Don't Starve Together: as 7 melhores dicas para iniciantes


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Don't Starve Togheter não é um jogo fácil para iniciantes, definitivamente. O jogo não possui tutorial e deixa você sozinho para descobrir todos os segredos dos personagens, itens, monstros, etc.

Pensando nisso, trouxemos aqui 7 dicas essenciais para você começar Don't Starve Togheter da forma certa. Ao final do artigo você terá todas as principais informações para não cair nos erros clássicos do jogo e, com sorte, sobreviver algumas semanas. Confira!

1. Conheça as vantagens e desvantagens dos personagens

Dont Starve

Don’t Starve Togheter possui algumas opções de personagens controláveis, cada um com características, vantagens e desvantagens próprias. Conhecer a fundo o personagem da sua escolha é essencial para sobreviver, principalmente porque muitas mecânicas não são explicadas pelo jogo de nenhuma forma.

Confira nosso guia completo de personagens de Don’t Starve e escolha o que mais combina com você.

2. Use os primeiros dias para explorar (e definir sua base sabiamente)

Mapa - DST

O mapa de Don’t Starve é gerado de forma totalmente aleatória toda vez que uma nova partida é iniciada. Portanto, memorizar a localização das coisas e achar que aprendeu algo não é uma opção.

Justamente por isso, no início de toda partida você deve utilizar os primeiros dias do jogo exclusivamente para explorar o mapa. Ande o máximo possível (inclusive de noite) até localizar os principais biomas necessários para farmar os recursos e então monte sua base em um ponto intermediário entre eles.

Geralmente, o melhor lugar para montar base é o mais próximo possível dos seguintes biomas:

  • Floresta
  • Savana
  • Terreno Rochoso
  • Pântano

Os beefalos são seus aliados

Após descobrir a localização dos principais biomas, estabeleça base em um ponto intermediário entre eles, mas também dê preferência a ficar próximo dos beefalos.

Os beefalos são mobs neutros muito úteis para farmar estrume, carne e lã. Eles também servem para defender você de ataques de cachorros (hounds). Para isso, basta você atrair os inimigos para próximo dos beefalos e eles entrarão em combate.

Atenção: os beefalos se tornam hostis quando estão na época de acasalamento.

Não deixe de farmar enquanto explora

Embora o objetivo principal dos primeiros dias é a exploração, não deixe de farmar os materiais essenciais pelo caminho. Não precisa perder tempo no mesmo lugar farmando muitos materiais iguais. Colete apenas o necessário para passar a noite, craftar ferramentas básicas e se alimentar.

3. Divida as tarefas e farme em massa

DST - Tarefas

Não há necessidade dos jogadores permanecerem sempre juntos em Don’t Starve Togheter. A principal vantagem do jogo é justamente a possibilidade de se dividir as tarefas e farmar de forma otimizada. Enquanto um jogador está minerando, por exemplo, outro mata mobs ou corta árvores.

Outra informação importante sobre o farm: reúna MUITOS itens iguais. Nunca busque somente o que você precisa na hora. Para facilitar, crie objetivos para cada expedição fora da base, cada uma para farmar um item diferente. Se já você já está na floresta, por exemplo, por que pegar poucos troncos?

4. Aprenda a recuperar Sanidade

Sanidade - DST

A Sanidade é o atributo mais complicado para jogadores iniciantes em Don’t Starve. Enquanto a Saúde e a Fome são bem intuitivos, a Sanidade é afetada de muitas maneiras imprevisíveis que podem atrapalhar muito a sobrevivência.

A lista de ações que diminuem a Sanidade é muito grande. Comer comida crua, entrar em combates, passar a noite acordado e pegar chuva são os exemplos mais básicos. Por isso, confira as principais formas de se recuperar o atributo:

  • Dormir (Tenda, Rolo de Palha, Rolo de Lã)
  • Colher flores
  • Cogumelos verdes e azuis cozido
  • Carne de Cactus cozido
  • Construir protótipos em qualquer máquina de craft do jogo (Máquina de Ciência, Motor de Alquimia, etc). Apenas o primeiro de cada craft novo recupera Sanidade.

Procure manter sua Sanidade sempre alta. Nunca se sabe quando algo perturbador pode acontecer. Não viva no limite.

5. Se prepare para o inverno (sério)

Winter - DST

Se você é um jogador iniciante em Don’t Starve, provavelmente só está preocupado em sobreviver a cada dia. No entanto, você deve saber desde já que, a cada dia que passa, o modo mais difícil do jogo se aproxima: o inverno.

As principais características do inverno são:

  • O frio causa dano.
  • As noites são mais longas (mais tempo perdendo Sanidade).
  • Muitas fontes de comida se tornam escassas (a colheita é interrompida e os animais mal aparecem).
  • Um monstro gigante chamado Deerclop aparece.

Para sobreviver a tudo isso, você precisa se preparar devidamente nas estações anteriores estocando MUITO comida, principalmente mel, que estraga lentamente.

Outras medidas que você deve tomar durante o inverno são:

  • Ande com tochas. Apesar de quase não gerarem calor, você pode usá-las para tocar fogo nas coisas em situações de emergência.
  • Crafte uma Pedra Térmica (essa é obrigatória)
  • Cace o Coalefante. Ao ser derrotado a criatura dropa muita carne, entre outros itens.
  • Crie uma Efígie de Carne o quanto antes para garantir uma vida extra.
  • Cace aves para coletar suas penas. Elas são utilizadas no craft de vários itens indicados para o inverno.

6. Aprenda a kaitar

Kiting - DST

Kiting é uma técnica de combate usada em muitos outros jogos e especialmente útil em Don’t Starve Togheter. Basicamente, ela consiste em atacar enquanto recua.

O kiting funciona para todos os mobs do jogo, até mesmo para o Deerclop. Para executá-lo, basta prestar atenção na animação de ataque do monstro, recuar apenas o necessário para não levar dano e, em seguida, voltar e atacar.

Cada mob possui um timing próprio para você kaitar. Alguns permitem que você dê vários golpes de uma vez sem recuar, enquanto outros permitem apenas 2 golpes. O segredo é descobrir esse número o quanto antes ao se deparar com monstros novos. Um kiting bem executado permite que você mate monstros fortes mesmo estando mal equipado.

7. Tenha (muita) paciência

Don’t Starve é um jogo que gira em torno de mecânicas escondidas. Não há tutorial e o jogo dá pouquíssimas dicas sobre o que é ou não é possível fazer. É impossível compilar todas as dicas necessárias em um único lugar, por isso a melhor forma de aprender é jogando.

Com o tempo você descobre gradativamente as funcionalidades escondidas do jogo e o progresso fica mais fácil. Não desista!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.