Os 10 melhores jogos de Pokémon que você precisa jogar!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

A franquia Pokémon tem dezenas de jogos lançados desde os anos 90. Hoje já é consagrada em todo o mundo como uma das mais rentáveis e divertidas. E justamente com tantos títulos para tantas plataformas é difícil escolher os melhores! Para lhe ajudar, nós criamos a lista definitiva com todos os games da série que você deve jogar hoje ou assim que possível!

10. Pokémon Snap - Nintendo 64 (1999)

Pokémon SNAP N64

Pokémon Snap é um dos mais diferentes jogos já criados para a franquia. Por incrível que pareça, não fez muito sucesso no ocidente, tendo sido considerado um jogo quase cult no Brasil. Mesmo assim, quem jogou guarda boas lembranças desse título!

Nele você assumia o controle de Todd Snap, o fotógrafo que apareceu no desenho animado algumas vezes. O objetivo era fotografar o máximo possível de criaturas que encontrasse por aí. Para a época, foi inovador. O ruim é que dos 151 Pokémon existentes da época, apenas 63 apareciam no jogo.

Os objetivos variavam de fase para fase, sendo apenas 7 fases. Era legal, pois professor Carvalho lhe dava pontos por cada foto tirada, de acordo com suas qualidades.

9. Pokémon Stadium - Nintendo 64 (1998)

Pokémon Stadium N64

Pokémon Stadium foi eleito por muitos especialistas um dos melhores jogos do Nintendo 64. Há duas versões distintas, sendo uma japonesa e uma americana. A americana é mais completa, pois tem os 151 Pokémon, enquanto a japonesa tem menos de 50.

A ideia era colocar o jogador controlando monstrinhos no nível 100, lutando contra inimigos controlados pela inteligência artificial ou por outros jogadores. Havia minigames e mesmo a possibilidade de lutar contra os líderes de ginásio de Kanto. O gameplay era todo por turnos, seguindo o perfil de um jogo de estratégia.

8. Pokémon GO - Android e iOS (2016)

Pokémon GO melhores jogos

Vamos começar nosso Top 10 com um dos jogos mais revolucionários dos últimos anos. Pokémon GO quebrou barreiras e levou milhões de gamers para as ruas. Ele criou uma comunidade enorme de jogadores, aproximando e unindo fãs e até não fãs em torno da ideia de caçar monstrinhos.

Hoje não há título mais bem-sucedido em termos de realidade virtual aumentada do que esse. Superou as expectativas até dos aficionados mais apaixonados e otimistas. Participar de raids com os amigos em lugares reais, ao ar livre, e colecionar Pokémon raros são coisas que ainda hoje movimentam muita gente.

Saiba as vantagens e as desvantagens de cada tipo de Pokémon em Pokémon GO

Veja como capturar Mewtwo

7. Pokémon X e Y - Nintendo 3DS (2013)

Pokémon X

Pokémon X e Y são os primeiros jogos da sexta geração da franquia. Esse jogo introduziu uma nova região, Kalos, agora 100% em 3 dimensões, algo completamente novo até então nos jogos da série. Esses dois jogos trouxeram batalhas contra hordas de Pokémon, além de haver batalhas aéreas pela primeira vez.

O game também possibilitou aos jogadores maior personalização da personagem, além de localidades semelhantes a lugares reais, tais como a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes. Foi nesses jogos que a Megaevolução foi introduzida, além de termos um novo tipo de Pokémon, o tipo Fada.

6. Pokémon Omega Ruby e Alpha Saphire - Nintendo 3DS (2014)

Pokémon Omega Ruby

Omega Ruby e Alpha Saphire são remakes muito bem feitos dos jogos Rubi e Safira, ambos de 2002. Ele trouxe gráficos muito melhores do que aqueles dos primeiros jogos. Em termos gerais, contudo, a narrativa é a mesma, tendo recebido alguns retoques aqui e ali.

Um dos mais legais foi a adição de uma missão especial, em que os jogadores devem capturar Rayquaza para parar um meteorito, que vem em direção à Terra. Nesse astro está ninguém menos que Deoxys, o Pokémon alien!

