GTA San Andreas Online: saiba como jogar SA em rede!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Você já imaginou poder jogar GTA San Andreas online? Pois agora isso já é possível, graças a uma série de mods criados pela comunidade de jogadores. Graças às novas tecnologias hoje você vai andar por Los Santos ou por San Fierro com CJ e encontrar outros jogadores pelo caminho.

Veja abaixo como fazer isso e deixar suas disputas de gangue em SA muito mais divertidas e disputadas! Nem é preciso dizer que uma conexão à internet estável e rápida é imprescindível.

Passo 1: instale os mods necessários

Há dois mods que serão responsáveis por conectar sua máquina aos servidores online de GTA San Andreas. O primeiro deles é, na verdade, uma versão modificada de SA. Ele se chama San Andreas: Multiplayer Server. Esse é um método simples, que permite que até 200 jogadores interajam juntos no mundo do game.

O segundo mod vai dar ao jogador a possibilidade de encontrar servidores e entrar no modo online do jogo. Ele é consideravelmente melhor que o primeiro. Ele tem um editor de mapas e vem com um sistema para você mesmo criar seus próprios mods, baseando-se em um sistema de script.

Independente do mod que escolher, ele deve estar instalado na pasta de instalação do jogo.

Passo 2: escolhendo um servidor

Assim que iniciar o jogo, vá às opções e selecione "Browser Servers". Irão aparecer diversos servidores do mundo online de GTA San Andreas. Tenha atenção para servidores lotados, pois, obviamente, não poderá entrar.

Uma vez escolhido o servidor, é só se divertir online!

Jogando GTA San Andreas com multiplayer local

Jogar multiplayer local gta sa

Uma opção diferente, que não precisa de acesso online a nada, é jogar multiplayer local. Para isso é preciso ir a um lugar no mapa específico, que fica bem perto da casa de CJ, conforme pode ver acima. Mas antes conecte outro controle ao seu PS2 ou ao PC.

Quando chegar na casa especificada no mapa, pule a cerca e vá até o meio da propriedade. Lá encontrará um ícone vermelho e flutuante, indicando o multiplayer. Ao se aproximar, o outro jogador poderá escolher um avatar. Pode ser um gangster, um policial ou outras possibilidades.

Agora podem explorar juntos a cidade, desde que fiquem sempre perto. Do contrário, o segundo jogador vai sumir do mapa. Caso opte por entrar em um veículo, um dos players vai dirigir enquanto o outro vai atirar.

O único ruim é que não dá para fazer missões juntos.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.