Os 6 melhores simuladores de voo de PC para você sair pilotando!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Para os fãs de aviões, trouxemos abaixo uma lista com os 6 melhores simuladores de voo para PC. O gênero é formado, basicamente, por clássicos que já lançaram há tempos, mas que recebem atualizações ou remakes até hoje. No geral, os jogos são relativamente parecidos, mas cada um possui sua identidade própria. Confira!

1. Aerofly FS2 Flight Simulator

Aerofly Fs2

Aerofly FS2 Flight Simulator é um simulador de voo com ótimos gráficos e planos de voo realistas. Definitivamente você vai querer jogá-lo com os gráficos no máximo.

Aerofly FS2 também conta com uma física extremamente realista e percursos reais de mais de 200 aeroportos dos Estados Unidos. O jogo também possui suporte para VR (realidade virtual) e um modo replay perfeito para ajudá-lo a corrigir os erros.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Busca uma experiência de voo imersiva e com elementos muito realistas.

2. FlightGear

FlightGear

FlighGear é um simulador de voo mais “sério”. Se você busca apenas diversão, talvez esse não seja o melhor jogo para você, já que FlightGear requer um pouco de conhecidos reais de pilotagem.

Ao todo, FlightGear possui mais de 20.000 (!!!) pistas de aeroportos reais reproduzidas no jogo. O objetivo dos desenvolvedores sempre foi fornecer uma ferramente útil no treinamento de pilotos reais. Justamente por isso, os gráficos aqui não são prioridade, mas também não deixam a desejar.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura uma ferramenta grátis para treinamento ou pesquisa de como pilotar aeronaves.

3. X-Plane 11 Global Flight Simulator

X-Plane 11

X-Plane é um dos mais bem avaliados simuladores de voo do mundo. O jogo também apresenta ótimos gráficos e elementos realistas, mas também capricha na jogabilidade, que é mais intuitiva e prazerosa do que outros títulos do gênero.

X-Plane também apostou no alto nível de detalhes das paisagens, cidades e aeroportos, elementos perfeitos para combinar como suporte VR que o jogo traz.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer um simulador de voo balanceado e divertido.

4. Microsoft Flight Simulator X

Microsoft Flight Simulator

Microsoft Flight Simulator X é um dos simuladores de voo mais antigos e disponíveis até hoje. O jogo é mais “casual” do que os outros dessa lista e permite que você crie suas próprias rotas e construa seus próprios aviões.

O grande diferencial de Microsoft Flight Simulator X é a possibilidade de se baixar add-ons para complementar o conteúdo do jogo. Assim, você pode adicionar novos aviões, cidades, missões e até mesmo skins para os seus aviões.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Busca uma experiência mais leve e casual em simulação de voo.

5. IL-2 Sturmovik

IL-2

IL-2 Sturmovik é um simulador de voo de combate que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como os outros jogos dessa lista, IL-2 também tem ótimos gráficos e vários elementos realistas, mas também possui a opção de simplificar os comandos para facilitar o uso das mecânicas de combate, afinal, ninguém é obrigado a saber pilotar um avião e ainda disparar todas as suas armas.

O jogo também conta com um montador de missões e um modo multiplayer que permite 32 jogadores disputando um contra o outro ao mesmo tempo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura um simulador de voo com combates e muita ação.

6. Lock On: Modern Air Combat

Lock-on

Lock On: Modern Air Combat é outro simulador de voo de combate que coloca aeronaves americanas contra aeronaves russas. O jogo possui uma curva de aprendizado bem acentuada e, mesmos com as opções de simplificação de comandos, ainda exige um tempo até que você consiga abater alguns inimigos.

Em Lock On: Modern Air Combat você terá um rol de aeronaves para escolher, cada uma com suas características próprias, fazendo com que a troca de avião modifique totalmente a experiência do jogo. Mesmo assim, em todas elas você precisará ficar sempre atento ao painel, nível de combustível e ao radar.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura um simulador de voo de guerra com alta complexidade.
Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.