas rotações, já que os ganks devem permanecer imprevisíveis. Em casos específicos, ele pode até invadir a jungle inimiga para roubar buffs, mas isso também deve ser feito com muito cuidado.

6. Para mid laners: postura defensiva e atenção extra

Dicas Champions Legion

Para os jogadores que escolherem jogar na trilha do meio, a atenção constante ao minimapa é ainda mais importante. Por estar entre as duas outras lanes, o Mid Laner é vulnerável a ganks de heróis vindos de todos os lados. Por isso, é importante que o herói mantenha uma postura predominantemente defensiva, evitando avançar na trilha quando não tiver certeza da posição dos oponentes.

A posição ideal para o Mid Laner se manter é mais ou menos no meio do mapa, como na imagem acima. Note que Salome ainda está na sua metade do trilha, ou seja, qualquer oponente que queira armar um gank, deverá se deslocar e se expor muito.

Outro fator decisivo é estar próximo da sua torre. Ela é a sua principal aliada nos momentos iniciais da partida, então você não precisa ter pressa para avançar.

7. Mantenha o equilíbrio da lane: não tenha pressa!

Dicas Champions Legion

É normal que jogadores iniciantes queriam avançar nas suas lanes o mais rápido possível. Pressionar os inimigos e mantê-los longe das suas torres dão a impressão de que você está vencendo o cabo de guerra imaginário que é um MOBA. No entanto, isso nem sempre é verdade.

Perceba que se você avançar na sua trilha, você chegará na torre inimiga mais rápido, e isso pode dificultar as coisas para você. Basicamente, você só deve estar no alcance da torre inimiga se pretender derrubá-la ou, pelo menos, causar muito dano. Do contrário, você poderá conferir ao inimigo muita vantagem de farm, já que as torres o ajudarão a matar os minions muito mais rápido.

Por isso, não importa a lane que você jogue, tente manter os minions se encontrando no meio do mapa. Evite usar habilidades que limpem a onda de minions inimigas e evite também atacá-los com muita frequência, já que isso só fará a sua onda avançar. Se o seu oponente resolver avançar, não tenha medo de lutar próximo da sua torre, mas se começar a se sentir pressionado, recupere o equilíbrio da lane.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.