9 melhores jogos de ônibus para Android e PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Sempre quis ser saber como é dirigir um ônibus pelas estradas europeias e mesmo do Brasil? Então veja os 9 melhores jogos de ônibus para Android e para PC! Os jogos do Android são gratuitos, enquanto aqueles para computador são pagos. Mas todos valem muito a pena e merecem sua atenção!

Coach Bus Simulator

Coach Bus Simulator

  • Plataformas: Android
  • Gratuito: Sim
  • Onde baixar: Play Store

Coach Bus Simulator é um dos jogo mais realistas de condução de ônibus disponível para celular. Você pode escolher começar em uma de várias cidades europeias e ir dirigindo por toda a Europa, transportando passageiros. E de fato a gente tem que dizer: o jogo é mesmo complexo e próximo do real na mecânica.

Você pode conduzir de 4 formas diferentes e precisa dar o pisca, ligar os faróis e estar atento às leis de trânsito. Basta bater o ônibus uma vez para perder os passageiros e o dinheiro que ganharia pela viagem. Portanto é preciso ter muita atenção, mas sabendo que nas primeiras viagens você provavelmente vai falhar a missão.

Bus Simulator Ultimate

Bus Simulator Ultimate

  • Plataformas: Android
  • Gratuito: Sim
  • Onde baixar: Play Store

Bus Simulator Ultimate é gigante, pois nele você deve conduzir seu ônibus, mas também comandar os aspectos sociais e gerenciar uma grande empresa. Pode dirigir mais de 13 ônibus diferentes, que possuem interiores realistas e mais de 250 rádios.

O sistema de trânsito é bem real, trazendo pedágios e multas. Receba avaliações dos seus passageiros e enfrente variações no clima, que deixam a experiência ainda mais completa. A única coisa ruim do jogo é mesmo todos os países da Europa serem visualmente iguais, o que pode desanimar um pouco depois de um tempo jogando.

Heavy Bus Simulator

Heavy Bus Simulator

  • Plataformas: Android
  • Gratuito: Sim
  • Onde baixar: Play Store

Heavy Truck Simulator tem algo que a maioria dos demais jogos de ônibus não tem: estradas e cidades brasileiras. Você leva bastante tempo para desbloquear a maioria delas, mas vale a pena quando consegue, pois é bastante divertido dirigir por São Paulo, por exemplo.

Os gráficos não são assim grande coisa, porém. Falta algum realismo nas cidades, que são muito pequenas e sem um trânsito mais intenso. Mas no geral é um bom jogo para quem quer um jogo totalmente em português e mais próximo da realidade brasileira.

World Bus Driving Simulator

World Bus Driving Simulator

  • Plataformas: Android
  • Gratuito: Sim
  • Onde baixar: Play Store

World Bus Driving Simulator foi feito por brasileiros para brasileiros e consegue ser melhor do que Heavy Bus nos pontos em que esse falha. Os gráficos são ótimos, e a qualidade e o diferencial do game está nos pequenos detalhes, como em poder colocar sua foto no crachá do motorista ou poder mudar a posição do motorista no banco.

O trânsito é mais intenso, contudo traz paradas obrigatórias em postos policiais pela estrada com bastante frequência, o que pode incomodar. Mas vale a pena por características como sistema de mudança climática e ciclo dia/noite bem marcados. Você pode até abastecer!

Proton Bus Simulator Road

Proton Bus Simulator Road

  • Plataformas: Android
  • Gratuito: Sim
  • Onde baixar: Play Store

Proton Bus Simulator Road está focado em oferecer customização de ônibus aos jogadores. Pode usar mods, inclusive, para personalizar os ônibus que dirige e todos que passam por você nas estradas. Mas a experiência de dirigir também está lá e é parte fundamental do jogo, embora seja construída praticamente toda a partir dos mods que você instala.

OMSI 2: Steam Edition

OMSI 2: Steam Edition

  • Plataformas: PC
  • Gratuito: Não
  • Onde comprar: Steam

Esse jogo é uma recriação de um jogo antigo, com foco em um ônibus alemão da cidade de Spandau. Vendo na imagem, dá para ver que o veículo é mesmo "vintage", mas o mais legal é ter uma articulação no meio!

A edição da Steam traz gráficos incríveis e recursos que o jogo original não tinha. Além disso, se quiser pagar um pouco mais, poderá ter acesso a algumas DLCs que permitem a você levar a viagem para outros países da Europa.

Bus Simulator 18

Bus Simulator

Bus Simulator 18 é o último título da franquia lançado, mas já temos a versão 21 prometida para chegar em 2021. De qualquer forma, esse é o melhor jogo da lista em termos de gráfico. Apesar de se passar em um mapa fictício, com 12 distritos, traz bastante realismo nas marcas dos ônibus, sendo as principais Mercedez e Setra.

O sistema de gestão de uma empresa é bem completo e lhe permite comprar novos veículos e formar uma frota. Pode fazer upgrade de todos, conforme vai desbloqueando novos distritos, em um mapa sem loading, que é gerado proceduralmente conforme você joga.

Tourist Bus Simulator

Tourist Bus Simulator

  • Plataformas: PC
  • Gratuito: Não
  • Onde comprar: Steam

Tourist Bus Simulator é um simulador mais específico, pois você será motorista de férias de turistas em uma ilha paradisíaca, chamada Fuerteventura. Faça rotas turísticas, traslados de hotéis para o aeroporto e passeios.

Gerenciar sua frota de ônibus é muito importante, cuidando da manutenção, para que não estraguem. Deve também contratar funcionários e pagar seus salários. É um dos mais divertidos simuladores da lista, pois tem gráficos excelentes, ambientação realista e paisagens cheias de cores.

Fernbus Simulator

Fernbus Simulator

  • Plataformas: PC
  • Gratuito: Não
  • Onde comprar: Steam

Fernbus Simulator é, na verdade, um jogo em que você assume o comando de uma frota de ônibus da empresa europeia FlixBus. Ou seja: as rotas de viagens vão lhe fazer passar por cidades reais da Europa, indo das praias espanholas até os Alpes suíços. Tudo com gráficos polidos à perfeição.

O único porém é que você só pode dirigir pela Alemanha toda, pela Suíça, por Lichenstein e pela Áustria. Os desenvolvedores do jogo, contudo, já prometeram trazer mais países e estradas em atualizações futuras.

Veja também:

Publicado em
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.