Saiba como rodar Valorant em PC fraco!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Tentando rodar Valorant mas o PC não colabora? Abaixo trouxemos algumas dicas valiosas para quem tem PC fraco e quer ganhar aqueles FPS valiosos que fazem toda a diferença na hora da trocação de tiros. Confira!

1. Acesse as configurações ocultas de vídeo

Na ferramenta "Executar" do Windows ou na barra de pesquisa do Menu Iniciar, digite "%appdata%" sem as aspas e aperte Enter. Em seguida, volte uma pasta (para AppData) e acesse o seguinte diretório:

  • AppData>Local>ShooterGame>Saved>Config

Dentro da pasta Config, procure uma pasta com nome formado por diversas letras e números, como um código:

Como rodar Valorant em PC Fraco

A sua pasta não terá o mesmo nome mostrado na imagem acima, mas seguirá o mesmo modelo. Basta escolher a única que não tem um nome legível. Atenção para não confundir com a pasta cujo nome começa com "LAPTOP". Em seguida, acesse a pasta WindowsClient e execute o arquivo GameUserSettings.

Agora é hora de fazer as alterações que vão afetar diretamente seu jogo. Após executar o arquivo GameUserSettings, abaixe o texto até encontrar os seguintes parâmetros:

Como rodar Valorant em PC Fraco

Todos essas configurações são relacionadas a qualidade dos gráficos do Valorant. Apesar de você poder editar esses aspectos dentro do jogo, aqui você pode ir mais fundo e reduzir ainda mais esses valores. Recomendamos que você tente:

sg.ResolutionQuality=70.000000
sg.ViewDistanceQuality=0
sg.AntiAliasingQuality=0
sg.ShadowQuality=0
sg.PostProcessQuality=0
sg.TextureQuality=0
sg.EffectsQuality=0
sg.FoliageQuality=0

Após efetuar as alterações (ajuste conforme achar adequado), salve e feche o arquivo. Em seguida, é hora de acessar um arquivo muito parecido, mas presente em outro diretório:

  • AppData>Local>ShooterGame>Saved>Config>WindowsClient

Você notará que o conteúdo do arquivo é similar ao anterior, mas sem os parâmetros acima. Então copie e cole os campos e valores que você escolheu no primeiro arquivo de forma que ambos fiquem idênticos. Após fazer as alterações, salve e feche o arquivo.

Com essas modificações, a qualidade dos gráficos do seu Valorant diminuirá, mas não muito. Por outro lado, a taxa de FPS receberá um aumento notável.

2. Otimize o seu sistema para aumentar o desempenho

O método acima é relativamente "drástico", por isso é altamente indicado para quem tem PC fraco. Mesmo assim, caso o jogo ainda não esteja com um bom desempenho, existe uma série de procedimentos que você pode seguir para preparar melhor o seu Windows. Alguns exemplos são:

  • Desabilitar o Modo de Jogo e a Barra de Jogo
  • Aumentar o desempenho do sistema
  • Otimizar a inicialização
  • Aprimorar o plano de energia
  • Desabilitar a otimização de tela inteira
  • Aumentar a prioridade de CPU para Valorant

Todas as medidas acima podem ser feitas sem a necessidade de baixar nenhum programa. Se quiser saber mais detalhes sobre cada um, confira nossas dicas para aumentar o FPS em Valorant!

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.