Saiba tudo sobre o mapa Split em Valorant!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Split é o mapa com a temática mais moderna disponível no beta fechado de Valorant. Apesar de ter um bom balanço entre ambientes amplos e estreitos, a maioria dos combates e das áreas de interesse acontecem em locais mais estreitos e fechados, com exceção dos Bombsites.

Atenção: os nomes das regiões no mapa abaixo são os nomes oficiais que constam no jogo. Conforme o jogo avança, é muito provável que a comunidade substitua a maioria dos nomes. Confira o mapa.

Mapas - Valorant - Split

Split também segue um modelo mais padrão de mapas em que há dois caminhos principais e um Meio através do qual é possível rotacionar para ambos os lados, tanto na defesa quanto no ataque. Outro traço marcante do mapa é a presença de muitas linhas de visão longas nas quais snipers são muito favorecidas.

Bombsite A

Mapas - Valorant - Split

O Bombsite A é o mais dificíl de se defender já que pode ser atacado pela Principal A e pela Torre A (após os Atacantes terem dominado as Rampas ou o Meio/Duto). O site possui uma bloco elétrico bem no meio que pode ser facilmente varado com a maioria das armas.

Geralmente o Bombsite A é defendido por alguém dentro do Bombsite e outro na Torre. Outras opções são um sniper nas Telas A ou Fundo A, e um Defensor avançado dominando as Rampas e negando o controle da Principal A.

Bombsite B

Mapas - Valorant - Split

O Bombsite B possui apenas uma entrada principal (a Principal B). Para atacá-lo por dois lados, os Atacantes precisam dominar todo o Meio até a Torre B. A região é aberta mas cheia de caixas, cantos e esquinas, portanto, deve ser invadido com muita cautela, de preferência com a Torre B sempre bloqueada com smokes.

Principal A

Mapas - Valorant - Split

Aqui é onde a maior parte da ação do Bombsite A acontece. Além de ser o principal acesso ao objetivo, o local possui um Orbe de Ultimate favorável a defesa. O controle da região garante para a defesa que o bombsite não está sob perigo. Por outro lado, se os Atacantes dominarem o local, o caminho está aberto para o Bombsite A, além de abrir uma nova via de ataque através das Rampas/Torre A. Não exite em gastar habilidades para garantir o controle dessa região.

Meio

Mapas - Valorant - Split

Outra região importantíssima da Split, o Meio é composto pelo Baixo Meio e Topo Meio, que são apenas formas mais específicas de apontar o mesmo local. Como o esperado, o domínio do Meio garante que ambos os times possam rotacionar para ambos os bombsites. Do lado da defesa, o Meio pode ser defendido por alguém no Duto Meio e outro no Correio Meio, geralmente em fogo cruzado. Do lado do ataque, o Meio é acessado através do Esgoto e do Link B, ambas áreas intermediárias em que raramente existem combates.

Principal B

Mapas - Valorant - Split

Como o nome diz, é a principal entrada para o Bombsite B. Os Atacantes já começam com uma linha de visão muito favorável para controlar a região, então o local só verá batalhas caso a defesa avance. Apesar de ter um Orbe de Ultimate, o local é raramente contestado pela defesa, já que a entrada estreita do Bombsite B faz com que seja muito mais seguro defender passivamente.

Dicas para jogar na Split

  • A formação padrão da defesa deve ser 2-2-1 (A, Meio e B), com um dos Defensores do meio rotacionando para a Torre B.
  • Smokes são muito valiosas (mais do que o normal) do lado Atacante, já que existem muitas retas longas e favoráveis a snipers.
  • Por possuir muita verticalidade, Jett tem acesso a diversas jogadas exclusivas no mapa. Além disso, seu útil é especialmente eficiente na Split, já que ela pode fazer uso do seu voo em inúmeras situações.

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.