10 ótimos jogos para aprender inglês jogando!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Jogos de videogame também servem para aprendermos coisas. E que tal aprender inglês? Veja 10 ótimos jogos para aprender em inglês se divertindo. São games narrativos, que fazem você ter um contato profundo com o idioma. E, claro, com campanhas de alto nível e que vão viciá-lo!

1. Franquia Pokémon

franquia pokémon
Bastante texto para melhorar seu inglês enquanto captura Pokémon
  • Lançamento: 1996 - até agora
  • Principais plataformas: GameBoy, Nintendo Wii, N64, GameCube, Nintendo DS, Switch e Mobile

Começamos com uma franquia inteira. Os jogos de Pokémon têm muito diálogo durante toda a campanha. Você encontra personagens nas cidades, nas estradas e mesmo no mar! Só nas conversas dá para pegar muito vocabulário novo da língua inglesa.

E nas batalhas? Tackle, Cut, Fire Blast, Thunderbolt: cada ataque é uma novidade em termos de aprendizado do idioma. Do primeiro Pokémon capturado às batalhas na Liga você tem muito para jogar e descobrir.

Por fim, todas as casas e edifícios que aparecem tem objetos fáceis de aprender, de entender e de memorizar. Até shopping no jogo você encontra. Portanto na sua jornada para ser um mestre Pokémon dá para dar uma boa melhorada no seu inglês.

2. Gone Home

gone home
Que tal ler uma carta em inglês?
  • Lançamento: 2013
  • Plataformas: Xbox One, PS4, Switch e PC

Gone Home é aquele jogo narrativo não linear que chama a atenção pela exploração. Você controla Kaitlin, que retorna à casa da família e descobre que todos sumiram. Durante a busca por pistas do que aconteceu o jogador anda por toda a mansão, ou seja: é maravilhoso para pegar vocabulário sobre objetos, cômodos e coisas da casa.

Ainda tem a parte textual do jogo, como o diário de Sam, fitas K7, fotos, VHS e outros elementos. Juntando todo esse material, se tiver paciência pode certamente melhorar sua fluência. Tanto de leitura quanto de audição! Gone Home é ideal nesse sentido, pois estimula o aprendizado do idioma de várias formas.

3. This War of Mine

This War of Mine
Escreva a história das personagens
  • Lançamento: 2014
  • Plataformas: PC, Mobile, PS4 e Xbox One

This War of Mine é um survival maravilhoso para quem está querendo dar aquele gás no inglês. Como você deve melhorar seu abrigo e ir em busca de mantimentos, construir armas, fazer medicamentos e comida, dá aí para aprender muitas palavras novas!

Outro ponto é que as personagens do game têm narrativas próprias, que são contadas no game conforme você avança e vai sobrevivendo. Ler sobre os passados dessas pessoas faz parte do jogo, por isso aproveite e tente absover o máximo de vocabulário que conseguir.

4. The Beginner's Guide

The Beginner's Guide
Treine seu listening com The Beginner's Guide
  • Lançamento: 2015
  • Plataformas: PC

The Beginner's Guide é um jogo sobre jogos. Você explora diversos games inacabados, criados pelo amigo do narrador, Coda. Enquanto avança por pastas onde estão esses jogos inacabados, você vai descobrindo mais e mais sobre a personalidade de Coda e significados ocultos em seus projetos.

Aqui o aprendizado é mais focado na pronúncia e no treino da audição Afinal o narrador vai comentando sobre as invenções do amigo Coda e interpretando possíveis significados dos games inacabados.

5. Jogos da Telltale - The Walking Dead e Game of Thrones

telltale
Muitos diálogos complexos para ensinar vocabulário
  • Lançamento: 2012 e 2014
  • Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, PC e Mobile

A Telltalle é uma das empresas que produziu alguns dos jogos mais legais em termos de mecânica de narratividade. De The Walking Dead, obra-prima, a Game of Thrones, você tem jogos que lhe obrigam a tomar decisões para progredir na história. Por ter MUITO diálogo, é ideal para quem está querendo dar o boost na leitura.

E mesmo a audição, o listening, também dá para treinar nesses jogos. As personagens conversam bastante, e pelas expressões faciais e pelo contexto dá para pegar bem os significados das palavras que não conhece ainda.

6. Franquia Age of Empires

age of empires
Aprenda história e inglês ao mesmo tempo com AoE!
  • Lançamento: 1997 - até agora
  • Plataformas: PC

A franquia Age of Empires é outra franquia com muito potencial para quem quer aprender inglês jogando. É um jogo com muita repetição de movimentos, de ações e de caixas de texto. Para fixar bem as palavras isso é essencial. Fora que todos os games da franquia tem uma pegada histórica enorme.

