GTA V Roleplay: saiba o que é, quais as regras e como jogar!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

GTA Roleplay é um "novo" modo de jogo para GTA V, criado pela comunidade dos jogadores do PC. Neste artigo você vai entender o que é esse modo, como jogá-lo e quais são as suas principais regras!

O que é o Roleplay do GTA V?

Exemplo roleplay nova era
Fonte: Roleplay Nova Era

Basicamente o GTA Roleplay é um mod criado pela comunidade de jogadores. Por isso ele está disponível apenas no PC. Esses usuários usaram mods já existentes para permitir que os jogadores assumissem o controle de cidadãos de Los Santos em vez dos protagonistas ou de outros criminosos.

Mas o que isso significa? No modo Online tradicional você cria seu avatar e faz o que quiser com ele por Los Santos. Dirigir feito louco, dar tiros, caçar outras personagens, etc. Como em GTA Roleplay você é um cidadão normal, você perde a liberdade. Ou seja: terá de cumprir um papel pré-estabelecido.

A regra, portanto, é o que garante a diversão: digamos que você seja um vendedor de uma loja de roupas. Você precisa trabalhar até que a loja feche. E se entrar um assaltante? Você pode reagir ou não.

Ou pode ser que seja um motorista de táxi. Já imaginou se envolver em um acidente pela perspectiva de um cidadão. Aqui você não pode mesmo furar o sinal vermelho!

Como jogar?

O processo é um pouco complicado, mas vamos lá. Em primeiro lugar, instale o mod FiveM. Ele vai transformar o modo campanha do jogo, o offline, em um modo online extra. Ou seja: não interfere, em parte, a sua experiência no GTA V Online original.

Assim que baixar esse mod, vai receber instruções para procurar os servidores do Roleplay. Todos suportam apenas 32 pessoas por servidor. Em muitos casos você terá de entrar em uma lista de espera para jogar, o que pode ser desmotivante.

Quando conseguir entrar em um servidor, pronto: é chegada a hora de cumprir as regras do GTA V Roleplay!

Regras do Roleplay

Cada servidor terá o seu regramento próprio, porém há coisas que todos têm em comum:

  • Você vai valorizar sua vida acima de tudo, tentando não morrer
  • Não pode matar ninguém, a não ser que seja muito necessário
  • Tenha comportamentos condizentes com a vida real, por isso não pode simplesmente sair correndo de um lado a outro ou subir em carros do nada

Metagaming e RDM

O Metagaming significa que você vai trazer comportamentos da vida real para o jogo. Por isso mesmo que você saiba de algo que pode impactar no jogo, mas sua personagem não sabe disso, não use essa informação.

Se você interpreta um taxista que nunca pegou em uma arma, é óbvio dizer que você não deve pegar em uma arma e acertar tiros nas cabeças dos outros. Você, dentro do Roleplay, não sabe atirar.

Já o RDM é outro termo importante, que você vai ouvir falar muito caso jogue o Roleplay. Significa Random Deathmatch, que é quando um jogador mata outro de forma aleatória e sem motivo. Quase como um dia de fúria!

GTA V roleplay
Que tal trabalhar das 9 às 17 entregando cartas?

Esse modo é permitido?

A resposta direta é: não, não é permitido pela Rockstar. Não é apenas um mod comum de GTA V, visto que você joga em servidores de outras pessoas, não nos da Rockstar.

Todos sabemos que isso configura uma violação enorme nos Termos e Condições da empresa. Ou seja: é por sua conta e risco investir nessa aventura. Pode ser que seja banido de GTA V ou mesmo de todos os jogos da empresa, o que é bastante chato para os jogadores.

Caso opte por arriscar, o que não recomendamos, lembre-se mais uma vez: consoles desbloqueados não permitem o acesso ao Roleplay. Apenas no PC dá para jogar!

Mods para transformar o GTA V no Brasil!

Modificações mais populares de GTA 5!

Código e cheats de GTA V para PC e console!

16 lugares secretos para visitar em GTA 5

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.