5. Pokémon Black & White - Nintendo DS (2010)

Pokémon Black

Temos aqui um jogo controverso em termos de crítica. A base de fãs de Black & White é enorme, mas ao mesmo tempo há muitos fãs que não gostaram do jogo. Ainda assim, ele detém o recorde de jogo eletrônico mais vendido em menor tempo, tendo vendido quase 2,70 milhões de cópias apenas no Japão em dois dias.

Pela primeira vez desde então as sprites dos Pokémon são completamente animadas. As batalhas se tornaram muito mais emocionantes, pois cada tipo de ataque causa uma reação diferente nos monstrinhos. Além disso, a câmera foca sempre no Pokémon que está em ação.

Dentre todos os jogos de Pokémon já feitos, esse é consierado por muitos o mais complexo e difícil!

4. Pokémon Platinum - Nintendo DS (2008)

Pokémon Platinum

Pokémon Platinum é um dos primeiros títulos da franquia a ser lançado para o DS. Ele é a versão master de Pokémon Diamond e Pearl. De modo geral, não trouxe muitas alterações ou novidades em relação as suas antecessoras. Giratina, no entanto, Pokémon mais forte do jogo, recebeu uma versão especial.

De qualquer forma, Platinum foi o grande salto de qualidade em relação a Emerald. Apresentou Sinnoh, região maior e cheia de novos monstrinhos para capturar. Quem tem um DS, é um jogo obrigatório, principalmente pela parte visual, que é mesmo muito bonita!

3. Pokémon Red/Blue - Game Boy (1996)

Pokémon Raed

Esses foram os primeiros jogos criados da franquia Pokémon. Só isso já justifica a presença deles aqui. No Japão, a versão Azul foi lançada como Green, que nunca chegou oficialmente ao ocidente. Esse jogo ditou as bases dos futuros jogos da franquia, principalmente aqueles lançados para portáteis.

A ideia de um treinador desconhecido, que escolhe um Pokémon inicial e segue em sua jornada por diversas cidades deu mais do que certo. O jogo sempre foi desafiante, principalmente em relação à captura dos pássaros lendários e do Mewtwo. Apesar de ser em preto e branco, é um game belíssimo!

2. Pokémon Crystal - Game Boy Color (2000)

Pokémon Crystal

Pokémon Crystal é para Silver e Gold o que Emerald é para Ruby e Sapphire. Ela une o melhor dos dois primeiros títulos que se passam em Johto. Com gráficos lindos e com uma história bastante cativante, guia o jogador na captura do lendário Suicune! Além dele, a presença de Entei, Raikou, Lugia e Ho-Oh deixam o jogo ainda mais fantástico.

Depois de ganhar a Liga Johto, vamos para Kanto e temos de ganhar mais 8 insígnias e a Liga de lá para batalhar contra Ash! Exatamente: Ash, com seu Charizard e com seu Pikachu, é o adversário mais difícil do jogo. Por isso se quer mesmo batalhá-lo, aconselhamos que vá bem treinado!

1. Pokémon Yellow - Game Boy (1998)

Pokémon Yellow

O clássico supremo dos jogos de Pokémon! Ele merece o primeiro lugar por vários motivos. Primeiro porque foi o primeiro jogo da franquia baseado completamente no anime. Pegando elementos dos seus antecessores, Red/Blue, permitiu aos jogadores seguirem Ash em sua jornada até a Liga.

O mais legal de tudo é ter Pikachu seguindo você por onde vai, sempre fora da Pokébola. Além dele, você obtém os 3 iniciais de Kanto: Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Tudo conforme o desenho animado. Aliás, nem perca tempo tentando evoluir seu Pikachu para Raichu. Ele vai se recusar, igualzinho ao desenho!

Apesar de graficamente não ser lá essas coisas e de nem ao menos ter cor direito, Pokémon Yellow está nos corações de todos os grandes fãs da franquia.

Conheça todos os cheats de Pokémon Fire Red e de Pokémon Emerald

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.