Com isso você tem entre os capítulos das campanhas narradores que contam histórias sobre pessoas famosas na história humana. Saladino, Joana d'Arc, Ricardo Coração de Leão são apenas alguns dos históricos líderes que aparecem nos jogos da série. Aprender história e inglês ao mesmo tempo, que tal?

7. The Elder Scrolls Online

The Elder Scrolls Online
A língua oficial de TES Online é o inglês!
  • Lançamento: 2014
  • Plataformas: PC, PS4 e Xbox One

Poderíamos mencionar aqui qualquer jogo da franquia The Elder Scrolls, mas o Online é de longe o que tem o maior conteúdo de todos. Visitar praticamente todas as terras já criadas nos jogos por si só já vale a jogatina, por isso pense em quanto dá para aprender de vocabulário.

Fora que você cria guildas e grupos com jogadores de todo o mundo. Isso garante que você tenha contato direto com a língua inglesa, que normalmente é mesmo o idioma oficial dos jogos online.

8. Until Dawn

Until Dawn
Entender inglês ajuda a fazer escolhas
  • Lançamento: 2015
  • Plataformas: PS4

Until Dawn é aquele jogo de terror em que tudo pode dar certo, mas também pode dar tudo errado. Como você deve salvar todos os adolescentes do jogo fazendo escolhas durante o gameplay, convém saber inglês, certo? Bom: se jogá-lo nesse idioma, tente aproveitar para pegar novos aprendizados nos diálogos e textos que encontrar.

O jogo é relativamente curto, portanto zere-o várias vezes. A repetição vai consolidar o aprendizado do idioma, e depois de algumas sessões de jogo nem precisará mais de legendas!

9. The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt
Carpeado em inglês é Roach, sabia?
  • Lançamento: 2015
  • Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch

O bruxão Geralt de Rivia vive dezenas de aventuras únicas em The Witcher 3. Como bom RPG de mundo aberto e com mapa enorme, já sabemos que você tem contato com itens, armas e outros objetos bastante específicos. Logo, você pode juntar um bom conhecimento do inglês em relação à temática medieval.

Outro ponto legal é o Gwent. As cartas do jogo do universo de The Witcher trazem descrições e textos, que podem ser usados para aprender vocabulário. E, claro, todos os diálogos e cutscenes muito bem elaboradas que fazem desse um dos melhores jogos já feitos.

10. Life is Strange

life is strange
A história de Maxine tem muito para ensinar
  • Lançamento: 2015
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC e Mobile

Life is Strange é lindo, dramático e com uma super narrativa. É justamente essa narrativa que vai lhe ajudar a aprender inglês. Controlando Maxine você entra em contato com uma porção de textos escritos e orais. São várias missões que levam a conversar com personagens sobre os mais diversos assuntos.

Como é um jogo de escolhas narrativas, você vai precisar entender o que está fazendo para progredir bem na campanha. Agarre essa oportunidade e tente ao máximo aprender o vocabulário do game. Ele não é difícil, e o contexto indica os significados do que está lendo ou ouvindo.

RPGs antigos para aprender inglês

Acima demos dicas de RPGs. Fato é que esse é um dos melhores gêneros de jogos para quem quer aprender inglês! Principalmente quando falamos dos jogos antigos. Eles trazem diálogos exclusivamente no idioma, colecionáveis como cartas e bilhetes, glossários e outros objetos em que se pode praticar a leitura.

Mesmo que muitos não tivessem o componente do listening, obrigavam o jogador a buscar palavras nos dicionários ou a tentar interpretar pelo contexto. Abaixo você pode ver alguns dos melhores RPGs antigos para aprender inglês.

  • Diablo
  • Final Fantasy (em especial VII, VIII e IX)
  • Baldur's Gate
  • Chrono Trigger
  • The Legend of Zelda
  • Kingdom Hearts
  • Ragnarok Online
  • Tibia
  • World of Warcraft
  • Fable

Dicas para aprender inglês jogando videogame

Praticamente todo jogo de videogame pode lhe ajudar a aprender inglês atualmente. Os 10 exemplos acima são apenas alguns das centenas de títulos que servem a esse propósito. Por isso a melhor dica se você quer aprender o idioma jogando é... Jogar. Jogue tudo que ver pela frente, mas sempre com a consciência de ter o game em inglês, não em português!

Além disso, pode:

  • Escolher um gênero de jogos e focar apenas nesse gênero, como jogos de estratégia estilo Age of Empires, por exemplo. Isso facilita aprender por repetição
  • Ativar as legendas dos jogos em que isso é possível
  • Zerar jogos com puzzles ou que dependam de exploração para serem zerados. Assim você se obriga a ter o contato com o idioma para progredir na campanha
  • Jogue sempre nas dificuldades mais fáceis. Assim não terá de se preocupar em não progredir ou em morrer na tentativa de progressão
  • Todos os games narrativos são bons para aprender inglês. Foque neles se tiver em um nível avançado no idioma
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.